Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

417 NOVOS PREFEITOS ASSUMEM mandados na Bahia neste domingo


DEM comanda municípios importantes para alavancar candidatura de Neto em 2018
Tasso Franco , da redação em Salvador | 31/12/2016 às 15:35

31/12/2016 às 19:52

​   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Neste domingo, 1º, tomam posse os novos gestores municipais dos 417 municípios do Estado, eleitos em outubro último. Os dois principais municípios, Salvador e Feira de Santana, relegeram seus prefeitos, respectivamente, ACM Neto e José Ronaldo de Carvalho, ambos do DEM e bem avaliados pela popualação. Na Região Metopolitana, mudanças expressivas, em Lauro de Freitas, Camaçari, Candeias e Simões Filho, o cinturão mais importante do estado em sua geografia econômica e social.

   2. Na capital, o prefeito Neto vai para o segundo mandato, eleito com 70% do eleitorado, e pretende incrementar ainda mais suas ações na cidade visando a eleição de 2018 quando, provavelmente, será o candidato a governador das oposições. Neto fez uma gestão considerada boa depois do desastre dos 8 anos de dessarumação dos governos João Henrique Barradas Carneiro. Neste segundo mandato, com secretariado inchado, 17 ao todo, pretende desenvolver alguns projetos na geração de empregos e renda.

   3. Em Feira, José Ronaldo, também depois de herdar o município em desalinho com a gestão Tarcisio Pimenta, rearrumou a casa, relegeu-se com mais de 65% de aprovação e há uma incógnita se será candidato a senador, em 2018, ou se seguirá como prefeito até 2020. Sua gestão tem como forte o projeto estruturante do BRT e ações nos bairros numa atuação espacial atendendo, na medida do possível, a todos. Mexeu no seu secretariado, mas, com visão de contiuidade.

   4. O terceiro mais importante município do Estado será administrado pelo PMDB, Vitória da Conquista, com Herzem Gusmão. O PT perde Conquista depois de 20 anos de gestão e Guilherme Menezes, o grande líder petista local está com 73 anos de idade, e deverá ser candidato a deputado federal. A gestão Herzem é uma incógnita. Começou bem reduzindo a máquina do secretariado e vai precisar muito da ajuda do governo federal. Herzem é turrão e pouco dado a alianças.

   5. Em dois outros importantes municípios do Sul, Itabuna e Ilhéus, mudanças radicais. Itabuna voltou a optar pelo populismo de Fernando Gomes, o Cuma, o qual disse que não vai cometer os erros do passado (é apontado como ficha suja) e só ele vai fazer política; e, em Ilhéus, entra Mário Alexandre (PSD), o Marão, que substituirá Jabes Ribeiro, prefeito de altos e baixos, mas, que deu uma arrumada em Ilhéus depois do caos que estava o município. Marão é também uma incógnita.

   6. Outra mudanças significativa aconteceu no município mais industrializado do Estado, sede da Petroquimica, Camaçari, que passa para o comando do DEM e o PT perde um dos seus mais expressivos redutos depois da desastrosa administração Ademar Delgado, apadrinhado de Luiz Caetano, com quem rompeu no decorrer da gestão. Elinaldo Santos (DEM), o novo gestor, começa bem com equipe enxuta e profissional. Tem tudo para fazer uma boa gestão, pois, vai administrar um feudo rico em divisas.

   7. Lauro Freitas, outro município importante da RMS, volta para o PT com Moema Gramacho após a inexpressiva gestão do pepista Márcio Araponga, eleito como uma esperança e acabou com desesperança. Moema, que havia errado com seu candidato de bolso, João Oliveira, em 2012, diante do desastre Márcio, retorna ao poder. Vai ter mais dificuldades do que em suas duas gestões anteriores, tempo de bonança de Lula, porque não terá apoio do governo federal como já teve. Vai depender muito dela, de sua ação administrativa.

   8. Candeias e Simões Filho também mudaram. São duas eternas caveiras de burro e os novos gestores têm tudo para conseguir fazer algo melhor por esses municípios importantes do estado. Em Candeias, o sgt Francisco foi um fiasco; e em Simões Filho a herdade dos Alencar cansou de vez. Ninguém aguentou mais. 

   9. Em Alagoinhas, município do centro-leste que está crescendo bastante como pólo industrial de bebidas e alimentos, mudança radical com ascensão do DEM graças a um erro do gestor atual, Paulo Cézar, que colocou uma candida considerada forasteira à cidade, Sônia Fontes, e mesmo bem avaliado levou ferro. Paulo Cézar deve ser candidato a deputado, provavelmente federal.

