MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O Brasil é o país do repeteco. Antigamente, todo 1º do ano acontecia uma enxurrada de reajustes dos preços dos alimentos, transportes, remédios, tarifas cartoriais, IPTU, e outros. E não é que segue a mesma coisa em 2016 para chegar 2017! Tudo como antes no Quartel de Abrantes lembrando que as tarifas públicas - água, luz, telefone, etc - sempre sobem acima da inflação. Isso é histórico.
2. As passagens dos ônibus em Salvador vão aumentar 7%; os pedágios das BR-116 e BR-324 já subiram 20% e nem esperaram chegar o final do ano; o governo do estado tem PL na ALBA para reajustar as tarifas cartoriais, algumas delas em até 500%; os juros do cartão de crédito dos bancos já passa de 400% ao ano, recorde mundial, e o pão nosso de cada dia está nas alturas.
3. A gasolina? Ah! sim. Já subiu mais de 15% nas bombas. Está custando quase R$4,00 o litro em Salvador. A Petrobras diz que toda vez que dólar sobe de cotação tem que reajustar os combustíveis. Quando o dolar desce os preços seguem altos.
4. Felizmente, o prefeito de Salvador disse que não haverá reajuste do IPTU, em 2017, diante da inadimplência. Acertou. Sabem o que deu um pulo neste final de ano: rações de animais de estimação, mais de 20%. As escolas particulares subiram 12% nas mensalidades. Até dia 1º ainda faltam 5 dias e vamos ter muitas novidades até lá. Hoje, para variar as tarifas dos ônibus intermunicipais subiram 8.15%.
*****
5. Lembram daquela tragédia que aconteceu na Farmácia Pegue Pague, de Camaçari, com 10 mortos e 12 feridos. Até agora, ninguém foi culpado e a empresa nega que houvesse obra no primeiro andar. A tragédia completou 1 mês e cabe a Policia agilizar o processo. As familias das vitimas estão cobrando e já fizeram protestos em Camaçari.
6. Imagina-se que a Policia não vai demorar tanto tempo para apresentar um laudo final do que aconteceu. Veja que caiu um avião na Colômbia, com o time de futebol da Chapecoense, e em menos de 15 dias a Policia de Medelin afirmou com todas as letras que a aeronave caiu por falta de combustível. Hoje, além disso, disse que o avião estava com peso demais.
7. No Brasil, os laudos demoram demais e às vezes não se resolvem nada. Na Bahia, caso grave e demorado é da morte de uma professora em Riachão do Jacuipe que está a espera de um laudo do DPT. O caso já vai caminhar para completar seis meses.
******
8. Coordenador do serviço de psiquiatria do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), Lucas Argolo, conduzirá, a partir de 2017, uma nova parceria entre a unidade de saúde e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O psiquiatra – recém-aprovado em primeiro lugar no concurso para professor da instituição – pretende ampliar e qualificar, ainda mais, a assistência e ensino oferecidos no hospital.
9. “Com o convênio, o serviço de psiquiatria do HGRS ganha mais força. O objetivo é também consolidar nosso conceito de psiquiatria hospitalar”, destaca Argolo, que acrescenta: “acredito na vocação do Hospital Roberto Santos em ser uma escola para os bons profissionais que o mercado precisa”.
10. Transformar o HGRS em uma das principais referências do país na área de ensino e pesquisa é a meta da atual administração da unidade. Diretor-geral há cerca de um mês, o mestre e doutor em anestesiologia José Admirço Lima Filho chegou à instituição para realizar um trabalho de continuidade com foco no avanço das transformações iniciadas na gestão anterior, que renderam ao hospital o reconhecimento do Ministério da Saúde.
11 A "Feminização da Aids" é o tema da Quinta Temática do mês de dezembro deste ano, promovida pela Prefeitura, através da Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM), sob a coordenação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Loreta Valadares.
12. O evento será realizado na próxima quinta-feira (29), das 8h às 12h, no auditório do Núcleo Espírita da Polícia Militar, situado na Rua Conselheiro Spínola, nº 16, Barris, atrás da Biblioteca Central.
