MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A pergunta que alguns políticos faziam na Assembleia Legislativa nesta semana foi por que o PP do vice-governador João Leão, vitorioso em Ilhéus e Barreiras nas eleições de 2012, com boa margem de êxito, tendo o apoio dos governos do Estado e Federal perdeu as eleições para o PSD de Otto Alencar e o DEM de ACM Neto, em 2016?
2. Ao que tudo indica, más gestões de Jabes Ribeiro (Ilhéus) e Antonio Henrique (Barreiras). No miudinho, no entanto, o PP se queixa (o PSB também) que não teve o apoio (de gestão e politico) dos governadores Jaques Wagner e Rui Costa, ambos do PT.
3. Jabes não chegou a concorrer à reeleição devido problemas de saúde com um glaucoma que o afastou do pleito e do cargo, passando a bola para Cacá Colchões, ex-PMDB, um gestor que apenas deu continuidade a mediana administração Jabes. O pepista (2012) pegou uma Prefeitura em frangalhos, herança de Newton Lima, gestão que teve Mário Alexandre na vice, e esteve envolvida com uma série de denúncias e até afastamento do prefeito.
4. Era de se esperar que Jabes fizesse uma boa gestão assim que arumasse a casa, como diz que arrumou, mas, brigou muito com os servidores, não teve o devido apoio dos governos estadual e federal diante da crise financeira, até a obra da ponte do Pontal foi paralisada, e quando acordou para a vida estava com um tremendo desgaste político.
5. Foi aí que Mário Alexandre, o Marão, sem ter nada a perder entrou no flanco com uma proposta ousada, de resgate de Ilhéus, teve o apoio de Otto Alencar; do PTB de Benito Gama; do Rede de Marina Silva que indicou o vice José Nazal e avançou no vácuo porque a população de Ilhéus também não queria o PT. A população, sem memória, esqueceu até a fase de Marão/Newton e o elegeu prefeito.
6. Veja o que surpreende: Jabes teve 44.09% dos votos, em 2012, 39.733; contra 33.08% de Carmelita (PT) 29.805 votos; e 22.83% de José Roberto, do PSOL, 20.571. A estratégia de Jabes, em 2016, era pulverizar, ter o maior número de candidatos e eleger Cacá Colchões. Foram 8 candidatos e de nada adiantou. Marão (PSD) teve 41.83% dos votos (36.019) e Cacá 17.50% (15.073). Ou seja, Jabes perdeu 30% do seu eleitorado de 2012.
7. Para onde foi esse eleitorado de Jabes?
8. Uma grande parte foi para Marão, filho da deputada Angela Souza; é provável que outra parte para Bebeto (PSB) 12.355 votos; e nesgas para Cosme Araújo (PDT 9.127 votos. Mais grave foi a debacle de Carmelita. Desta feita a professora do PT só obeteve 3.88% dos votos ou 3.348; quando em 2012, obteve 29.805. Isso significa dizer, também, que petistas de 2012 descarregaram o voto em Marão. O médico ortopedista virou uma espécie de unanimidade.
9. Esse fenômeno não foi só de Ilhéus. Em Salvador, ACM Neto teve uma enxurrada de votos petistas na rejeição ao nome de Alice Portugal (PCdoB)
10. Jabes disse que o resultado da eleições reflete o resultado da crise econômica. A desculpa tem algum sentido. O PP hoje chora pelos cantos que não teve o devido apoio do governador Rui Costa, não só em Ilhéus e Barreiras, mas também em vários outros municípios. Mas, faltou a Jabes o dever de casa que não fez direito. E teria faltado a Leão, mais voz ativa em Ondina.
11. O caso de Barreiras se assemelha um pouco com o de Ilhéus. Antonio Henrique (PP) venceu a Zito Barbosa (PMDB), em 2012, com 33.33% do eleitorado (23.108) numa das eleições mais apertadas daquele ano. Em segundo ficou Zito com 32.60% (22.601 votos) e em terceiro Jusmari Oliveira (PSD) com 31.77% (22.064).
12. Zito errara o alvo. O pleito estava sendo mais disputado entre Jusmari e Zito, este fazendo duras críticas a prefeita. Antonio Henrique entrou na cunha, saiu comendo pelas beiradas e venceu. A tese era a seguinte: 'Enquanto eles brigam eu ganho os votos'. A questão é que Antonio Henrique derrapou na gestão. Ou melhor, sua gestão não deslanchou.
