Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GUERRA À VISTA: EUA movem frota para mar da Coréia do Norte

OSID e Alavontê realizam no próximo dia 10 de abril, às 10h, no Ambulatório do Hospital Santo Antônio (Avenida Bonfim - Roma), o lançamento da pedra fundamental da Unidade Dona Dulce Lopes Pontes.
09/04/2017 às 20:05
 MIUDINAS GLOBAIS:

   1. O MUNDO volta a "Guerra Fria" Estados Unidos x Rússia com as duas potências nucleares se desafiando. Hoje, o Irã se juntou a Rússia em defesa da polítiza do 'trzar' Vladimir Putin, na Síria, e os EUA moveram sua armada do Pacífico Sul com o porta-aviões CAR Wilson para o mar da Coréia do Norte. E a China, que é outra potência nuclear e aliada da Coréia do Norte, adverte Trump e sua política militarista.

   2. Teme-se que o novo ataque dos EUA será a Coréia NO do ditator Kim Jong-un, o qual adora fazer testes nucleares e aparecer sorrindo ao lado de seus generais ameaçando a Coréia do Sul e os EUA. Há indicativos dados pela diplomacia norte-americana dando conta de que, ou Kim Jong-un para com essas brincadeiras ou vai ser receber a rebordosa.

   3. No Egito, o presidente Abdel Fattah Al-Sisi  decretou Estado de Emergência por 3 meses diante de ataques do Terror EI que mataram 44 pessoas em igrejas cooptas (cristãs), às vésperas da visita do papa Francisco e vai atuar firme contra o terror. Os egipcios são brutais em revide e simpatizantes do EI (ISIS em inglês) no país podem esperar pelo pior nesses próximos 90 dias.

   4. Especialistas dizem que movimento de Donald Trump para enviar navios de guerra perto da península coreana poderia provocar uma resposta "rash" do ditador norte-coreano Kim Jong-un, segundo alerta da Rússia, dentro da politica da Guerra Fria.

   5. Trumpo dá uma demonostração de força e um ataque com misseis Tomahawk a alguma base da Coréia do Norte, mais forte do que aconteceu na Síria, é provável. O senador Viktor Ozerov, do comitê de segurança e defesa russa superior ao presidente, disse: "No caso de uma ameaça para Pyongyang (capital da Coréia do Norte) com essa pressão não se pode prococar uma esclada maior".

   6. Lembrando, ainda que: "O ataque dos EUA na base aérea das forças armadas sírias, que não foi condenado por unanimidade no Conselho de Segurança da ONU, sendo explicado pela ameaça à segurança nacional dos EUA".

   7. Destaque-se, ainda, que a Coréia do Norte não assinou a convenção sobre proibição de armas químicas. O barril de pólvora está para ser acesso.
                                                                           ******
    8. Estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão em Clínica Neurológica e Neurociências, promovido pela Fundação de Neurocirurgia e Neurociências Instituto do Cérebro, através do projeto  “A Neurologia e a Neurociência na Comunidade”. 

   9. Podem se inscrever médicos, residentes, estudantes de graduação em Medicina, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Psicologia. As aulas práticas e teóricas serão ministradas  no Anfiteatro do Hospital das Clínicas, às segundas, quintas e sábados. 

   10. O Curso de Extensão em Clínica Neurológica e Neurociências tem a coordenação dos Drs. Antonio de Souza Andrade Filho e Willian Dunningham e faz parte do conjunto de ações da Fundação de Neurocirurgia e Neurociências Instituto do Cérebro dirigidas à sociedade, direcionadas ao ensino e à pesquisa. 

   11. Num âmbito geral, sua finalidade é a promoção e o desenvolvimento do bem-estar físico, espiritual e social, a promoção e a garantia dos valores democráticos de igualdade de direitos e de participação, o respeito às pessoas e à sustentabilidade das intervenções no ambiente.

   12. Tradicionalmente um segmento competitivo, dinâmico e com pouca depreciação, o mercado da beleza segue como um dos principais pilares da economia baiana. A indústria de cosméticos na Bahia registrou um crescimento expressivo de 70% nos últimos dez anos. 

   13. Segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a expectativa é que até o final de 2017 o setor cresça mais 4%, apesar do momento de instabilidade econômica do país. 

   14. No Nordeste, a Bahia ocupa a primeira posição no setor de cosméticos, onde concentra 43,7% dos estabelecimentos e 47,6% dos empregos da região, segundo dados do Relatório Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho (Rais). Ainda conforme o Rais, 83 estabelecimentos fabricantes de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos funcionam em solo baiano e geram 1.435 empregos espalhados em 19 municípios. 

   15. O emprego formal no setor teve crescimento médio de 10,5% ao ano na Bahia, no período 2007-2015, enquanto que o Brasil cresceu 1,95% e o Nordeste 4,77%. 

   16. O prefeito Fernando Gomes sancionou a lei do Programa Estrela da Paz (Propaz), projeto que é realizado na Rede Municipal de Ensino de Itabuna há 15 anos com o objetivo de promover momentos de interação e reflexão acerca das práticas educativas que sustentam a Educação Integrada - Didática, Humana e Religiosa.

   17. Participaram do ato realizado no Centro Administrativo Firmino Alves, o bispo emérito de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, grande idealizador do projeto; o vice-prefeito Fernando Vitta; a secretária de Governo, Maria Alice Pereira; o presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Carmo Reis (Chico Reis); o autor do projeto de lei, vereador Júnior Brandão; o vereador na época e relator Nadson Monteiro; a coordenadora do programa, professora Erenita Cristina Araújo, entre outros.

