Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DEPUTADOS ELOGIAM NILO, mas dizem que chegou a era da independência

A Secretaria de Educação do Estado está trabalhando para que todas as escolas da rede tenham coordenadores pedagógicos
06/02/2017 às 10:28
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. No retorno dos trabalhos na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira, 6, há um sentimento de que a Casa vai ficar mais democrática do ponto-de-vista de debater os projetos do Poder Executivo e deixará de ser, como costuma dizer o deputado Luciano Ribeiro (DEM), uma secretaria de Estado. O ar que transpirou no plenário nessa direção, embora ninguém tenha feito criticas ao ex-presidente Marcelo Nilo. Pelo conrário: só elogios.

  2. Mas, conversando com alguns deputados, em off, eles me diziam que Nilo, embora fosse o presidente da Casa e isso por dez anos, acumulou poder demais e usava esse poder para puxar a brasa para os governadores. Primeiro com Jaques Wagner e agora com Rui Costa. 

  3. Coronel, na visão deles, é mais comedido, chegou agora no cargo e tem como líder o senador Otto Alencar (PSD). Ou seja, há uma diferença enorme entre Coronel e Nilo. Em fala na tribuna, o deputado Luciano elogiou Nilo, com quem "realizamos alguns debates, mas, agora cheou a hora da independência do Poder Legislativo". 

  4. Ademais, Coronel acatou algumas sugestões dos parlamentares da Oposição, em bloco, e de outros segmentos simpáticos a Rui, mas, nem tanto, e terá que cumpri-los, sob pena de sofrer desgastes. E é tudo que, nem Coronel; nem sobretudo Otto desejam. Agora é conferir como se processar esse novo tempo.
                                                        ******
   5. Em seu primeiro pronunciamento de 2017, na tarde de hoje (6), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado estadual Targino Machado (PPS) enfatizou que só a guerra civil poderá salvar o Brasil. “A falência moral, a falência ética, a corrupção sistêmica instalada em todos os poderes da República e a corrupção presente em todos os segmentos econômicos e sociais da população assolam o país”, ressaltou.

   6. O parlamentar criticou atitudes de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), a exemplo de Teori Zavascki, que faleceu mês passado. “O ministro viajou em avião de empresário, como se isso fosse ético, indo para um destino turístico, hospedar-se em um hotel de luxo, de propriedade do dono da aeronave que tinha querelas a serem resolvidas, processos a serem julgados no STF. Não acredito, então, em almoço de graça. Agora todo mundo, inclusive a imprensa, quer pintar Teori como um santo. De santo ele não tinha nada”, salientou.

   7. Targino ainda manifestou-se sobre o atual relator da Lava Jato. “Agora colocam no lugar de Teori um outro ministro que a gente já sabe que tem a digital, o chapéu, a gravata, a roupa toda vermelha como o meu tênis e vão sepultar a Lava Jato. Esse é o Brasil que a gente precisa combater”, finalizou.

   8. Durante pronunciamento na sessão desta segunda-feira (06) o deputado estadual Alex Lima (PTN) fez uma avaliação do desempenho do governador Rui Costa (PT) e ressaltou as principais ações do gestor na capital e interior do estado. 

   9. “Em cada parte da Bahia tem obras e ações do governador Rui Costa. A Bahia surge entre os três estados que mais investiu recursos entre 2015 e 2016 e ainda mantém as contas equilibradas. Além de tudo isso podemos afirmar, com segurança, que as maiores obras de Salvador foram feitas nos governos de Jaques Wagner e Rui Costa”, disse o deputado.

   10. Alex Lima ainda ressaltou a sensibilidade demonstrada pelo governador durante os últimos desastres naturais ocorridos na capital baiana. “Rui Costa sempre esteve sensível e solícito a ajudar Salvador durante os problemas enfrentados por conta das chuvas e enchentes. Por essas e outras ações, em 2014, a população soube dar a vitória ao nosso governador e eu tenho certeza que a Bahia vai seguir trilhando o caminho do progresso e desenvolvimento”, disse o deputado.  

   11.  Ações para promoção do destino Bahia foram discutidas em encontro de representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio) com o secretario do Turismo do Estado, José Alves, nesta segunda-feira (6).

   12. Durante a reunião, integrantes da instituição manifestaram apoio à atuação da Setur e pediram que o Governo do Estado intensificasse ações promocionais para a atração de turistas para a Bahia. Outros temas abordados foram a atração de voos por meio do incentivo às companhias aéreas e a manutenção das frequências semanais entre Salvador e Montevidéu, oferecidas pela Gol, até março.

