Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COINCIDÊNCIA! FNDE dispõe de R$300 milhões para obras no interior BA

Como perguntar não ofende, quanto será o cachê da cantora Anita no Carnaval de Salvador pago pela Bahiatursa?
24/01/2017 às 19:56
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Deve estar completando aproximadamente uns 40 dias que o jornalista Eduardo Balduino (Badu), de Brasília, ligou para mim querendo saber se eu conhecia o baiano Silvio Pinheiro e quem ele era?. Eu disse que, conhecia de nome, e se tratava de auxiliar do prefeito ACM Neto, superintendente da Sucom. 

   2. Ele então confidenciou-me que Pinheiro iria assumir um dos cargos mais cobiçados no MEC, a superintendência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão que tem orçamento robusto.

   3. Pois dito assim, de forma singela, eis que, passando algunas dias e SP no FNDE, surge agora a informação de que municípios baianos que têm obras na educação com pelo menos 50% ja executadas e que dependem do FNDE terão R$300 milhões, em 2016, para finalizá-las. Ora direis, na Bahia, são 483 obras em diversos municípios. 

   4. Ao todo são 805 obras na área da educação nos municípios baianos via FNDE, tipo construção e ampliação de escolas, creches, quadras poliesportivas e outras. Os R$300 milhões de 2016 serão liberados na medida em que municípios toquem as obras, assegura Pinheiro.

   5. Pode ser uma mera coincidência política, mas, o que se fala no meio é de que o prefeito ACM Neto, o avalista de Sílvio Pinheiro, é candidato a governador da Bahia, em 2018. Ora, se em 2017, a verba será de R$300 milhões, se supõe que, em 2018, a verba seja ainda maior.

   6. Nada não! Apenas mera coioncidência que muitas obras bancadas pelo FNDE serão realizadas no interior da Bahia. Coincidência...coincidência.
                                                                                  ******
   7. O presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Chico Reis (PSDB), recebeu em audiência, na tarde desta terça-feira (24), uma comissão de dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Rádio, TV e Publicidade de Itabuna (Stert), liderada pela presidente da entidade, Sônia Amorim.
 
   8. O fortalecimento institucional do Poder Legislativo com os radialistas itabunenses foi o ponto principal do encontro, que contou ainda com a presença do vice-presidente do Stert, Joel Filho, do secretário-geral, Ederivaldo Benedito, de outros comunicadores e dos vereadores Babá Cearense (2º vice-presidente da Câmara), Charliane Souza (1ª secretária), Beto Dourado e Júnior do Trator.
 
   9. “Foi uma conversa altamente positiva, que serviu para fortalecer as relações entre os representantes  desta Casa e os profissionais de rádio, TV e publicidade”, avaliou o presidente Chico Reis. Na audiência, também foram discutidos temas relacionados a projetos capazes de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população itabunense.

   10. Se não tiver midia paga pelo meio é uma boa relação.

   11. O expediente administrativo na Assembleia Legislativa retorna ao normal nesta segunda-feira, dia 30. A proximidade das eleições da Mesa Diretora – dia primeiro – determinou a antecipação dessa providência, devido ao fluxo de parlamentares e seus assessores.

   12. A Superintendência de Administração e Finanças já acionou as empresas prestadoras de serviço que atuam nos dois restaurantes da Casa, empresa de ônibus e nas áreas de limpeza e conservação para adotarem as providências necessárias ao fim do “turnão”.

   13. O superintendente Gervásio dos Prazeres  não dispõe ainda de um balanço que permita avaliar a economia obtida no período, mas estima que a redução dos gastos com alimentação, combustível, água, eletricidade, horas extras e outros seja um pouco superior a R$1 milhão – como aconteceu na experiência anterior com o turno único.

   14. No ano de 2016, a Comissão de Saúde e Saneamento foi um espaço essencial para discussão de assuntos importantes no setor. O debate sobre doenças vetoriais, enfermidades e saneamento teve atenção especial neste primeiro ano da atual legislatura. Sob a presidência de Alex da Piatã (PSD) e tendo como vice-presidente José de Arimateia (PRB), a comissão ainda contou com a atuação dos parlamentares Alan Castro (PSL), Augusto Castro (PSDB), Fabíola Mansur (PSB), Maria del Carmen (PT) e Reinaldo Braga (PSL). 

   15. O colegiado atuou em plenário na ocasião da apreciação de matérias que tramitavam em regime de urgência ou prioridade, realizou sete audiências públicas para debater proposições relevantes para o estado; e os parlamentares visitaram dois municípios baianos: Feira de Santana e Conceição do Coité. 

