Nesta quarta-feira (23), a Sedes estará em São Tomé de Paripe, Subúrbio Ferroviário de Salvador, levando serviços para mais perto da população que deles necessita
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. É um exagero de parlamentares da oposição na Assembleia Legislativa afirmarem que o governador Rui Costa (PT) abdicou ao poder entregando-o para Jaques Wagner, o qual passou a ser uma espécie de José Bonifácio de Andrade e Silva (o Patriarca da Independênca) que deu as cartas e as ordens no governo de Dom Pedro I.
2. Diríamos que Rui não chegou a tanto, mas, decisão tão inusitada como esta, de nomear um ex-governador, seu tutor político, para seu gabinete, óbvio que se não perde o poder passa a dividí-lo.
3. Tanto isso parece ser verdadeiro que o próprio Wagner apressou-se a colocar em seu twitter após sua posse no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes) avisando que, "quem decide é Rui" e ele está no governo para somar, para dar sua contribuição a Bahia.
4. Em sua fala, o governador disse que a proposta é o Codes circular pelo estado a partir de 2017 para ouvir propostas de produtores e melhor o desenvolvimento do Estado, o que só fez, de alguma maneira, levantar mais suspeitas de que Wagner, em 2018, será o cara.
5. Evidente que um auxiliar do porte de Wagner, conhecedor dos meandros dos poderes estadual e nacional, é de grande valia para o Estado e também para o governador Rui Costa que tem se saído como um gestor razoavelmente bem avaliado pela população, mas, é muito criticado no plano politico, tanto ele, como sua entourage, especialmente, Josias Gomes.
6. Daí a suspeita da oposição de que Wagner além de 'alavancar o tal desenvolvimento do estado' vai também cuidar da parte politica do governo, do relacionamento nas esferas municipais, estadual e federal. E óbvio, mais uma vez, que Rui perderá poder.
7. Como vai se processar esse entendimento só a prática dirá. Ambos, Wagner e Rui são moldados no 'lulismo', o ex-governador sempre considerou Lula o maior político de todos os tempos no país, e se entendem muito bem, tanto que Wagner 'elegeu' Rui deputado federal e depois troux-o para perto de sí fazendo-o governador da Bahia.
8. Mas, a vida como é ela, relacionamento é um negócio dificil, tem outras pessoas e ingredientes pelo meio, há grupos políticos distintos no âmbito do próprio PT, e só dando um exemplo aqui bem rapidinho, o ex-secretário de Saúde de Wagner, Jorge Solla, hoje deputadpo federal, não se bica com o secretário de Rui Costa, Flávio Vilas Boas.
9. Portanto, vamos aguardar o andar da carruagem para avaliar mais adiante. Mas, desde já, uma coisa é certa, Rui já perdeu um pouco do poder como governador.
*****
10. Desde a última sexta-feira (18), a Defesa Civil de Salvador (Codesal), através do Centro de Monitoramento e Alerta (Cemadec), está monitorando a evolução da chuva que incide sobre a capital baiana. Segundo dados dos pluviômetros automáticos instalados em diversos pontos da cidade, o local que mais choveu nas últimas 24 horas foi o bairro de Nova Esperança, contabilizando 76mm.
11. Todos os órgãos do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (Smpdc) permanecem de prontidão para atender toda e qualquer demanda relacionada aos efeitos das chuvas. De sábado (19) até o final da tarde desta segunda-feira (21), a Codesal recebeu 49 solicitações de emergência, a maioria relacionadas a ameaça de desabamento de imóveis, com 26 chamados. Nenhum incidente grave foi registrado. As chuvas devem diminuir nas próximas 72 horas.
12. A problemática da água e sua relação com as comunidades ribeirinhas são tema do VIII Workshop Rio São Francisco: Cultura, Identidade e Desenvolvimento, que acontece em Salvador, no próximo dia 28 de novembro, a partir das 8h30min, na Associação Comercial da Bahia.
13. As inscrições podem ser feitas no local em troca da doação de 1kg de alimento não perecível. O encontro precede o 8º Fórum Mundial da Água, maior evento global sobre água, que será sediado no Brasil em 2018.
14. Realizado pela UNIFACS em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o evento vai reunir pesquisadores e profissionais de diversas áreas em atividades como mesas redondas, palestras e exibição de documentários. O Albright College e Companheiros das Américas - Comitê Bahia-Pennsylvannia também são parceiros na realização.
