Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ENQUANTO O RIO LOUVA A BAHIA, Salvador quer competição fora de foco

As miudinhas carnavalescas estão imperdíveis. Diz-se que o refrão mais cantado no Momo é alá lá ô o ô Fora Temer
27/02/2017 às 20:22
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O prefeito ACM Neto ao bancar via Skol trazer uma carioca que elogiou o Carnaval de Salvador como melhor do que o do Rio, ou mais energizado, segundo disse a jovem Aline Nogueira, a tal, abre uma disputa ou lança uma cizânia com o Rio de Janeiro, a cidade mais querida dos brasileiros e dos baianos. 

   2. O Rio é uma cidade irmã de Salvador e, ao contrário do que faz o prefeito, acolhe a Bahia e ontem, só para dar um exemplo, a Escola de Samba Grande Rio cantou no seu enredo Ivete Sangalo, Juazeiro e Salvador.

   3. Ao receber a jovem carioca o prefeito negou que estivesse promovendo qualquer tipo de disputa, destacou que o Rio e Salvador são cidades irmãs, mas fez a ressalva de que o Momo de Salvador "é o melhor do planeta". 

   4. Ainda que seja, que não é mais, a atitude do prefeito não foi simpática.

   5. Ora, o samba nasceu no Rio com a turma da Bahia, no terreiro da Tia Ciata, as baianas até hoje são homenageadas em todas as escolas de samba com alas especiais, e só neste 2017, além da Grande Rio que exaltou a axé, o Olodum, Ivete, o Ilê, as carrancas, a festa do Bonfim, uma escola de São Paulo cantou Mãe Menininha do Gantois.

   6. O prefeito, portanto, deveria era promover uma maior aproximação com o Rio. É público e notório que Salvador perdeu o protagonismo no que tinha de melhor que era o Carnaval de rua. Hoje, vive-se um momento de transição, uma barafunda com patrocínios de dinheiros públicos e privados, enquanto Rio/SP/BH avançam com carnavais populares e mais democráticos.

   7. E isso é antigo. Ainda temos o poioneirismo com o afoxé Filhos de Gandhy, a entidade mais antiga da cidade, de 1949, mas, um popular pago com cordas. Em espontaneidade e irreverência, a Banda de Ipanema foi fundada em 1965. Tem 52 anos. Nossa banda mais antiga, a do Habeas Copus, tem 40 anos, e resultou na criação do Circuito Sérgio Bezerra. 

   8. No afã de fazer marketing carnavalesco, em nossa opinião, o prefeito pisou na bola.
                                                                         *****

   9. Depois de entrar na Sapucaí ao lado da mulher, Ivete Sangalo, e do filho, Marcelo, pela Grande Rio, que homenageou a cantora na madrugada desta segunda-feira, 27, no Carnaval do Rio, Daniel Cady falou ao EGO pela primeira sobre o assunto.

   10. Em conversa nos bastidores do trio que Ivete comandou em Salvador, hoje, o nutriocionista ainda estava em extâse com o desfile. "Rapaz, foi muito emocionante. Eu não tinha noção de como seria essa experiência. Me surpreendeu as expectativas. Foi um momento ímpar, porque eu estava com a minha mulher e meu filho. Momento histórico para se registrar", declarou.

   11. Daniel disse que foi tudo de acordo com o ensaiado. "Deu tudo certo. Foi tudo como o planejado. Foi um momento para ficar marcado na memória", contou.
 
