Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Odebrecht relata repasse de R$ 23 milhões para campanha de Serra

O SAC Servidor, que funciona em Salvador como uma central exclusiva de atendimento da rede SAC ao servidor público estadual, completa três anos de existência.
07/08/2016 às 19:42
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. (VEJA) Executivos da Odebrecht disseram em negociação de delação premiada que a empreiteira passou 23 milhões de reais à campanha de José Serra (PSDB-SP) em 2010 sob a forma de caixa 2. Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, a afirmação foi feita a procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato. 

   2. Os funcionários da empresa negociam acordo para terem reduzidas eventuais penas decorrentes dos processos. Segundo os relatos, a campanha à presidência do atual ministro das Relações Exteriores teria recebido os valores no Brasil e em contas no exterior.

   3. De acordo com os delatores, a negociação das doações foi feita junto à direção nacional do PSDB. Os executivos disseram que podem apresentar comprovantes de depósitos. Ainda segundo o jornal, eles pretendem revelar que houve pagamento de propina a intermediários do ministro no período em que Serra foi governador de São Paulo (2007 a 2010). Os pagamentos teriam relação com as obras do trecho sul do Rodoanel.

   4. Em nota à Folha, José Serra afirmou que sua campanha à presidência “foi conduzida na forma da lei e, no que diz respeito às finanças, era de responsabilidade do partido”. De acordo com a prestação de contas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Odebrecht doou 2,4 milhões de reais ao comitê de campanha presidencial. 

   5. Sobre o Rodoanel, Serra classificou de “absurdas” as acusações, pois a Odebrecht não participava do trecho em questão quando ele assumiu o governo do Estado.

   6. O presidente em exercício, Michel Temer, também foi citado nas negociações de delação premiada de executivos da Odebrecht, conforme revelou VEJA desta semana. No trecho a que a reportagem teve acesso consta a informação de que em maio de 2014 houve um jantar no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente da República. 

   7. Nele, estavam o então vice-presidente e o então deputado Eliseu Padilha, atual ministro-chefe da Casa Civil. Do lado da empreiteira, Marcelo Odebrecht. Segundo os termos do anexo, Temer pediu “apoio financeiro” ao empresário. Marcelo Odebrecht, um campeão em contratos com o governo federal e um financiador generoso de políticos e campanhas eleitorais, prometeu colaborar. A reunião resultou na doação de R$ 10 milhões em dinheiro vivo.

   8. Em outra delação explosiva, o marqueteiro João Santana prometeu ao Ministério Público revelar um arsenal de informações que, como admitiu, vai “destruir” a biografia da presidente afastada, Dilma Rousseff. Segundo o marqueteiro, Dilma não só sabia do que acontecia nos bastidores clandestinos de suas finanças eleitorais, como teria participado ativamente do jogo. 

   9. Santana foi preso em desdobramento da Operação Lava Jato e negocia acordo de delação premiada. Em negociação de acordo de colaboração com a Justiça, Santana relatou também aos procuradores que houve dinheiro ilegal na campanha de reeleição de Lula, em 2006, e na primeira eleição de Dilma Rousseff, em 2010.
                                                    *****
   9. A frente partidária formada por 14 legendas da oposição em Catu definiu o nome do médico e ex-prefeito José Nardson (PTB) como candidato à Prefeitura local nas eleições desse ano. Até a véspera da convenção conjunta da oposição, realizada no Clube de Empregados da Petrobras (Cepe) de Catu, as negociações entre os partidos apontavam o empresário Cézar Ribeiro (PDT) para a cabeça da chapa majoritária.
 
   10. No entanto, os partidos optaram pelo nome de Nardson, mantendo Cézar na chapa majoritária como candidato a vice-prefeito. Nas negociações finais, os partidos chegaram ao consenso de que esta chapa é a melhor opção para enfrentar a candidatura à reeleição do prefeito Geranilson Requião (PT), ao juntar a experiência com administração pública de José Nardson (que foi prefeito do município entre 1997 e 2000) e a visão empreendedora de Cézar Ribeiro.

   11.  No último dia 6, Dom Jose Ruy Goncalves Lopes , bispo de Jequié, completou idade nova. Rodeado por familiares,amigos, irmãos da Igreja Católica de Jequie, Feira  Santana (cidade onde nasceu), Salvador, Dom Ruy foi saudado com os melhores votos de saúde felicidades, e sucesso no seu trabalho pastoral.