13. No decorrer do seu mandato a deputada Kelly Magalhães (PCdoB), de Barreiras, falou diversas vezes no plenário da Assembleia que, além da má gestão de Antonio Henrique - abandono da saúde, briga com professores, etc - e que governo do Estado não olhava para Barreiras. Kelly foi uma das signatárias do Projeto Estado de São Francisco tendo como capital Barreiras.
14. Wagner não gostou e chamou Kelly às falas. Era amaciou nas críticas ao governo, pois, integrava sua base aliada. Antonio Henrique fez o resto e esmagou Kelly na eleição de 2014. Elegeu seu filho deputado federal e Kelly perdeu a eleição. Agora, em 2016, candidatou-se a vereadora e só teve mirrados 428 votos.
15. Zito Barbosa, que tinha mais base em São Desidério do que em Barreiras, onde seu irmão Herbert Barbosa, advogado e deputado estadual pelo DEM, ficou na dele e utilizou a mesma tática usada contra Jusmari, oposição na surdina, desgastante para o adversário. Só que desta feita, com Jusmari fora do páreo envolvida com problemas na Justiça Eleitoral, Zito venceu com facilidade (49.67%) dos votos (36.186; conta 26.34% de AH (19.187) ficando em terceiro Tito do PSDB com 23.99% dos votos (17.475).
16. Se Zito, que migrou do PMDB para o DEM fizeresse uma aliança com o PSDB seria uma vitória estrondosa.
O QUE VAI ACONTECER DORAVANTE
17. Em Ilhéus, diante da doença, Jabes deve encerrar sua carreira política. Angela Souza, mãe de Marão, cresce. Pode até ser candidata a deputada federal, se quiser, pois tem muitas bases no Sul do Estado.
18. O PT mingou de vez com Carmelita.Tem que renovar. Josias Gomes saiu também chamuscado e perde votos. Bebeto (PSB) segue sua trajetória, pois, não depende só de Ilhéus. Tem apoio geral do Sindicato da Construção Pesada. Hoje, reclama do PSB pedindo mais democracia na direção de Lidice da Mata e também critica Rui Costa, governador que, segundo ele, não ajuda o PSB como deveria.
19. Cacá Colchões deve voltar ao comércio. Teria chances de ser deputado estadual? Duvida-se.
20. Em Barreiras, Zito deverá apoiar nomes do DEM para estadual e federal. Antonio Henrique seguirá apoiando o filho, o qual tem atuação discretissima na Assembleia. O projeto do Estado do São Francisco está adormecido.
*****
21. Artesãos/oleiros de Maragogipinho acabam de ganhar uma usina de beneficiamento de argila, instalada no município de Aratuípe, no Recôncavo Baiano, a 222 km de Salvador.
22. O equipamento inaugurado pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), vai beneficiar diretamente cerca de 200 profissionais e 150 olarias.
23. A entrega do equipamento vai fortalecer a cadeia produtiva dos artesãos/oleiros integrantes da Associação de Auxílio Mútuo de Maragogipinho (AAMOM). A usina está localizada na Rua das Flores (Centro).
24. Presidente da AAMOM, Marijose Pinto Santos, 40 anos, uma das poucas que trabalham com escultura na região, comemorou a inauguração do equipamento. “Vai ser fundamental para o nosso trabalho, vai melhorar a qualidade do material e impulsionar as vendas”, espera.
25. Com o Projeto Posto Solidário, o Sindicombustíveis Bahia apoia o movimento Outubro Rosa e realiza a campanha “Mulher, se toque!” de conscientização sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama e do diagnóstico precoce. A ação acontece em postos de todo o Estado com a entrega de folder informativo sobre os sintomas da doença e os benefícios do autoexame e da mamografia de rotina.
26. O câncer de mama é o que mais atinge mulheres em todo o mundo e um dos que mais matam no Brasil. “Queremos chamar a atenção dos funcionários, clientes e da sociedade para a importância da prevenção contra a doença”, comentou o presidente do Sindicombustíveis Bahia, José Augusto Costa.
27. Modernizar a fiscalização do trânsito de mercadorias, qualificar a estrutura de atendimento aos condutores de veículos de carga e melhorar o ambiente de trabalho dos servidores fazendários são os objetivos dos investimentos que vêm sendo realizados pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) em seis postos fiscais localizados nas principais rotas de acesso ao território baiano.
