Chocolate, leite condensado, granulado e baunilha com pitadas de amor, alegria e harmonia. Essa é a receita proposta pelo Doce Natal Center Lapa para as celebrações natalinas deste ano.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, definiu nesta sexta-feira a data dos depoimentos das testemunhas de acusação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro processo a que o petista responde, em Curitiba, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Operação Lava-Jato.
2. Desde setembro Lula é réu por haver indícios de que recebeu recebido vantagens indevidas de pelo menos três contratos bilionários da construtora OAS, lavados por meio de uma reforma de luxo em um tríplex no Guarujá. Considerado o “comandante máximo” do petrolão pelo Ministério Público Federal, o ex-presidente também já responde formalmente a outros processos sob a acusação de obstruir as investigações do petrolão.
3. Segundo as investigadores da Lava Jato, o ex-presidente recebeu, apenas no caso relacionado ao tríplex, benesses de 3,7 milhões de reais “oriundas do caixa geral de propinas da OAS com o PT”. Como ele é alvo de outras apurações no petrolão, incluindo os nebulosos pagamentos por palestras, por meio da L.I.L.S. Palestras, Eventos e Participações, as vantagens indevidas devem ser confirmadas em escala exponencial. Dos cerca de 55 milhões de reais que o Instituto Lula e a L.I.L.S. receberam de empresas, mais de 30 milhões de reais foram repassados diretamente por empreiteiras enroladas com o escândalo na Petrobras.
4. A partir do dia 21 de novembro, serão ouvidos empreiteiros, políticos, ex-dirigentes da Petrobras, empresários e lobistas elencados pelo Ministério Público. Eles deverão fornecer informações que corroborem as suspeitas dos investigadores sobre a propina atribuída a Lula.
5. Às 14 horas do dia 21, ficarão frente a frente com o juiz Sergio Moro os executivos Dalton Avancini e Eduardo Leite, delatores do petrolão que compunham o quadro da Camargo Correa, Augusto Mendonça, que foi ligado à empresa Toyo Setal, e o ex-senador e ex-líder do governo Dilma Rousseff, Delcídio do Amaral.
6. A data de 23 de novembro está reservada para os depoimentos do ex-deputado Pedro Correa, dos ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró e do ex-gerente de Serviços da estatal, Pedro Barusco. Fecham a semana de oitivas de acusação contra Lula o doleiro Alberto Youssef, o lobista Fernando ‘Baiano’ Soares, o operador de propinas Milton Pascowitch e o pecuarista e amigo de Lula, José Carlos Bumlai. Eles prestarão depoimento na tarde do dia 25 de novembro.
*****
7. Os assassinatos de um sargento da Polícia Militar e de um passageiro dentro de ônibus coletivo em Salvador, durante um assalto, foram alvos de críticas do vereador Luiz Carlos Suíca (PT), nesta sexta-feira (28). Após receber a informação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), Suíca questionou o fato de as câmeras de vigilância não estarem funcionando no momento do crime.
8. “Fico me perguntando para que servem essas câmeras nesses transportes coletivos. Como uma empresa manda instalar um sistema que sequer funciona. Isso é um absurdo e deve ser averiguado a complacência de órgãos fiscalizadores”, salienta o vereador.
9. Para o edil petista, a questão é séria, envolve vidas de cidadãos e trabalhadores da capital. Ele aponta que vai buscar uma explicação junto ao Ministério Público da Bahia sobre as causas dos assassinatos.
10. “As duas câmeras do ônibus da linha 1387 não estavam gravando. Isso poderia ajudar nas investigações da polícia para chegar à prisão dos criminosos, que ainda tocaram o terror e roubaram outras pessoas do veículo”, completa Suíca.
11. O cenário de recessão econômica que o Brasil está passando tem levado muitas empresas à falência. Diante desse contexto, profissionais e especialistas de diversas áreas se reúnem na próxima segunda-feira, 31, das 08h30 às 17h00, no Salvador Trade Center, para a “Mesa Redonda Reestruturação e Recuperação de Empresas”, que tem como objetivo orientar empresários e gestores como lidar com empresas que passam por momentos de desafio operacional ou crise financeira.
