Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PMDB tem nome de Lúcio Vieira Lima como alternativa para vice-prefeito

As Rodas de Diálogos do Projeto Margaridas chegaram ao extremo sul da Bahia desde ontem (08) e seguem em atividade até o próximo dia 16 de junho
09/06/2016 às 19:22
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Buxixo circulante nos corredores da Assembleia Legislativa dão conta de que o PMDB poderá apresentar o deputado federal Lúcio Vieira Lima como provável candidato a vice-prefeito de Salvador, caso ACM Neto decida candidatar-se à reeleição, ou mesmo a prefeito. 

   2. A idéia circulante é que existem muitos nomes ditos concorrentes a vaga de vice, uma disputa intensa no PSDB, entre Paulo Câmara e Silvio Pinheiro; e mais Luiz Carreira, João Roma, Bruno Reis, Célia Sacramento, Guilherme Belitanni, nenhum deles com a densidade eleitoral de Lúcio.

   3. Nesse caso, confidenciou-me uma fonte, o nome de Lúcio apaziguaria os ânimos, seria de imenso agrado do PMDB e do ministro Geddel Vieira Lima e estaria tudo resolvido.

   4. Na oposição, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) lança sua pré-candidatura a prefeita num clube chic da Barra, a Associação Atlética da Bahia, dia 18. Era de se esperar que o lançamento fosse num bairro popular, mas, os comunistas optaram pela orla da Barra. O PCdoB diz que desta vez não vai ficar a reboque do PT.

   5. Fala-se, ainda, que seria de grande agrado do governador Rui Costa uma candidatura de Lidice da Mata (PSB) a prefeita, nome de maior densidade eleitoral das oposições. Lidice, no entanto, nada fala. Comenta-se que ainda está pagando débidos da campanha passada e não teria fôlego para entrar em nova campanha.
                                                                            *****
   6. O Ministério Público Federal encaminhou ao juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, pedido para que a justiça fixe em 10 milhões de dólares (33,9 milhões de reais na cotação de hoje) o valor mínimo que a jornalista Cláudia Cruz, mulher do presidente afastado da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, o lobista João Augusto Henriques, o ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada e o empresário Idalécio Oliveira devem pagar para reparar os danos causados pelo esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propina pelo qual foram denunciados. 

   7. Moro já aceitou a argumentação inicial do MP de que há indícios de que eles atuaram no pagamento de propina, remessa de recursos ao exterior e lavagem de dinheiro envolvendo a Petrobras e um contrato no Benin. Nesta quinta, os quatro se tornaram réus neste processo da Operação Lava Jato.

   8. Ao apresentar a denúncia, o Ministério Público rastreou o dinheiro considerado suspeito desde que saiu dos cofres da Companie Beninoise des Hydrocarbures Sarl (CBH), de propriedade de Idalécio, como propina na venda fraudulenta do campo de Benin na Petrobras, até passar pela offshore Acona, do lobista João Augusto Henriques, ter parte remetida para o trust Orion, do deputado Eduardo Cunha e ser pulverizado na offshore Netherton e depois na conta secreta Kopek, de Claudia Cruz.

   9. Com dinheiro que o MP diz ser resultado de propina, entre 2008 e 2015, a conta suíça Kopek, que tinha Cláudia como beneficiária final, lavou 1,079 milhão de dólares (cerca de 3,66 milhões de reais) na compra de serviços e artigos de luxo. 

   10. "Entre 20/01/2008 e 2/04/2015, por inúmeras vezes, dentre outros locais em lojas de artigos de luxo localizadas nas cidades de Nova Iorque, Miami, Orlando, Barcelona, Zurique, Paris, Roma, Lisboa e Dubai, a denunciada Cláudia Cordeiro Cruz, dolosamente, utilizando-se de valores de propina recebidos na conta suíça Kopek (em que a denunciada Claudia Cruz era beneficiária final), converteu em ativos de aparência lícita consistentes em bens e serviços, incluindo artigos de grife como ternos, bolsas, sapatos e roupas femininas", detalha o MP.
                                                                    *****
   11. A Secretaria Municipal de Reparação (Semur) promoveu nesta quinta-feira (09), no auditório do Salvador Shopping, uma palestra para discutir o racismo no ambiente corporativo. As aulas se estenderão até o próximo dia 15 e será direcionada aos 475 funcionários do estabelecimento comercial, da direção ao operacional. Esta ação faz parte das diversas atividade voltadas às empresas que possuem o Selo da Diversidade Étnico Racial, uma iniciativa da Prefeitura.

    12. O palestrante Leomar Borges, coordenador de Articulação e Projetos da Semur, orientou os colaboradores a realizar uma abordagem adequada livre de discriminação. No evento, foram apresentados vídeos com reportagens de pessoas que foram vítimas de preconceito racional. Durante as exibições, Leomar explicou a importância de dar um tratamento respeitoso a todas os clientes do shopping.

   13. 8. Com pouco mais de 13 mil habitantes, o município de Jitaúna, no Território do Médio Rio de Contas, recebe o governador Rui Costa (PT) e o deputado estadual Marcelino Galo (PT), neste sábado (11) a partir das 9 horas, para a entrega de obras, como o Ginásio de Esportes e a Praça da Ciência, e assinatura da ordem de serviço para calçamento de ruas do bairro Adelino Henrique de Santana.

