Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

O FALSO BRILHANTE DA UPB e a disputa para 2018 Rui-Otto-Neto (TF)

Nesta quinta, 26, segue o embate com um almoço de deputados com o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia
25/01/2017 às 20:06
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A União dos Municípios da Bahia (UPB) tem um novo presidente: o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), eleito nesta quarta-feira (25) com 206 votos. Seu adversário, o prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro (PDT), obteve 139 votos. Outros 82 prefeitos baianos não compareceram para a votação. Abstenção alta.

   2. A UPB tem uma dimensão política além do que ela representa de fato. Que se saiba, nunca elegeu um governador. Que o diga Jaques Wagner, em 2006, eleito em primeiro turno, pelo PT, quando UPB e outras entidades eram contra. Salvador, que é o principal municipio, teve às eleiões dos últimos 3 prefeitos, Antonio Imbassahy, João Henrique e ACM Neto, sem a menor influência da UPB.

   3. O único governador eleito com a bandeira municipalista foi Antonio Lomanto Jr, em 1962, quando sequer existia a UPB. Lomanto era prefeito de Jequié e enfrentou a então elite política baiana do PSD, de Waldir Pires, com o slogan "Municipalista, filho de agricultur/ É amigo do pobre/ irmão do trabalhador". E cumpriu o prometido: foi um governador municipalista, o CIA e a Estrada do Feijão que o digam, entre outras realizações.

   4. Eures Ribeiro era deputado apagado pelo PV no governo Wagner e elegeu-se prefeito de Bom Jesus da Lapa, justo contra as forças do então presidente da UPB, Roberto Maia, tido como um gestor pouco cuidadoso. Euler ganhou fácil em BJL e fez um governo austero, mudou de partido para seguir a liderança de senador Otto Alencar, uma espécie de 'segundo Lomanto' na área municipalista e reelegeu-se prefeito em BJL.

   5. Nada mais justo, numa safra de prefeitos dos quais poucos se reelegeram, lançá-lo presidente da UPB. E foi isso que Otto Alencar, ao que se diz pretenso pré-candidato a governador, em 2018, fez. Em principio, parecia que seria um candidato consensual. Acontece que ACM Neto também quer ser governador e lançou ou pelo incentivou a candidatura alternativa de Luciano Pinheiro, que é de partido da base do governador, o PDT, mas, 'carlista'.

  6. Claro que Neto sabia que não iria ganhar. Como, aliás, sabe que não ganhará na Assembleia Legislativa, onde, até agora, salvo o deputado Targino Machado (PPS), a oposição ainda não definiu seu candidato. Nesta quinta-feira, 26, Marcelo Nilo, faz almoço com os deputados que o apoiam. É provável, como aconteceu na UPB que Neto mande apoiar o adversário de Nilo, com o objetivo (caso idêntico da UPB) que não haja consenso na ALBA.

   7. Esse é o jogo visando 2018. O governador Rui Costa, o qual discretamente apoiou Eures, também faz o mesmo com Marcelo Nilo, tanto que a bancada do PT já formalizou apoio a Nilo. E, pasmem os senhores! O adversário de Nilo é aliado de Otto Alencar. Jogo de xadrez é pouco.
                                                                                       ******

   8. Cumprindo o decreto do prefeito ACM Neto (DEM), em que se determinava que os secretários da administração não poderiam dirigir partidos políticos, o Solidariedade afastou do cargo de presidente do diretório municipal de Salvador, o vereador Geraldo Jr., que atualmente comanda a pasta de Esportes, Trabalho e Lazer do município. O vereador J. Carlos Filho será o novo dirigente do partido na capital baiana.

   9. O presidente estadual do Solidariedade Luciano Araújo, justificou que a mudança é motivada pelo respeito a deliberação do prefeito ACM Neto (DEM), antes da definição do seu secretariado. “Sendo assim o vereador Geraldo Jr., que atua em uma das secretarias do município não poderá mais exercer a presidência do partido. 

   10. O bastão será transmitido para J. Carlos Filho, também com ampla experiência política, em Salvador. Agradecemos a contribuição do vereador Geraldo Jr. e damos boas vindas ao vereador J. Carlos Filho”, disse. O vereador J. Carlos Filho ocupava a vice-presidência do partido. 

   11. O deputado Samuel Júnior (PSC) apresentou para aprovação dos demais pares da Assembleia Legislativa da Bahia projeto de lei que torna obrigatória a implementação de medidas com fins educativos para reparar danos causados ao ambiente escolar das instituições de ensino da rede pública do estado. A proposta é similar à apresentada pelo deputado Estadual Tiago Cota (PMDB) e aprovada pela Assembleia Mineira. 

   12. A matéria traz em sua argumentação que, nos últimos tempos, o ambiente escolar tem se tornado um espaço de conflito e inúmeras outras problemáticas não coparticipáveis com o ambiente. Segundo o autor do texto, “o respeito e a harmonia estão dando lugar ao vandalismo e à prática da violência generalizada, agredindo o patrimônio público e o corpo de educadores e de servidores escolares”. 

   13. A proteção à saúde dos consumidores de alimentos em estabelecimentos comerciais de Salvador é o objetivo principal do Projeto de Lei 293/2016, de autoria do vereador Sabá (PV). O projeto visa a obrigatoriedade de funcionamento de lavatórios para higienização das mãos dos clientes em locais como restaurantes, padarias, lanchonetes, lojas de conveniência e similares. 

   14. Na proposição, o vereador indica que a presença de lavabos seja condição essencial para a autorização de funcionamento destes estabelecimentos, por meio de alvará e licença sanitária.

   15. Para Sabá, as condições higiênico-sanitárias desses locais devem ser controladas para evitar riscos à saúde do consumidor final. “Sabemos que é necessária a limpeza das mãos antes e após a ingestão de qualquer alimento para evitar assim a contaminação por bactérias”, justifica o vereador.