   12. Aletra do samba cantado no trio elétrico, hoje, em Salvador.

   13. Hoje É Dia de Ivete! (Samba-enredo Grande Rio 2017)

A Grande Rio vem dar um banho de axé
Salve! Toda essa gente de fé
O tambor da invocada promete
Levanta a poeira, Ivete

A Grande Rio vem dar um banho de axé
Salve! Toda essa gente de fé
O tambor da invocada promete
Levanta a poeira, Ivete

Brilha minha estrela
Alumia o meu caminhar
Menina baiana do Juazeiro
Saudade mandou um cheiro
Velho Chico, histórias fez lembrar
Nossa Senhora sempre a me guiar
Sol inclemente
Terra seca, era o sertão
Adolescente, abraço o violão
Forroziei, pulei fogueira, viva São João!
Minha família, doce inspiração

E lá vou eu, pé na estrada
E lá vou eu, meu amor
Olhos de fogo da serpente encantada
Iluminavam meu destino a Salvador

E lá vou eu, pé na estrada
E lá vou eu, meu amor
Olhos de fogo da serpente encantada
Iluminavam meu destino a Salvador

Cantei a noite buscando o que eu queria
Alegria! Alegria!
Guitarra, frevo, tambores que têm magia
Ê Bahia! Ê Bahia!
Com a Eva encantei toda cidade
No trio arrastei as multidões
Canto a minha verdade, africanidade
Mistura de emoções
Meu timbau virou sucesso internacional
Nos palcos do mundo, o estrelato, a consagração
Comunidade, povo do gueto, eu sou
Caxias me abraçou. 
                                                                             *****
   13. Na festa democrática que é o Carnaval tem espaço para diversos estilos musicais, artistas, foliões pipoca, mas não tem lugar para a qualquer tipo de violência, principalmente contra a mulher. Essa é a mensagem do trio em cordas ‘Respeita as Mina’ que animou o público no Campo Grande na tarde desta segunda-feira (27). 

   14. Comandado pelas cantoras Larissa Luz, Mc Carol e Tássia Reis, a atração levou empoderamento e consciência ao circuito Osmar, sem deixar de lado a animação.

   15. “Para mim está sendo emocionante porque estou voltando muito mais eu, com muita verdade e intensidade, trazendo para as pessoas o processo que eu vivi de empoderamento feminino, emprestando a minha voz, a minha arte para me engajar e contribuir com o movimento muito bonito das mulheres contra a violência, o machismo e o assédio que a gente vive diariamente. Então, estou muito feliz de voltar dentro desse contexto”, afirmou Larissa. 

    16. O Carnaval de Salvador está cada vez mais conectado e em tempo real. Até esta segunda-feira (27), mais de 40 mil pessoas já acessaram a rede de Wi-Fi gratuita disponibilizada pela Prefeitura, por intermédio da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), nos três circuitos do Carnaval (Osmar, Dodô e Batatinha). 

   17. São mais de 68 milhões de acessos das pessoas que costumam curtir, compartilhar ou mesmo acessar informações e serviços durante o Carnaval. É um volume de três terabytes trafegados nas redes da Cogel.
 
   18. “Adorei essa novidade. Já fiz até transmissão ao vivo dos meus blocos preferidos” afirma a estudante Juliana Oliveira. Cerca de 28 mil pessoas utilizaram o serviço somente no domingo (26). Os principais pontos de acesso continuam sendo o Barravento (Circuito Dodô) e a Praça 2 de Julho, no Campo Grande (Circuito Osmar).
 
  19. “Essa inovação é uma novidade que a gestão do prefeito ACM Neto está trazendo para todos os foliões que, sem dúvida alguma, está sendo uma grande atração em todos os circuitos. A resposta a esse serviço está sendo maravilhosa e estamos muito felizes em poder contribuir com a diversão das pessoas”, relata Alberto Braga, diretor-presidente da Cogel.

   20. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) apreendeu 308 litros de infusões de bebidas artesanais, conhecidas como "príncipe maluco", até as 6h desta segunda-feira (27) de Carnaval. A mistura, preparada clandestinamente e normalmente feita com cachaça, mel, açúcar, cravo, guaraná, canela e outros ingredientes, está proibida nos circuitos por representar risco à saúde dos foliões.
 
