Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NOVELA DO CCB já dura 2 anos e Souto fala-fala, mas não tem resposta

O vereador Igor Kannário (PHS) propôs, através do Projeto de Lei nº 157/2017, a criação do “Cinema nas Escolas”. É o representante do gueto se solltando.
02/04/2017 às 18:40
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O deputado estadual Fábio Souto (DEM) nesta legislatura já fez três pronunciamentos cobrando do governador do Estado, Rui Costa, um novo Centro de Convenções na ciddae do Salvador, mas, em nhum dos seus discursos obteve algum resposta. O lider do governo, deputado Zé Neto (PT), ignora a fala de Souto e os demais deputados do bloco governista na Casa também não comentam o assunto. Virou um tabu. Todo mundo sabe que é importante, porém, ninguém fala nada. Salvo, Souto e parlamentares da Oposição.

  2. Na sua última fala (dia 19 de março) Fábio Souto diz que subia na tribunatarde para, mais uma vez, cobrar ao Governo do Estado um posicionamento real em relação ao Centro de Convenções da Bahia (CCB). “Até agora o governo não sabe ainda o local onde vai ser construído o novo Centro de Convenções. Se vai ser no lugar atual, se vai ser na cidade-baixa ou se vai ser em qualquer outro lugar da cidade de Salvador. A cidade tem quase 2 anos que sofre gravemente com a falta do Centro de Convenções, sobretudo todo o trade turístico”, frisou.

   3. Uma parte da estrutura da entrada principal do complexo desmoronou no dia 23 de setembro de 2016. Interditado desde 20 de maio de 2015, o Centro de Convenções passava por obras emergenciais e, durante o desabamento, duas pessoas ficaram feridas. Ou seja, já são dois anos sem CCB e a Bahia perdendo negócios no turismo.

   4. O parlamentar ressaltou que a situação é grave e precisa de uma solução rápida. “Daqui que seja feita a licitação para a obra ser iniciada, daqui que o Centro de Convenções novo seja terminado, eu tenho certeza que vão passar uns 3 ou 4 anos. É uma coisa gravíssima! Essa Casa tem que cobrar do governo! Toda gama de pessoas que vive do turismo em nosso Estado precisa de uma definição mais rápida sobre o início e término das obras desse importante instrumento para o turismo da Bahia”, destacou o democrata.

   5. Já o Conselho Baiano de Turismo (Cbtur) emitiu nota, em novembro último, discordando de declarações do governador Rui Costa, que insinuou que a posição do trade defendendo a manutenção do Centro de Convenções da Bahia (CCB) no mesmo local seria “por interesse dos hoteleiros, preocupados apenas em beneficiar seus empreendimentos.”

   6. Na nota, o Cbtur lembra que “mesmo quando o governo cogitou a construção do CCB na Cidade Baixa, a entidade se posicionou contra, postura seguida, em unanimidade, inclusive, pelos hoteleiros instalados na área do Centro.”

   7. Diz mais, a nota: “Convicto do caráter ilibado e de sua postura responsável com o trato público, o Cbtur só pode concluir que tais afirmações do mandatário se dão por total desconhecimento de quem o assessora.

   8. Lembramos que o trade, em especial a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia, que é membro da Cbtur, sempre defendeu a localização atual por sua posição estratégica e central, próxima à rede hoteleira de Salvador (80%  destes empreendimento estão localizados na área que vai do Centro/Pelourinho até a Pituba) e a curta distância que separa o equipamento do aeroporto, do centro financeiro da cidade, dos grandes shoppings e da Orla.”

   9. Ainda de acordo com a nota da Cbtur, “a mudança de localização irá ocasionar uma crise ainda maior na hotelaria, levando a mais fechamento de hotéis e demissão de funcionários.

   10. Cabe ressaltar que diversos empreendimentos hoteleiros foram instalados ao redor do CCB com financiamento de bancos públicos, que aprovaram esses projetos baseados também, e inclusive, na localização do Centro de Convenções e no retorno que este equipamento poderia representar.”

   11. O presidente da companhia de turismo CVC, Guilherme Paulus, criticou com veemência a gestão do turismo feita pelo Governo do Estado, durante jantar oferecido pela Associção Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH nacional): “A Bahia é o único estado brasileiro que tem dez destinos fortes, mas o governo acabou com o turismo no estado.A prefeitura vem trabalhando, mas o governo estadual, não. Temos que protestar na porta do governo”, afirmou.
                          
                                                                            *******
   11. A ex-prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva (PT), lançou sua candidatura à presidência do Partido dos Trabalhadores na Bahia pelo movimento Optei, que reúne tendências como a Novo Rumo e a Esquerda Popular Socialista (EPS), da qual faz parte, na noite do último sábado (1º). 

   12. O evento aconteceu na cidade do sul baiano com a presença do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que oficializou candidatura para o PT nacional, na última terça-feira (28), em Brasília. Farias disse que tem toda a disposição para viajar o país e construir a candidatura de Lula para presidente no próximo ano. Ele salientou também a tarefa da ex-prefeita, caso seja eleita. 
 
