Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TEMER ganha força e quer aprovar a Reforma da Previdência, já (TF)

O programa Selo da Diversidade Étnico-Racial, da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), contemplou 108 entidades que contribuíram com ações afirmativas e de igualdade racial ao longo do ano
13/12/2016 às 19:35
    MIUDINHAS GLOBAIS:
 
   1. Enfim, uma vitória para o presidente Michel Temer na aprovação pelo Senado, em segundo turno, da PEC dos gastos públicos em controle que vai durar 20 anos e ninguém acredita que persista esse tempo todo. Também não é a 'PEC da morte', como classifica a Oposição. Se diminurem (ou pararem) a roubalheira com o dinheiro público tem capilé para tudo - saúde, educação, saneamento, etc. Agora, o governo não pode é contar gastos e esfolar a população com aumentos dos seus serviços acima da inflação ou de quaisquer parâmetros.

  2. Não só o governo federal, mas, os estaduais também. Agora mesmo, a gasolina subiu 10% nas bombas e a inflação é de 5.6%. A energia ninguém controle. Sobe feito um foguete. E, anuncia-se que até malas nos aviões serão cobradas taxas, a parrtir de março. Querem que os passageiros viagem nus. Só pode.

   3. Na Bahia, por exemplo, o reajuste aos servidores, em 2016, foi 0%. A Embasa, no entanto, aumentou a água em 9%. E o governador enviou recentemente para a Assembleia Legislativa um PL reajustando as taxas cartoriais em 64.5% algumas delas e outras em até 500%. 

  4. Temer está animado e quer aprovar a Reforma da Previdência. Está certíssimo. Ouçou falar nessa reforma há decênios e nada acontece. Acha o presidente que a proposta apresentada pelo Executivo é a que o governo considera útil, mas que o Congresso vai balizar o texto como julgar necessário.

   5. “O palco para essa discussão como convém à democracia é o Congresso Nacional. É lá que eles vão receber as propostas e seremos obedientes naquilo que o Congresso deliberar”, disse, destacando que a matéria não passará mais pelo executivo.

   6. Temer disse ainda que é uma “obviedade” dizer que a reforma da Previdência precisa ser feita e diz que ao ter “coragem” para tocar a pauta o governo está “pensando nas gerações futuras”. “Não podemos ficar como aconteceu na Grécia que as pessoas batem às portas do Poder Público e não encontram dinheiro”, disse. “Por isso que estamos nos apressando em regulamentar a Previdência Social.”

   7. Em Brasília, baderneiros incendiaram ônibus e depredaram áreas da cidade. Até a Policia caiu na madeira. Diz-se que eram manifestantes contra a aprovação da PEC dos gastos. Manifestações têm limites e esses passaram de quaisquer limites.
                                                          *****
   8. Em discursos na Assembleia Legislativa da Bahia nesta terça-feira (13), o deputado estadual Targino Machado voltou a criticar a falta de produtividade da Casa. De acordo com o parlamentar, não há nenhuma motivação para os deputados produzirem suas falas, já que as cadeiras do plenário estão sempre vazias.

   9. “Qual é a motivação para os deputados virem para a Casa, produzirem algum discurso, para oferecerem esse discurso às cadeiras vazias? O caso é sério. Apesar de dar para sorrir, mas é preciso chorar. Chorar, porque nós estamos em nome da garantia institucional, em nome da democracia, sangrando em mais de 500 milhões de reais: a segurança pública, a saúde pública, a educação das nossas criancinhas, enfim, todos os serviços públicos que padecem de recursos que estão vindo para cá. 

   10. - Os recursos estão vindo para a Casa no pressuposto de que os deputados tem as suas prerrogativas, mas o conjunto da ópera está abrindo mão dessas prerrogativas”, disse. Para Targino, os deputados de governo na Bahia não estão preocupados com os anseios da sociedade, mas, sim, com os interesses do próprio governo.

   11. Houve resposta a Targino do deputado Rosemberg Pinto (PT), o qual disse que a Assembleia está cumprindo seu dever e papel muito bem. E chegou a haver um bate-boca entre ele e Targino.

   12. O município de Salvador está autorizado por duas leis municipais sancionadas hoje (13) pelo prefeito ACM Neto a contratar operações de crédito junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Banco Internacional Para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird),  no valor total de US$ 317,5 milhões. 

   13. Os recursos serão investidos pela Prefeitura na primeira etapa do Programa de Saneamento Ambiental e de Urbanização do Subúrbio (projeto Novo Mané Dendê) e no Programa Salvador Social, destinado à ampliação do acesso da população de Salvador à educação, saúde e assistência social. 

   14. Para o programa Mané Dendê foi autorizada a contratação de U$ 67,5. Somado à contrapartida de igual valor da Prefeitura, a iniciativa vai beneficiar mais de 80 mil habitantes dos bairros de Alto Santa Terezinha, Itacaranha, Plataforma e Rio Sena. Estão previstas intervenções de saneamento, drenagem, desenvolvimento urbano, social e ambiental, além do fortalecimento institucional.

