Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CARNAVAL EXAGERADO: Prefeitura amplia em mais 1 dia e começa na quarta

Confira a programação que acontece nesta quarta-feira, 22, abertura oficial do Carnaval exagerado
21/02/2017 às 19:49
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Salvador já está em ritmo de folia. Nesta terça-feira, chuvosa (21) imitou Recife colocando um palco fixo no Farol da Barra, segundo a deputada Fabíola Mansur (PSB), uma agressão ao patrimônio histórico da cidade. O palco fixo contrasta com uma das coisas mais criativas do Carnaval nos últimos anos, o Camarote Andante, de Carlinhos Brown, que nasceu para contrapor a elitização do Momo da Barra iniciada com o camarote da Daniela Mercury e da promoter Lícia Fábio. Agora, a PMS põe mais uma anta na sala de visitas da cidade.

  2. A abertura oficial da folia momesca será nesta quarta-feira (22), a partir das 18h, na Praça Municipal, com uma apresentação do manjado cantor Bell Marques e outras 14 atrações que prometem animar o local com grande baile para relembrar os antigos carnavais. É a primeira vez que a abertura acontece com esse formato. 

   3. Às 18h, 14 grupos culturais, de estilos diversos, sairão em cortejo desde o Terreiro de Jesus em direção à Praça Municipal. No palco montado em frente ao Palácio Thomé de Souza, uma orquestra formada por 40 músicos se juntará ao cordão para dar início ao Grande Baile Municipal.

   4. Na sequência, às 20h, o prefeito ACM Neto entrega as chaves ao Rei Momo, com presenças da rainha e princesas da festa oficializando o início do período carnavalesco. Às 21h, a cerimônia é coroada com a apresentação (de novo) do cantor Bell Marques, ex-Chiclete com Banana, que brindará o público com os grandes sucessos reunidos em mais de trinta anos de carreira. 

   5. Ano passado, quando a data oficial era na quinta-feira, o governador Rui Costa, este no lançamento. Neste 2017, como já fez criticas a esse modelo excessivo festeiro do prefeito, é provável que não apareça.

   5.  O baile que dá início à festa no início da noite servirá ainda para render homenagens ao escritor, sacerdote e artista plástico Deoscóredes Maximiliano dos Santos, mais conhecido como Mestre Didi, cujo centenário se comemora em 2017. Didia era pouco carnavalesco, mas, vale.

   6.Filho de uma das mais conhecidas ialorixás da Bahia, Mãe Senhora, do Ilê Axé Opô Afonjá, Mestre Didi foi um escritor de extensa obra literária - entre 1946 e 1989 -, dedicando-se a diversas forma de expressão artísticas, tendo na escultura sua vertente mais reconhecida. Nascido em 1917 e morto aos 95 anos, em 2013, a arte de Didi explorava elementos comuns à cultura ancestral africana, como contas, couro e plantas. De Momo, mesmo, não tem nada.

   7. Confira a ordem de apresentação do cortejo que marca a abertura do Carnaval 2017 em Salvador, a partir das 18h, no Terreiro de Jesus: Baianas, Olodum, Banda Didá, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Cortejo Afro, Filhos de Ghandy, Muzenza, Os Mutantes e Afoxé Pai Burokô e o Baile das Orquestras, comandados pelos maestros Fred Dantas, Zeca Freitas, Sérgio Benuti e Paulo Primo.
 
   8. No circuito Circuito Sérgio Bezerra (só no trecho da Barra) a partir das 16h, recebe o desfile de 28 bandas de percussão e sopro. Essa será a segunda apresentação das fanfarras, que teve sua primeira edição na última sexta-feira, contando com a participação da banda Habeas Copos, liderada pelo empresário que dá nome ao circuito.

   9. “Ser ícone em relação às fanfarras, ter ficado na resistência mesmo com os grandes blocos de trios e ter conseguido criar um circuito que leva meu nome me faz muito honrado. Somos o primeiro bloco acústico do Carnaval de Salvador e conseguimos trazer essa iniciativa para a Barra”, afirma Bezerra.18.

  10. A Prefeitura não informou o cachês dos artistas, dos grupos e dos afros.

   11. Trânsito - Quem vai de caro para o Centro da cidade deve ficar atento às alterações promovidas pela Transalvador no tráfego da região. O acesso de veículos e o estacionamento nas imediações da festa serão alterados a partir das 16h da quarta-feira e 0h da quinta-feira (23). As vias interditadas são a Praça Castro Alves, Rua Chile, Praça Thomé de Souza (Praça Municipal), Rua da Misericórdia, Praça da Sé, Largo do Terreiro de Jesus, Ladeira da Praça (trecho entre a Rua José Gonçalves e a Praça Thomé de Souza), Rua das Vassouras e Rua do Tira Chapéu.
 
   12. O acesso ao Centro Histórico será pela Rua do Tijolo e Rua de São Francisco. Já os veículos oriundos da Avenida Sete de Setembrofarão o retorno à altura do Edifício Sulacap e seguirão pela Rua Carlos Gomes.

   13. Quem quiser ir à Barra curtir as festas encontrará proibição da circulação e o estacionamento de veículos nas imediações do Circuito Sérgio Bezerra, entre 15h da quarta-feira (22) e 4h da quinta-feira (23). As vias transversais da Avenida Oceânica, trecho compreendido entre o Largo do Farol da Barra e a Rua José Sátiro de Oliveira, serão interditadas a partir das 15h. Na Avenida Sete de Setembro (entre o Porto da Barra e o Largo do Farol da Barra), no Largo do Farol da Barra e na Avenida Oceânica (do Largo do Farol da Barra à Rua José Sátiro de Oliveira), a alteração começa às 17h.
 