   16.  O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) da Bahia, recebeu em audiência o prefeito do município de Palmeiras, Ricardo Oliveira Guimarães (PSD), que esteve acompanhado pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e pelo ex-prefeito Marcos Teles. Ele foi eleito com 50,69% dos votos válidos no pleito de outubro.
 
   17. Na reunião, o prefeito de Palmeiras - município situado na Chapada Diamantina - reivindicou o apoio do Estado para a realização do Carnaval 2017, destacando a vocação turística da cidade. “O Carnaval de Palmeiras, além de ser uma festa linda e muito importante para a Chapada Diamantina, movimenta a economia local e traz benefícios para o município”, afirma Ricardo Guimarães.

   18. Apesar da massificada divulgação dos direitos de quem possui alguma dificuldade de locomoção quanto à utilização dos espaços exclusivos nos estacionamentos, seja em estabelecimentos privados ou na via pública, ainda há quem burle a lei. 

   19. As cores chamativas, assim como o tamanho exagerado das letras utilizadas para demarcar as áreas reservadas, são completamente ignoradas por alguns cidadãos comuns, que insistem em ocupar as vagas reservadas para quem mais necessita de auxílio.
 
   20. A Superintendência de Trânsito (Transalvador) registrou, somente no último ano, 4.249 ocorrências baseadas na legislação, com aplicação da lei em estabelecimentos privados. Essa infração é considerada, desde novembro do ano passado, gravíssima, com multa de R$ 293,47, mais o guinchamento do veículo e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em 2017, até o momento, foram multados 95 condutores. Os números incluem estacionamento em vagas reservadas a pessoas com deficiência, sem a devida credencial ou em locais destinados a idosos.

   21. A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) realiza processo seletivo simplificado para 244 profissionais, níveis médio e superior, para exercer atividades durante o Carnaval 2017. A contratação temporária será feita por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). As inscrições acontecem nesta terça e quarta-feiras (24 e 25) exclusivamente por via presencial, das 9h às 14h, na sede na sede da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), localizada na Avenida Vale dos Barris, 125, Barris.
 
   22. Os contratados vão trabalhar em turnos de 12 horas, com crianças e adolescentes filhos de vendedores ambulantes. Os profissionais atuarão nos Centros de Convivência e na Abordagem Social. As funções são de Coordenador de Unidade, Supervisor de Unidade, Supervisor de Abordagem Social, Educador Social de Unidade e Educador Social da Abordagem Social.

   23. Na sexta-feira, dia 24, o circuito Barra-Ondina contará com um trio sem cordas de Anitta. “Olha só, eu tenho um recado para vocês, uma novidade, meu bloco vai sair no carnaval de Salvador. É na sexta-feira, 20 horas, e é sem corda. Vai ser incrível”, disse a cantora. A artista é a primeira atração anunciada pelo Governo do Estado. De acordo com o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, novos nomes serão apresentados em breve.

   24. A Bahiatursa não informou o cachê da artista.

   25. A Câmara Municipal de Salvador vai estar ainda mais próxima da população com a Ouvidoria Itinerante. A proposta que dará nova dinâmica ao órgão da Casa foi anunciada pelo presidente Leo Prates (DEM) .  “Com essa iniciativa, vamos ouvir de perto as demandas da população”, disse.

   26. Leo Prates informou que o ouvidor-geral, vereador Luiz Carlos Suíca (PT), já está preparando um cronograma de visitas e audiências públicas nos bairros. A expectativa é que, em fevereiro, seja realizado o primeiro encontro com as comunidades. A partir das informações e sugestões coletadas serão elaborados relatórios para serem encaminhados aos órgãos municipais responsáveis.

   27. O vereador Cezar Leite (PSDB) propôs ao Executivo municipal, através do Projeto de Indicação nº 21/17, a suspensão da Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF) por um período de 2 anos, a partir de 2018. Com a proposta, o legislador leva em consideração o aumento da inadimplência causada pela instabilidade econômica do País, além da necessidade de criação de incentivos fiscais para o setor de serviços.

   28. “A suspensão da TFF irá trazer grandes benefícios ao município de Salvador, uma vez que, no momento de instabilidade econômica que nosso País está vivendo, tal suspensão, será um incentivo importante para a geração empreendedora que está surgindo a abrir novas empresas e com isso movimentando a economia da cidade”, argumenta.