Catu e Pojuca comemoraram 148 e 107 anos de emancipação politica
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. (VEJA) A comunidade brasileira que vive no Reino Unido conta com cerca de 350.000 pessoas, que trabalham, estudam e constroem sua vida longe de casa. Devido ao sucesso econômico e baixo nível de desemprego, o local é um dos mais procurados por latino-americanos que decidem emigrar para Europa.
2. A saída da União Europeia, aprovada pelos britânicos na madrugada desta sexta-feira, porém, deve dificultar a vida dos brasileiros que já vivem no país e, principalmente, daqueles que planejavam uma mudança.
3. "Os defensores do Brexit não informaram durante a campanha como vão ser as novas regras de imigração, mas elas devem ser mais rígidas", afirmou o consultor da Associação Brasileira no Reino Unido (ABRAS), Fernando Mota.
4. Para os ilegais, há uma tendência que aponta para uma maior fiscalização por parte do governo britânico, que pode apertar os controles e realizar inclusive deportações. Entre os que vivem legalmente, cerca de 300.000 pessoas, os mais afetados serão os brasileiros que moram em terras britânicas com passaporte europeu, o que representa cerca de 95% daqueles que estão em situação regular. Os brasileiros que possuem também passaporte britânico, evidentemente, não serão afetados.
5. Em termos práticos, a saída deve exigir que os residentes atuais passem por novas burocracias para tirarem vistos de permanência, o que não é necessário hoje para aqueles vivem como europeus. Ainda assim, aqueles que já moram legalmente no Reino Unido não devem ter dificuldade de continuar no país.
6. Por outro lado, os brasileiros com passaporte europeu não estarão mais protegidos como cidadãos do bloco, portanto, é provável que venham a ter menos benefícios sociais. "Seja quais forem, todas as mudanças só terão efeito no futuro", avalia Mota.
7. Uma das principais bandeiras de campanha dos defensores do Brexit era exatamente a promessa de diminuir o excesso de novos imigrantes que o Reino Unido recebe anualmente. Estima-se que 300.000 tenham chegado ao país em 2015 e pelo menos metade deste número é de europeus. Por esta razão, o novo primeiro-ministro que assumir o posto de Cameron após sua renúncia pode ser pressionado a tomar medidas rígidas para conter a entrada de estrangeiros.
8. Apesar de o cenário indicar que haverá mais burocracias e empecilhos no caminho dos brasileiros, nenhuma mudança ocorrerá imediatamente. "Estamos orientando os residentes a terem calma neste primeiro momento após a decisão porque o processo de mudança será longo e planejado. Nada vai acontecer agora", explica Mota.
9. Até que as novas regras sejam traçadas, o Reino Unido e a UE terão dois anos de negociação pela frente. "Vamos aguardar e ver quais atitudes precisamos tomar para proteger os brasileiros", afirma o consultor da ABRAS.
*****
10. O ex-prefeito de Londres, Boris Johnson, foi o principal nome da campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE) e nesta sexta foi saudado por seus colegas e pela imprensa local como o grande vencedor político do referendo.
11. Após a confirmação oficial do resultado, Johnson comemorou a "independência" de seu país: "Podemos encontrar nossa voz no mundo novamente, uma voz que é proporcional a da quinta maior economia da Terra". Aos 51 anos, o político é cotado como favorito dentro do Partido Conservador para substituir David Cameron como primeiro-ministro.
12. A região da Chapada Diamantina é considerada pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) um dos maiores centros políticos da Bahia. Nesta sexta-feira (24), dia de São João, o parlamentar aproveitou para visitar as bases, traçar metas e debater estratégias em Iramaia, Itaetê, Andaraí e Mucugê para o pleito de 2016. Em duas dessas cidades, Itaetê e Mucugê, o PT terá pré-candidatos próprios, trata-se de Valdes Brito e Iara Fonseca.
13. Já em Andaraí, o parlamentar declarou apoio a Eraldo Duque Pinto, do PSD, e em Iramaia Dodinha (PSL) vai para a reeleição. “Foi uma agenda extensa e que, mais uma vez, demonstra o compromisso firmado anteriormente com as bases políticas em diferentes regiões da Bahia. A Chapada Diamantina é um polo de turismo, mas também é uma local de forte debate político.
14. Há cidades que respiram política 24h por dia e vamos seguir com agendas para fortalecer o PT e os partidos aliados com os movimentos sociais”, afirma Assunção, ao lado do membro do MST, Márcio Matos.
15. Os municípios de Catu e Santa Maria da Vitória têm um motivo especial para comemorar neste domingo (26).
16. Eles fazem, respectivamente, 148 e 107 anos de emancipação político-administrativa. Para homenagear os municípios e sua população, o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) apresentou moções de congratulações na Assembleia Legislativa da Bahia.
17. Localizada às margens da BR 110, Catu está inserido no Território de Identidade do Litoral Norte e Agreste de Alagoinhas. A economia do município é baseada no setor petrolífero e comercial.
18. Santa Maria da Vitória está situada no Território de Identidade da Bacia do Rio Corrente, oeste da Bahia. Localizado estrategicamente entre onze cidades, de Cocos a Brejolândia, o município é passagem para os estados de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal, além de ter um rico potencial hidrográfico. Entre serras, cerrados e veredas, os rios locais formam ao redor da cidade paisagens deslumbrantes que convidam a banhos em águas cristalinas, passeios em trilhas, cavernas e montanhas.
19. O ex-jogador Jobson foi transferido da carceragem de Conceição do Araguaia, no sul do Pará, na manhã deste sábado e agora está no presídio de Marabá, no sudeste do estado, onde vai ficar até sua audiência com a Justiça.
20. O atleta foi preso na última quinta-feira, por determinação da Justiça, sendo um dos suspeitos do crime de estupro contra quatro adolescentes.