A vida dos pescadores e marisqueiras vai melhorar no povoado de Bom Jesus dos Pobres, no município de Saubara. O governo inaugurou uma unidade de beneficiamento de mariscos.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. (VEJA) O Senado Federal agendou para o dia 29 o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff no julgamento final do impeachment. A petista confirmou nesta quarta-feira que fará pessoalmente sua defesa em plenário. O roteiro da derradeira votação foi definido em reunião entre o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que presidirá a sessão, e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O julgamento terá início às 9 horas do dia 25, próxima quinta-feira.
2. Na primeira etapa, senadores poderão apresentar questões de ordem, sobre as quais Lewandowski terá de decidir. Haverá intervalos a cada quatro horas. Na sequência, começa a oitiva de testemunhas: duas de acusação e seis de defesa. Essa fase deve se estender por toda a sexta e madrugada de sábado.
3. Se as oitivas se encerrarem no sábado, o julgamento será retomado na segunda-feira. Do contrário, não há previsão de interrupção dos trabalhos. No dia 29, portanto, Dilma terá meia hora para falar. Começam, então, as perguntas dos senadores, acusação, defesa e do presidente do STF – Dilma tem o direito de permanecer calada.
4. Encerrada essa fase, acusação e defesa falarão por mais uma hora e meia, com direito a réplica e tréplica. Senadores inscritos poderão, em seguida, falar por dez minutos cada um – o que deve ocorrer na terça-feira. Somente depois disso é que Lewandoski lerá o resumo do processo, abrindo espaço para que dois senadores favoráveis ao impeachment e dois contrários discursem por cinco minutos, antes do início da votação.
5. O presidente do STF fará, então, a seguinte pergunta: “Cometeu a acusada, a senhora presidente da República, Dilma Vana Rousseff, os crimes de responsabilidade correspondentes à tomada de empréstimos junto à instituição financeira controlada pela União e à abertura de créditos sem autorização do Congresso Nacional, que lhes são imputados e deve ser condenada à perda do seu cargo, ficando, em consequência, inabilitada para o exercício de qualquer função pública pelo prazo oito anos?”.
6. Se 54 senadores responderem sim no painel eletrônico, Dilma perderá definitivamente o cargo.
******
7.(Sertão Baiano, blog) Durante entrevista à rádio Irecê Líder FM, nesta quarta-feira (17), o presidente estadual do PCdoB, o deputado federal Daniel Almeida, comentou a quebra de acordo que culminou com a substituição do vereador Pascoal Martins (PCdoB) da chapa encabeçada por Elmo Vaz (PSB), ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
8. No final do mês passado, Pascoal desistiu da pré-candidatura a prefeito de Irecê com a condição de ser o vice de Elmo. O acordo foi anunciado com pompa. "Nunca tivemos dúvidas que esse momento de união chegaria", disse, na ocasião, o ex-presidente da Codevasf.
9. Em relação às publicações na noite desta terça-feira (16) sobre denúncias relacionadas à contratação de serviço de manutenção e conservação de logradouros públicos na gestão da então prefeita de Dias D’ávila, Andréia Xavier, em 2011, e acatada parcialmente pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), a ex-prefeita esclarece que houve falhas no software utilizado pela Secretaria de Obras da época, que incluiu o aluguel de contêineres como único item do contrato firmado com a empresa Leblon, desprezando outros itens que são inerentes a manutenção de ruas danificadas pelas chuvas.
10. Em sua defesa, a ex-prefeita acrescenta que solicitou aos técnicos do TCM-BA inspeção in loco nas ruas objeto do contrato com a empresa, e ficou constatado que os serviços foram realizados e que não houve superfaturamento, fraude, dolo, má-fé ou falhas no serviço prestado.
11. Isso é fruto pela disputa da direção da Funasa na Bahia.
12. Deputado Prisco (PPS) diz que não tem problema que a PEC do Soldado (em que militar pode trabalhar 20h como professor e/ou na área de saúde) fosse assinada pelo deputado Adolfo Menezes (PSD). "A tropa sabe que o projeto é meu", comenta.
