O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano voltou a recuar e continua na zona de Pessimismo Moderado, completando 4 meses seguidos nesse patamar
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A escalada da violência e da barbárie parece que só está começando no Brasil depois dos massacres nas penitenciárias do Amazonas e de Roraima. Neste sábado acontece uma rebelição na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, Rio Grande do Norte, com presos degolados. A Policia ainda não tem uma idéia de quantos foram mortos e só vai entrar no presídio na manhã de domingo. Na Bahia, uma rebelião foi controlada na Delegacia de Itamaraju (vide foto) e mais de 36 presos de alta periculosidade fugiram da Cadeia Pública de Salvador e da Cooprim de Santo Antônio de Jesus.
2. A Policia diz que pelo visual, "podemos afirmar que pelo menos três presos foram mortos. Deu pra ver as cabeças arrancadas”, afirmou Zemilton Silva, coordenador de administração penitenciária do Rio Grande do Norte.
3. Alcaçuz é o maior presídio potiguar. A área externa já está sob o controle das autoridades, segundo a Polícia Militar. As saídas foram bloqueadas e o Corpo de Bombeiros está fazendo barricadas no local.
“A intervenção é impossível agora. No momento estão todos soltos lá dentro, e armados. Nossa missão é evitar que ele saiam”, declarou o major Camilo, da PM.
4. Do lado de fora do presídio, que está às escuras, se ouvem muitos tiros e é possível ver muita fumaça. Segundo a Polícia Militar, a rebelião começou às 15h40, depois do horário de visitas das famílias.
5. Os familiares dos presos que estão no local dizem que detentos de Alcaçuz que não estão envolvidos na rixa entre as facções estão pedindo socorro. Um grupo de mulheres das famílias dos presos se reuniu e tentou furar o bloqueio, sem sucesso.
6. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal. A unidade possui cerca de 1.150 presos e capacidade para 620 detentos, segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).
7. Na Bahia, 21 presos fugiram da carceragem da 4ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin), na noite da última sexta-feira (13), em Santo Antônio de Jesus. De acordo com a assessoria da Polícia Civil, a fuga em massa aconteceu por volta das 23h30. Os presos de uma cela conseguiram retirar uma barra de ferro das grades.
8. Com a mesma barra, os presos quebraram o cadeado da cela e saíram. Depois, eles seguiram quebrando os cadeados das outras celas e liberando os presos. Em seguida, os detentos usaram uma corda feita com lençóis para pular o muro da delegacia.
9. Ainda segundo a assessoria, três mulheres também estavam presas no local, mas não conseguiram escapar. Até a manhã deste sábado (14), seis dos fugitivos já haviam sido capturados. As polícias Civil e Militar reuniram esforços para fazer a busca dos presos fugitivos. Além disso, foi feito um reforço na delegacia.
10. Em Itamaraju, uma rebelião começou neste sábado por volta das 15:30hs, depois que presos quebraram as grades das celas. Ainda de acordo com a Polícia, os detentos serão transferidos porque as celas ficaram totalmente destruídas.
11. Eles devem ser encaminhados para os presídio de Teixeira de Freitas. A ação mobilizou policiais militares da 43 CIPM, PETO, CIPE Mata Atlântica e SAMU 192. Apesar dos estragos materiais, não houve registro de feridos.
******
12. Motoristas e pedestres que trafegam pela Rua Carlos Gomes e pelo Vale do Canela precisam ter atenção pois a Prefeitura, através da Secretaria de Manutenção (Seman), realiza intervenções nas duas vias para substituição de rede de drenagem.
13. Na Carlos Gomes, as intervenções acontecem na pista da esquerda, nas proximidades do Procon, com interdição de uma faixa. Já no Vale do Canela, a substituição da rede acontece no sentido Avenida Centenário, com interdição de duas faixas na ao lado e na descida do viaduto, sendo que uma delas deve ser liberada ainda hoje. As duas ações devem durar até 48 horas e estão devidamente sinalizadas.
14. Ana Angélica Rabello, coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza da Bahia (Sindilimp-BA) informa que nesta quarta-feira, 18, às 8h na Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), os trabalhadores terceirizados realizarão uma concentração exigindo informações precisas sobre as providências tomadas pelo governo estadual junto às empresas a respeito dos salários dos meses de junho, agosto e setembro de 2016.
15. A SEC ficou de depositar na conta das trabalhadoras e trabalhadores e até o momento nada de concreto aconteceu.
16. “A categoria exige respeito. As empresas e o governo estadual firmaram um pacto na mediação feita no Ministério Público do Trabalho (MPT) e exigimos que seja cumprido. Não é possível que os principais interessados, os trabalhadores e trabalhadoras terceirizados, fiquem sem informações sobre o não pagamento de salários devidos e não pagos. Uma vergonha! Nossa ida organizada para a SEC, no CAB, visa, como sempre, assegurar os direitos da categoria”, afirma a sindicalista.
17. O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan) ,apresentou, em dezembro, um quadro de maior pessimismo comparativamente ao observado no mês anterior.
18. O indicador voltou a recuar após oito avanços seguidos da confiança – regredindo, assim, ao nível de setembro último. O ICEB marcou -242 pontos em dezembro, piora de 77 pontos em relação ao de novembro (-165 pontos). Apesar do retrocesso neste mês, a expectativa geral do empresariado baiano continuou na zona de Pessimismo Moderado – completando quatro meses seguidos nessa região.
19. A queda do nível de confiança, captada na passagem de novembro a dezembro, decorreu do recuo nos indicadores dos quatro grupamentos de atividades: Agropecuária (de -163 para -171 pontos), Indústria (de -112 para -201 pontos), Serviços (de -188 para -285) e Comércio (de -150 para -164).
20. A Agropecuária foi o setor com o menor encolhimento da confiança em dezembro. Na Indústria, as expectativas retraíram após oito meses de recuperação. O setor de Serviços, segmento com a maior queda na confiança neste mês, permaneu como atividade mais pessimista. E o setor de Comércio, em dezembro, passou a exibir o menor nível de pessimismo entre os segmentos.
21. Do conjunto de itens avaliados, Crédito, PIB Estadual e PIB Nacional foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano no mês. Em contrapartida, Inflação, Juros e Exportação apresentaram os indicadores de confiança em melhor situação.
22. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur, ex-Sucom, irá intensificar o trabalho de combate à publicidade irregular em Salvador adotando medidas mais severas para as empresas que colocarem propaganda e anúncios sem autorização do órgão e em locais proibidos por lei, como muros, viadutos e obras de arte.
23. Uma das medidas adotadas pela Sedur para evitar o uso da publicidade sem autorização por produtoras em locais inapropriados será o cancelamento do alvará para a realização de eventos. Para coibir a prática, o órgão irá realizar ações em todos os bairros da cidade rotineiramente.
24. O secretário da Sedur, Guilherme Bellintani, destacou a necessidade da adoção de medidas mais eficazes para evitar a poluição visual da cidade. "Qualquer empresa que colocar publicidade sem autorização ou em locais proibidos pela legislação terá que fazer a limpeza e pode ter a licença cancelada", afirma o secretário. A maior parte desse tipo de material está relacionado a produtoras de shows e eventos.