De 23 a 25 de setembro, o Teatro Gregório de Matos e o Espaço Cultural da Barroquinha serão cenário para a Primavera Literária,
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Fora da disputa nas eleições de Salvador, a senadora Lidice da Mata (PSB), dedica-se ao interior visando fazer o maior número de prefeitos e vereadores para tentar manter sua vaga na chapa majoritária petista, em 2018, como candidata à reeleição ao Senado.
2. Em nota, sua Assessoria de Imprensa, diz que "a presença da senadora tem sido bastante solicitada por candidatos a prefeito de diversas regiões da Bahia, que têm na presença da parlamentar um importante impulso para suas campanhas municipais. Neste meses de agosto e setembro, Lídice esteve em cidades de variadas regiões baianas".
3. A nota completa, ainda, que "no último final de semana, a parlamentar esteve em Salinas da Margarida, onde o prefeito Jorginho Castelucci reuniu centenas de pessoas numa caminhada pelas ruas do distrito de Encarnação. Outra cidade visitada por ela neste domingo (11) foi Laje, no Recôncavo Baiano, onde a senadora e a deputada estadual Fabíola Mansur participaram do comício do candidato Binho, com direito a praça lotada no distrito do Cruzeiro".
4. No feriado de 7 de setembro, a senadora esteve em Alagoinhas onde participou do desfile do PSB após a programação oficial das comemorações pelo dia da Independência do Brasil ao lado da candidata Sônia Fontes, favorita na disputa.
5. Já nas semanas anteriores, Lídice esteve em Caém, onde apoia a reeleição do prefeito Arnaldinho (PSB); Jacobina, onde gravou programas de rádio para Amauri Teixeira (PT). A lista de visitas de Lídice incluiu ainda as cidades de Brumado, onde o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) lidera as intenções de voto, Ilhéus, com o apoio à candidatura do deputado Bebeto Galvão e Feira de Santana, onde o PSB volta a participar de uma eleição majoritária depois de duas décadas.
6. Nada não (comentário nosso), Lidice parece pouco preocupada com a eleição na capital. Tá certa. Deixaram ela de fora, quem pariu Mateus que balance.
*****
7. As exportações baianas registraram em agosto, pelo terceiro mês consecutivo, queda de 8,7%, comparadas a igual mês do ano passado, alcançando US$ 647,2 milhões. A redução se deveu ao menor volume físico de embarques (quantum) em 10,1%, principalmente de produtos agrícolas, notadamente soja, derivados de cacau, frutas e café, que tiveram suas safras comprometidas devido à seca que está sendo considerada a mais intensa dos últimos 30 anos no estado.
8. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan).
9. Somente a soja, que respondeu por 17% das exportações estaduais e 34% das do agronegócio em 2015, deverá ter uma safra 29% menor este ano. Até agosto, os embarques do setor para o exterior recuaram 18%, enquanto que a receita apurada caiu ainda mais, 29,1%, devido às baixas cotações no mercado internacional.
10. Já os produtos manufaturados registraram crescimento de 1,6% em agosto frente ao mesmo mês do ano passado. O desempenho positivo é fruto do aumento das vendas de automóveis que registraram incremento de 38,7% no mês.
11. Além de intensificar os embarques a clientes tradicionais, como a Argentina, as vendas do setor, amparados pelo câmbio mais competitivo, se intensificaram para outros mercados da América Latina como Colômbia, Chile e Peru, permitindo escoar parte da produção não absorvida pela demanda doméstica. A estratégia tem ajudado o setor a atingir um crescimento nas exportações que chega a 9,2% no acumulado do ano.
12. A boa notícia para as exportações em agosto é que se por um lado os problemas climáticos observados na Bahia e em outras unidades da federação inibiram embarques, eles sobrepujaram quaisquer notícias ligadas à demanda e colaboraram para oferecer sustentação às cotações internacionais no último mês.
13. Na média geral, os preços dos produtos exportados pelo estado variaram positivamente 1,5% em agosto, comparado a igual mês do ano anterior. Contudo, são janelas de oportunidade que tendem a se fechar com a normalização da oferta, ou com as incertezas do câmbio, mas, que ainda estão abertas e favoráveis às respectivas cadeias produtivas.
14. Importações - As importações tiveram um crescimento vigoroso em agosto que alcançou 44,7%, atingindo US$ 648,8 milhões. Apesar de no acumulado do ano, até agosto, continuar registrando uma queda de 22,7%, este é o maior crescimento das compras externas em 2016 na comparação com o ano passado.
15. A alta concentrou-se em combustíveis com aumento de 584,7%, principalmente nafta, óleo diesel e querosene. Também houve incremento nas compras de bens de capital em 41,1% pelo quarto mês consecutivo, puxado essencialmente pelos investimentos da indústria eólica, equipamentos para vias férreas, máquinas/ ferramentas de estampar/embutir e conversores elétricos.
16. A recuperação das importações em agosto pode ser um indicativo de que a economia está começando a se reerguer, mas também pode ser creditado em parte à apreciação do real frente ao dólar, já que a movimentação do câmbio tem efeito muito mais imediato nas importações.
17. Essa reação de agosto, já mostra o efeito que a recuperação da economia esperada para 2017 pode ter nas importações. O que é preocupante, dado a tendência do câmbio, é que o aumento de demanda poderá ser preenchido pela importação e não pela indústria doméstica, que está com muita ociosidade.