   12. A parte mais importante dos festejos ocorreu em uma missa, na catedral de Jequié, onde as graças e bênçãos de Deus foram agradecidas por mais um ano de vida e missão sacerdotal.

   13. Dom José Ruy, da Ordem dos Frades  Menores Capuchinhos(OFMCap), tem realizado ao lado dos Irmãos em Cristo da Diocese de Jequie, um forte trabalho de evangelização e fortalecimento da Igreja dirigida pelo papa Francisco no Sudoeste da Bahia.

   14. Na parte gastronômica destaque para as comidinhas ligths de dona Maysa. Segundo Colbert Martins Filho, cristão feirense presente ao evento, o mocofatolight com suas folhinhas de alfasce se destacou.

   15. A Fundação Cultural do Estado da Bahia lamenta profundamente a morte do intelectual baiano Geraldo Machado, 69, na tarde deste sábado, 6 de agosto, no Hospital Aliança. O pensador foi gestor da Fundação de 1983 a 1987. 

   16. “A Funceb está de luto com a partida de Geraldo Machado, um de seus primeiros presidentes, um homem que soube fazer coexistir em igual condição de valores a cultura popular da Bahia, com sua arte erudita, moderna e contemporânea, sendo um precursor do grande caldeirão cultural que hoje conhecemos. Isso, em um país ainda sob regime ditatorial, o que lhe revelou a coragem ao lado do homem culto e sensível”, lastimou Fernanda Tourinho, diretora da instituição. 

    17. A Funceb, entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA),  transmite seu pesar a familiares e à comunidade cultural da Bahia.

   18. O PTN de Irecê confirmou o atual prefeito Luizinho Sobral como candidato à reeleição. O anúncio oficial foi feito  durante convenção do PTN e demais legendas aliadas, que também ratificaram os nomes do vice e dos 60 pré-candidatos à Câmara Municipal. 

   19. O companheiro de chapa de Luizinho Sobral será Hebert Gouveia, especialista na área contábil-tributária, com larga experiência em Gestão Pública, tido por todos como homem simples, tranquilo e que preza pelo bom senso. “É uma pessoa da minha confiança e que, com certeza, vai me ajudar a governar Irecê”, observou Luizinho. 

   20. O PSL confirmou o nome do vice-prefeito Alexandre Carvalho como candidato a prefeito pelo partido, quando reuniu, juntamente com partidos aliados, NA convenção partidária de Cabrália, realizada na Câmara Municipal. 

   21. Além de Hélio, diversas lideranças compareceram ao evento para empenhar seu apoio ao empresário, que se emocionou ao ver o coro com seu nome sendo gritado de forma espontânea pela multidão que tomava conta do local.

   22 . O SAC Servidor, que funciona em Salvador como uma central exclusiva de atendimento da rede SAC ao servidor público estadual, completa três anos de existência. Desde que foi inaugurado, quase 95 mil atendimentos foram realizados pelos diferentes órgãos que funcionam na unidade. 

   23. Além de benefícios como maior comodidade, menor tempo de espera e estacionamento grátis, os servidores atendidos no SAC do Multishop Boca do Rio aprovam a oferta de variados serviços exclusivos em um único lugar.

   24. Só na unidade Ceprev, vinculada à Superintendência de Previdência Estadual (Suprev), são 23 serviços oferecidos. Segundo a gerente do SAC Servidor, Virgínia Medeiros Neto, o mais procurado é o recadastramento de inativos. “Neste momento, estamos recebendo inativos da Polícia Militar. Eles têm até 31 de agosto para atualizar os dados cadastrais junto à Suprev”, destacou.

   25. Mais de 60% dos aposentados e pensionistas que buscaram atendimento no SAC Servidor nos últimos três anos demandaram serviços do Cepred/Suprev. Além do recadastramento, outros serviços bastante solicitados foram a solicitação de segunda via do contracheque, informe de rendimentos e tempo de contribuição; simulação de aposentadoria (mediante agendamento prévio); declaração de dependentes para fins de adequação do Imposto de Renda e abertura de processos diversos.