Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CASO GEDDEL E O LA VUE bate na porta de Temer o qual também é acusado

Caged aponta perda de 5.601 postos com carteira assinada na Bahia somente no último mês de outubro
24/11/2016 às 20:48
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O caso Geddel Vieira Lima e a provável interferência no IPHAN para beneficar-se na edificação de um prédio na Ladeira da Barra, em Salvador, que resultou na demissão do ministro da Cultura, Marcelo Calero deixou de ser localizado e chegou ao presidente da República, o qual, segundo Calero a PF também interfeiu para que encontrasse uma solução para o conflito Geddel.

   2. Em depoimento à polícia, o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero acusou Geddel de fazer pressão indevida para que ele forçasse o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), conceder licença ao empreendimento mesmo contra parecer técnico da área.

   3. Calero também acusou o presidente Michel Temer de reforçar a pressão de Geddel contra ele. Segundo o ex-ministro, numa reunião no Palácio do Planalto, Temer mandou que ele "construísse uma saída para que o processo fosse encaminhado a AGU (Advocacia-Geral da União), porque a ministra Grace Mendonça teria uma solução".

   4. Depois da reunião, decepcionado com os desdobramentos do caso, Calero decidiu pedir demissão do Ministério da Cultura e denunciou os supostos crimes. Por meio do Porta-voz, Temer confirmou a conversa com Calero, mas nega tê-lo pressionado.

   5. Admite-se que a Procuradoria-Geral da República deverá pedir abertura de inquérito para apurar supostos crimes cometidos pelo o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, em favor da liberação das obras do prédio La Vue. 

   6. Na noite desta quinta-feira (24), o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, fez um pronunciamento à imprensa no qual disse que Temer procurou Calero duas vezes para tentar resolver o "impasse" entre ele e o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima.
 
   7. Segundo Camarote, em seu blog, no pronunciamento lido por Parola, o porta-voz afirmou: "Surpreendem o presidente da República boatos de que o ex-ministro teria solicitado uma segunda audiência, na quinta-feira, somente com o intuito de gravar clandestinamente conversa com o presidente da República para posterior divulgação".

   8. Agora, se aparecer uma gravação, sabe-se lá com quem, se Geddel ou Temer, aí o ministro por ser mais fraco que o presidente fica insustentável.
                                                                        *****
   9. As informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apontam que o estado contabilizou um saldo negativo de 5.601 postos de trabalho com carteira assinada em outubro de 2016. O resultado expressa a diferença entre o total de 43.240 admissões e 48.841 desligamentos. 

   10. O saldo registrado em outubro situou-se em um patamar superior ao contabilizado em igual mês do ano anterior (-10.409 postos), e inferior ao do mês de setembro de 2016 (-337 postos, incluindo as declarações fora do prazo.

   11. Setorialmente, sete segmentos exibiram saldos negativos na Bahia em outubro: Serviços (-2.163 postos), Construção Civil (-1.136 postos), Comércio (-1.125 postos), Administração Pública (-711 postos), Agropecuária (-482 postos, Serviços Industriais de Utilidade Pública (-162 postos) e Extrativa Mineral (-101 postos). Em contrapartida, apenas o setor Indústria de Transformação (+279 postos) absorveu trabalhadores celetistas nesse mês.

   12. No acumulado dos últimos dez meses, seis setores de atividade registraram saldos negativos, destes, o pior desempenho foi o de Serviços (-22.533 postos), seguido por Comércio (-15.747 postos), Construção Civil (-13.808 postos), Indústria de Transformação (-1.272 postos), Serviços Industriais de Utilidade Pública (-942 postos) e Extrativa Mineral (-921 postos). Os setores que apresentaram saldos positivos foram: Agropecuária (+5.515 postos) e Administração Pública (+1.879 postos).

   13. A Bahia (-5.601 postos) ocupou a 9ª posição no saldo de postos de trabalho dentre os estados nordestinos e a 23ª posição no Brasil, em outubro de 2016. Na Região Nordestina, sete estados apresentaram saldos negativos. O estado com o menor saldo foi a Bahia (-5.601 postos), seguido por Pernambuco (-3.549 postos), Ceará (-2.136 postos), Piauí (-1.797 postos), Paraíba (--850 postos), Rio Grande do Norte (-736 postos), e Maranhão (-410 postos). Duas unidades criaram posições de trabalho com carteira assinada: Alagoas (+5.832 postos) e Sergipe (+1.932 postos).

    14. No acumulado dos dez últimos meses, a Bahia apresentou um saldo de emprego da ordem de -47.829 postos de trabalho, levando-se em conta a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo. Este resultado fez com que o estado ocupasse a 24ª posição no país e a nona no Nordeste no que diz respeito à geração de empregos com carteira assinada. 