   14. Também a partir das 17h, passam a funcionar em sentido duplo de tráfego, a Avenida Sete de Setembro (entre a Rua Afonso Celso e a Rua Barão de Itapuã) e a Rua Cezar Zama (a partir da interseção com a Rua Barão de Itapuã até a Alameda Antunes). No mesmo horário, a Rua Barão de Itapuã terá o sentido de tráfego alterado.
 
   15. Apenas moradores do bairro poderão trafegar – no sentido Centro / Barra /Ondina – do Porto da Barra à Avenida Princesa Izabel, seguindo pela Rua Drª Praguer Fróes, Rua César Zama, Rua Professor Lemos de Brito (Morro do Gavazza), Rua Afonso Celso, Rua Miguel Bournier, Avenida Centenário, Rua Professor Sabino Silva, Rua Professor Oswaldo Ribeiro (via marginal à Avenida Oceânica) até a Avenida Adhemar de Barros. No sentido Ondina / Centro, os moradores seguirão pelas avenidas Oceânica, Adhemar de Barros e Anita Garibaldi.
 
   16. Demais veículos oriundos da Ladeira da Barra retornarão no Porto da Barra. Os que seguem no sentido Ondina / Centro seguirão pela Avenida Oceânica, Rua José Sátiro de Oliveira e Avenida Centenário.
                                                                         *****
  17. As estruturas municipais de saúde disponibilizadas aos foliões que vão curtir o Carnaval de Salvador impressionaram o ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante passagem do gestor pela capital baiana para lançamento da campanha nacional de prevenção às DSTs na folia, ocorrido nesta terça-feira (21). 

   18. O módulo avançado de saúde localizado na Rua Marquês de Caravelas, na Barra e o Multicentro de Saúde Carlos Gomes, no Centro, foram apresentados pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário José Antônio Rodrigues Alves.
 
   19. O prefeito aproveitou para ressaltar novamente a importância deste momento em que há uma mobilização grande na cidade, por conta da folia, para conscientizar as pessoas sobre a necessidade do uso da camisinha e de fazer testes de saúde. 

   20. “Com o lançamento nacional feito hoje pelo ministro Ricardo Barros, a Prefeitura abraça com muita força a campanha este ano. Serão distribuídos mais de dois milhões de camisinhas nesses dias de festa. Além de tudo isso, há o trabalho com o jovem para que se conscientize de que ele precisa preservar a própria vida”, apontou.
 
   21. Depois do combate à exploração de crianças e adolescentes, a capital baiana é novamente palco de lançamento de campanha nacional para o Carnaval, desta vez de prevenção à Aids e DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) durante a folia. 

   22. A cerimônia foi realizada nesta terça-feira (21), no Museu du Ritmo, no Comércio, e contou com as presenças do ministro da Saúde, Ricardo Barros; do prefeito ACM Neto; do vice-governador João Leão; dos secretários municipal e estadual da Saúde, respectivamente José Antônio Rodrigues Alves e Fábio Villas-Boas; e do artista e anfitrião Carlinhos Brown.
 
   23. Com o slogan “No Carnaval, use camisinha e viva essa grande festa!”, a campanha visa sensibilizar principalmente jovens de 15 a 24 anos, cujos casos de HIV/Aids cresceram 85% dos últimos 10 anos. Para ajudar nessa tarefa, a ação deste ano terá personagem distribuindo camisinha em blocos de rua. Serão distribuídos em todo o país 74 milhões de preservativos durante a folia – 2 milhões apenas em Salvador.

   24. Visando garantir os direitos dos cidadãos já previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC), será realizada no período do Carnaval uma série de inspeções em estabelecimentos localizados nos circuitos da festa com intuito de inibir irregularidades e o descumprimento das normativas. A ação vai tentar evitar possíveis vícios de comerciantes como a venda de produtos com prazo de validade vencido ou sem etiqueta de preço afixada e itens mal acondicionados. 

   25. A Operação Carnaval, que tem caráter educativo e fiscalizatório, será realizada por agentes do Setor de Fiscalização (Sefis), através da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon). 

   26. Para a operação, serão instalados quatro postos de atendimento ao cidadão, localizados estrategicamente na Rua Chile e no Campo Grande, abertos das 8h às 18h; na Barra e em Ondina, com funcionamento das 8h às 23h. Através destes postos, será possível esclarecer dúvidas sobre leis consumeristas e solicitar orientações. Já no Elevador Lacerda funcionará, de 23 a 28 de fevereiro, das 8h às 18h, um balcão com função educativa.
 
   27. No Carnaval, o governo vai arrecadar cerca de 50% de impostos sobre os produtos que são mais consumidos durante a folia, segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Na opinião do advogado tributarista baiano, Gutemberg Barros, os dados do instituto confirmam o que já ocorre em outros eventos festivos: “os produtos supérfluos terão o custo mais elevado, principalmente as bebidas alcoólicas”.

   28. O IBPT informa que a caipirinha está em primeiro lugar, com 76,66% de impostos, depois aparece o chope (62,20%) e a cerveja com quase 56%. Apesar de não serem alcoólicas, o refrigerante (46.47%), a água mineral (38%) seguem a mesma linha de alta.

   29. As fantasias carnavalescas de tecido também possuem elevadas taxas de impostos, (36,41%), assim como as máscaras de plástico (43,93%), spray de espuma (45,94%), confete (43,83%), dentre outros produtos. Para estiver pretendendo viajar, é bom saber que vai ter que desembolsar 22,32% dos tributos sobre passagens aéreas e quase 30% sobre o valor da hospedagem, conforme aponta o IBPT.