13. Em decisão terminativa, a Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional (CDN) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (17), relatório favorável ao substitutivo ao PLS 52/2013, que institui a Lei Geral das Agências Reguladoras. A proposta passará por turno suplementar antes de seguir para a Câmara dos Deputados. A relatora, senadora Simone Tebet (PMDB/MS), acatou o substitutivo do senador licenciado Walter Pinheiro (BA) e aprimorou o texto com emendas apresentadas pelo senador Roberto Muniz (PP/BA).
14. Entre as propostas apresentadas por Roberto Muniz estão medidas que garantem a autonomia administrativa dos dirigentes, ausência de tutela e subordinação, assim como a proposta de regras de mandatos não coincidentes e aprimoramento na escolha do Ouvidor.
15. Muniz anotou como fundamental a uniformização dos mandatos dos diretores das agências: “Os mandatos não serão coincidentes, estabelecendo uma regra de transição para os exercícios das funções, estabelecendo contagem do prazo começando no primeiro dia útil após o fim do mandato anterior, independentemente da posse do diretor”.
16. A vida dos pescadores e marisqueiras que dependem do mar vai melhorar no povoado de Bom Jesus dos Pobres, no município de Saubara, no Recôncavo Baiano, onde o Governo do Estado inaugurou uma unidade de beneficiamento de mariscos nesta quarta-feira (17).
17. O equipamento foi entregue para a Associação das Marisqueiras e Pescadores de Bom Jesus dos Pobres pelo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, com a presença da secretária de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana.
18. A unidade beneficia 400 famílias, como a da marisqueira Naíse Chaves, 36 anos, casada com Adriano Carvalho, 33, que também é pescador, e mãe de sete filhos. “O trabalho na maré é duro. É difícil colocar o alimento na mesa, mas foi assim que meu pai me criou e é assim que crio meus filhos”, diz a marisqueira. Diariamente, às 6h, Naíse já está na maré e antes do meio-dia chega em casa, mas às vezes é preciso voltar ao mar à meia-noite para pescar siri.
19. “Depois tem que tratar os mariscos. Com essa unidade vai melhorar a vida de muitos pescadores e marisqueiras, vai aumentar a renda e vou terminar de construir minha casa”.
20. O projeto Identidades Transatlânticas da revista eletrônica Acho Digno, da jornalista baiana Camila de Moraes, foi contemplado no Edital de Mobilidade Artística da Secretaria de Cultura do Estado. A residência artística tem duração de dois meses (agosto e setembro-2016), em Nova Iorque – EUA e resultará em uma pesquisa sobre os meios de comunicação e sua contribuição para a construção da sociedade.
21. Tendo como objeto de análise a cultura digital e o seguimento de revistas eletrônicas especializadas, a pesquisa pretende verificar qual a influência da mídia sobre a cultura afro-americana, quais são as suas narrativas e como os jovens dessas comunidades dialogam. Segundo Camila, o objetivo é instrumentalizar a análise dos acontecimentos do ocidente negro para além das fronteiras territoriais e possibilitar diálogos com esse universo da cultura digital.
22. Isso permitiria estabelecer um link do público brasileiro com a mídia digital norte americana, com edições especiais internacionais da revista Acho Digno tratando sobre temas como a música e a moda do Harlem, ou ainda, o cinema e o design do Brooklyn, e ainda as artes cênicas do Bronx.
23. O Hospital São Rafael (HSR) foi eleito ‘Instituição do Ano – Hospitais Privados’ com base em pesquisa de público realizada pelo Grupo Mídia – composto pelos conselhos editoriais das revistas especializadas em saúde Healthcare Management, HealthARQ e Health-IT.
24. A cerimônia de entrega do prêmio 1º Líderes Norte e Nordeste ocorrerá a partir das 19h30 desta quinta-feira (18), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife. O troféu será recebido pelo diretor geral da instituição, Alfredo Martini.
