Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CHAPE une o Brasil com sentimento de compaixão e país mostra sua cara

A Federação Internacional da Cruz Vermelha quer abrir um escritório para a América do Sul, em Brasília. A informação é do presidente da Frente Parlamentar da Cruz Vermelha Brasileira (CVB), deputado federal (PTB-BA), Benito Gama
29/11/2016 às 22:11
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O mundo da bola uniu o Brasil nesta terça-feira, 29, diante do acidente que matou quase toda equipe de futebol da Chapecoense, 21 jornalistas e a tripulação (salvou-se uma comissária) do avião que caiu próximo de Medelin, na Colômbia, onde a Chape disputaria a final da Copa Sulamericana.

   2. A tragédia de hoje abalou muito mais os brasileiros do que o voo da Gol que se chocou com a asa do Legacy na altura da Serra do Cachimbo matando 154 pessoas e o acidente com o avião da TAM, em São Paulo, com 190 mortos, no voo Porto Alegre a São Paulo. 

   3. Comoveu mais porque os meios de comunicação, hoje, são mais dinâmicos, há uma interatividade em tempo real, e segundo porque se trata de uma equipe de futebol que era o xodó do campeonato brasileiro. E futebol é a paixão nacional.

   4. A Chapecoense, nome que significa filha de Chapecó, cidade do Oeste de Santa Catarina produtora de alimentos, popularmente conhecida como Chape, era (e é) um time tão simpático, com seu estilo provinciano do interior brasileiro, que todos cronistas esportivos e os torcedores do futebol, das pessoas que amam o futebol, o esporte mais popular do mundo, adoram a Chape.
 
   5. O video que foi exibido nas redes sociais e nas emissoras de TV mostrando os jogadores da Chape, alegres, vibrantes, enaltecendo seu time no vestiário é emocionante demais. Estava num restaurante quando foi exibido e vi vários baianos chorando.

   6. O país entrou quase em estado de choque, desde o presidente da República ao balconista de uma loja; de ministros a garis; de artistas a pessoas comuns; de ricos a pobre. 

   7. Condolências foram expressas por autoridades, entidades, clubes, associações, etc, do Brasil e do exterior. A cidade de Chapecó está paralisada, congelada no tempo, e sua população atônita, desamparada, pedindo socorro, num clima de consternação coletiva que, infelizmente, ainda vai durar alguns dias até o sepultamento das vitimas.

   8. É dificil expressar que sentimento de piedade, de compaixão, de dor, tomou conta deste país nesta terça-feira. Na sessão da Assembleia Legislativa da Bahia, hoje, todos os deputados que foram a tribuna exaltaram a Chape e expressaram condolências.

   9. E esse sentimento foi nacional. Há muito não se via esse tipo de atitude coletiva tomar conta do Brasil. Há esperança nessa terra. Há dor, mas há fé, persistência, altivez. E um país com esse caldo de cultura ninguém derrotará, jamais.
                                                                             *****
   10. Dois deputados da Bancada de Oposição conquistaram o título de Destaque Parlamente de 2016, com votos dos jornalistas que cobrem a Assembleia Legislativa da Bahia. São eles:  Adolfo Viana (PSDB), que recebeu 14 votos e o peemedebista Hildécio Meireles, com 13 votos. 

   11. Os dois parlamentares oposicionistas são reconhecidos tanto pela imprensa como pelos seus pares pelos combativos pronunciamentos na tribuna da Casa, cobrando do Executivo ações de segurança pública, sáude, educação e infraestrutura. 

   12. Adolfo Viana é membro do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Alba e líder do bloco parlamentar PRB/PSDB/PSC/PV. Hildécio Meireles é presidente da Comissão de Infraestrutura. Desenvolvimento Econômico e Turismo e vice-presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle. 

   13. Também foram eleitos Destaques 2016 o presidente da Alba, Marcelo Nilo, com 21 votos e o deputado Alex Piatã, com 11 votos.

   14. Cândido Pinheiro foi agraciado com o prêmio O Equilibirsta, considerado o “oscar” do mundo das finanças. Na mesma premiação, o Hapvida foi eleito a empresa Padrão 2016
 
   15, O presidente do Sistema Hapvida Saúde, Cândido Pinheiro, recebeu, no dia 23 de novembro, o prêmio Equilibrista, concedido pela seccional do Ceará do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-CE). A entrega da premiação aconteceu durante a 6ª edição do evento, no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza. 