   16. O ônibus que faz a linha Pernambués-Narandiba-Hospital Roberto Santos já voltou a circular nesta quarta-feira (25) em Salvador. A ação atendeu a uma demanda da comunidade de Pernambués, que viu a linha ser retirada de forma abrupta e sem debates. 

   17. Reunidos para uma manifestação, os líderes comunitários do bairro procuraram o vereador Luiz Carlos Suíca (PT) e foram para uma reunião com o secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semop), Fábio Mota, reivindicar o retorno deste trajeto.
 
   18. Durante o encontro, que aconteceu nesta quarta, o vereador conseguiu a volta da linha de ônibus. “É uma ação importante, que envolve a comunidade local e de bairros vizinhos. Muitos deficientes visuais pegam este ônibus para poder ir ao Instituto dos Cegos, e a falta dele estava dificultando o tratamento de dezenas de pessoas”, salienta Suíca. Conforme os líderes comunitários, a associação do bairro faria uma manifestação para ter a linha de volta, o que não foi necessário.

   19. Com inscrições encerradas nesta quarta-feira (25), a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) contabiliza 2.750 profissionais inscritos para trabalhar de forma temporária durante o Carnaval 2017. 

   20. Os 244 selecionados trabalharão em turnos de 12 horas, com crianças e adolescentes filhos de vendedores ambulantes em centros de convivência e no serviço de abordagem social. As contratações ocorrerão por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).
 
   21. O estúdio terapêutico Equilíbrio do Corpo, especializado em programas voltados à qualidade de vida empresarial, é o mais novo parceiro do Clube de Desconto do Servidor. A empresa assegura descontos de até 15% em seus serviços. Para ter acesso ao benefício, basta apresentar o último contracheque e a carteira de identidade ou crachá funcional com foto no momento da aquisição do serviço.

   22. A loja está situada no piso L1 do Shopping Paralela e seu leque de serviços inclui massagens terapêuticas, modeladoras, relaxantes e desportivas; drenagem linfática; bambuterapia; acupuntura; shiatsu; reflexologia podal; entre outras. 

   23. Os servidores estaduais do Poder Executivo baiano têm 15% de desconto sobre o valor dos serviços para pagamento à vista ou então 10% para pagamentos no cartão. O benefício não é cumulativo com outros pacotes da loja.

   24. Para mais informações, a Equilíbrio do Corpo disponibiliza o e-mail contato@equilibriodocorposalvador.com.br, os telefones (71) 3360-1993 / 99622-0511 ou ainda a página do Facebook: @equilibriodocorpossa.

   25. O atendimento itinerante do SAC Móvel vai estar até a próxima sexta-feira (03/02) no estacionamento do Hiper Bompreço do Iguatemi. Durante o período de atendimento, será ofertada a emissão da carteira de identidade, primeira via do CPF e certidão negativa de antecedentes criminais, além do atendimento da Ouvidoria do Estado.

   26. A carreta do SAC Móvel está desde esta segunda-feira (23) estacionada em frente ao estabelecimento, na Avenida ACM, no Iguatemi, funcionando das 8h às 15h. Diariamente são distribuídas 130 senhas para o documento de identificação. Os demais serviços têm oferta ilimitada de atendimento. Este é o terceiro ano em que o projeto acontece e a segunda edição em 2016.

   27. Também com o objetivo dar maior comodidade aos usuários do SAC, aqueles que desejarem emitir RG até o próximo dia 03 de fevereiro contam também com uma unidade do SAC Móvel estacionada no shopping Barra, aumentando em 130 unidades o número de carteiras de identidade emitidas diariamente no local.

   28.  Para mais informações sobre as rotas do SAC Móvel e horários de atendimento, a Saeb disponibiliza o endereço www.sac.ba.gov.br, os números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel) e o aplicativo SAC Mobile.

   29. A  indenização dos servidores da Câmara exonerados foi antecipada e será paga até, no máximo, sexta-feira (27), informou o presidente Leo Prates (DEM), ao assinar a autorização na manhã desta quarta-feira (25) durante reunião com a Diretoria Financeira do Legislativo Municipal. “Fico feliz que já neste primeiro mês tenhamos conseguido pagar tudo em dia e ainda quitar as indenizações dos exonerados antes do prazo legal. Temos o compromisso com uma gestão responsável e transparente”, afirma Prates.

   30. Para conscientizar toda a sociedade sobre a importância e urgência do empenho de todos no combate pacifico às mais diversas formas de violência, o Hapvida + 1k, projeto de assessoria esportiva gratuita, realizará um circuito de atividades ao ar livre no próximo sábado, 28/01, a partir de 6h na orla da Boca do Rio (antiga Sede de Praia do Bahia). 

   31. Com o tema Não Violência Psicológica, Social e Física, a ação contará com aulas de ritmos, treinos de corridas e muitas outras atividades. Haverá também a presença da equipe de medicina preventiva do Hapvida, oferecendo serviços de massoterapia e aferição de pressão.

   32. Com o foco na promoção do bem-estar e na prevenção de doenças, o sistema Hapvida Saúde criou o Hapvida +1k, assessoria de corrida e caminhada gratuita. Com atuação em Fortaleza, Maceió, Recife, Belém e Salvador, o +1K proporciona acompanhamento para quem tiver interesse em exercitar-se e sociabilizar-se por meio da prática esportiva, sendo cliente ou não do Hapvida. 

   33. O projeto vai atuar em seis pontos da cidade, com turmas pela manhã e noite. A ideia é que cada pessoa comece do zero e chegue aos 5km de corrida, conquistando mais saúde e qualidade de vida. Mais informações: www.hapvida.com.br/mais1k.