A partir desta segunda-feira (15), o Posto SAC Periperi tem endereço novo, onde os cidadãos serão atendidos durante o período de reforma das instalações permanentes
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. (CBN, Guilherme Balza) O delegado Luiz Roberto Hellmeister, da delegacia de Santa Efigênia, na capital paulista, afirmou que Talma Bauer, chefe de gabinete do deputado federal Marco Feliciano, do PSC, admitiu em depoimento que pagou R$ 20 mil a um amigo da estudante de jornalismo Patrícia Lelis para que, em troca, ela para de acusar o parlamentar por tentativa de estupro.
2. O delegado, no entanto, está convencido de que o dinheiro foi pago porque Patrícia extorquiu o assessor de Feliciano. Para Luiz Roberto Hellmeister, Patrícia mentiu várias vezes ao longo das investigações para incriminar Feliciano e os assessores dele.
3. “Ela ameaça divulgar uma notícia bombástica, ainda piorando porque ele é pastor, não é só deputado, e que pode ter um dano incalculável na vida dele. Ela está condicionando contar um fato real ou mentiroso para ter uma vantagem”, afirmou o delegado Hellmeister.
4. Uma das mentiras, segundo o delegado, é de que ela teria sido sequestrada e mantida sob cárcere para gravar o vídeo em que desmente as acusações que tinha feito contra o deputado anteriormente.
5. Imagens de câmeras de segurança do dia em que teria ocorrido o suposto sequestro mostram Patrícia em um hotel na cidade de São Paulo junto com Bauer. Os dois aparecem descontraídos e, inclusive, se abraçam. De acordo com o delegado, a jornalista hospedou a mãe e um amigo no mesmo hotel, o que descaracteriza a versão de que ela foi coagida a recuar das acusações.
6. Por causa disso, o delegado afirmou que vai indiciar Patrícia pelos crimes de extorsão e denunciação caluniosa, penas que somadas podem variar de seis a 20 anos de prisão.
7. A estudante de jornalismo, que também é militante do PSC, diz que Feliciano tentou estuprá-la e ainda a agrediu dentro do apartamento funcional dele em Brasília, no dia 15 de junho.
8. A denúncia de estupro é investigada pela Delegacia da Mulher de Brasília. A Polícia de São Paulo apura somente o suposto sequestro e cárcere de Patrícia.
*****
9. Sinsped anuncia Assembleia Geral no próximo dia 17 na portaria do Complexo Prisional de Salvador, com indicativo de greve. Vão protestar contra a terceirização de servidores.
10. A partir desta segunda-feira (15), o Posto SAC Periperi tem endereço novo, onde os cidadãos serão atendidos durante o período de reforma das instalações permanentes. A unidade, responsável pelo atendimento da população do Subúrbio Ferroviário de Salvador irá funcionar provisoriamente, no Empresarial Innovarcenter, na Praça da Revolução. A oferta de serviços e a capacidade de atendimento permanecem as mesmas, bem como o horário de funcionamento, das 7h às 15h30, de segunda a sexta-feira.
11. O Posto SAC Periperi oferece serviços de 13 órgãos e instituições parceiras, responsáveis por realizar uma média mensal de aproximadamente 22 mil atendimentos. “A população estará igualmente assistida nesta unidade provisória, até que sejam concluídas as obras de manutenção no imóvel onde o Posto funciona há 18 anos, garantindo conforto e segurança ao cidadão”, disse Edelvino Góes Filho, secretário da Administração.
12. A Linha 1 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas será ampliada em 5,5 quilômetros e irá até Águas Claras/Cajazeiras. A autorização para licitar o chamado Tramo 3 da primeira linha do metrô foi assinada pelo governador Rui, na tarde desta sexta-feira (12), na Governadoria, e a licitação será publicada no Diário Oficial deste sábado (13). Ao final da obra, a Linha 1 terá 17,5 quilômetros de extensão e duas novas estações, totalizando 10 pontos de parada.
