Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NO PLANO NACIONAL, Alckmin foi o grande vencedor de eleições 2016 (TF)

O diretor executivo e sócio da Terwal Máquinas, Alceu Roberto Filho, foi o vencedor do Troféu Lojista do Ano 2016, premiação realizada pela CDL Salvador
31/10/2016 às 21:15
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O Brasil deu uma guinada para a centro-direita após balanço das eleições municipais de 2016 sendo o seu maior vencedor no plano nacional, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o qual fez o prefeito da capital no 1º turno, João Dórea, a maioria dos prefeitos do interior deste estado, e pôs fim ao 'cinturão vermelho' do PT no ABCD, a região metropolitana industrial de SP. Na Grande SP o PSDB elegeu 11 prefeitos.

   2. O PSDB vai governar 34.4 milhões dos 144 milhões de eleitores brasileiros, aqui, sem considerar as abstenções, a partir de 2017.  O perdedor, nesse campo, foi o senador Aécio Neves, o qual, já havia perdido o governo de Minas Gerais para Fernando Pimente (PT) e agora perdeu a Prefeitura pra Alexandre Kalil, do PHS.

   3. Imagina-se que, diante de tal cenário, o PSDB deverá apresentar Alckmin como candidato a presidência da República, em 2018, e é bem provável, que, agora, se não fizer o presidente da Câmara dos Deputados terá uma forte influência, o mesmo acontecendo no Senado. Aécio, se tiver algum juizo, cede espaço ao paulistano e não ficará fazendo empecílios. Se o fizer, o PSDB se prejudica.

   4. Quem também avaçou foi o PRB do bispo licenciado Marcelo Crivella, eleito prefeito do Rio de Janeiro, segunda cidade mais importante do país com a bagatela de 1.700.000 votos. O partido estruturado na IURD - Igreja Universal do Reino de Deus - do bispo Edir Macedo tem um projeto de poder e espalhopu-se bem no Brasil elegendo dezenas de prefeitos e centenas de vereadores. Além disso, tem os outros grupos evangélicos que também avançaram, em especial o PSC.

  5. O PRB vai ter voz ativa na sucessão presidencial. Na Bahia, o que se fala, é de que não abrirá mão da posição de ter um candidato a vice-governador na chapa de ACM Neto. Já pleiteou agora na Prefeitura, não conseguiu, mas, em 2018, quer acento na majoritária.

   6. Outros partidos da centro-direita também cresceram bastante como o PSD de Gilberto Kassab que na Bahia elegeu 84 prefeitos, o PDT, o PTB e o PP. Na linha da centro-esquerda o avanço foi do PSB que, na Bahia, tem a senadora Lidice da Mata como dirigente máxima, agora, com a dissidência do deputado federal Bebeto, o qual não quer aliança com o governador Rui Costa, ação que Lidice defende e mantém a troco de alguns cargos no governo.

   7. O DEM, outra banda da direita, cresceu 15%. Parecia morto e ressucitou. Elegeu 226 prefeitos e vereadores nas capitais SP e RJ. Na Bahia, ACM Neto foi o prefeito (proporcionalmente) com maior percentual de vitória no país. E avançou pelo interior todo incluindo Feira de Santana e Camaçari. O DEM vai querer influenciar na eleição presidencial. Fala-se no senador Calado para presidente.

   8. O grande perdedor da eleição foi o PT, partido considerado de esquerda, embora em sua origem tenha nascido como Partido dos Trabalhadores e foi tomado de assalto por grupos de esquerda radical que viviam encastelados em diversas correntes politicas que combatiam a ditadura militar. Lula, a rigor, nunca foi de esquerda na concepção clássica da palavra. O PT se dessarumou todo nesta eleição e perdeu a jóia de sua coroa, a Prefeitura de São Paulo.

   9. Na Bahia foi um desastre. Sequer lançou um candidato a prefeito na capital mesmo tendo um governador deste partido e perdeu sua jóia da coroa baiana para o PMDB em Vitória da Conquista, depois de 20 anos no poder. Só elegeu uma prefeita numa grande cidade, Moema Gramacho, em Lauro de Fretias, mais até por falta de opção e fracasso do PP do que de qualquer outra coisa. E lá se foi, também, para o beleléu a segunda jóia de sua coroa, o município industrial de Camaçari, onde está o berço do sindicalismo que elegeram Jaques Wagner e Rui Costa governadores da Bahia.

   10. O PCdoB - a muleta do PT - também se deu mal. Salvou-se em Juazeiro. Naufragou feio em Salvador e ainda recebeu, de quebra, críticas do governador. Na Câmara de Vereadores de Salvador bateu na trave. Em Camaçari fez papel ridículo com uma candidata sem expressão. Em Conquista, outro desastre. Esperava-se uma melhor votação de Jaen Fabrício e ele mesmo dizia que iria ao segundo turno e ficou em quarto lugar no primeiro turno.

   12. Ambos, PT e PCdoB, estão sem renovar seus quadros. Jaques Wagner, Nelson Pelegrino, Daniel Almeida, Alice Portugal, Gilmar Santiago, Vânia Galvão, Josias Gomes e outros estão de cabelos brancos na política. A novidade, de fato, foi Rui Costa. E só. Em Conquista, era Zé/Menezes; Menezes/Zé há 20 anos. Luiz Caetano em Camaçari já é Papai Noel.