28. Já foram entregues as unidades de Vitória da Conquista, no Sudoeste, e de Mucuri, no Extremo Sul. Até novembro, serão concluídas as obras dos postos de Urandi e Rio Real, nas divisas com Minas Gerais e Sergipe, respectivamente. Ainda este ano serão entregues as reformas das unidades de Candeias, na Região de Salvador, e de Antonio Cardoso, na região de Feira de Santana.
29. O Núcleo de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas, projeto apoiado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) que atende a 100 jovens do município de Lauro de Freitas, apresentará, neste sábado, dia 15 de outubro, a mostra final dos cursos de teatro, dança e figurino/moda.
30. Os espetáculos montados pelas turmas concluintes, iniciadas em 2015, são A Menina das Pedras (17h), LouCuras (18h), Saltimbancos e Miscigenação (20h). As apresentações acontecem no Cine Teatro de Lauro de Freitas (Praça João Tiago dos Santos, s/n, Centro, Lauro de Freitas).
31. Fruto de edital do publicado em 2015 para atender às diretrizes do Plano Juventude Viva, realizado por meio da Coordenação de Políticas para a Juventude (Cojuve), da SJDHDS, o Núcleo de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas tem como objetivo promover o desenvolvimento social de jovens do município de Lauro de Freitas, oferecendo cursos de iniciação ao teatro, dança e figurino e produção de moda. Com sede em Itinga, o projeto é executado pela Associação Tupã.
32. Núcleo de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas, projeto apoiado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) que atende a 100 jovens do município de Lauro de Freitas, apresentará, neste sábado, dia 15 de outubro, a mostra final dos cursos de teatro, dança e figurino/moda.
33. Os espetáculos montados pelas turmas concluintes, iniciadas em 2015, são A Menina das Pedras (17h), LouCuras (18h), Saltimbancos e Miscigenação (20h). As apresentações acontecem no Cine Teatro de Lauro de Freitas (Praça João Tiago dos Santos, s/n, Centro, Lauro de Freitas).
34. Fruto de edital do publicado em 2015 para atender às diretrizes do Plano Juventude Viva, realizado por meio da Coordenação de Políticas para a Juventude (Cojuve), da SJDHDS, o Núcleo de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas tem como objetivo promover o desenvolvimento social de jovens do município de Lauro de Freitas, oferecendo cursos de iniciação ao teatro, dança e figurino e produção de moda. Com sede em Itinga, o projeto é executado pela Associação Tupã.
35. A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), abriu processo seletivo, por meio do Regime Especial de Direito Administrativo – REDA. Ao todo, são 72 vagas para ensino médio (42 vagase superior (30 vagas). O Edital 001/2016 está disponível nos sites da Setre [www.setre.ba.gov.br] e Consultec [www.consultec.com.br]
36. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site da Consultec por meio de Formulário de Inscrição, via Internet, no período do dia 19/10/2016, a partir das 9 horas, ao dia 26/10/2016, até as 23 horas e 59 minutos, o horário local do Estado da Bahia.
37. A comemoração pela Semana da Criança em Salvador teve prosseguimento nesta sexta-feira (14), com as entregas pela Prefeitura da Creche e Pré-escola Primeiro Passo Bosque das Bromélias, na estrada CIA/Aeroporto, e de dez mesas digitais para instituições que realizam trabalhos na área da educação especial. Os eventos contaram com a presença do prefeito ACM Neto, das secretárias Ana Paula Matos (Promoção Social) e Joelice Braga (Educação, convidados, demais autoridades e população.
38. Nos eventos, o prefeito ressaltou que a Educação e a Assistência Social têm se tornado prioridade em Salvador desde 2013 e que, mesmo com a crise econômica, a Prefeitura tem procurado trabalhar para melhorar a vida dos cidadãos.
39. “No caso das mesas digitais, esse é um projeto piloto que, se der certo e as entidades registrarem bons resultados, a intenção é ampliar o número de equipamentos para que mais crianças possam ser beneficiadas.” Já na área da Educação, ACM Neto fez um pedido à Smed para que seja implantada também, no Bosque das Bromélias, escola de Ensino Fundamental para os moradores da localidade.