   21. Também foram apreendidos em todos os circuitos da festa mais de 4 mil unidades de bebidas de marcas não autorizadas, além de 200 garrafas de vidro (só ontem foram 26), todas recolhidas e enviadas ao pátio do Setor de Guarda de Bens Apreendidos (Segub), na Avenida San Martin. Participam das operações de fiscalização 40 agentes da Semop e Guarda Civil Municipal (GCM). 
 
   22. Os produtos recolhidos podem ser retirados pelos proprietários após pagamento de multa. Estão cadastrados e licenciados cerca de 3 mil comerciantes informais, que atuam na festa com carrinhos de pipoca, sorvete, água de coco, tabuleiros de acarajé e mingau, isopor de bebidas móvel e fixo, além de veículos e trailers de alimentos.

     MIUDINHAS CARNAVALESCAS:

   1. Salvo raras exceções, os camarotes de Salvador que eram povoados com globais & estrelais neste Momo só tem a turma do segundo escalão.

   2. Uma Cláudia Raia por acá; uma Suzana Vieira, nem pensar. Falar em dona Vieira ela abalou na Grande Rio sambando no pé. Tudo bem que usava aquela meia brilhante, mas, ainda assim, bacana para quem já passou dos setentinha.

    3. Agora, Claudia Leitte fazendo propaganda de cerveja, não dá. A moça nem bebe. E se beber, só champagne.

   4. Não sei o que deu na cabeça dessas cervejarias: Ivete e Brown também fazem propaganda da gelada. Nunca via Brow no Oceania ou no Habeas tomando uma fria.

   5. O Detran contratou 12 bailarinos para bailar no Momo. Segundo a direção do órgão é uma coreografia educativa para conscientizar motoristas. Só rindo.

   6. E o deputado Marcelo Nilo, antes folião ao lado do governador, postou no twitter uma foto em Antas, com uns sertanejos que enfrentam a seca.

  7. Em Feira, trovejou. Mas, o trovão foi tão fraco que nem acordou Colbert Martins Filho.

   8. O microfone de Fátima Bernandes falhou 3 vezes na entrevista com integrantes da Grande Rio. A apresentadora ficou chateada.

   9. A Band tem um modelo tão antigo de transmissão que se quiser pode colocar a do Momo de 2016 fica legal.

   10. O governador Rui Costa se empoderou de Filhos de Gandhy. Tá bem no Momo.

   11. Essa campanha 'Respeite as Mina' tá um fiasco. A idéia é boa. A execução miou. O trio! que coisa!

   12. Gilberto Gil passou o bastou para a Preta Gil do camarote 2222.

   13. E Caetano Veloso sumiu no Momo. Deu uma canja no Pelô e só. Puxou um 'Fora Temer', pra variar.

   14. A Vingadora não repete o sucesso da metralhadora do ano passado. 
   
   15. Diz-se que o refrão mais cantado do Momo é o "Fora Temer". 

   16. O vereador do gueto Igor Kannário ao falar que na CMS há uma quadrilha extrapolou.

   17. Cadê o camarada da Transalvador não vai mais falar dos números das mortes no trânsito. Calaram a boca do rapaz?

   18. E os ex-prefeitos Antonio Imbassahy e João Henrique sumiram do Momo.

   19. Galo falou da Revolução Bolchevique na Mudança do Gacia. Muita gente perguntou que música era essa.

    20. As 'mina' estão bebendo e se embriagando mais que os 'mino' no Momo. Os números são assustadores da SMS.

    21. Jornalistas e radialistas elogiam desempenho da sala de imprensa da PMS. Matéria manjada!

   22. Michelzinho, filho do Michelzão, passeou de lancha na Baia de Aratu.

   23. A turma da elite pilotada por dona Fábio está curtindo o momo nas alturas lá nas bandas da Contorno. 

   25. Pelegrino está andando muito ao lado do governador neste Momo. Essa alma parece que deseja falar em 2020.

   26. A deputada Fabíola Mansur animadíssima la na turma da Contorno.