Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ASSEMBLEIA MUDA e instala Colégio de Líderes nesta quarta-feira, 8

Mãe Stella de Oxóssi não teve infarto do miocárdio - diz hospital - e já teve alta
07/02/2017 às 22:04
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Acontece nesta quarta-feira, 8, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa o primeiro encontro do Colégio de Líderes da Casa composto por 8 parlamentares de vários partidos e mais, os líderes da Maioria (Governo) e Minoria (Oposição). A idéia é reunir esse colegiado toda quarta-feira para analisar projetos emanados dos parlamentares e que ocorrer. 

   2. Os deputados ouvidos pelo BJÁ aprovaram a proposta em cheiro, pois, antes as reuniões do presidente se davam apenas com os lideres do governo e da minoria. Na reunião desta quarta, 8, as lideranças partidárias definião as atribuições do Colégio de Líderes – instância encarregada de elaborar a pauta de votações de projetos de origem parlamentar - e às 14h, no Salão Nobre, as lideranças explicarão para a imprensa o funcionamento dessa nova instância.

   3. É compromisso do presidente do Legislativo valorizar a ação dos colegas deputados estaduais e a apreciação de matérias de origem parlamentar, a cada quarta-feira. Esta é a primeira medida nessa direção. Hoje (foto), Angelo Coronel almoçou com os líderes do governo, deputado Zé Neto(PT) e Leur Lomanto (PMDB) para uma discussão prévia desse tema.
                                                                     *****
   4. O desaparecimento da menina Gabrielly Gomes Santana, de Feira de Santana, foi alvo de apelo do deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) na tarde desta terça-feira (7/2), na Assembleia Legislativa da Bahia. Gabrielly, de 7 anos, desapareceu na manhã do dia 21 de janeiro, quando brincava na porta da casa da avó, no residencial Solar da Princesa IV, no bairro Gabriela, em Feira.

   5. O parlamentar feirense apelou ao Secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, que cobre celeridade nas investigações. “Sabemos que a polícia está envolvida no caso, mas queremos algo mais, queremos um empenho e dedicação maior, pois este não pode ficar entre os casos insolúveis. Raptaram a criança e nenhum contato foi feito até hoje, Feira de Santana está consternada e clama por uma resposta”, frisou.

   6. O deputado baiano Valmir Assunção (PT) não poupou críticas ao governo de Michel Temer (PMDB) durante pronunciamento, nesta terça-feira (7), na Câmara Federal. Apontando para a postura inerte dos parlamentares, a respeito da criação de ministérios para blindar aliados da Operação Lava Jato, e para a indicação do ministro da Justiça Alexandre de Moraes para a vaga de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF), Valmir ironiza e antecipa o próximo passo de Temer. 

   7. “Já que ele criou um ministério para o denunciado da Lava Jato, Moreira Franco, ao mesmo tempo em que dá uma vaga do STF para o seu ministro da Justiça, só falta agora ele nomear para a vaga de Moraes, Renan Calheiros [senador réu no STF] ou Antonio Anastasia [relator do processo de impedimento de Dilma]”.
 
   8. O vereador Toinho Carolino (PTN), destacou a iniciativa do governo do estado em disponibilizar mais de R$ 5 milhões que vão assegurar o desfile dos blocos afro e agremiações culturais, em 2017.

   9. “O Projeto Carnaval Ouro Negro, lançado pela Secult, e coordenado pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), estimula a preservação dos blocos de matriz africana. Parabenizo o governador Rui Costa, que viabiliza a inclusão de 91 blocos, mesmo com a grave crise financeira que enfrentamos”, enfatiza o vereador.

   10. O deputado estadual Targino Machado (PPS), em pronunciamento na Assembleia Legislativa, demonstrou-se indignado com os serviços prestados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa). “É uma empresa 171. Os recibos chegam todos os meses e tem localidades que, apesar dos recibos chegarem e serem pagos, a água só jorra na torneira a cada 3 ou 4 meses”, relatou.

   11. O parlamentar citou o município de Candeal, cuja sede é abastecida pela adutora de Ponto Novo, que tem dificuldade no abastecimento de água. “Posso citar também como exemplo os povoados de Belo Alto e São João, onde as pessoas vivem à míngua, esperando ansiosamente a água cair como se fosse favor. Na verdade, é obrigação do Estado levar água para o povo. Infelizmente, a água é difícil de cair e quando cai é de má qualidade. Esse é o governo da Bahia”, concluiu.

   12. O ex-governador da Bahia e atual secretário estadual de Desenvolvimento, Jaques Wagner, recebeu nesta sexta-feira (7) o deputado estadual Joseildo Ramos (PT) para discutir a atração de novos investimentos para o estado. 

