Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DEFESA de Dilma servirá apenas para os palanques petistas. Nada muda.

A Polícia Militar, por meio do Departamento de Polícia Comunitário e Direitos Humanos (DPCDH), inicia nesta segunda-feira (29) o Curso de Nacional de Promotor de Polícia Comunitária
29/08/2016 às 19:43
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A fala da presidente afastada Dilma Rousseff no plenário do Senado, nesta segunda-feira, 29, tem múltiplas interpretações. Talvez a mais contundente delas aponta que seu discurso temático com a bandeira do golpismo em nada vá alterar a votação que acontecerá, provavelmente, na madrugada de terça para quarta feira, 31. 

   2. O fato de Dilma ter insistido na temática do golpe, não ter citado o PT, nem Lula com quem almoçou hoje aponta que a fatura está liquidada.

   3. A peça literária - o discurso - e politica servirá para embates futuros do PT segundo a ótica do lider do partido no Senado, Humberto Costa, entendendo que a presidente conseguiu passar a imagem de vitima do golpe com uma ruptura do processo democrático, o que garantirá ao partido e seus representantes, em 2018, e provavelmente já agora, nas eleições de 2016, ter uma bandeira vigorosa para o palanque. 

   4. Há, no entanto, aqueles como o senador Aécio Neves (PSDB), adversário de Dilma em 2014, advertindo que o voto não é salvo conduto para mazelas e que dever de um presidente eleito é respeitar a Constituição, o que a presidente não fez. 

   5. Portanto, a proposta de Dilma - nessa outra ótica politica - em sair do episódio como uma vitima não vai colar porque a sociedade brasileira está atenta ao que ela fez quando governante.

   6. A presidente, também, mostrou dois perfis no decorrer da sessão. O primeiro deles ao ler o discurso que preparou previamente, o que fez em bom tom e com idéias bastante concatenadas. Já na segunda parte do interrogatório político a presidente voltou a usar o "Dilmês" e chegou a comprar o processo do impeachment e a uma árvore, na resposta a senadora Ana Amélia (PP/RS).

   7.  “A diferença consiste que no golpe militar é como se você tivesse uma árvore, que você derruba o governo e o regime democrático. O que tem acontecido no golpe parlamentar é que você tira um presidente eleito por razões que estão fragilizadas pelo fato de que não tem crime de responsabilidade que as sustentem. É como se essa árvore não fosse derrubada, mas atacada por forte e intenso ataque de fungos, por exemplo”, disse.

   8. A sessão foi, cansativa e repetitiva. Até Chico Buarque, a eminência cultural que foi dar o apoio a Dilma, saiu das galerias antes de terminar. Lula disse estar satisfeito com as respostas e a atitude firme de Dilma. E Dilma, já no final da sessão, voltou a catilena do golpe em tudo que perguntaram a ela.

   9. Enfim, quem era Dilma, continua Dilma; e quem era contra Dilma segue contra Dilma.

   10. No lado de fora do Senado, a expectativa era de 30 mil manifestantes pró-Dilma e teria havia 1 mil, o pessoal da CUT. Esse é mais um dado importante porque as ruas não responderam ao PT como se esperava. Ao que tudo indica, essa, de fato, foi a última fala de Dilma como presidente.
                                                                   ******
   11. A Assembleia Legislativa da Bahia vai sediar um ato de tombamento do Acervo Documental da Revolta dos Búzios (1798 e 1799), nesta terça-feira (30), às 16h, no Salão Nobre da Casa. O evento está sendo organizado pelo IPAC, Grupo Cultural Olodum, Associação Cultural Ilê Ayê e os mandatos das deputadas Luiza Maia (PT), Fabíola Mansur (PSB) e do deputado Bira Coroa (PT).

   12. “A intensão desta ‘força tarefa’ é transformar esse feito histórico, dos heróis da Revolta dos Búzios, que já são Heróis da Pátria, em Patrimônio Cultural. Esse episódio e toda documentação registrada por pesquisadores, têm valor inestimável para nós, povo baiano, e merece toda honraria”, disse Luiza Maia.