18. Ainda que a economia se recupere, os efeitos na compra de produtos intermediários (matérias primas e insumos para a indústria) devem demorar, já que as fábricas estão com equipamentos parados devido à recessão econômica. Em agosto, as importações desses produtos permaneceram em queda de 11,3%.
19. O candidato à prefeito do município de Muritiba, Danilo de Babão, do Partido Republicano Brasileiro (PRB), inaugurou o comitê de campanha no distrito de São José, com muitas pessoas presentes. Danilo representa a coligação Força da União composta pelos partidos DEM / PRB / PSDB / PSB / PC do B / PHS / PEN / PP / PTC.
20. "Herdo uma grande experiência de meu pai que já foi prefeito de Muritiba por três mandatos e vereador em outra oportunidade. Pretendemos administrar o município de forma moderna, me cercando de bons técnicos para fazer a máquina pública andar de forma satisfatória e, acima de tudo, ouvindo a população que será a principal beneficiada", declarou o candidato que participa de sua primeira disputa eleitoral.
21. Essa semana, Salvador recebe o 4º Fórum do Carnaval, que pretende discutir a infraestrutura e o conteúdo da festa, entre outras temáticas. O evento, realizado pelo Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), será aberto na quarta-feira (14), às 19h, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBa).
22. As atividades seguem na quinta-feira (15) no Clube Espanhol, a partir das 8h30, com quatro mesas de discussão. Entre os participantes estão o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, o secretário de Urbanismo (Sucom), Sérgio Guanabara, e o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller.
23. No rol das temáticas que serão discutidas estão infraestrutura e logística, memória e números da festa e conteúdo do Carnaval 2017. Do fórum será extraído um documento a ser divulgado para que os poderes público, municipal e estadual, iniciativa privada e os segmentos carnavalescos possam tomar uma providência e ampliar a qualidade da folia momesca de Salvador.
24. A rodada de negócios envolve entidades de todos os segmentos da folia e os fornecedores, buscando assim um relacionamento mais estreito entre a cadeia produtiva da festa.
25. Em cumprimento à Lei nº 13.452, de 06 de novembro de 2015, que criou o Conselho Estadual de Juventude da Bahia, o organismo inicia o processo de eleição da representação da sociedade civil para o biênio 2016/2018.
26. A escolha dos próximos representantes será feita em assembleia, a ser realizada no dia 25 de novembro, e os candidatos têm entre 12 de setembro e 14 de outubro para inscrever suas candidaturas, conforme edital divulgado e disponível no site justicasocial.ba.gov.br.
27. O Conselho Estadual de Juventude é constituído de 30 membros titulares, e respectivos suplentes, sendo 10 representantes do Poder Executivo Estadual, indicados pelos titulares das pastas, e 20 representantes da sociedade civil, de acordo com o resultado da Assembleia Geral de Eleição, com vagas para fóruns e redes juvenis, movimentos e organizações da juventude e entidades e associações de apoio às políticas de juventude.
28. O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA e a Cooperativa Central de Crédito da Bahia – Sicoob Central, realizou entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, o Intercâmbio com Foco em Negócios com a participação de gestores e empregados das cooperativas de crédito vinculadas ao Sicoob BA.
29. O objetivo deste intercâmbio foi propiciar novos conhecimentos aos participantes, com relação às boas práticas de outras cooperativas do Sistema Sicoob, em especial a do Sicoob Norte, localizada no Estado de Rondônia, que apresentou uma grande evolução nos últimos 5 anos na venda de produtos e serviços, sendo destaque nas campanhas nacionais de vendas.
30. Evolução esta que chamou atenção do gerente de relacionamento do Sicoob Credcoop, José Rodrigues Jones, o qual afirma que a experiência do intercâmbio permitiu uma nova visão sobre como gerir os negócios da sua cooperativa. “O que mais nos chamou atenção foi a proatividade e a autonomia que as cooperativas vinculadas ao Sicoob Norte tem, buscando sempre novas ações e novos meios de inovar, fazendo com que pensássemos novas estratégias para buscar um patamar de excelência”, afirmou Rodrigues.
31. De 23 a 25 de setembro, o Teatro Gregório de Matos e o Espaço Cultural da Barroquinha serão cenário para a Primavera Literária, evento que busca fazer da literatura um convite para o debate de temas atuais e propõe o diálogo entre a cena editorial local e o mercado editorial brasileiro.
32. A feira literária é promovida pela Liga Brasileira de Editoras (Libre), que já realiza evento similar e de grande adesão de público há 15 anos no Rio de Janeiro, sendo esta a segunda edição em Salvador.
33. A programação inclui sete mesas temáticas, com a participação de nomes como o poeta carioca Chacal, o poeta mineiro Ricardo Aleixo, o filósofo Alysson Mascaro, o ilustrador paulistano Renato Moriconi, a editora paraense Ivana Jinkings, a escritora Cidinha da Silva, a professora da Ufba Milena Brito, o poeta Nelson Maca e outros participantes de renome, como o cientista político Luiz Pericás, eleito neste mês o Intelectual do ano no Brasil pela União Brasileira de Escritores (UBE). Ainda haverá oficinas, contação de histórias e show do baiano Lucas Santana, no sábado (24/9) à noite.
34. Outro atrativo do evento é a feira de livros com títulos de 27 editoras, tais como Edufba, Boitempo, Editora 34, Pallas, Autêntica, Aletria e Pinaúna, com descontos que chegam a 50%. “Esse evento promove o encontro entre o leitor e o editor independente, aquele que se encontra pouco nas livrarias, e ainda traz debates e descontos. É imperdível!”, convida Mariana Warth, diretora da Libre.