Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CORONEL diz que motivação pelo nome de OTTO a governador cresce

Presidente da Assembleia cobrou do governador Rui, em solenidade, emendas impositivas dos deputados até hoje não honradas
24/05/2017 às 19:23
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O presidente da Assembleia Legislativa, Angelo Coronel, PSD, disse que ao BJÁ que se sente mais motivado a lançar o senador Otto Alencar como candidato a governador depois dos comentários nos meios políticos dando conta de que o governador Rui Costa pode ser candidato a presidência da República. Hoje, no seu twitter o governador disse que, quem ama o Brasil não tem apego ao cargo, e admite antecipar seu mandato pelas Diretas Já, diante da crescente crise em Brasília.

   2. Rui não explica se é candidato a governador (de novo) ou se é candidato a presidente da República uma vez que o movimento de opsoição ao governo Temer, encabeçado sobretudo pelo PT, defende eleições diretas já, mas, só para presidente da República. Na nota postada pelo governador, como ele admite que pode abreviar seu mandato, supõe-se, também, que as diretas incluiriam os governadores, os deputdos e os senadores. 

   3. No caso dos senadores baianos, Lidice da Mata (PSB) e Roberto Muniz (PP) têm mandatos até 2018; e no caso de Otto Alencar (PSD) até 2022. O lançamento da pré-candidatura de Otto Alencar por Angelo Coronel deu-se ontem, antes dos novos fatos incendiários em Brasilia, e o presidente da Assembleia comentou com o Bahia Já que o PSD quer ser protagonistas nas eleições estaduais, e Coronel defende Diretas Já para os governadores junto a eleição de presidente e o nome de Otto será levado adiante.

   4. A senadora Lidice da Mata também defende Diretas Já, mas, não deixa claro se é só para presidente da República ou também para Câmara e Senado. Os senadores Otto Alencar e Roberto Muniz ainda não opinaram sobre o tema.
                                                                   ******
   5. O presidente da Assembleia, Angelo Coronel, participou hoje (24.05), ao lado do governador Rui Costa, da assinatura de contratos com oito consórcios formados por 126 municípios baianos para a recuperação de mais de três mil quilômetros de estradas. O ato transcorreu no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, com a presença do secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti

   6. “Sou totalmente favorável ao trabalho com os consórcios rodoviários, porque todo mundo sai ganhando: o Estado, os municípios e, principalmente, a população diretamente beneficiada. As estradas são fundamentais para o escoamento da produção e para o deslocamento das populações. Já são dez consórcios abrangendo 160 cidades e temos que dobrar esse numero”, disse Coronel.

   7. Em seu discurso, o Chefe do Legislativo baiano elogiou as obras empreendidas pelo Governo do Estado, como, por exemplo, o Metrô de Salvador, mas disse que também é preciso atender aos pleitos das comunidades, como pavimentação de ruas, poços artesianos e construção de habitações. 

   8. “O governador Rui Costa é um grande trabalhador e tem tirado ‘água de pedra’, como diz o povo, porque não para de fazer obras. Tem feito obras tamanho G, mas estou pedindo a ele as obras tamanho P e PP, decorrentes de emendas parlamentares”, brincou Coronel.

   9. Em resposta, Rui Costa disse que a recuperação de estradas atende em parte a esse modelo de “obras tamanho P”. “Nós já estamos avançados com os consórcios de saúde e agora pretendemos avançar com esses de infraestrutura. Queremos aumentar o número de máquinas nesse processo e contratar os consórcios também para realizar pequenas intervenções dentro das cidades, como reparo de asfalto, por exemplo. O custo desse modelo é muito menor e, por isso, podemos atender mais municípios e beneficiar mais pessoas”, disse o governador.
                                                                              ******
   10. É inadmissível que em pleno século 21 os nordestinos continuem sendo vítimas de odiosas manifestações preconceituosas e racistas por parte de alguns brasileiros de outras regiões do país, disse o deputado estadual Carlos Geilson (PSBD), nesta quarta-feira (24), referindo-se a dois recentes episódios de discriminação, amplamente divulgados pela imprensa nacional.
 
