Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PACTO DA VERGONHA! Temer, Lula e FHC querem salvar o PT, PMDB e o PSDB

Segundo a Folha de SP o Pacto está sendo costurado em restaurantes chiques
13/04/2017 às 19:22
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Emissários do presidente Michel Temer (PMDB) e de dois de seus antecessores, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), estariam negociando um "pacto" para garantir a sobrevivência política dos três partidos nas eleições de 2018. Um pacto para um Brasil diferenciado até vale, adiante, mas, sem a presença deles no poder.

   2. O empresário Abilio Diniz, disse no Fórum Exame que a crise é mais politica do que econômico. Todo mundo sabe disse, mas, enquanto Lula insistir em ser presidente, de novo. Na Rádio Metrópole, em entrevista, disse, as mesmas coisas de sempre que é um perseguido e faltam provas contra ele, depois de tudo o que já foi divulgadol.

   3. A informação sobre eesse 'pacto da vergonha' é do jornal "Folha de S. Paulo", quecomeçou a ser costurado em novembro do ano passado. Em restaurantes sofisticados e apartamentos de autoridades, aliados de Temer, Lula e FHC teriam discutido medidas para impedir que as três legendas sejam "exterminadas".

    4. Ainda segundo a "Folha", pessoas ligadas aos três líderes avaliam que a Lava Jato quer eliminar a classe política e "abrir espaço para um novo projeto de poder, capitaneado por aqueles que comandam a investigação".

    5. Os principais emissários nessas conversas seriam o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e o ex-integrante da corte Nelson Jobim. Este último, de acordo com o jornal, já almoçou com Temer e FHC e marcou um encontro com Lula nos próximos dias.

   6. O peemedebista, o petista e o tucano foram citados nas delações premiadas de executivos da Odebrecht e, com exceção de Temer, que não pode ser investigado por fatos anteriores a seu mandato, serão alvos de inquéritos por suspeita de recebimento de recursos ilegais.

   7. Os três acreditam que eleições conturbadas no ano que vem podem favorecer candidatos "aventureiros". Segundo a "Folha", o acordo incluiria a manutenção de Temer no poder até o fim de 2018 e a participação de Lula no pleito presidencial.

   8. Além disso, os três partidos poderiam patrocinar a aprovação da cláusula de barreira no Congresso e o fim das coligações proporcionais - o que dificultaria a vida de legendas pequenas e propensas a lançarem outsiders -, a anistia ao caixa dois, o relaxamento das prisões preventivas e um novo modelo de financiamento eleitoral.

   9. Lula, Temer e FHC já teriam se falado em fevereiro, durante a internação da ex-primeira-dama Marisa Letícia, mas, de acordo com a "Folha", não há previsão para um novo encontro.
                                                                    *********
   10.  Editais lançados pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), têm impulsionado o desenvolvimento de projetos em áreas como audiovisual, teatro e poesia. O documentário baiano ‘Jonas e o Circo sem Lona’, por exemplo, recebeu apoio via Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), através do edital de Mobilidade Artística e Cultural.

   11. "O filme conta a história de Jonas, um menino de 13 anos, que vem de uma família muito tradicional de circo na Bahia. Ele está tendo uma trajetória bonita", explica a diretora Paula Gomes. O documentário, que fez estreia nacional em março deste ano, percorreu mais de 30 festivais e ganhou prêmios no México, nos Estados Unidos, na Espanha e na França.

   12. Já o edital Grafias Eletrônicas selecionou 20 textos literários, que foram oralizados pelos próprios autores e transformados em produtos audiovisuais veiculados nas TVE BA e Rádio Educadora. "A única exigência é que fosse um texto que pudesse caber em um minuto. Muitos escritores tiveram a chance de mostrar seu trabalho", afirma a escritora Clarissa Macedo, que participou das gravações. 

   13. Outro importante mecanismo de fomento à cultura na Bahia é o Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura), que viabiliza eventos como o Prêmio Braskem de Teatro. Essa e outras iniciativas de apoio a projetos artísticos são apresentadas em vídeo da série 'Nossa Cultura', produzida pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), em parceria com a Secult. Assista ao vídeo neste link: http://migre.me/wqH5K

   14. De 15 a ‪23 de abril, a cidade de Irecê – localizada a 480 km de Salvador, região centro-norte do estado - vai receber a 17ª edição do Voluntários do Sertão. A ação traz mais de 400 especialistas nas  áreas médica, enfermagem, odontológica, previdenciária, psicológica, social, entre outras, além de 800 voluntários da região, num total de 1.200 pessoas. 

   15. A previsão é que cerca de 10 mil moradores do município e de localidades próximas sejam beneficiados, com a realização gratuita de mais de 40 mil procedimentos.

   16. “O mutirão oferece estrutura completa à população que procura atendimento, desde consultas médicas, odontológicas, exames, cirurgias de média e pequena complexidade, entrega de medicamentos, óculos de grau, orientações e até mesmo casamentos coletivos”, explica o presidente do Voluntários  do Sertão, Doreedson Pereira, conhecido como Dorinho. “Tudo isso, aliado a muito amor, carinho e respeito a essas pessoas”. 

   17. Projeto originário de Ribeirão Preto (SP), o Voluntários do Sertão contará com profissionais do interior de São Paulo e da região de Irecê, e acontece em diversos espaços, como na Praça do São João, Colégios Polivalente e Luiz Viana Filho, prédio do antigo Fórum, Hospital Municipal de Irecê, PSF Vivendas, Secretaria de Ação Social, entre outros.

   18. m fevereiro, o comércio varejista registrou queda de 6,4%, em comparação ao mesmo mês do ano passado. O comportamento negativo nos negócios foi identificado após apuração do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento. 

   19. No varejo nacional, foi registrada a taxa negativa de 3,2%, em relação à mesma base de comparação. Na análise sazonal, a taxa do comércio varejista no estado baiano registrou taxa negativa de 0,6%.

    20. De acordo com o analista técnico da SEI, Luiz Mário Vieira, a conjuntura adversa da atividade econômica ainda continua influenciando o comportamento do setor, além de fatores como menor ritmo na oferta de crédito e restrição orçamentária das famílias. 

   21. “O comércio já começa a apresentar alguns sinais diferentes dos meses anteriores, principalmente quando identificamos o setor de móveis e eletrodomésticos, que apresentava uma queda muito forte nos meses anteriores e agora já apresenta uma queda menor. Identificamos também a recuperação natural de livros, jornais, revistas e papelaria, que tem esse crescimento sazonal no mês de fevereiro e outros artigos de uso doméstico que registram uma taxa positiva”, explica.

    22. Análise de desempenho do varejo por ramo de atividade - Por atividade, os dados do comércio varejista do estado da Bahia, quando comparados a fevereiro de 2016, revelam que cinco dos oito segmentos que compõem o Indicador do Volume de Vendas registraram comportamento negativo. Listados pelo grau de magnitude das taxas em ordem decrescente, têm-se:

   23.  Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-15,7%); Combustíveis e lubrificantes (-12,9%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-12,5%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-12,4%) e Móveis e eletrodomésticos (-0,4%). O segmento de Livros, jornais, revistas e papelaria foi o que apresentou a maior variação positiva, com taxa de 46,4%. Outros que registraram taxa positiva foram: Tecidos, vestuário e calçados (8,6%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,3%). No que diz respeito aos subgrupos, verifica-se que todos registraram variação negativa: Móveis (-26,7%), Eletrodomésticos (-1,7%) e o de Hipermercados e supermercados (-15,0%).