   16. Na mesma cerimônia, o Hapvida foi agraciado como a Empresa Padrão 2016. Estranho é só o titulo do prêmio: Equilibrista.

  17. O aluno Marcos Paulo Jesus dos Santos, do 3º ano do ensino médio do Colégio da Polícia Militar Diva Portela, em Feira de Santana, conquistou através da redação “Esporte: poderosa ferramenta” a única vaga para representar a Bahia no Programa Senado Jovem Brasileiro.

    18. Realizado anualmente, o Programa Senado Jovem Brasileiro engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal.  Ao todo são selecionadas as 27 melhores redações, sendo uma de cada estado do Brasil. Com a premiação, Marcos Paulo vai para Brasília  e participará do processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República. 

   19. A Federação Internacional da Cruz Vermelha quer abrir um escritório para a América do Sul, em Brasília. A informação é do presidente da Frente Parlamentar da Cruz Vermelha Brasileira (CVB), deputado federal (PTB-BA), Benito Gama, que esteve reunido hoje (29), com a presidente da Instituição CVB, Rosely Sampaio e o secretário-geral da Federação, Elhadj As Sy, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional – CREDN da Câmara dos Deputados. 

   20. O secretário-geral da Federação, Elhadj As Sy pediu o apoio do deputado federal, Benito Gama, no pleito apresentado e o convidou, juntamente com a delegação brasileira, para a reunião que acontecerá em Genebra, sede da Federação, com membros da Cruz Vermelha e médicos sem fronteiras.

   21. O senador Roberto Muniz (PP/BA) apresentou ao presidente Michel Temer e aos ministros Bruno Araújo (das Cidades) e Helder Barbalho (da Integração Nacional) sugestões de ações perenes para uma política eficiente de recursos hídricos no Brasil. Em reunião no Palácio do Planalto nesta terça-feira (29), Muniz defendeu que medidas pontuais adotadas sobre melhor uso da água podem ajudar as regiões Norte e Nordeste a conviverem com os longos períodos de estiagem.
 
   22. “A gente está tirando água do semiárido, onde não há, para levar para grandes cidades, que são litorâneas”, enfatizou, ao defender medidas urgentes, como o uso múltiplo da água. Ele sugeriu a oferta de linhas de crédito para a agricultura ter acesso às novas tecnologias, diminuir gastos e garantir o uso racional da água.

   23. A provável pré-candidatura de Rui Costa a presidente parece que vai de vento em popa a julgar pelos banneres que a Secom põe em site de Brasília. Tá muito bem!

   24. A deputada Luiza Maia (PT) disse na ALBA que "nosso governo (de Rui) não pode seguir o modelo autoritário de Brasilia (de Temer) e querer privatizar a Embasa.

   25. Voltado para um público formado por comunidades de terreiros de candomblé, quilombolas, capoeiristas, baianas do acarajé e empreendedores negros, dentre outros, a Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) finaliza, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, a série de encontros realizados para marcar o mês da consciência negra.
 
   26. A ação, que acontece nesta terça-feira (29/11) e na quarta-feira (30/11), tem o apoio da Prefeitura de Cachoeira, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Como parte dos seminários Tecendo a Rede do Turismo Étnico-afro – Desenvolvimento do Turismo na Bahia, as atividades são realizadas no Cine Theatro Cachoeirano.

   27. Concluído o calendário obrigatório de cadastramento dos contribuintes no Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e) e com a ferramenta atingindo a marca de mais de 170 mil usuários, a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) começou a tornar inaptas as empresas inscritas no cadastro do ICMS que não fizeram a adesão dentro do prazo previsto. 

   28. Esses contribuintes ficam, na prática, impedidos de fazer compras, vendas e emitir notas fiscais, mas podem fazer a regularização imediatamente, bastando apenas aderir ao DT-e no site da Sefaz-Ba e em seguida reativar o CNPJ na página da Receita Federal.

   29. Novo canal de comunicação com os contribuintes implantado a partir do programa Sefaz On-Line, o Domicílio Tributário Eletrônico permite ao fisco estadual encaminhar avisos, intimações e notificações, atualizações sobre atos administrativos e uma gama de informações personalizadas sobre a vida fiscal da empresa, antes só acessíveis aos contribuintes de forma presencial. 

   30. Entre estas informações estão eventuais pendências fiscais, processos em andamento, extratos de débitos, documentos de arrecadação pagos e dados cadastrais.

   31. O prefeito ACM Neto dá coletiva nesta quarta-feira para anunciar uma reforma administrativa. Vamos ver se vai democratizar a comunicação.