O professor João Carlos Salles, reitor da UFBA será homenageado com o Título de Cidadão Soteropolitano em sessão na Câmara dia 19 de agosto, às 18h30min.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, pediu desculpas nesta sexta-feira por dizer que homens vão menos ao médico porque trabalham mais que as mulheres. Por meio de nota, o ministro esclareceu que se referia ao número de homens no mercado de trabalho. “Conhecendo o quanto as mulheres trabalham, eu jamais diria que os homens trabalham mais que as mulheres. Quero deixar claro que eu me referia ao número de homens no mercado de trabalho, que ainda é maior”, explicou.
2. Ainda na noite desta quinta, a filha do ministro, deputada estadual Maria Victória Borghetti Barros (PP-PR), chamou a atenção do pai através das redes sociais “Pai, logo o senhor que tem duas mulheres como nós em casa, a vice-governadora do Estado do Paraná, Cida Borghetti, e eu, deputada estadual. Trabalhamos tanto quanto o senhor”.
3. Após a saia-justa, o ministro afirmou que “as mulheres, além de trabalhar fora, têm as tarefas de casa, cuidam da família e ainda arrumam tempo para cuidar da saúde. A campanha que lançamos quer espelhar esse exemplo das mulheres”.
*****
4. O Dia das Santas Casas de Misericórdia, que se comemora no dia 15 de agosto, será um dia especial para a Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia(FESFBA). É que segunda –feira, o setor filantrópico passar a contar com novo apoio da Assembleia Legislativa da Bahia –ALBA: A Frente Parlamentar Estadual de Apoio às Santas Casas ,que será instalada, em sessão especial, a partir das 9h30min.
5. A Frente, que é suprapartidária, será um importante espaço de debate para o setor filantrópico, como ressalta o presidente da FESFBA, Mauricio Dias. Durante a sessão os filantrópicos (da capital e interior) celebrarão o Dia das Santas Casas de Misericórdia, mostrando aos deputados o cenário de crise que o setor vem enfrentando, que já levou ao fechamento de 36 hospitais filantrópicos ,além da suspensão de importantes serviços de assistência à saúde.
6. O agravamento da crise vem mobilizando entidades filantrópicas que estão fazendo campanha de sensibilização #SOS Saúde da Bahia”, com a participação de hospitais filantrópicos da capital de do interior A campanha tem alertado para os riscos de desassistência, em razão da asfixia financeira, que tem como principal causa o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
7. Como parte das ações em homenagem ao mês do advogado, o Instituto dos Advogados da Bahia (IAB) promove no próximo dia 25 de agosto o seminário “A advocacia e os seus Desafios na Atualidade”. O evento, que será realizado no Instituto Feminino da Bahia, começa a partir das 18h30, e terá como mediador o presidente do IAB, o advogado Carlos Rátis.
8. Entre os temas que serão debatidos está “O papel do Advogado na Defesa dos Direitos Humanos”, que será abordado pela advogada Christianne Gurgel. Outro assunto que estará na pauta, tendo como palestrante o advogado Maurício Góes e Góes, é o “NCPC e os Honorários Advocatícios”. Já a palestra sobre “A Advocacia Trabalhista e os seus Desafios na Atualidade” ficará sob a responsabilidade do advogado Antônio Menezes Filho.
9. O professor João Carlos Salles, reitor da Universidade Federal da Bahia, será homenageado com o Título de Cidadão Soteropolitano em sessão especial na Câmara Municipal de Salvador. A entrega acontecerá no dia 19 de agosto, às 18h30min.
10. O projeto é de autoria da vereadora Aladilce Souza (PCdoB), e concede homenagem para personalidades nascidas fora da capital baiana e que prestaram relevantes serviços à cidade. Para Aladilce, é um desafio para qualquer reitor coordenar a UFBA, “algo que João vem conseguindo cumprir com total empenho, mesmo diante de um cenário político desfavorável para a educação”.
11. João Carlos Salles Pires da Silva nasceu na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano. Doutor em filosofia, Salles publicou, entre outros, "A Gramática das Cores em Wittgenstein" (CLE/Unicamp, 2002) e "O Retrato do Vermelho e Outros Ensaios" (Ed. Quarteto, 2006). É membro titular fundador da Academia de Ciências da Bahia e membro da Academia de Letras da Bahia. Preside ainda a Sociedade Interamericana de Filosofia.
12. Cerca de 800 servidores públicos que atuam na área de suprimentos do Estado vão receber treinamento para aperfeiçoar a avaliação que fazem nos produtos adquiridos nas compras públicas. As primeiras turmas para a capacitação dos funcionários que atuam nos almoxarifados do Estado começam na próxima semana, ministradas pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), por meio de um termo de cooperação técnica firmado com a Secretaria da Administração (Saeb).