   18.  bispo Dom Ceslau Stanula fez questão de ressaltar que o projeto busca unicamente a formação humano-religiosa através dos ditames do evangelho. “Este foi um momento muito emocionante para mim, porque lutei muito para que o Propaz se tornasse lei, tivesse respaldo, e o prefeito Fernando Gomes eternizou o Propaz”, ressaltou, completando que a sanção desta lei é um dos pontos altos da atual gestão municipal.

   19. A implantação pela Embasa de sistemas de abastecimento de água nas comunidades de Dandá, Palmares, Fazenda Baixão, Cidade de Deus, Pitanga de Palmares e Cotegipe, todas no município de Simões Filho, foi indicada pelo deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) ao governador Rui Costa.

   20. “A população destes locais são obrigados, diariamente, a percorrer longas distâncias para buscar água, que nem sempre é de boa qualidade, em fontes e poços. Nos períodos de seca, ficam ainda mais vulneráveis, pois mesmo essa água de qualidade duvidosa é insuficiente até mesmo para o consumo doméstico, com reflexos na saúde das pessoas”, justificou o deputado.

   21. As comunidades do Dandá e Pitanga de Palmares são remanescentes de quilombos que ocupavam áreas das antigas fazendas Coqueiros e Mata Grossa, no Município de Simões Filho, e têm mais de 200 anos de existência. Ao longo dos nove quilômetros que as separam estão os bairros de Palmares, Fazenda Baixão e Cidade de Deus, onde também podem ser encontrados descendentes de quilombolas.

   22. O município de Buerarema foi contemplado nesta sexta-feira, 7, com uma Audiência Pública que apresentou a sociedade civil organizada, o projeto de Regularização Fundiária de 4 mil propriedades rurais no Território Litoral Sul. A iniciativa já está sendo desenvolvida pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA).

   23. Na plateia, representantes do Poder Público Municipal, da Câmara de Vereadores e da sociedade civil organizada compareceram a audiência, proposta pelo vereador Roque Borges, com objetivo esclarecer detalhes do projeto. Segundo o representante do Legislativo, a audiência “foi muito proveitosa e esperamos colher bons frutos com os conhecimentos adquiridos”, avaliou.

   24. Com a presença de produtores, estudantes, servidores e diretores da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira  (Ceplac), o deputado estadual Augusto Castro participou de audiência pública na Frente Parlamentar Ambientalista da Assembleia Legislativa da Bahia, que discutiu a atual crise na Ceplac.

    25. Na proposta de revitalização apresentada pelos servidores está a recomposição do orçamento do orgão, concurso para contratação de funcionários e a criação de um modelo integrado de funcionamento. O deputado propôs também um debate na Comissão de Agricultura da Câmara Federal e uma pressão política junto com a bancada baiana de deputados e senadores nos Ministérios do Planejamento e da Agricultura. 

   26. "Temos que pensar em toda cadeia produtiva envolvida nos trabalhos da Ceplac. Abrir linha de crédito para os produtores se restabelecerem, se reaproximar dos agricultores, que são os que mais tem sofrido com o desamparo do governo e incentivar a pesquisa científica", disse.

     27.  Augusto acredita que uma mobilização abrirá espaço para um novo modelo de estruturação da instituição. "A Cpelac precisa de união política para voltar ao protagonismo do passado, de ser uma autarquia sólida. Protagonismo esse que já colocou o Brasil como 2° maior produtor de cacau no mundo", lembrou. 

   28. No 2017 de homenagens em memória dos 25 anos de falecimento do Anjo Bom da Bahia, as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e o Movimento Musical Alavontê realizam no próximo dia 10 de abril, às 10h, no Ambulatório do Hospital Santo Antônio (Avenida Bonfim - Roma), o lançamento da pedra fundamental da Unidade Dona Dulce Lopes Pontes. 

   29. Batizado em homenagem à mãe de Irmã Dulce, o espaço integra um projeto de requalificação do setor da OSID onde são realizadas hoje pequenas cirurgias, incluindo suas áreas de apoio. A iniciativa contempla obras de reforma e aquisição de novos equipamentos, beneficiando milhares de pacientes assistidos pela instituição.

   30.  “A partir dessa requalificação, vamos promover um atendimento ainda mais humanizado, com mais conforto e comodidade para pacientes e acompanhantes”, ressalta a médica e líder técnica do hospital, Cinthia Mara.
 
   31. Em função da proximidade com a Semana Santa, quando o aumento na procura por pescados aumenta substancialmente no Mercado do Peixe, em Água de Meninos, a Transalvador vai disponibilizar aproximadamente 20 vagas extras para estacionamento na Ladeira da Água Brusca, no sentido da subida, a partir da segunda-feira (10).

   32. Além destas vagas adicionais, o estacionamento ao lado do mercado popular possui mais cem vagas para os veículos e está regulamentado como Zona Azul. O valor da cartela é de R$3 por duas horas. Para inibir irregularidades neste período, o efetivo de agentes da Transalvador, que atua de forma permanente no local, será reforçado.

   33. A parada de caminhões para serviços de carga e descarga no local também será um dos itens observados pelos agentes do órgão. De acordo com o gerente de Trânsito da Transalvador, Antônio Neri, a parara de caminhões só pode ser realizada no intervalo entre 21h e 6h , acarretando o registro de infração no caso de descumprimento da normativa.