15. A abertura do evento conta com a presença do senador Otto Alencar, com a fala ‘Salve o Velho Chico’. Em seguida, o diretor do Worldwatch Institute (WWI) no Brasil, Eduardo Athayde, abre os trabalhos com a palestra ‘A problemática da água’. Uma mesa redonda, às 10h, discute o tema ‘A bacia do São Francisco e a problemática quanto aos usos de suas águas’, com participação de professores doutores da UFBa, Univasf e Unifacs.
16. A Prefeitura-Bairro de Cajazeiras, localizada na Rua da Paciência, sem número, em Cajazeiras 8, estará com o atendimento temporariamente suspenso para serviços de manutenção nos equipamentos. A unidade, que atende 600 pessoas por dia, em média, será reaberta na próxima segunda-feira (28), em horário normal de atendimento, de 8h às 17h.
17. Todos aqueles cidadãos que possuem atendimento agendado para esta semana referente ao Bolsa Família serão contactados pela coordenadoria-geral das Prefeituras-Bairro, por telefone, para remarcação. Para os demais serviços, a orientação para quem reside em Cajazeiras é procurar a Prefeitura-Bairro de Pau da Lima, situada na Avenida São Rafael, número 186, São Marcos, das 8h às 17h.
18. Para avaliar a aplicação da Lei Anticalote - que resguarda os direitos dos trabalhadores terceirizados que prestam serviço ao Governo do Estado - a deputada estadual Maria del Carmen, autora da proposição, vai realizar debate, nesta quarta-feira (23), às 14h, no Auditório da Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador.
19. De acordo com a parlamentar, o objetivo é fazer um balanço do funcionamento da referida lei, que se tornou mais efetiva a partir de 1º de julho deste ano, inclusive com a revisão de diversos contratos de terceirização na administração estadual por determinação do governador Rui Costa.
20. Segundo ela, diversos órgãos realizam pagamentos de salário e outros direitos diretamente na conta dos trabalhadores por conta de quebra de contrato com terceirizadas, num processo lento, o que resulta em tensões. Além disso, ainda há casos de falta de pagamento de salário, rescisão contratual e outros direitos trabalhistas por parte de terceirizadas. “Dessa forma, entendemos que a audiência pode ser um momento importante para recomendação de ajustes e ações corretivas”, justifica Maria del Carmen.
21. Nesta quarta-feira (23), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sedes) estará em São Tomé de Paripe, Subúrbio Ferroviário de Salvador, e também em Canabrava, levando serviços para mais perto da população que deles necessitam. É o projeto Sedes em Movimento.
22. O atendimento do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM) em São Tomé de Paripe será realizado das 9h às 15h. Os interessados em conquistar uma vaga no mercado de trabalho devem se dirigir ao Restaurante Prato Popular, localizado na Rua Santa Filomena, s/n. É importante levar os originais da Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS.
23. Já em Canabrava, além dos serviços do SIMM, a população vai contar ainda com o atendimento do Centro do Empreendedor Municipal (CEM) e da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon). A ação será das 9h às 13h, no Centro de Convivência Socioassistencial Canabrava, localizado na rua Ártemio Valente, s/n (Antiga estrada de Canabrava), próximo ao Barradão, ao lado da antiga balança da Limpurb, antes da Coperbrava.
24. O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, através da sua Delegacia Sindical (DS) de Salvador, informa que entram em greve geral nos dias 22, 23 e 24/11 e nos dias 29/11, 30/11 e 01/12 em todas as unidades da Receita Federal do Brasil.
25. A iniciativa é resultado do descaso do Governo Federal face ao risco de perda de autonomia da Receita Federal do Brasil para que possa cumprir a sua missão institucional, representada pelo relatório do Projeto de Lei 5864/2016. O movimento é nacional e envolve a participação de mais de 18 mil auditores em todo o país.
26. A DS/Salvador informa que nos dias de paralisação não ocorrerá desembaraço aduaneiro nas zonas primárias (portos e aeroportos). Serão liberadas apenas cargas vivas, cargas perigosas, medicamentos, alimentos perecíveis, urnas funerárias, fornecimento de bordo e bagagens acompanhadas conforme especificações do Caderno de Orientações do Comando de Mobilização Nacional.
27. O relatório do projeto de Lei 5864/2016, tramitando na Câmara dos deputados coloca em risco o acordo firmado com os Auditores Fiscais e representa grave ameaça à autonomia do cargo e da própria Receita Federal do Brasil.
28. “Queremos que as nossas atribuições e prerrogativas sejam preservadas. Estamos buscando, demonstrar à sociedade a necessidade de resguardar a autonomia do auditor-fiscal. Esperamos que o governo atue de forma contundente, pois tem força no Congresso, para que a Receita não saia enfraquecida com essa proposta legislativa”, afirma Cláudio Lessa, diretor de comunicação da DS/Salvador.