13. O treinamento vai capacitar, inicialmente, 90 servidores que atuam na área de suprimentos, divididos em três turmas que iniciarão nos próximos dias 15 e 17. Outras classes, previstas para os dias 22, 29 e 31 deste mês, ainda possuem vagas disponíveis. A expectativa é abranger os 800 funcionários públicos que trabalham nos cerca de 400 almoxarifados do Estado.
14. A capacitação destes servidores tem o objetivo de evitar que o Estado receba “gato por lebre”. Especializado na aferição de pesos e medidas, o Ibametro vai capacitar os servidores para conferir se as especificações dos produtos entregues nos almoxarifados do Estado pelos fornecedores estão compatíveis com o que foi comprado.
15. O Instituto de Metrologia também vai ensinar métodos para os servidores examinarem se os produtos entregues estão em conformidade com as especificações técnicas exigidas pela legislação vigente.
16. Representantes da Frente Popular Institucional de Cajazeiras (Fepic) foram recebidos em audiência pelo secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia.
17. Estiveram presentes, o presidente Kilson Melo, o coordenador Roque Gonçalves, subcoordenador Luis Carlos de Souza Barreto, e mais Pablo Trindade e Bonifácio Gomes. “Viemos debater com o governo do Estado a respeito das obras em Cajazeiras e adjacências, além de temas como saúde, educação, e cultura”, diz Kilson Melo.
18. Segundo ele, entre as demandas a implantação de um UPA 24 horas, restaurante Prato do Povo, a ampliação do Hospital Professor Eládio Lasserre, a revitalização do posto médico de emergência em Cajazeiras 8, além da instalação de um Centro Cultural e da viabilização de ações de cultura para Cajazeiras.
19. Ricardo Gomes deixa o Botafogo e é o novo técnico do São Paulo.
20. O Brasil continua decepcionante nos Jogos Olímpicos do Rio.
21. O juiz federal Sergio Moro mandou a mulher do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a jornalista Cláudia Cruz, apresentar “de imediato” seu novo endereço. Ré em ação penal na Operação Lava Jato por evasão de divisas e lavagem de mais de 1 milhão de dólares, Cláudia não está sendo encontrada para intimação pessoal.
22. Em despacho na terça-feira, Moro afirmou que foram agendadas as audiências das testemunhas de acusação do processo para 26 de agosto e que “há dificuldades para intimação pessoal da acusada Cláudia Cordeiro Cruz”. “O endereço disponível nos autos informado pela defesa era o endereço da Presidência da Câmara, não mais ocupada pelo marido da acusada”, afirmou Moro.
23. “Não há outro endereço disponível. A defesa contatada por telefone não prestou objetivamente informações sobre o endereço residencial.”
24. Sem Arnaldo Cezar Coelho ao lado para soprar em seus ouvidos as regras da natação, esporte que vem narrando na Olimpíada do Rio, Galvão Bueno falou demais e irritou um colega da BBC durante a transmissão das provas da natação masculina, na última terça-feira, noite em que se viu o retorno triunfal do americano Michael Phelps, coroado com dois novos ouros na carreira.
25. “Ele precisa se calar”, disse Adrian Moorhouse, incomodado com os brados de Galvão no início de uma das provas, momento em que a norma manda fazer silêncio. “Eu errei. Tinha que estar calado na largada”, admitiu no Instagram Galvão, na noite desta quinta-feira, quando voltou ao Parque Olímpico para narrar mais uma medalha de Phelps.
26. Galvão ainda postou uma foto ao lado de Adrian Moorhouse e de outro colega da BBC, e também do ex-nadador Gustavo Borges, parceiro seu na Globo, no maior clima de reconciliação. Apesar da imagem de bons amigos e da admissão do erro, o narrador da Globo transpira irritação com a crítica no post. Ele deu a entender que a reclamação de Moorhouse só virou notícia por “falta de pauta” e ainda chamou a repercussão de “mimimi”.
27. A cada 11 minutos uma mulher é estuprada no Brasil. Esse número ainda pode ser superior, já que somente 10% têm coragem de denunciar. Na Bahia, nos três primeiros meses de 2016, a Secretaria de Segurança Pública do estado registrou 576 casos, sendo que Salvador liderou o ranking, com 110 notificações. Os números alarmantes chamam a atenção de instituições de ensino, uma vez que crianças e adolescentes são as maiores vítimas.
28. Na próxima terça-feira (16), o Vitória Régia vai promover o Fórum de alunos, e a cultura do estupro será um dos temas discutidos, assim como o uso de drogas na juventude. Em outra vertente, o empreendedorismo como chave para o sucesso também será debatido. Além disso, sete oficinas serão ministradas por professores, ex-alunos, pais e antigos docentes da instituição. A programação, que inicia às 7h, será encerrada às 11h30 ao som da nova revelação baiana, Vinni Rodrigues, que já estudou no VR e hoje é cantor.