No Dia da Independência da Brasil, as ruas de Salvador vão ser tomadas pelo Desfile do 7 de Setembro, coordenado pela Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2º Distrito Naval
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A nova pesquisa Ibope realizada em Salvador entre os dias 2 e 4 de setembro, já com alguns dias do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV dos candidatos, aponta um cenário de vitória de ACM Neto se as eleições fossem hoje, com 68% das intenções de votos; Alice Portugal (PCdoB) em segundo com 10%; deputado Isidório em terceiro com 7%; Da Luz em seguida com 2%; e os demais nomes Célia Sacramento, Claudio Silva e Fábio Nogueira com 1%. Brancos e nulos 14%.
2. Já comentamos aqui que, historicamente (vide matéria na Editoria de Politica), isso desde a redemocratização dos anos 1980, que só vence eleições majoritárias em Salvador aquele (a) candidato (a) que fala para o povo, interpreta os anseios da população, pois, o eleitorado citadino ainda mais numa localidade pobre como Salvador, tem demandas específicas nos seus bairros e não se deixa seduzir, em sua maioria, por apelos ideológicos ou demandas nacionais mais abrangentes como a previdência, a aposentadoria, emprego e assim por diante.
3. Então, os números conferidos a ACM Neto não surpreendem, ele que já é o candidato mais conhecido da população cresceu 10% na espontânea passando de 52% para 62% das intenções de votos, número elevadissimo para espontânea, e seus adversários também cresceram um pouco, Alice de 3% para 7%; e Isidório de 1% para 4%, mas, nada que signifique algo expressivo e que assuste o candidato líder ou que altere o quadro.
4. Eleição não se ganha de véspera, porém, Neto está bem encaminhado.
5. No marketing político dos candidatos, Alice deu uma melhorada no seu programa de televisão, que ainda é o veiculo mais importante nas campanhas, especialmente nas peças (comerciais e outros) em que aparece ao lado do governador Rui Costa e na difusão das obras governamentais, as quais, são tão abrangentes que ainda remetem ao governo Jaques Wagner, como é o caso do Hospital do Subúrbio. É o melhor de Alice.
6. Já nas redes sociais da web ela insiste em colar Neto em Temer e também em Geddel, mas, nos parece que o efeito desse tipo de ação não altera o pensamento do grande eleitor (a), embora sirva para alimentar sua 'tropa de chope' e tentar conseguir os votos das chamadas forças de esquerda. Tradicionalmente, observando-se as eleições em que participaram Nelson Pelegrino (PT) e outros, esses votos chegam a casa dos 35% a 40% no dia do pleito. Por enquanto, segundo o Ibope, vagam.
7. Acredita-se, pouco, num resultado mais expressivo do deputado Isidório. Uma coisa é candidatura majoritária e outra coisa é proporcional. Ele foi o parlamentar segundo mais votado no estado com 125 mil votos, dos quais 60 mil em Salvador, nas últimas eleições, e se chegar na casa dos 8% a 10%, o que será um grande feito, contabilizará algo em torno de 90.000 a 100.000 votos. Feito expressivo, diga-se.
8. Os demais candidatos - Célia, Da Luz, Claudio e Nogueira - não deram sinais de avanços. Há de se dizer que Hilton, 50 da capital da resistência, sensibilizavamais a turma do PSOL. O pensar diferente de Claudio com Salvador sendo todos Silva tem boa idéia, pero, não colou. E Célia, perdeu-se.
9. Por enquanto, esse é o quadro. Anuncia-se que teremos Dilma na palanque de Alice, em breve; e uma forte investida de Neto andando pelos bairros. Adiante comentaremos mais.
*****
10. Segundo o site Calila Noticias, de Coité, "articulações internas no Partido dos Trabalhadores podem levar a incertezas sobre o nome que disputará a eleição estadual em 2018. Um movimento que partiu do interior e já chegou à capital quer lançar o ex-governador Jaques Wagner para buscar um novo mandato, ao invés de uma eventual tentativa de reeleição de Rui Costa".
11. Ainda segundo o Calila, "alguns dos principais aliados da sigla no estado se queixam que Rui não aprendeu a negociar politicamente, o que tem desagradado até mesmo caciques de outros partidos da base aliada".
12. "Uma das situações que incomodaram a base - aponta o site - foi a nomeação do senador Walter Pinheiro (sem partido) para a secretaria de Educação, pouco tempo após sua saída do PT – o incômodo não chegou a ser público, porém diversos petistas reclamaram nos bastidores do movimento político do governador.
13 - Os “escorregões” de Rui na articulação política foram externados, inclusive, pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Marcelo Nilo (PSL), que reclamou do tom adotado pelo chefe do Executivo baiano nas relações com parlamentares – e depois acabou voltando atrás da crítica. Se por um lado Rui aparece como bom administrador e mau negociador, Wagner tem a seu favor a boa avaliação de seus dois mandatos e o seu reconhecimento como bom articulador político – questão, inclusive, que o alçou a ministro-chefe da Casa Civil da ex-presidente Dilma Rousseff".
14. Comentário nosso: Pelo menos na Comunicação, o governo Jaques Wagner era democrática.
15. Nesta Quarta-feira (06), dando continuidade às atividades da II Semana Fora do Armário, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Socail (SJDHD), por meio da Coordenação de Política LGBT da Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, realizou uma panfletagem no Centro Adiministrativo da Bahia (CAB).