12. Entre os temas que serão abordados estão: “Identificando os sinais da crise. Qual caminho a seguir: reestruturação ou recuperação judicial?” e a “Elaboração e Condução do Plano de Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência”.
13. Também estão na pauta os “Desafios de captação de recursos para empresas em RJ”; “A evolução da Lei sob os aspectos prático e jurisprudencial e o papel do Administrador judicial” e os “11 anos da lei: Aprendizado e Perspectivas”.
14. Entre os palestrantes está o advogado Carlos Rátis, que já atuou como interventor judicial de entidades associativas e como administrador judicial em empresas em recuperação judicial.
15. O vereador Heber Santana (PSC) diz ser acertada a decisão de um grupo de cervejarias em não patrocinar as festas universitárias “open bar” em todo o país. Autor do Projeto de Lei nº 33/2013 que dispõe sobre a proibição de realização de eventos com bebidas alcoólicas liberadas (open bar) em Salvador. O vereador disse que essa é uma decisão sábia.
16. “Dessa forma não estimulamos o consumo abusivo do álcool. Aqui em Salvador por exemplo quase 24% da população consome esse tipo de bebidas de forma abusiva, liderando o ranking brasileiro no consumo abusivo do álcool. O que não é nada animador quando vemos as estatísticas de acidentes e mortes causadas por essa ingestão excessiva”, explica o edil.
17. O ministro Antônio Palocci e outras 14 pessoas foram denunciadas hoje (28) pelo Ministério Público Federal (MPF)no Paraná pelos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. A denúncia tem por base as apurações realizadas na 35ª fase da Operação Lava Jato deflagrada no dia 26 de setembro e que resultou na prisão de Palocci.
18. Segundo o MPF, o ex-ministro e a empreiteira Odebrecht estabeleceram, entre 2006 e 2015, um "amplo e permanente esquema de corrupção" que envolvia pagamento de propinas destinadas "majoritariamente ao Partido dos Trabalhadores (PT)".
19. A denúncia afirma que Palocci atuou de modo a garantir que a empresa vencesse uma licitação da Petrobras para a contratação de 21 sondas. Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empresa, condenado na Lava Jato a 19 anos e quatro meses de prisão, também aparece entre os denunciados.
20. Após quatro anos de atuação no mercado de Medicina Diagnóstica em Salvador, e há sete anos do estado da Bahia, o Laboratório Sabin anuncia a entrada na área de diagnóstico por imagem. O Sabin acaba de concretizar a aquisição da Clínica Bahia Imagem.
21. “Nossa intenção com essa parceria é oferecer aos nossos clientes um serviço mais completo e integrado com o padrão de excelência que temos”, garante a presidente executiva do Laboratório Sabin, Lídia Abdalla.
22. Tradicional no mercado de imagem local e com mais de 21 anos de experiência, a Bahia Imagem oferece um portfólio completo de exames de diagnóstico por imagem de alta definição e tecnologia, além de exames cardiológicos.
23. Chocolate, leite condensado, granulado e baunilha com pitadas de amor, alegria e harmonia. Essa é a receita proposta pelo Doce Natal Center Lapa para as celebrações natalinas deste ano.
24. As comemorações no shopping já vão começar neste sábado, 29 de outubro, a partir das 11h, quando será inaugurada a sua decoração natalina. O Papai Noel e suas ajudantes irão chegar ao shopping depois de um passeio de limousine pelo centro da cidade, para animar e adoçar o dia de crianças e adultos.
25. A decoração vai trazer a fábrica de doces do Papai Noel e os visitantes irão se encantar com mesas repletas de doces como cupcakes, sorvetes, pirulitos e bombons, onde o bom velhinho confeiteiro, a Mamãe Noel e os ajudantes irão “preparar” as receitas mais deliciosas para este Natal. O cenário traz ainda simulações de chocolates derretidos, bolos gigantes em camadas e o trono do Papai Noel, que imita uma loja de doces. Tudo terá a cor, o sabor e o cheiro dos doces preferidos da garotada.