SUCESSÃO EM SALVADOR: Eis a questão em aberto: PT apoia PCdoB ou PSB?
A líder do PT na Câmara Municipal de Salvador, Vânia Galvão, diz que antecipação da votação do Plano Diretor de Desenvolvimento Social (PDDU) para esta segunda-feira, dia 13, “é um ato arbitrário”.
11/06/2016 às 19:00
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. No meio politico tem-se como bem provável a candidatura da senadora Lidice da Mata (PSB) a prefeita da capital tendo como vice um nome do PT. O presidente do PT, Everaldo Anunciação, já admitiu a possibilidade do PT não disputar o pleito na cabeça da chapa, embora não tenha citado Lidice. Nos corredores da Assembleia, no entanto, o que se comenta é a existência de uma pressão maior da alta cúpula petista nessa direção.
2. Lidice ainda não se pronunciou e deverá fazê-lo até o final do mês, momento das convenções. Se aceitar, e a fórmula for essa mesma, PSB na cabeça e PT na vice, quem não vai gostar é o PCdoB que lança a pré-candidatura a prefeita da deputada Alice Portugal, num clube chique da Barra, dia 18 próximo.
3. PCdoB e PSB sempre atuaram na Bahia como forças auxiliares do PT. O PSB, no entanto, sempre foi mais ousado politicamente do que o PCdoB e foi assim que Lidice chegou ao Senado e disputou o governo da Bahia, em 2014, na tentativa de ser uma terceira via no Estado.
4. O PCdoB, agora, teria acordado. Ou melhor, em 2012, na eleição para prefeito da capital, Olivia Santana foi a candidata a vice na chapa de Nelson Pelegrino. Em 2014, na chapa de Rui, o candidato a vice foi do PP, João Leão, na disputa com Marcelo Nilo, então no PDT. O PCdoB ficou fora da majoritária.
5. Os comunistas já disseram que, com o PT, sem o PT; com Lidice ou sem Lidice vão disputar a Prefeitura de Salvador com Alice Portugal pelo menos no primeiro turno. A conversa mais densa ficaria para o segundo turno.
6. Lídice já teria sinalizado que ela e Alice trafegam numa mesma rota política eleitoral. Ou seja, os eleitores são os mesmos, embora Lidice tenha mais densidade eleitoral. Em miúdos, significa dizer que não há soma de votos, pois, nem Alice; nem Lidice tiram votos de ACM Neto na faixa que lhe é preferencial eleitoralmente.
7. O deputado pastor Isidório (PROS), este sim, tem votos num segmento não ideologizado, importante no agregamento para um segundo turno.
8. O quadro na oposição se configura dessa maneira. Ou pelo menos é como estamos enxergando no momento até que a situação se clarei mais.
*****
9. A vereadora Kátia Alves e o prefeito ACM Neto inauguraram um campo de futebol na Quadra C, em Fazenda Grande I, na noite de sexta-feira (10), quando também foi assinada a ordem de serviço para a construção de uma praça ao redor do novo equipamento de lazer.
10. “A iniciativa dá importante estímulo às atividades recreativas e à prática de esportes, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Kátia Alves, autora da emenda parlamentar que viabilizou as duas obras.
11. A partir de um pedido apresentado pela Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (Assetba), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu que a autonomia dos tribunais e o excesso de trabalho não podem ser usados como argumento para atrasar indefinidamente a resposta a requerimentos administrativos apresentados por servidores.
12. A decisão foi tomada por unanimidade em um pedido de providências inserido na 14ª sessão do Plenário Virtual, encerrada na última terça-feira (7/6).
13. Após analisar os argumentos da associação de servidores e do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, o relator do caso, conselheiro Gustavo Alkmim, identificou que, em um intervalo de dois anos, a Corte tramitou ou finalizou apenas nove de 108 processos administrativos abertos pelos servidores.
14. Os processos tratavam de temas como pagamento de indenização de licença-prêmio não usufruída, de férias vencidas e de substituição; abono de permanência e adicional noturno; aposentadoria voluntária; progressão funcional e adicional de função; estabilidade econômica e funcional; averbação de tempo de serviço e de tempo trabalhado em ambiente insalubre.
15. A líder do PT na Câmara Municipal de Salvador, Vânia Galvão, diz que antecipação da votação do Plano Diretor de Desenvolvimento Social (PDDU) para esta segunda-feira, dia 13, “é um ato arbitrário”.