   13. O parlamentar apresentou ao ex-governador um grupo de empresários e representantes de investidores internacionais que pretendem implantar mais uma indústria de grande porte em território baiano. O grupo, que pretende ser o maior do seu setor no mundo até 2025, decidiu implantar uma fábrica no Brasil e deve escolher a Bahia como destino.

   14. Durante a reunião, Wagner reforçou o interesse do estado em receber o investimento com objetivo de gerar emprego e renda para os baianos. A expectativa é que a chegada da empresa contribua para o adensamento de mais uma cadeia produtiva na Bahia. 

   15. “Não podemos entrar nos detalhes para não atrapalhar os interesses do nosso estado, mas podemos dizer que a concretização desse investimento vai contribuir para fortalecer o brilhante trabalho de interiorização do desenvolvimento iniciado por Wagner e que agora segue com Rui”, afirmou Joseildo.

   16. O ex-deputado Eduardo Cunha depõe por 3 horas e diz ao juiz Moto que tem aneurisma.

   17. O deputado Marcelo Nilo (PSL) assumiu hoje a presidência da Comissão de Finanças da Assembleia depois de 27 anos quando foi o presidente da Comissão de Meio Ambiente.

   18. A deputada Fabíola Mansur (PSB), da base governista, criticou a política de segurança pública do governo do Estado e diz que a Polícia não tem agido de forma enérgica. Está indignada com as últimas chacinas na Bahia e um assalto em Cachoeira com queima de veículo na ponte Dom Pedro II.

   19. Para o deputado Adolfo Viana (PSDB) a população baiana anda apavorada com a crescente onda de violência no Estado.

   20. Alguns assessores que foram devolvidos a Secretarias de Estado, Prefeituras e outros deverão retornar a Assembleia. 

   21. O deputado Targino Machado (PPS) disse que é preciso ter cuidado com o "andor, pois o santo é de barro. Com tantas devoluções e outras dá-se a impressão que tem algo de errado na Assembleia".

   22.  Colocaram a estátua de Luis Eduardo Magalhães que antes ficava na Av Paralela e agora está no CAB, de costas para a Assembleia. Que coisa! O prédio da ALBA chama-se Palácio LEM.

   23. Mil trezentos e setenta e seis dependentes judiciais de servidores ativos ainda não atualizaram seus dados bancários junto ao Estado. A ação, em curso desde o segundo semestre de 2016, é encabeçada pela Secretaria da Administração (Saeb) e atende a uma resolução do Banco Central (Bacen), que suspendeu o repasse deste benefício por meio de transferências para contas poupança e por transações tipo DOC ou TED. 

   24. Os pensionistas judiciais que não atualizarem seus dados cadastrais terão o pagamento do benefício suspenso até a regularização destas informações.

     25. Até janeiro deste ano, o órgão com o maior número de dependentes judiciais não recadastrados é a Polícia Militar, com 685 beneficiários sem atualização bancária. Na sequência estão: a Polícia Civil, com 188 pessoas não recadastradas, e a Secretaria da Educação (SEC), com o registro de 138 dependentes com pendências.

   26.  Ainda figuram no top dez de dependentes judiciais não recadastrados a Secretaria de Saúde (Sesab), com 89 pessoas; o Corpo de Bombeiros, com 45 pessoas; a Secretaria da Fazenda (Sefaz), com 31 pessoas; a Universidade do Estado (Uneb), com 27 pessoas; a Secretaria de Segurança Pública (SSP), com 23 pessoas; a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), com 22 pessoas; e a Saeb, com 20 pessoas.

   27. A  paciente  Maria Stella de Azevedo Santos,  Mãe Stella de Oxóssi, que  deu entrada na noite desta segunda-feira (06), às 20h,  no Hospital da Bahia (HBA), apresentando quadro recorrente de dor e desconforto  precordial ( dor no peito),  concluiu os exames que não não evidenciaram  nenhuma ocorrência de infarto agudo do miocárdio. 

   28. A paciente está clinicamente bem e já com alta médica prescrita pelo médico, o cardiologista Jadelson Andrade. 

   28. O potencial de estreitamento das relações entre empresários suíços e a economia baiana na geração de negócios foi o principal assunto do encontro entre o governador Rui Costa e o cônsul honorário da Suíça em Salvador, Daniel Kunz. 

   29. A reunião aconteceu nesta terça-feira (7), no prédio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, e o principal representante do país europeu na Bahia discutiu com o governador os primeiros passos para ampliar o investimentos suíços em solo baiano.  

   30. “Certamente existe muito interesse dos empresários suíços em fazer negócios na Bahia e em breve teremos reuniões com nossos pequenos e médios empresários de segmentos como medicina, energia (solar) e infraestrutura para discutir essas possibilidades. A suíça tem muitos produtos que podem ser integrados no mercado baiano”, disse o diplomata.