   13. Nas eleições presidenciais o PT só tem como candidato forte o ex-presidente Lula da Silva se até lá não se encrencar na Lava Jato. Dilma Rousseff seria uma outra opção pois ainda é o nome de maior visibilidade nacional e tem apelos do 'golpe'. 

   14. O PSOL acabou sendo um fiasco. Tinha o Rio e Belém na mira. Perdeu nessas capitais e Marcelo Freixo, o derrotado no Rio, ainda disse que foi uma vitória sua eleição.  Para presidente deve lançar um candidato.

   15. O REDE, de Marina Silva, outro fiasco. Avançou pouquissimo e só tem Maria na luta para presidente. O PMDB, que cresceu bastante, sua posição vai depender do governo de Michel Temer. Se Temer conseguir tirar o Brasil dessa crise, desse buraco, emerge como forte nome para 2018.

                                                                     *****
   16. Ao avaliar o resultado das eleições municipais em segundo turno, realizadas neste domingo 30, o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, destaca que o partido foi o grande vitorioso. Dos 19 candidatos tucanos que participaram da disputa, 14 foram eleitos, sendo cinco de capitais.

   17. Segundo Imbassahy, com vitórias em cidades que representam mais de 23% da população brasileira (quase um quarto dos habitantes do país), em 807 municípios, sedo sete capitais, o PSDB é o partido com os melhores resultados de modo geral nas eleições encerradas ontem. 

   18. “Se o resultado no 1º turno do pleito já tinha sido um duro recado ao PT – que apostou na fábula do “golpe” e foi repudiado em todo o Brasil – agora, no 2º turno, quando insistiram em mentir para a população sobre os efeitos da PEC 241, foram mais uma vez devastados. Todos os sete candidatos do PT que ainda concorriam foram derrotados, enquanto Lula e Dilma não participaram de nenhum comício e sequer compareceram para votar em suas respectivas cidades: São Bernardo e Porto Alegre”, comentou.

   19. Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia nesta segunda-feira, 31, o deputado estadual Pedro Tavares, líder do PMDB na Casa, destacou a vitória de Herzem Gusmão em Vitória da Coquista, durante segundo turno das eleições neste domingo, 30. 

   20. Pedro Tavares, que foi colega de Herzem no parlamento estadual, afirmou que conhece a capacidade e potencial do peemedebista para governar a terceira maior cidade do Estado. "Herzem está preparado para fazer uma grande administração e ganha depois de 20 anos do PT no comando de Conquista. 

   21. Tenho certeza que, após fazer uma bela campanha, dialogando e apresentando suas propostas à sociedade, Herzem vai governar sem perseguição e com muita competência e sabedoria, superando as expectativas que a população depositou nele", destacou o parlamentar. O peemedebista desbancou o candidato do PT, Zé Raimundo, e obteve 57,58% dos votos válidos.

   22. Lá vem a Igreja Católica propondo mais debates de forma ampla e democrática para a PEC-241. Chega de debates intermináveis que não levam a nada.

   23. O porta-voz de ACM Neto diz o prefeito concluiu a parte preliminar de sua Reforma Administrativa até 15 de novembro e a segunda fase até segunda quinzena de dezembro.

   24. A titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, recebeu nesta segunda-feira (31), representantes da Convergência Negra, que reúne diversas organizações do movimento negro da Bahia. Na pauta do encontro estavam as realizações do Novembro Negro, mês emblemático de mobilizações e debates, resgatando a memória do quilombola Zumbi dos Palmares e de uma série de outras lideranças na luta antirracista no Brasil e no mundo.

   25. Fazem parte da Convergência Negra organizações como Coletivo de Entidades Negras (CEN), Movimento Negro Unificado (MNU), Agentes de Pastoral Negros (APNs), Círculo Palmarino, União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro) e Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen).

   26. O diretor executivo e sócio da Terwal Máquinas, Alceu Roberto Filho, foi o vencedor do Troféu Lojista do Ano 2016, premiação realizada pela CDL Salvador, na última sexta-feira 28, em solenidade no Cerimonial Rainha Leonor, Pupileira. A Terwal também foi vencedora em sua categoria, “Destaque Empresarial”, em votação aberta realizada no site institucional da CDL Salvador.

   27. A vazão do rio São Francisco, nos reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó (AL), deverá ser reduzida nos próximos dias de forma gradual, de 800 para 750 metros cúbicos por segundo (m³/se, em seguida, para 700 m³/s, a depender dos impactos ambientais. A decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira (31.10), na reunião da Agência Nacional de Águas (ANA), realizada em Brasília (DF), e transmitida por videoconferência para todos os estados da bacia do São Francisco.

  28. A medida foi anunciada depois que a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) manteve a posição de não assumir as condicionantes estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para reduzir a defluência no rio. O principal argumento da Chesf, apresentado pelo diretor de Operação da empresa, João Henrique de Araújo Franklin, é a de que o setor elétrico não é principal usuário das águas do São Francisco. 

   29. “O setor elétrico se mantém, possui outras fontes para geração de energia”, afirmou, acrescentando que a redução da vazão deve ser aplicada para garantir os usos múltiplos das águas são-franciscanas.