16. A ação intitulada #VocêCABForaDoArmário, tem como objetivo a conscientização e divulgação dos direitos LGBT no âmbito da administração pública, levando aos órgãos e secretarias do CAB esclarecimentos para um atendimento qualificado e humanizado ao público LGBT.
17. Durante a panfletagem, o servidor da Secretaria da Justiça Social, Arnaldo Seixas, falou da importância da campanha. “Essa campanha é importante pois possibilita que as pessoas saibam o verdadeiro sentido do respeito entre os homens e à pluralidade social”, pontuou Arnaldo.
18. Papa Francisco considera pecado destruir o meio ambiente. Então, no Brasil, nesse aspecto, há milhares de pecadores. Coitados dos carvoeiros que lutam pela sobrevivência.
19. Youtuber russo é preso por jogar Pokémon Go em igreja. Os comunistas agem assim e depois saem falando em democracia.
20. A Vigilância Sanitária, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), está com as inscrições abertas para mais uma turma do curso gratuito de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para as baianas de acarajé da capital baiana.
21. Os interessados devem comparecer até a próxima sexta-feira (9), das 9h às 16h, na sede do Senac (avenida Miguel Calmon, 39, Edifício Nelson de Farias, 6º andar, Comércio), portando um documento oficial de identificação com foto, CPF e comprovante de residência.
22. A capacitação, que vai reduzir os riscos de contaminação alimentar, acontece entre os dias 12 e 16 próximos, das 8h às 12h, e habilitará mais 30 baianas de acarajé e auxiliares.
17. Essa Vaquejada de Serrinha dá e deixa. Teve um ano que quem criou um furdunço foi o então deputado Argolo, hoje, preso pela PF. Este ano foi o juiz de Tucano que se envolve numa discussão com PMs.
23. A disputa politica em Coité está de tal forma acirrada que a Justiça Eleitoral suspendeu as carreatas que deveriam ocorrer hoje na cidade. Ambos os candidatos queriam encerrar seus eventos no centro da cidade. Como iria dar confução, o juiz disse não. Tá certo.
24. Tem uma pegadinha internet (nas caixas de e-mail) dizendo que hoje é seu dia de sexo. Quem abre, se ferra.
25. O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o prefeito de Nova Soure (BA), José Arivaldo Ferreira Soares, por crimes de fraudes em licitação, desvio de recursos públicos e corrupção, investigados pela Operação Águia de Haia. O órgão ofereceu, ainda, denúncia contra o empresário Kells Belarmino, apontado como líder da organização criminosa, e contra o deputado estadual Carlos Ubaldino (PSD).
26. De acordo com o MPF, há suspeitas de que os denunciados tenham desviado quase R$ 1,5 milhão em Nova Soure. Segundo investigações conduzidas pelo órgão, Kells Belarmino simulou no município licitação com concorrência entre as empresas Prescon Informática Assessoria Ltda. e Ktech – Key Technology Gestão e Comércio de Software Ltda.
27. No Dia da Independência da Brasil, as ruas de Salvador vão ser tomadas pelo Desfile do 7 de Setembro, coordenado pela Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2º Distrito Naval e pelo Governo Estadual, que segue do Corredor da Vitória em direção a Pça. Castro Alves, a partir das 9h. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa), também oferece atrações para a família no feriado.
28. No Cine Teatro Solar Boa Vista, acontece o espetáculo teatral ‘O Rei Leão, uma livre adaptação’, com direção de Johsi Varjão, traz uma reflexão sobre o momento político de forma subjetiva e explora as temáticas: traição, culpa, perdão, morte e crescimento pessoal. A escolha estética visual segue uma linha africana, valorizando a ancestralidade, a sua beleza, cores, música e ritmos. Apresentação será às 20h, com entrada gratuita.
29. Já no Espaço Cultural Alagados, tem Cinema Petrobras em Movimento, com a exibição do filme ‘Minhocas’, uma animação brasileiro-canadense em stop-motion, lançado em 2014, com direção de Paolo Conti e Arthur Nunes. Conta a história de Júnior, um jovem minhoca que tem dificuldades de fazer amigos por ser conhecido como mimado pela mãe.
30. Animação trata de temas relacionados a ciências, artes, geografia, língua portuguesa e assuntos sociais. A exibição será às 14h, com classificação livre.
31. O Movimento Grito dos Excluidos promete um 'Fora Temer' no 7 de Setembro, em Salvador.
32. As fanfarras e bandas de 105 escolas estaduais localizadas na capital e interior do Estado participam, na manhã desta quarta-feira (7), do desfile cívico do 7 de Setembro, data em que se celebra a Independência do Brasil. O evento contará com o envolvimento de 6.444 estudantes que ensaiaram durante todo o ano para fazerem bonito durante as apresentações em seus respectivos municípios.
33. Em Salvador, as escolas desfilam a partir das 9h, do Corredor da Vitória até a Praça Castro Alves, no centro da cidade, onde seguem contagiando a todos durante o trajeto. No interior, em cidades como Itabuna e Brotas de Macaúbas, os desfiles acontecem simultaneamente com a mesma animação e patriotismo.
34. Representando a fanfarra Famusa, do Colégio Estadual Carlos Alberto Cerqueira, em Salvador, Leticia Veríssimo, 13 anos, conta que está ansiosa para o desfile. “Faço parte do coreográfico na linha de frente da banda e gosto muito de me apresentar, pois, a gente se expressa e alegra o público nas ruas”, afirma.