Deputados da Assembleia comemoram vitórias no interior e outros sequer apareceram. Ainda estão de ressaca, das derrotas.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Sobre a Operação Hidra de Lerna que aconteceu hoje, em Salvador, com a invasão da sede do PT e que tanta polêmica está causando a Policia Federal informa que o objetivo é "investigar um grupo criminoso responsável pela possível prática de financiamento ilegal de campanhas políticas na Bahia e por esquemas de fraudes em licitações e contratos no Ministério das Cidades".
2. Policiais federais cumprem 16 mandados de busca e apreensão, deferidos pelo STJ. A operação deriva de três colaborações de investigados na Operação Acrônimo, já homologadas pela Justiça e em contínuo processo de validação pela Polícia Federal. Segundo a PT, "de acordo com o que foi apurado, os investigados realizavam triangulações, com o objetivo de financiar ilegalmente campanhas eleitorais".
3. Para isso, a empreiteira sob investigação contratava de maneira fictícia empresas do ramo de comunicação especializadas na realização de campanhas políticas. Ela remunerava serviços prestados a partidos políticos e não à empresa do ramo de construção civil. A PF também investiga a ocorrência de fraudes em licitações e contratos no Ministério das Cidades.
4. Deputados do PT tentaram desqualificar a operação dizendo que o partido sempre esteve de portas abertas e não tem nada a esconder, daí que não havia necessidade de arrombar a sede partidária do Rio Vermelho. O PT soltou nota sobre o assunto.
5. Citado pela imprensa como um dos prováveis investigados, o governador Rui Costa (PT), também liberou uma nota dizendo que desconhece investigações sobre financiamentos de sua campanha, em 2014, e que todas as contas foram prestadas ao TRE. E ainda deu uma alfinetada em pessoas que mais precisam ter pressa!!!
6. Parlamentares também quiseram associar a Propeg, alvo das investigações, como uma agência de publicadade somente ligada ao 'carlismo' (ACM). A Propeg, no entanto, trabalha para o governo petista há muitos anos, em Brasília.
7. Na Assembleia, diante de tanto tititi, o espectro de Macbeth pairou em alguns ambientes dando conta de que o ex-governador Wagner voltaria a coordenação política do PT. Quiçá, fala-se até em outros propósitos, mais amplos. Diz-se que a pressão da bancada federal já começou.
******
8. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, criticou nesta terça-feira a atuação dos procuradores da Operação Lava Jato durante a apresentação da denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em setembro. Para Teori, houve um “espetáculo midiático muito forte de divulgação” em Curitiba.
9. Na época, Lula foi apontado pelos procuradores como o chefe de uma organização criminosa. “Essa espetacularização do episódio não é compatível nem com o que consta nos autos, nem com a seriedade que se exige na apuração desses fatos”, disse o ministro. A fala do ministro foi feita durante a sessão da Segunda Turma que negou pedido apresentado pela defesa de Lula para retirar do juiz federal Sérgio Moro três inquéritos que apuram possíveis irregularidades cometidas pelo ex-presidente.
10. Para Teori, os procuradores da Lava Jato “deram a entender” que estariam investigando a organização criminosa por trás do esquema de corrupção da Petrobras, o que não consta na denúncia apresentada pelo Ministério Público.
11. Nesta terça-feira, a Segunda Turma do STF rejeitou um recurso apresentado pela defesa de Lula e manteve as investigações de três inquéritos contra o ex-presidente com o juiz federal Sérgio Moro. A defesa do ex-presidente alegava que Moro “usurpa” a competência do STF pois estaria apurando fatos envolvendo um esquema de corrupção na Petrobras que já são alvos de investigação pela Corte.
*****
12. Em fala na tribuna da Assembleia, o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) cobrou do governo do Estado atitudes administrativas, diante de tanta política, sem atividades propositivas. Como exemplo o deputado citou o desmoronamento do Centro de Convenções.
13. “A demolição deste importante equipamento para Bahia foi em decorrência do descaso do poder público que protelou a sua reforma, podendo o acidente ter sido pior caso tivesse ceifado vidas, e graças a Deus que não tivemos”, lamentou o deputado. Outro ponto levantado é a vergonhosa falta de pagamentos aos terceirizados. Em decorrência disso, hoje no município natal do deputado – Caculé uma passeata de professores, alunos e terceirizados que estão sem salários reivindicou a atenção do governo para com a educação.
14. “Se pudéssemos trocar as campanhas, as propagandas por ações efetivas... e olha que educação diz ser a área prioritária deste governo”, comentou Luciano.
15. Ainda em clima de mais uma vitória o vereador Heber Santana (PSC) que segue para o seu terceiro mandato agradeceu aos 8.8874 votos que recebeu neste pleito. “Inicialmente o meu muito obrigado a todos os soteropolitanos. Reitero aqui o meu compromisso com a nossa cidade e com todos os cidadãos soteropolitanos e baianos”, diz Heber.
16. Conforme o edil as novas propostas que serão apresentadas ao legislativo tem como principal objetivo melhorar ainda mais a qualidade de vida da população. “Vamos dar continuidade ao trabalho fortalecendo ações no desenvolvimento do esporte amador e no combate ao uso de drogas. Esses serão o nosso foco de atuação”, destaca Heber.
17. A bancada da oposição na Assembleia Legislativa derramou-se em elogios a Bruno Reis (PMDB), eleito vice-prefeito de Salvador. O líder Sandro Régis chegou a brincar com o deputado Luciano Simões Filho: "Ele vai chorar".
18. Diz-se que se as eleições em Lauro de Freitas demorasse mais uma semana Mateus Reis (PSDB) venceria.
19. O deputado Bira Corôa (PT), de Camaçari, apareceu no plenário da Assembleia, hoje. A deputada Luiza Maia (PT), muito ligada a Caetano, ainda não.
20. O deputado Adolfo Menses, vice-presidente da Assembleia, PSD, é só alegria. Elegeu sua irmã Rose prefeita de Campo Formoso derrotando o irmão do deputado Elmar Nascimento.
21. Quem também chegou só sorrisos na ALBA foram as deputadas Ivana Bastos (PSD) e Fátima Nunes (PT). Ivana por ter ganho a eleição em Guanambi e derrotado Nilo Coelho; e Fátima por ter vencido em sua cidade natal Tapiramutá.
22. O TRE declarou a candidata Vanessa Senna eleita no município de Lençóis, mesmo com apuração concluída a favor do candidato impugnado Marcão. Dos 5.831 votos registrados neste domingo (02/10), Marcão recebeu 2.411 contra 2.341 de Vanessa e 684 da 3º colocada, mas a eleição em Lençóis.
23. Isso reflete o quadro de indefinição causado pela impugnação de Marcão, que teve as contas rejeitadas da administração de 2009, 2010 e 2012 pela Câmara Municipal, e mesmo assim concorreu ao pleito através de manobras judiciais. O candidato ainda responde processo na Justiça Federal por envolvimento em um esquema de fraude e desvio de verbas da merenda escolar em 2010.
24. A Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) espera a devida apuração dos fatos quanto à operação deflagrada nesta terça-feira (04) pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), de suposto ato ilícito envolvendo desembargadores, hoje aposentados, e advogados em um processo no Tribunal de Justiça (TJ-BA). Necessário se faz que se ratifiquem os princípios norteadores do Estado Democrático de Direito, com ampla defesa para os envolvidos e uma profunda investigação, para que se chegue à Justiça almejada.
25. Fala-se em R$500 milhões envolvidos nessa história.