   11. No primeiro, a vereadora Eleonora Broilo, do município de Farroupilha, na Serra Gaúcha, fez um inadmissível discurso na Câmara local atacando o povo nordestino que, segundo ela, sabe se unir para roubar, para ganhar propina e para aumentar a corrupção. “Eles talvez até não saibam nem falar muito bem, mas sabem roubar que é uma maravilha”, acrescentou a vereadora. 
 
   12. Alertada por um colega vereador, de que poderia ser mal interpretada, ela disse que cometeu uma falha ao não especificar que falava apenas dos políticos nordestinos. “Como se isso fosse capaz de amenizar o ataque preconceituoso e discriminatório contra os brasileiros nascidos no Nordeste”, observou o deputado.

   13. A efetivação dos Direitos Humanos e Cidadania LGBT foi tema nesta quarta-feira (24) de mais uma roda de diálogo promovida no Centro Municipal de Referência LGBT, no Rio Vermelho. O encontro integra a programação especial do projeto Maio da Diversidade, cujas ações são promovidas pela Secretaria Municipal de Reparação (Semur), através do Centro de Referência LGBT. 

   14. Estiveram presentes no bate-papo a titular da Secretaria de Reparação (Semur), Ivete Sacramento, o gestor do centro, Vida Bruno, a promotora do Grupo de Atuação Especial de Proteção aos Direitos Humanos e de Combate a Discriminação (Gedhdis), Lívia Vaz, e o presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Enfrentamento à Homofobia da OAB-BA, Felipe Garbelotto.

   15. O gestor do espaço, Vida Bruno, explicou que a ideia do evento é levar informação ao público. "O objetivo do evento é fazer um substrato de todas as inquietações dos nossos assistidos, buscando elucidar de forma coletiva as dúvidas que eles têm acerca da Cidadania e dos Direitos Humanos e dos serviços que o município disponibiliza que favorecem o público", explicou. 

   16. O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) deu entrada no Itamaraty, nesta quarta-feira (24), com um requerimento oficial que pede a extradição do empresário Joesley Batista. 

   17. O documento tem como base os crimes contra a ordem econômica que não estão englobados no acordo firmado entre os sócios do Grupo JBS e a Procuradoria-Geral da República (PGR). O deputado ressalta que o Ministério das Relações Exteriores tem a prerrogativa de requerer aos Estados Unidos o retorno do sr. Joesley para que responda perante o Poder Judiciário em outras investigações que não estão citadas em sua delação premiada.

   18. "Nosso pedido tem como base investigações sobre insider trading e outros crimes contra a ordem econômica que estão fora do acordo com a PGR. Cabe ressaltar que Joesley lucrou com a confissão de seus crimes ao especular contra o país em cima de sua delação. No momento em que passamos o país a limpo, não podemos deixar este senhor livre vivendo do fruto de seus crimes em Nova York", explicou o deputado.

   19. Mesmo em meio a cortes no orçamento da União, os deputados federais Jorge Solla (PT-BA) e Cacá Leão (PP-BA) conseguiram convencer os técnicos do Ministério da Educação da prioridade da contratação de professores e técnicos para o curso de medicina da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em São Francisco do Conde. 

   20. Em reunião nesta terça-feira (23), o diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior do MEC, Mauro Rabelo, assegurou o envio para o Ministério do Planejamento da solicitação de recursos para a realização de concursos públicos.

   21. Com investimento de R$ 124 milhões do Governo do Estado, o projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo’ promove a revitalização da região histórica da capital baiana. As obras envolvem a recuperação de vias e passeios em locais como o bairro de Macaúbas, com pavimentação e requalificação, abrangendo calçadas com acessibilidade, ladeiras e retirada da fiação aérea.

   22. Moradora do bairro, a aposentada Selenina Lima lembra que "os passeios eram muito irregulares. Uma complicação para quem tem qualquer tipo de deficiência". A vendedora Maria Sônia Gomes acrescenta que "não tinha por onde passar. A gente passava pelos carros. A obra veio na hora certa. Estava precisando mesmo dessa reforma". 

   23. A opinião é compartilhada pelo motorista Adailton Santiago, que trabalha na região. "Conheço bem essas ruas e agora está bem melhor", afirma. As ações do projeto no bairro de Macaúbas podem ser conferidas em vídeo da série ‘Pelas Ruas’, produzida pela Secretaria de Comunicação Social (Secom). Assista ao vídeo: migre.me/wGcB4