16. A legisladora lembra que o plano de 2008 foi judicializado e considerado ilegal. Segundo Vânia, o plano de 2008, enviado na gestão de João Henrique, foi votado às pressas, as emendas foram apresentadas na calada da noite e o plano foi aprovado sem os debates públicos necessários com relação às emendas acatadas pelo Relator.
17. Para Vânia, o plano poderia ser votado após as eleições. “Qual a urgência? Temos o Plano Municipal de Educação para discutir também esta semana, é uma matéria tensa que requer bastante debate, atenção e participação popular”, pondera. Conforme observa, na última quarta-feira, dia 7, foi acertada a realização de audiência pública para discutir o PME na próxima segunda-feira, dia 13, com votação prevista para o dia seguinte.
18. O prefeito ACM Neto autorizou neste sábado (11) o início das obras de urbanização da comunidade Guerreira Zeferina, anteriormente conhecida como Cidade de Plástico, em Periperi. Essa será a primeira grande intervenção urbanística na área.
19. A ação vai impactar cerca de 300 famílias que vivem em condições precárias, sem moradias dignas, esgotamento sanitário, abastecimento regular de água ou rede elétrica. A intervenção da Prefeitura visa garantir moradia digna, opções de lazer, capacitação para o trabalho e um enfoque especial nas práticas de acessibilidade, interação social e políticas sustentáveis.
20. As obras de urbanização custarão mais de R$ 17 milhões, mas todo o projeto da comunidade prevê investimentos da ordem de R$ 21 milhões, envolvendo o trabalho social que será realizado no local. A vencedora da licitação é a empresa Barra Construção, Projetos e Serviços, que atuará sob a coordenação da Casa Civil.
21. O projeto é da Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF). Serão construídas 257 residências, sendo 237 apartamentos de 2 e 3 quartos e um prédio em formato de sobrado com 20 unidades habitacionais com dois quartos com adaptações de acessibilidade. Além disso, serão erguidos outros equipamentos públicos, como creche e unidade de saúde, e dez estabelecimentos para movimentar o comércio da comunidade.
22. Até as convenções que antecedem o período de campanha das Eleições 2016 muita água passará por debaixo da ponte em Vitória da Conquista. E uma das novidades dessa sexta-feira (10) fica na movimentação desse rio, com a oficialização de aliança entre o Democratas e o PSDB.
23. Tudo ficou acertado num encontro entre os caciques das duas legendas, vereador Arlindo Rebouças e o advogado Marcelo Melo. Além do PSDB e DEM, a frente poderá contar com o PEN e o Solidariedade, ambos sob o comando de Marcelo Melo.
24. A expectativa de Arlindo Rebouças é o fortalecimento desse grupo com a chegada do PPS, que tem o oftalmologista Armênio Santos, assim como Marcelo e Arlindo, pré-candidato à Prefeitura de Vitória da Conquista. Ana Silveira e a vereadora Lúcia Rocha também acompanharam a conversa.
25. Voluntários comunitários da Defesa Civil de Salvador (Codesal) receberam nesta sexta-feira (10) os seus certificados de conclusão do curso em ações preventivas. Realizada no Instituto de Previdência do Salvador (IPS), situado em Nazaré, a cerimônia reuniu participantes de quatro comunidades: Pedro Ferrão, localidade que fica entre a Liberdade e São Caetano; rua Mamede (Alto da Terezinha); Bom Juá e Baixa de Santa Rita (Pau da Lima).
26. A cerimônia de entrega dos certificados, que contou com a participação do diretor da Codesal, Álvaro da Silveira Filho, e da coordenadora de Ações Preventivas e Redução de Riscos, Gabriela Morais, encerrou a primeira fase do trabalho de mobilização das comunidades, que consiste na instalação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs). Eles agora prosseguem com outras ações dando às comunidades maior protagonismo.
27. Nessa fase inicial, os técnicos da Codesal identificaram lideranças e realizaram a mobilização comunitária a partir do curso de formação com módulos sobre primeiros socorros, estrutura da Defesa Civil e percepção de riscos. Dessa forma, os participantes se tornam agentes voluntários preparados para multiplicar as informações destinadas à diminuição dos impactos em casos de desastres naturais.