13. O evento terá como palestrante a enfermeira Shirley Coelho, especialista na Área de Docência em Enfermagem e Enfermagem do Trabalho. Atualmente, Shirley é enfermeira no Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa em Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV e Hepatites Virais, além de coordenadora na pós-graduação da Faculdade Social da Bahia, docente na pós-graduação em Enfermagem na Unijorge e no Portal Ciclo.
14. Em relação à nota intitulada “UPA de Escada fecha e encerra cerca de sete mil atendimentos ao mês”, publicada no último domingo (25.12) em diversos portais da internet, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) esclarece que o Relatório de Auditoria não recomenda o fechamento da UPA de Escada, mas tão somente que se regularize a contratação da entidade que explora o equipamento.
15. A auditoria na prestação de contas do exercício de 2015 da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), que ainda não foi definitivamente julgada pelo Plenário do TCE/BA, apontou a necessidade de regularização do processo de contratação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tipo III, no Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário do município de Salvador/BA.
16. Nesta terça-feira, 27, às 9h30min, o governador Rui Costa estará no município de Pindocaçu, no centro-norte do estado, para a inauguração do asfaltamento do trecho de 17 km da BA-131, ligando o povoado de Itapicuro ao distrito de Carnaíba. A obra vai beneficiar não só a população de Pindobaçu como também os moradores dos municípios de Saúde e Caem.
17. Serrinha: o deputado estadual Gika Lopes participa nesta quarta-feira (28), da entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ampliação do complexo esportivo no Bairro da Urbis, da quadra poliesportiva do Bairro Rodagem e da Praça da Comunidade Bela Vista.
18. As inaugurações serão realizadas pelo governador Rui Costa que também visitará o Centro de Esportes Unificados, no Bairro da Cidade Nova.
19. Seria bom que governador desse uma volta na cidade para verificar a sujeira que está por lá.
20. Nesta segunda-feira (dia 26), durante assinatura de contrato entre Governo do Estado e a Liga Bahiana contra o Câncer, para ampliação de atendimento de oncologia, Rui Costa desafiou a instituição a expandir seus serviço no interior.
21. O governador ofereceu a possibilidade um novo contrato para implantação dos serviços prestado pelo Hospital Aristides Maltez, mantido pela liga, no município de Caetité, situado na região sudoeste. “Existe no município um prédio hospitalar construído, até hoje sem uso, e nosso compromisso é levar unidade de tratamento de oncologia para aquela região”, afirmou Rui.
22. A unidade hospitalar foi construído pelo município, utilizando recursos de emenda de bancada. No momento, só parte da construção é utilizada por uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
23. O Réveillon de Salvador começa próxima quarta-feira (28), a partir das 18h, na Praça Cairu, no Comércio. Até o primeiro dia de 2017,milhares de pessoas devem passar pelo evento.
24. A Prefeitura montou um esquema especial que envolve montagem de estruturas e disponibilização de serviços públicos durante 24 horas nas mais diversas áreas, da saúde ao transporte público. A força-tarefa envolve cerca de 2,3 mil servidores e colaboradores.
25. Os detalhes do esquema de serviços foram divulgados pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, e demais dirigentes da Prefeitura, em coletiva realizada nesta segunda-feira (26), no Palácio Thomé de Souza.
26. O prefeito salientou que, mesmo com forte crise econômica que assola o país, o Réveillon Salvador 2017 será realizado de forma ampliada e terá como uma das novidades a conectividade com o público, que poderá acompanhar a festa online pelo canal do FitDance no Youtube.
27. Caso a pessoa esteja presente na Praça Cairu, poderá enviar mensagens com a hashtag #ReveillonSalvador2017 para interagir com o mundo e ter os posts publicados através nos telões do evento. “Salvador vai fazer o maior Réveillon de todos os tempos.
28. O ano letivo na rede estadual de ensino chegou ao final e os estudantes devem devolver os livros didáticos utilizados em 2016. Doados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os livros são distribuídos aos estudantes da rede pública, que devem fazer a devolução de acordo com o prazo determinado pelas unidades escolares.
29. Este ano, somente os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e ensino médio precisam devolver os livros, que serão reutilizados em 2017 por outras crianças. Os alunos do ensino fundamental 2 terão os livros substituídos por novos títulos e não precisam fazer a devolução, já que o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação, estabelece um período de três anos para o uso efetivo do livro em sala de aula.