25. Essa é a primeira edição do prêmio, que tem o intuito de homenagear empresas, cases de sucesso, instituições e profissionais que mais se destacaram nos últimos 12 meses, na área. Para chegar aos ganhadores, foi aberta votação ao público pelo site da Healthcare Management online durante dois meses.
26. O prefeito ACM Neto está em Brasília, de onde retorna na noite de hoje (17), tratando da captação de recursos federais para Salvador. Junto ao Ministério do Turismo, o prefeito aguarda a liberação da União para assinatura de um contrato entre a Prefeitura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de US$105, para a requalificação da Avenida Sete de Setembro, entre o Campo Grande e a Praça da Sé, e de trechos da orla em Stella Maris, Flamengo e Ipitanga.
27. Esses recursos estão previstos no Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Também na pauta de ACM Neto estão a liberação de recursos para a saúde e para a implantação do BRT que vai ligar a Estação da Lapa à região do Shopping da Bahia.
28. Mais dois importantes equipamentos de lazer e convívio social passam a beneficiar os moradores do Conjunto Fazenda Grande III e Águas Claras: as praças Regina Guimarães e Do Cigano, respectivamente. Os espaços foram entregues pela Prefeitura nesta quarta-feira (17) após passarem por intervenções ao longo dos três últimos meses. As obras foram executadas através da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman).
29. A requalificação dos espaços era uma antiga reivindicação dos morares, que ansiavam por equipamentos de lazer e convívio social. A demanda foi identificada através do programa Salvador Bairro a Bairro, fruto do maior programa de consulta popular da cidade, o Ouvindo Nosso Bairro. Através do Ouvindo Nosso Bairro, os próprios moradores escolheram as obras que deveriam ser feitas pela Prefeitura.
30. A Praça Regina Guimarães, localizada na Rua Fernando Caldas, no Conjunto Fazenda Grande III, em Cajazeiras, foi totalmente requalificada e agora conta com novos elementos para incentivar a prática esportiva e promover qualidade de vida à população.
31. A nova estrutura, disposta em uma área de 3.279 m², contempla alambrados de proteção tanto no parque quanto no espaço infantil para aumentar a segurança das crianças, equipamentos de acessibilidade, incluindo balanço para cadeirante, mesas de jogos para entreter idosos, paraciclo, pergolado e quiosque.
32.Colocar o esporte como ferramenta de inclusão social e política de Estado será o foco da audiência pública, nesta quarta-feira, 17, às 9h30, na Assembleia Legislativa. Realizado pela Comissão de Desporto, Paradesporto e Lazer, o evento contará com representantes do programa Pacto Pela Vida, da Sudesb e da Diretoria de Esporte de Salvador.
33. “Queremos que os poderes públicos e a sociedade assimilem a importância do esporte para promover inclusão social e transformar vidas, contribuindo assim para termos um País melhor. Muitas vezes, com pouco investimento se beneficia milhares de crianças e jovens”, afirma o presidente do colegiado, deputado Bobô (PC do B).
34. Dando início aos trabalhos do segundo semestre de 2016, a Comissão de Agricultura e Política Rural, presidida pelo deputado Roberto Carlos (PDT), aprovou na sessão de ontem audiências que devem acontecer em Salvador e em Brasília, além da mudança de horário de realização das reuniões.
35. Os integrantes do colegiado aprovaram uma sugestão do deputado Eduardo Salles (PP) para o retorno do Programa de Vendas em Balção de Milho, que viabiliza aos pequenos criadores e agroindústrias de aves, suínos dentre outros, o acesso por venda direta dos estoques públicos do governo, a produtos como, milho, arroz em casca, trigo e castanha. A venda é feita obedecendo ao preço médio de mercado em cada região.
36. De acordo com Eduardo Salles, o retorno do programa permitiria aos criadores, nesse período de seca, complementar a ração do rebanho. O deputado requisitou o apoio dos presentes para uma audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Blairo Maggi, para o retorno do programa.