Réu em 5 processos, 4 deles vinculados a Operação Lava Jato, PT quer antecipar campanhas
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O ex-presidente Lula da Silva já é réu em cinco processos judiciais, quatro deles na Operação Lava Jato. E, ao que se comenta no meio político, na iminência de ser preso, o PT anunciou hoje que pretende lançar a sua pré-candidatura à Presidência da República ainda no primeiro semestre do ano que vem, entre fevereiro e abril.
2. Ora, a eleição presidencial está prevista para outubro de 2018, então, ao que se pode constatar, o PT quer criar um fato político num ano em que se prevê dificuldades na economia e nas relações institucionais do país diante das delações da familia Odebrecht, com ramificações internacionais, incluindo os EUA no meio.
3. É só lembrar que, no caso da corrupção da FIFA, os EUA jogou pesado como sempre age no campo juridico e até hoje Marin tá confinado em Nova Iorque. Não teve apelo que era um homem de 80 anos e teve que amargar prisão e julgamento. agora, sob fiança, e em prisão domiciliar.
4. Segundo os estrategistas do PT, a proposta de lançar Lula candidato a presidente de forma antecipada é aproveitar politicamente a baixa popularidade do governo Michel Temer, e reforçar a defesa jurídica de Lula.
5. O PT defende formalmente a antecipação da eleição presidencial em caso de cassação da chapa Dilma Rousseff-Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Parte dos líderes petistas defende que Lula seja lançado candidato logo no começo do ano, em fevereiro, para se antecipar a possíveis condenações na Justiça que possam barrar sua candidatura ou até levar o ex-presidente à prisão em 2017.
6. A pré-candidatura de Lula reforçaria o discurso do PT, que acusa a Lava Jato de querer criminalizar as ações de seu líder máximo e do partido. Segundo os defensores da ideia, ao se colocar publicamente como candidato, o ex-presidente poderá se blindar parcialmente da força-tarefa em Curitiba.
7. Conforme esse raciocínio, com a pré-candidatura na rua seria mais fácil difundir a tese de que está em curso uma tentativa de interditar judicialmente a possibilidade de Lula disputar um terceiro mandato no Planalto. O bom desempenho do petista nas pesquisas de opinião reforça a estratégia.
8. "A necessidade de condenar Lula cresce na medida em que ele assume protagonismo nas eleições de 2018. Ao que parece a população começa a fazer a comparação entre os projetos", disse o coordenador do setorial jurídico do PT, Marco Aurélio de Carvalho. Outro grupo defende que a candidatura seja lançada durante o 6º Congresso Nacional do PT, marcado para abril, mas que pode ser adiado para maio.
*****
9. Apesar dos apelos o racionamento no abastecimento de água permanecerá pelo menos até julho do ano que vem em Vitória da Conquista. O novo Calendário de Abastecimento começou a chegar nas residências nesta semana justificando a medida por conta que “a situação das barragens que abastecem Conquista ainda não é confortável”.
10. A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna informa que recebeu parte dos recursos e iniciou o pagamento do 13º salário dos funcionários. Sendo assim, o SINTESI declarou encerrada a greve às 14h30min.
11. O cantor paulista Thiaguinho retorna ao Réveillon de Salvador com show na sexta-feira (30). O artista, que ficou conhecido no grupo Exaltasamba, promete animar o público com novidades e com repertório bem variado que inclui canções que fizeram sucesso na sua voz e os lançamentos do novo álbum "#VamoQVamo".
12. “Sempre tem novidades, mas não posso contar para não estragar a surpresa. No repertório vai ter "Caraca muleke", "Vamo que vamo", "Cancun", "Fotos antigas" e muito mais”, disse o intérprete.
13. O ano de 2016 realmente está atípico com a união sem sexo de Casagrande e Baby Consuelo.
14. Fundada com o objetivo de promover a proteção à vida, à família, à maternidade, à infância, à adolescência e velhice, a Associação Beneficente Esperança, localizada no bairro de Tancredo Neves, terá o reconhecimento do trabalho que desenvolve junto à comunidade. Por meio do Requerimento Nº 33/16, apresentado na Câmara de Salvador, o vereador Isnard Araújo (PRB) propôs que seja concedida à entidade a Declaração de Utilidade Pública Municipal.
15. Segundo o autor, a Associação Esperança “vem cumprindo as atribuições constantes no seu estatuto de forma relevante, tendo o mister de promover e estimular o desenvolvimento e pleno exercício da cidadania e o resgate social dos segmentos excluídos da sociedade, através de ações sociais afirmativas e do diálogo com o poder público”.
16. O vereador Sabá Carvalho (PRB) comemorou a aprovação da Declaração de Utilidade Pública da Associação Ombro Amigo, por meio de projeto de sua iniciativa. A entidade sem fins lucrativos fica localizada no bairro de Capelinha de São Caetano e desenvolve ações de promoção social e fomento ao empreendedorismo.
17. “O trabalho feito na Associação Ombro Amigo é fruto de uma ação multiprofissional que reúne psicólogos, médicos, assistentes sociais, enfermeiros, consultores e outros profissionais que oferecem seus serviços de maneira voluntária, como forma de diminuir o fosso social existente nas comunidades atendidas”, justifica Sabá.
18. O Centro da Ancestralidade, obra do Mestre Didi localizada na Rua da Paciência, no Rio Vermelho, está com as Pombas de volta após restauração promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM). Os itens da obra de arte, que haviam sofrido atos de vandalismo, foram recolocadas na quinta-feira (22). A recuperação ficou a cargo do Studio Argolo, contratada para executar a obra.
19. O crime foi cometido seis meses após a inauguração da nova Orla do bairro, tendo uma das pompas da obra totalmente danificada e a outra parcialmente atingida. Na ocasião, ambas as peças foram abandonadas pelo caminho e a hipótese levantada foi de que o acontecimento se deu em mais uma tentativa de furtar material de bronze. Como o material utilizado atualmente é de fibra de vidro, perde o valor comercial para quem pratica esse tipo de vandalismo.
20. O município de Vitória da Conquista terá, pela primeira vez, um Conselho Municipal de Cultura com representantes que foram eleitos democraticamente. O avanço é mais uma conquista ligada à criação do Sistema Municipal de Cultura na cidade, algo que envolve ainda a gestão do Fundo de Cultura e do Plano de Cultura.
Eixo 1: Artes visuais, design, moda, audiovisual e culturas digitais
Luiza Audaz (Titular)
Rafael Flores (Suplente)
Eixo 2: Dança, circo e teatro
Rayza Lélias (Titular)
Jeane Marrie (Suplente)
Eixo 3: Música, meios de comunicação, culturas populares, festas e ritos
Ricardo Benedictis (Titular)
Ana Paula Marques (Suplente)
Eixo 4: Literatura, bens culturais, educação patrimonial, museus, arquivos, bibliotecas, leitura e livros
Fábio Sena (Titular)
Mirtes Alves (Suplente)
Eixo 5: Políticas e gestão culturais e cultura identitária (LGBT, gênero, afro e indígena)
Keu Souza (Titular)
Andrea (Suplente)