   13. Em decisão publicada no dia 23 deste mês no Diário Oficial do Estado (DOE) na página 2 de Licitações (foto da página em anexo), o governador Rui Costa autorizou a recuperação do trecho de 17,5 km ligando o município de Senhor do Bonfim e o distrito rural de Quicé até o entroncamento da rodovia BR-407.
 
   14. A concorrência 019/2016 – tipo menor preço – estabelece a contração de empresa especializada em obras de restauração do pavimento TSS com capa selante. A abertura dos lances da empresas concorrentes foi marcada para o dia 22 de setembro, às 14h30, na sede da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) de Transporte, Energia e Comunicação do Estado da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

   15. A Polícia Militar, por meio do Departamento de Polícia Comunitário e Direitos Humanos (DPCDH), inicia nesta segunda-feira (29) o Curso de Nacional de Promotor de Polícia Comunitária voltado para policiais militares e civis, bombeiros, guardas municipais e agentes prisionais.

   16. O objetivo é capacitar 60 agentes do sistema de defesa social como promotores da doutrina do policiamento comunitário no intuito de aproximar este público da comunidade e, consequentemente, otimizar os serviços públicos prestados, além de promover a integração entre esses agentes.

   17. O Governo do Estado amplifica as discussões sobre os direitos LGBT na Bahia. A Coordenação de Políticas Públicas LGBT, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), em parceria com organizações sociais, promove uma série de eventos de conscientização e visibilidade deste público, com a realização da II Semana Fora do Armário. 

   18. Com o tema "#AparadaÉNossa", a Semana será iniciada na próxima quinta-feira, dia 1º de setembro, às 15h30, em coletiva de imprensa, no Palácio Rio Branco (Ladeira da Praça, s/n, Centro, Salvador), quando o secretário Geraldo Reis, da SJDHDS, convidará o público para participar da programação e apresentará as políticas públicas de proteção aos direitos LGBT.

   19. Alunos do ensino fundamental, pais, funcionários e voluntários da escola Educandário Flores do Amanhecer, em Juazeiro, aprenderam a montar brinquedos com material reciclável durante uma oficina realizada pela Cooperativa Coapseri, em celebração ao Dia de Cooperar – Dia C. A ação foi realizada no dia 2 de julho, em parceria com o Sescoop/BA, reunindo cerca de 50 voluntários entre cooperados e outros participantes. 

   20. Durante a oficina, os presentes aprenderam a reutilizar materiais recicláveis como: garrafas PET, cordão e metais; para criar brinquedos úteis, incentivando a criatividade, a imaginação e, acima de tudo, a reutilização consciente desses materiais, principalmente para as crianças. 

   21. “Aproveitamos a oportunidade para abordar com a comunidade escolar sobre a importância da reciclagem e da reutilização de materiais, bem como o desenvolvimento de habilidades artesanais com as crianças”, relata Diana Passos, Diretora da Coapseri.

   22. A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (SEPLAN), e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) convidam para a coletiva de divulgação dos resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) referente ao mês de Julho de 2016.

   23. O encontro acontecerá na próxima quarta, dia 31/08 (quarta-feira), às 10 horas, o Escritório do Dieese, na Rua do Cabral, nº 15, Nazaré.

   24. Professores com nível superior, com experiência na área de dança, podem se inscrever para 14 vagas de trabalho na Escola de Dança da Funceb.

   25.  A Secretaria de Administração do Estado (SAEB) receberá inscrições de candidatos ao Processo Seletivo Simplificado para contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo – REDA, a partir de 0h1min do dia 9 de setembro, sexta-feira, às 23h59min do dia 15 de setembro, quinta-feira. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site selecao.ba.gov.br e efetuar sua inscrição, conforme os procedimentos estabelecidos (clique aqui para ler o edital  revisado de acordo com a publicação no DOE do dia 27/08/2016).
 
   26. Além do período de inscrição, citado acima, junto com mudança no prazo de entrega do laudo de candidatos com deficiência (até 19 de setembro), os candidatos, de forma geral, devem atentar para alterações nos pré-requisitos para participação (graduação de Nível Superior e experiência na área de atuação).

   27. O governador Rui Costa passou o dia no interior do Estado.