13. O Tramo 3 será implantado pelo lado esquerdo da rodovia BR-324, no sentido Salvador - Feira de Santana, tendo início no KM-622, em Pirajá, e final no KM-616, próximo ao viaduto de Águas Claras. O governo estadual desenvolveu estudos para integrar o Tramo 3 aos novos projetos de transporte que estão sendo previstos ou executados pelo Estado, como os Sistemas BRT das Avenidas 29 de Março e Gal Costa e o VLT da região do Subúrbio Ferroviário, bem como a futura Estação Rodoviária de Salvador, que também será construída em Águas Claras.
14. “Uma obra em Salvador, entre outras funções, tem que gerar emprego. Essa será mais uma obra do Governo que cumpre essa finalidade. Não são apenas 5,5 quilômetros de transporte público de qualidade, é emprego e renda durante e após a obra. O novo trecho do metrô [entre Pirajá e Águas Claras/ Cajazeiras] vai levar desenvolvimento a essa região da cidade, transformando a realidade de milhares de baianos”, afirmou o governador.
15. A Prefeitura de Candeias agiu em um conflito que se arrasta entre a comunidade de Boca da Mata e a terceirizada Petrobrás que realiza serviços para a Petrobrás. A empresa explora sete poços de petróleo no distrito e, em contra partida, prometeu aos moradores a pavimentação de 3,5km de estrada, entretanto não cumpriu com a expectativa. O problema se arrasta há 14 anos e a população local decidiu limitar a passagem dos caminhões da Petrobrás.
16. Com a estrada ainda mais destruída devido a circulação de caminhões e carros da empresa, os moradores decidiram restringir o acesso dos veículos plotados com a marca da Petrobrás. Por causa das más condições, o transporte público não circulava, comprometendo a mobilidade de quem vive no distrito de Boca da Mata. Entretanto, a prefeitura já garantiu a regularização dos serviços na região
.
17. Para resolver o impasse, o prefeito interino, Bom Jorge, solicitou uma reunião emergencial, na tarde desta sexta-feira, com a presença de dois representantes da Petrobrás, as secretarias de Meio Ambiente, de Serviços Públicos e de Obras. Na ocasião, foi marcado um novo encontro para a próxima segunda-feira, dia 15, com participação de profissionais Técnicos e da comunidade local, para chegar a um acordo.
18. A Secretaria de Meio Ambiente solicitou a licença para exploração, que não foi apresentada, mas foi cobrada para o próximo encontro.
19. Moradora do Nordeste de Amaralina, a dona de casa Aloísia Maria Ferreira, 58 anos, agora é só alegria. Sua casa começou a receber reboco e outras melhorias através do programa Morar Melhor, que reforma residências em toda a cidade.
20. Neste sábado (13), o prefeito ACM Neto autorizou o início das obras em cerca de 900 casas nas comunidades de Engenho Velho de Brotas, Nordeste de Amaralina e Chapada do Rio Vermelho. Cada residência cadastrada pela Prefeitura recebe até R$5 mil para intervenções como pintura e reboco, esquadrias (portas e janelas), louças sanitárias (pia e vaso) e telhado, a depender da escolha do morador.
21. Essa é primeira etapa do programa, de um total de cinco etapas. Em cada etapa, estima-se que sejam reformadas 20 mil unidades.
22. O juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em primeira instância em Curitiba, suspendeu nesta sexta-feira a ação penal correspondente à 26ª fase da operação, batizada de Xepa, que tem como réus, entre outros, o empreiteiro Marcelo Odebrecht e o marqueteiro João Santana.
23. Moro justificou sua decisão, contrária à manifestação prévia do Ministério Público Federal (MPF), a partir das informações de que “todos os presos por este processo” estão negociando delações premiadas com a força-tarefa da Lava Jato.
24. O magistrado escreveu que “há notícia de que alguns acusados, inclusive todos os presos por este processo, estariam negociando alguma espécie de acordo de colaboração, que pode ser determinante para posição que adotarão em seus interrogatórios nesta ação penal. Nesta condição, com concordância das defesas, resolvo suspender Ação Penal por duas semanas”.
25. Máxima do dia: a Secom discrimina o Bahia Já; mas o Bahia Já não discrimina o governo do Estado.