   15. A Bahia (-47.829 postos) foi seguida por Pernambuco (-34.247 postos), Ceará (-30.431 postos), Sergipe (-13.109 postos), Rio Grande do Norte (-11.790 postos), Piauí (-10.892 postos), Maranhão (-10.752 postos), Alagoas (-10.610 postos) e Paraíba (-7.567 postos). Todos os estados nordestinos totalizaram saldo negativo no acumulado de janeiro a outubro de 2016.

   16. Análise RMS e Interior – Analisando-se os dados referentes aos saldos de empregos distribuídos no estado em outubro de 2016 constata-se que o resultado do emprego foi negativo tanto na RMS como no interior. De forma mais precisa, na Região Metropolitana de Salvador foram fechados 2.793 postos de trabalho e o interior fechou 2.808 posições celetistas.

   17. Quanto ao saldo de emprego de janeiro a outubro de 2016, enfatiza-se que a RMS fechou 44.439 postos de trabalho celetista e o interior encerrou 3.390 postos de trabalho com carteira assinada.

   18. Análise municipal – Entre os municípios com mais de 30 mil habitantes que tiveram os menores saldos de empregos em outubro de 2016, ressaltam-se Salvador (-2.891 postos), Feira de Santana (-554 postos) e Juazeiro (-427 postos). Em contrapartida, Camaçari (+482 postos), Itabuna (+238 postos) e Morro do Chapéu (+178 postos) se destacaram na criação de novas oportunidades de trabalho formal na Bahia.

   19. Análise das admissões e dos desligamentos – Na Bahia, em outubro, o saldo total, ou seja, a diferença entre todas as admissões e desligamentos contabilizou -5.601. Porém, a subtração apenas dos desligamentos por demissões do somatório de todas as formas de admissões revela saldo de 9.451.

   20. Neste sábado (26), centenas de coaracienses e amigos de Coaraci realizam a 22ª edição da FestCoas e o local escolhido para a já tradicional confraternização em torno do pequeno município da região cacaueira baiana foi o Bar e Restaurante Caranga, na orla marítima de Salvador. 

   21. Desde sua primeira edição, em 1994, o encontro dos filhos de Coaraci tem servido para reunir em Salvador um grande grupo de pessoas com algum tipo de ligação afetiva com o município, residam ou não atualmente na capital baiana.

   22. Realizado sempre no último sábado de novembro, entre o meio dia e a meia noite, o evento tem entre suas características o fato ser completamente espontânea, sem cobrança de taxas ou distribuição de convites, e também não sofrer nenhum tipo de influência política, servindo para congregar amigos que se vêm sempre vários outros que há muito tempo não se encontram. 

   23. Para a animação musical, os artistas também são de Coaraci, os irmãos Ícaro e Anderson, Gel e Banda e Mara Bahia.

   24. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou o Cronograma de Matrícula para o Ano Letivo de 2017. Com o objetivo de proporcionar maior comodidade e agilidade à entrada de estudantes na rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação disponibiliza o Sistema de Matrícula Online, por meio do qual os alunos, pais e/ou responsáveis, podem realizar a Matrícula para o Ano Letivo de 2017 pela internet em Salvador e mais 26 municípios do interior (Veja abaixo). Basta acessar o Porta da Educação (www.educacao.ba.gov.br/matricula)

    25. O processo começa com a rematrícula a partir desta segunda-feira (28) e prossegue até 30/12, exclusivamente, para os alunos que já estão matriculados, com frequência regular no ano letivo de 2016, nas escolas estaduais. A matrícula segue de 24 a 31 de janeiro para alunos que irão mudar de escolas e alunos novos. 

   26. Todos os estudantes já matriculados na rede estadual podem fazer a rematrícula pela internet. Para tanto, os pais, mães, responsáveis ou estudantes maiores de 16 anos, devem digitar o código na carta de renovação que o aluno recebe na escola no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br/matricula). Esta carta de renovação deverá ser devolvida à secretaria escolar para efetivar a renovação da matrícula.

   27. Diante da polêmica gerada na Câmara em torno da proposta de criminalizar o caixa dois, o presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), adiou nesta quinta-feira (24) a votação do pacote de medidas contra a corrupção. O deputado do DEM disse que o tema será retomado na próxima terça-feira (29).

   28. A decisão foi tomada porque não houve consenso entre os partidos sobre o texto a ser votado. O parecer do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) foi aprovado por unanimidade na comissão especial que discutia o tema, mas foi criticado por parte dos parlamentares.

  29. "A nossa obrigação é, de cabeça erguida, discutir essa matéria, que eu disse, desde o início, que, votada na comissão, estaria pronta para ser votada no plenário em seguida. E vamos acabar com essa discussão de anistia. Não há anistia de um crime que não existe. Isso é só um jogo de palavras para desmoralizar e enfraquecer o parlamento brasileiro. Temos a nossa responsabilidade e de hoje até terça-feira, ouvindo todos os líderes, todos os parlamentares que quiserem participar, e ouvindo os presidentes de partido, nós vamos tomar uma decisão sobre essa matéria", afirmou