   15. Já está em curso o convênio de cooperação técnica assinado com o BID, destinado ao planejamento e preparação do programa, no valor de U$750 mil. O convênio prevê estudos para elaboração de avaliação ambiental e plano diretor de reassentamento, produção de documentos e produtos para o planejamento operacional e sistematização dos aspectos conceituais e técnicos. Também deverá ser realizado diagnóstico geral do serviço de coleta e disposição final de resíduos sólidos em Salvador, com a criação de um projeto piloto de resíduos sólidos.​

   16. A crise não está tão assustadora na Bahia. Nesta terça, 3 secretários de estado, almoçavam no Restaurante Pereira do Paralela Shooping, cada qual com acompanhantes, em suas mesas. E noutra, uma turma da Saeb também dava vivas a Noel.

   13. Sei não! mas, tá um zum-zum-zum no TJ/BA circulando pelos corredores da Assembleia.

   15. A Prefeitura de Ilhéus, por meio das portarias de números 555 e 556, publicadas no Diário Oficial nesta segunda-feira, 12, convoca nove aprovados no concurso realizado para provimento de vagas na administração municipal. Os futuros servidores públicos vão ocupar os cargos de procurador (8e psicólogo (1) e têm 30 dias para se apresentarem à Gerência de Recursos Humanos, no Prédio Anexo de Secretarias, no centro da cidade, para entrega de documentação.
 
   16. O Procurador Geral do Município, Otávio Augustus Carmo,  ressalta as medidas adotadas durante a atual gestão visando a reorganização institucional da Procuradoria, com a realização do primeiro concurso público da história de Ilhéus para essa carreira e alteração, por lei, da estrutura administrativa do órgão, dentre outras.

   17. O presidente Marcelo Nilo (PSL) está tranquilo com sua reeleição a presidência na Assembleia. Já teria garantido 31 votos. E vocês sabem que ajudou o deputado Isidório desistir de sua candidatura e apoiar Nilo? Conto nada. Mas, foi gente fortíssima.

   18. A Câmara Municipal de Santa Bárbara concedeu, na noite desta segunda-feira (12), em sessão concorrida, o Título de Cidadão Barbarense ao deputado estadual Marcelino Galo (PT). A honraria, aprovada por unanimidade, foi outorgada pelo vereador Luciano Locutor (PT), que destacou a relação histórica de Galo com a cidade, ainda como engenheiro agrônomo, e suas contribuições para o desenvolvimento do município desde a década de 70. 

   19. “Galo sempre esteve presente em nosso município, mesmo antes de ser deputado, com participação muito importante no desenvolvimento e entrega de mais de 2 mil cisternas para captação de água de chuva, política pública que é muito importante para a população do nosso município”, argumentou Luciano, aplaudido pelo plenário. 

   20.  “Lutou também para garantir que a população do campo tivesse acesso a energia elétrica, de modo que hoje a realidade do campo em nossa cidade é muito diferente”, enfatizou o parlamentar, que relatou outras iniciativas do deputado para Santa Bárbara. 

   21. O governador Rui Costa recebe a imprensa para um café da manhã com panetone no próximo dia 19, no Palácio Rio Branco, centro. Vai fazer um balanço do ano.

   22. O programa Selo da Diversidade Étnico-Racial, da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), contemplou 108 entidades que contribuíram com ações afirmativas e de igualdade racial ao longo do ano. A outorga da premiação ocorreu na tarde desta terça-feira (13), no Hotel Monte Pascoal, no bairro da Barra, e contou com a presença da titular da Semur, secretária Ivete Sacramento, de autoridades, representantes dos contemplados e convidados. 

   23. A concessão do selo é renovada anualmente e, para se garantir entre os premiados, as instituições e empresas devem atender a diversos critérios pré-estabelecido por um Comitê Gestor. No caso de cumprimento das regras por um período de três anos, com notas acima de oito, a entidade recebe ainda o Selo Excelência. Por outro lado, o descumprimento das diretrizes implica em exclusão do grupo. 

   24. A população do Oeste Baiano terá uma opção a mais para ingressar numa pós-graduação gratuita e de qualidade no próximo ano. A UFOB acaba de aprovar o novo curso de especialização em Geografia, com ênfase em análise territorial e ensino.
 
   25. Fundamentada em propostas curriculares contemporâneas, a especialização foca no fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão, buscando a formação continuada de profissionais de Geografia e áreas afins com competências e habilidades para atuar tanto no ensino, por meio da formação continuada, quanto no planejamento territorial.
 
   26. A ideia é aprimorar as práticas docentes no espaço escolar, a partir do incentivo à pesquisa e do exercício da cidadania crítica dos discentes. Além disso, oferecerá uma  formação voltada para a realidade regional, destacando elementos que abordem aspectos da identidade territorial e cultural e do planejamento.