   14. Salvador receberá nesta sexta-feira (10) a quarta Creche e Pré-escola Primeiro Passo. A inauguração da unidade de ensino, localizada no bairro de Cajazeiras VIII (Rua Demétrio Gouveia, dentro do Centro Municipal de Educação Infantil Rafael de Oliveira, próximo ao posto de saúde), será realizada às 16h30 pelo prefeito ACM Neto e pela secretária municipal da Educação, Joelice Braga. As unidades de mesmo padrão do Parque São Cristóvão, Tubarão e Mata Escura já foram inauguradas.

   15. A presidente afastada Dilma Rousseff foi recebida nesta quinta-feira (9) com protestos durante uma visita às obras do Centro Nacional da Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas. A petista permaneceu por cerca de uma hora no local, vistoriando as obras de um acelerador de partículas que estão sendo financiadas por recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

   16. Após participar de reunião no Palácio do Planalto com o presidente Michel Temer, na manhã desta quinta-feira, 09, o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, falou sobre as votações em plenário, com destaque para a aprovação, em 2º turno, da PEC da Desvinculação das Receitas da União (DRU). O tucano manifestou expectativa positiva para a apreciação, na próxima semana, dos projetos que tratam da Lei das Estatais e das novas regras para gestão e funcionamento dos fundos de pensão.

   17. O tucano classificou de vitória extraordinária a aprovação, em 2º turno, da PEC da DRU, que passou por 340 votos a 96. O texto prorroga a desvinculação de receitas até 2023 e permite ao governo realocar livremente 30% das receitas obtidas com taxas, contribuições sociais e de intervenção sobre o domínio econômico (Cide), que hoje são destinadas, por determinação constitucional ou legal, a órgãos, fundos e despesas específicos.

   18. Para tentar evitar as manobras do presidente afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o deputado Bacelar (PTN-BA) apresentou nesta quinta-feira (9), na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, voto em separado à consulta feita pelo presidente interino da Casa, deputado Waldir Maranhão (PP-MA) sobre as regras para a votação de processos contra parlamentares no plenário. 

   19. A intenção do deputado baiano é derrubar o parecer do deputado Arthur Lira (PP-AL) à consulta, que defende a apresentação no plenário de um projeto de resolução, e não o relatório elaborado pelo Conselho de Ética. “Se o relatório de Arthur Lira for aprovado, vamos jogar no lixo todo o trabalho do Conselho de Ética. Serão sete meses desperdiçados”, disparou Bacelar.

   20. Os mais de 10 mil habitantes de Ibiassucê, no Sudoeste baiano, já estão sendo beneficiados com as entregas realizadas pelo governador Rui Costa, nesta quinta-feira (9), para melhorar as condições da assistência à saúde, segurança pública, lazer e urbanização no município. 

   21. Com um investimento de R$ 400 mil, a Praça São Sebastião, cartão postal da cidade, ganhou cara nova após ser completamente reformada. Já no bairro de Pedrinhas, os moradores têm uma nova opção de lazer com a quadra poliesportiva construída com recursos da ordem de 200 mil.

   22. O reaproveitamento de bens permanentes pelo Estado gerou uma economia de R$  2,2 milhões, entre 2015 e 2016. Ao todo, 8.300 bens como móveis, equipamentos e até veículos, que ficaram sem serventia em órgãos públicos, foram disponibilizados para serem usados por outras unidades. Assim, reaproveitando bens usados, ao invés de adquirir produtos novos, o Estado alcançou a economia.

    23. O programa de reaproveitamento de bens permanentes é gerido pela diretoria de material da Secretaria da Administração (Saeb), que utiliza o Sistema de Administração de Patrimônio (Siap), para controlar o patrimônio do Estado. Quando um bem fica sem uso em um órgão público, o bem é baixado do Siap e transferido para o Almoxarifado Central, no Bairro da Mata Escura.

   24. As Rodas de Diálogos do Projeto Margaridas chegaram ao extremo sul da Bahia desde ontem (08) e seguem em atividade até o próximo dia 16 de junho. Dentre os municípios que serão contemplados estão: Caravelas, Alcobaça e Prado.
 
   25. O projeto, que tem como objetivo atender às moradoras das zonas rurais dos municípios baianos, com intuito de promover a cidadania e a autonomia econômica e social destas mulheres, além de auxiliar na prevenção e no enfrentamento de todas as formas de violência, é uma realização da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), através de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

   26. Em tempo de Olimpíadas do Rio de Janeiro, o Democratas ganhou um medalhista olímpico entre seus filiados. Medalha de bronze no revezamento 4 x 100 metros livres nas Olimpíadas de Sidney, na Austrália, em 2000, o nadador baiano Edvaldo Valério assinou sua ficha de filiação ao partido na última quarta-feira.
 
   27. Recepcionado pelo vice-presidente estadual do partido, Heraldo Rocha, o atleta, que fez sucesso nas raias das piscinas do mundo, não descarta uma carreira política no no futuro. Se possível, Valério já tentaria uma vaga este ano na Câmara Municipal, mas o prazo de filiação para ser candidato já expirou.