A Áity Incubadora do Parque Tecnológico da Bahia é tema de uma das palestras que integram a programação da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, que acontece, em Salvador
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Três séculos da história da Bahia e do Brasil estão reunidos na Coleção de Livros do Tombo que o Mosteiro de São Bento lança nesta segunda-feira, dia 29 de agosto, às 15 horas, em sua sede, no Centro de Salvador. A obra foi reconhecida pelo Programa Memória do Mundo da Unesco por sua relevância histórica, ao reunir documentos importantes do Brasil Colônia, desde o ano de 1548.
2. Integram a coleção seis volumes onde estão inscritos os bens móveis (edificações, fazendas, etc.) e imóveis (mobiliário, imagens, quadros, dentre outras peças) adquiridos ou recebidos, ao longo dos séculos, pelos monges da Bahia.
3. “A riqueza desses livros estava em risco. O tempo, esse amigo que torna visível a sabedoria e nos rouba a beleza da juventude, envelheceu, também, as páginas magistrais dos Livros do Tombo, tornando necessário um trabalho minucioso de leitura e transcrição, para que não fossem sequestradas da nossa história páginas tão fundamentais”, observa, no prefácio da edição, o Arquiabade do Mosteiro de São Bento, Dom Emanuel d’Able do Amaral.
4. Os Livros do Tombo do Mosteiro de São Bento da Bahia são fontes de pesquisa sobre o período que vai do Brasil Colônia ao Brasil Império, trazendo informações relativas aos três primeiros séculos de colonização do país. Entre os documentos estão escrituras, testamentos, codicilos, doações, cartas de sesmarias, autos de posse, petição de terras entre outros, em diversos estados do Norte-Nordeste, deixando entrever características socioeconômicas das principais famílias fundadoras da sociedade brasileira.
5. Lá está registrado, por exemplo, o patrimônio da índia Catarina Paraguaçu e seus descendentes, de Garcia D’Ávila, de Duarte de Albuquerque Coelho (donatário da Capitania Hereditária de Pernambuco). Há também documentos relacionados a Thomé de Souza, fundador da cidade de Salvador e primeiro governador geral do Brasil.
6. A recuperação de documentos dos Livros do Tombo e adequação para a edição envolveu o trabalho de 37 especialistas durante cerca de dez anos. Em um processo delicado e rigoroso, atuaram técnicos e pesquisadores de diversos níveis, sob a coordenação geral da professora e filóloga Alícia Duhá Lose e de Dom Gregório Paixão, por muitos anos à frente do Mosteiro de São Bento da Bahia. Os pesquisadores se debruçaram sobre manuscritos que abarcam o período de 1552 a 1913.
7. Após o lançamento, a coleção dos Livros do Tombo poderá ser adquirida por qualquer interessado na lojinha do Mosteiro de São Bento. Uma versão integral da coleção, dirigida sobretudo a pesquisadores nacionais e estrangeiros, estará disponível gratuitamente em site na internet. Todo o projeto gráfico-editorial da coleção (incluindo o site) foi realizado pela Yayá Comunicação.
******
8. Na sucessão municipal em Itabela, o candidato a prefeito Leleu da Sacaria e seu vice, delegado Marivaldo, iniciaram neste sábado (27) a agenda oficial de caminhadas, contando com a presença da secretária estadual Fabya Reis (Sepromi), do suplente de deputado estadual Mário Jacó (PT) e da liderança do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Welton Pires.
9. A secretária estadual destacou a importância da manutenção da aliança construída com os partidos PSB, PT e PRP, sobretudo para a efetivação de políticas voltadas à qualidade de vida da população.
10. “Temos na candidatura de Leleu da Sacaria a perspectiva de um projeto político que cuidará, de verdade, do município, sobretudo da juventude, das mulheres e do povo do campo”, afirma Fabya Reis.
11. A Áity Incubadora do Parque Tecnológico da Bahia é tema de uma das palestras que integram a programação da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, que acontece, em Salvador, de 29 de agosto a 03 de setembro, no Hotel Fiesta (Itaigara). Promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), trata-se do maior evento para pequenos negócios da Bahia.
12. É no antipenúltimo dia do evento, a partir das 18h, que o coordenador da Áity, Antônio Rocha, vai realizar um pitch sobre a incubadora e os resultados obtidos pela entidade, em quatro anos de atividades. Para quem não conhece o termo, pitch é uma explanação que dura alguns minutos e objetiva deixar claro porque uma ideia ou produto merecem aporte.
13. Neste caso, “a apresentação não visa atração de investimentos, mas ressaltar a importância que a incubadora tem na trajetória de uma startup”, realça Rocha.
14. Na última sexta (26), a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) entregou ao Ministério Público da Bahia uma representação para investigar supostas irregularidades nas contas da prefeitura de Salvador. A ação foi motivada após declarações da vice-prefeita Celia Sacramento, que durante entrevista para o jornal A Tarde afirmou que a gestão municipal realizou uma série de obras “com custo muito maior que deveria”.
15. Diante dessas acusações, Aladilce entregou uma representação para que o Ministério Público apure as denúncias. A vereadora destacou que mais da metade do orçamento previsto para a requalificação da orla de Salvador foi utilizada apenas na reforma da Barra, cerca de R$ 57 milhões.
16. Ela também lembrou que as suspeitas de irregularidades das obras da prefeitura no Rio Vermelho também foram alvo do Ministério Público Federal, que no ano passado determinou a instauração de um Inquérito Civil.
17. De acordo com Aladilce, uma denúncia partindo da própria vice-prefeita deve ser objeto de investigação. “Quando alguém que participa diretamente da administração pública afirma que uma série de obras foi realizada com um custo superior ao devido, é necessário investigar e apurar se houve irregularidades”, afirmou Aladilce.
18. O Projeto Juventude Quilombola, executado há dois anos pelo Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), com patrocínio da PETROBRAS, promoveu Seminário de Encerramento da primeira etapa de suas atividades. O evento foi realizado no auditório da UNEB, em Irecê, e contou com vasta programação e com a exibição do documentário “Juventude Quilombola e a Cultura Negra no Território de Irecê”.
19. A violência contra as mulheres é considerada pela legislação “um grave crime, punido com penas relativamente altas. Mesmo assim, apesar dessa gravidade, o Brasil continua a registrar altos índices de violência contra as mulheres, vitimando milhares de brasileiras de forma reiterada: 38,72% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente; para 33,86% a agressão é semanal”.
20. Esses dados foram divulgados no balanço dos atendimentos realizados de janeiro a outubro de 2015 pela Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). Para ajudar a pôr fim à cultura de violência contra a mulher, a deputada Ivana Bastos, do PSD apresentou projeto de lei que inclui no conteúdo programático oficial das escolas públicas da Bahia o tema “Noções Básicas da Lei Maria da Penha”.