   13. O secretário José Alves comprometeu-se em acolher sugestões e apresentou uma síntese das ações em andamento, como novas peças publicitárias que estão sendo veiculadas em emissoras de rádio e TV e nas redes sociais. A campanha inclui jingle e vídeo que mostram as riquezas naturais, culturais e históricas, além de uma web-série sobre destinos turísticos baianos, veiculada no canal Frases de Mainha, no Youtube e Facebook.

   14. O deputado Hildécio Meireles (PMDB) disse hoje na tribuna da Assembleia que o discurso no governador na Casa foi um repeto mal alinhavado. "Falou do VLTem 2016 e voltou a falar agoora e não tem nem projeto; falou em 2016 de recuperar 29 aeroportos e está tudo abandonado". Segundo Hildécio, Rui é um ilusionista.

   15. Segundo Hildécio, rebatendo Alex Lima, o governo do Estado tem contas quilibradas as custas de arrocho salarial nos servidores, há dois anos sem reajustes.

   16. E a bancada do PT na Assembleia não deu as caras. Só Zé Neto e Rosemberg Pinto. Na terça, 7, a bancada se reúne para discutir quem será o novo lider do governo e da bancada na Casa. Claro, os nomes serão levados a Rui.

   17. Segundo Alex Lima, tem muito oposicionista falando mal do governador Rui Costa, mas, em 2018, "a humildade vai derrotar a arrogância".

   18. O deputado Fábio Souto (DEM) diz que o Aeroporto de Salvador, o LEM, é uma vergonha.

   19. Os trechos de orla de Stella Maris e Praia do Flamengo foram alvo de operação de ordenamento, iniciada pela Superintendência de Trânsito (Transalvador) neste fim de semana. Os agentes autuaram 75 veículos por estacionamento irregular e, desse total, 22 foram removidos. Os carros estavam estacionados em fila dupla, na frente de garagens, sobre a calçada e obstruindo o tráfego.

   20. De acordo com o gestor da Transalvador, Fabrizzio Muller, a ação foi uma solicitação dos moradores da região e vai prosseguir nos próximos finais de semana. “Recebíamos muita reclamação de desordem e desrespeito às normas de trânsito naquele entorno. A população ficou satisfeita com a fiscalização. Isso prova que os cidadãos não querem convivem em áreas de desordem”.

   21. Voltou o programa de Rádio do governador Rui: Diga ai governador! por radialista Edmundo Filho.

   22. A ex-BBB Gabriela Flor depois que apareceu pro Brasil disse que não participaria do BBB de novo. Se assunte!

   23. Em discurso proferido na tarde desta segunda-feira (06), na Assembleia Legislativa da Bahia, o líder do PSDB, deputado estadual Adolfo Viana destacou a importância do deputado federal Antonio Imbassahy  como ministro-chefe da Secretaria de Governo.

   24. "Quero parabenizar o presidente Michel Temer pela escolha. O PSDB indicou um dos nomes mais importantes da legenda no âmbito nacional. O Brasil ganha muito e a Bahia muito mais, pois mais reformas serão aprovadas benefíciando o Estado. Imbassahy tem com certeza, capacidade total de comandar o Ministério e trazer mais recursos para nossa Bahia", disse Viana que na oportunidade, deu boas vindas aos deputados que retomaram nesta segunda-feira as atividades parlamentares após o recesso de final de ano.

   25. A Secretaria da Educação do Estado está trabalhando para que todas as escolas da rede tenham coordenadores pedagógicos, em 2017. Para isto, está preparando edital para que estes profissionais comecem a atuar na integração entre professores, gestores e estudantes, potencializando o processo de ensino e de aprendizagem. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira (06), primeiro dia de aula do ano letivo, pelo secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

   26. “Essa é a prioridade. Acreditamos que a rede física é importante, mas a mudança real acontece com uma pedagogia forte, valorizando a identidade territorial das escolas. A ideia é lançarmos um edital para realocarmos os coordenadores da rede para que possamos atender a todas as unidades”, destacou o secretário Walter Pinheiro.

   27. Ao saudar a comunidade estudantil, Pinheiro enfatizou a importância do empenho e compromisso de todos para a melhoria da qualidade da educação. “Faço uma saudação a todos os envolvidos na educação para que iniciemos um momento de transformação na educação da Bahia. Estamos preparando diversas ações que vão promover uma valorização e resgate do espírito da escola,” declarou o gestor.