   13. O ato de lançamento contou com a presença de deputados, vereadores e lideranças de movimentos sociais, populares e sindicais, como os parlamentares federais Valmir Assunção, Luiz Caetano, e o suplente de estadual Mário Jacó.

    14. É, pode ser. A eleição no PT é dia 9 de abril e o favorito na Bahia é o deputado Waldenor Pereira, ex-lider do governo Wagner na Assembleia.

   15. O Uruguai tem 3.5 mihões de habitantes. O Brasil tem 13.5 milhões de desempregados. Portanto, o Brasil tem a população de 10 Uruguais desempregada.

   16. Impressionante as filas nos postos de saúde da PMS para vacinar contra a febre amarela. A população está com muito medo.

   17. Os petistas baianos são contrários a terceirização diante da lei aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Michel Temer. Mas, não dizem nada sobre as terceirizações no governo da Bahia, na saúde, na educação, no sistema prisional, na Policia e outros.

   18. Analistas dizem que se a economia do país melhorar a partir de junho, o Ibope de Temer, melhora. Óbvio. Nem precisa ser analista para fazer uma observação dessas.

   19. O secretário Jaques Wagner é favorável a lista fecha na reforma politica. Óbvio. Cacique do PT jamais ficará de fora.

   20. Todo mundo torcendo para que dê certo o Museu da Música na Praça Cairu naquele prédio azulejado que está se deteriorando a cada dia.

   21. O Brasil precisa solidarizar-se, urgente, com o povo da Colômbia, da cidade de Moncoa, atingido pelas enchentes. Já são mais de 260 mortos. Lemnbra o que os colombianos fizeram com o time da Chpecoense? Tá na hora de retribuir.

   22. A ex-embaixatriz Lúcia Flecha de Lima teve uma forte ligação com a Bahia.

   23. Os 'coxinhas' da Argentin sairam às ruas de Buenos Aires neste final de semana em apoio ao presidente Mauricio Macri, o Temer de lá.

   24. Piada da semana: Renan volta a atacar a gestão Temer. Daqui a alguns dias, os petistas estarão elogiando Renan. Espie só.

  25. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) apresenta boletim da “Operação Chuva 2017” neste domingo (2). Até as 16h órgão tinha recebido nove solicitações de emergência. Foram quatro alagamentos de imóvel, duas ameaças de desabamento de imóvel, uma ameaça de deslizamento de terra e dois deslizamentos de terra. Não há registro de feridos. 

   26. A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.​​​

   27. Os detalhes da realização da Campus Party na Bahia serão apresentados pelo governador Rui Costa, pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vivaldo Mendonça, e pelo presidente da Campus, Francesco Farruggia, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (3). O evento será realizado às 9h, no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

   28. Com um bate-papo sobre sua carreira e principais tendências, Alexandre Herchcovitch dá o pontapé inicial da quarta edição do Circuito de Arte e Moda do Salvador Shopping. O designer de moda aporta na Praça Central do empreendimento no dia 4 abril (terça-feira), às 19h, dividindo o palco com o artista visual Leonel Mattos, que assina a curadoria do evento. 

   29. O ator Jackson Costa será o mestre de cerimônias da noite, que contará, ainda, com apresentação do Grupo Patuscada.

   30. Está nas mãos da 1ª Vara de Fazenda Pública de Vitória da Conquista a ação, com pedido de liminar, impetrada pelo deputado federal Jorge Solla (PT-BA) que solicita a interrupção imediata das desapropriações de imóveis em áreas irregulares executadas pela prefeitura.

   31. A ação contra o prefeito Herzem Gusmão e executivo municipal pede ainda uma indenização de R$ 1 milhão para ser destinado à reparação das famílias que foram desabrigadas, bem como pede estabelecimento de multa diária de R$ 500 mil caso haja descumprimento da ordem judicial.

   32. O parlamentar ingressou ainda com uma denúncia no Ministério Público (MP-BA), em que pede abertura de inquérito civil para apurar as responsabilidades dos agentes públicos envolvidos nas duas operações realizadas até o momento.

   33. O vereador Igor Kannário (PHS) propôs, através do Projeto de Lei nº 157/2017, a criação do “Cinema nas Escolas”. De acordo com a proposta, a Secretaria Municipal de Educação, ao elaborar o planejamento acadêmico do ano letivo, deve incluir a exibição de filmes para os jovens, como forma de contribuir para a formação cultural e científica dos alunos de creches e escolas públicas de Salvador.
Se o projeto for aprovado em plenário, as escolas municipais deverão garantir 90 minutos semanais para a exibição de filmes culturais e documentários de cunho histórico e científico. 

   34. A exibição do “Cinema nas Escolas” não pode coincidir com nenhuma outra atividade escolar.

   35. “O projeto influenciará para a assimilação de um conteúdo produtivo para a formação acadêmica dos estudantes. Isso possibilitará que esses jovens tenham acesso às produções culturais, pois sabemos que muitos não possuem condições financeiras para pagar ingressos nas salas localizadas nos shoppings centers”, argumenta Igor Kannário.   

   36. O vereador Alexandre Aleluia (DEM) ao invés de propor um memorial para o fundador da cidade do Salvador, Thomé de Souza, propôs um memorial para ACM.