   10. Em Jequié, segue Gameleira, do PSB, o qual foi reeleito depois do afastamento da gestora; em Eunápolis, o retorno de Robério Oliviera, cuja mulher é prefeita reeleita em Porto Seguro, um feudo. Robério é campeão em contas rejeitadas no TCM, mas, é populista e agrada a população. Em Juazeiro, segue o PCdoB, dando continuidade ao trabalho de Isaque. A população cansou de Josepht Bandeira.

   11. Em Bonfim, a volta de Brasileiro, gestor discreto e honesto. Se for mais impetuoso pode colocar Bonfim numa melhor posição. Em Serrinha, o PMDB assume com Adriano Lima, uma esperança, destronando PT que governava o município há 8 anos; em Coité, segue Assis (PT), considerado com prefeito. O grupo Vertinho é outro que cansou e não se renovou.

   12. Mudanças em Texeira de Freitas com a volta ao populismo de Temóteo Brito; mudanças em Barreiras com a queda do PP de Leão; mudanças em Campo Formoso, coma ascensão da familia do deputado Adolfo Menezes; mudanças em Santo Antonio de Jesus, mais importante município do Recôncavo, com Rogério Andrade, do PSD; mudanças em Paulo Afonso; e mudanças em Tucano com a queda do PT.

   13. Em termos partidários, o senador Otto Alencar, liderança maior do PSD terá o maior número de gestores, o que, sinaliza, para seus partidários, que ele poderá pleitear ser candidato a governador, em 2018.
                                                                             *****
   14. O deputado estadual Alex Lima (PTN) se pronunciou sobre a retirada dos equipamentos de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região da praia de Esplanada e deixou o mandato à disposição do prefeito eleito para levar o pleito para o governador Rui Costa (PT). 

   15. “Embora a obra de construção civil já esteja concluída, os técnicos da secretaria identificaram que precisava de projetos complementares, para que a UPA pudesse funcionar na sua plenitude. Como os equipamentos já haviam sido destinados à UPA, a pedido nosso, e como não houve manifestação da atual gestão em seguir com as obras complementares, a secretaria percebeu o desinteresse em colocar o equipamento pra funcionar e solicitou devolução. 

   16. - No entanto, se o prefeito eleito quiser terminar as obras complementares, me comprometo a levar o pleito para o governador e conseguir de volta os equipamentos”, disse o deputado.

   17. O vereador Hilton Coelho (PSOL) reafirmou neste sábado (31) ser candidato à Presidência da Câmara Municipal de Salvador. “Desejo a todas e todos um 2017 de conquistas e de resistência na defesa dos direitos que conquistamos e querem nos arrancar. Em relação à Câmara de Salvador, apresentamos nossa candidatura em defesa de princípios. Espero que as bases dos partidos de esquerda que se alinharam à candidatura do DEM, do vereador Léo Prates, se rebelem e exijam um Legislativo forte e independente”, disse.
 
   18. Ele acrescenta que a Casa deve “deixar de seu uma subsecretaria de pouca importância de ACM Neto. Há total ausência de autonomia em relação ao Executivo, rejeição às contribuições da sociedade civil organizada, debates bloqueados ou insuficientes, autoritarismo absurdo na forma de lidar com as demandas dos servidores e servidoras da Casa.

   19.  Esse é o saldo das duas últimas gestões na Casa e os malefícios se aprofundarão se não nos posicionarmos de forma firme. Apresentamos nossa candidatura como um desafio à próxima legislatura se ela quer ser independente ou submissa”.
 
   20. Quase 400 documentos já foram encontrados pela Guarda Civil Municipal nas três primeiras noites do Réveillon Salvador 2017. Todos eles estão sendo catalogados para publicação, com a identificação dos proprietários, no site da corporação, no endereço www.guardamunicipal.salvador.ba.gov.br. Os documentos poderão ser retirados na sede da Guarda, na Avenida San Martin, ao lado do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, na terça (03) e quarta-feiras (04), sempre das 8h30 às 17h30. 

  21. Os principais documentos encontrados na região da Praça Cairu são RG, CPF, título de eleitor, cartões de crédito e até crachás de identificação profissional. Nenhuma documentação perdida pode ser entregue durante o evento por uma questão de logística. No ato da retirada, é importante que o proprietário leve algum tipo de identificação, além do boletim de ocorrência da perda do item.