Pibinho: De acordo com levantamento da consultoria Austin Rating, o país ficou na última colocação atrás de países como Rússia, Grécia e Ucrânia. (Veja)
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Com a queda de 5,4% do produto interno bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2016 na comparação com o mesmo período do ano passado, o Brasil teve o pior desempenho da economia no período entre 31 países pesquisados. De acordo com levantamento da consultoria Austin Rating, o país ficou na última colocação atrás de países como Rússia, Grécia e Ucrânia.
2. O resultado do trimestre sinaliza que o país encerrará o segundo ano em recessão, de acordo com avaliação da consultoria. De acordo com o levantamento, as Filipinas tiveram o melhor desempenho do primeiro trimestre de 2016, com crescimento de 6,9% do PIB. Em seguida aparecem a China, a Indonésia, o Peru e a Malásia, que ocupam as cinco primeiras posições.
3. O levantamento considera 31 países que já divulgaram seus resultados oficiais da economia para o primeiro trimestre. Entre os países pesquisados, também aparecem a Espanha (6ª colocação), a Coréia do Sul (9ª posição), México (10ª), Estados Unidos (13º) e Alemanha (18ª).
4. O relatório cita ainda que países com situação pior do que o Brasil, como a Venezuela, ainda não divulgaram dados oficiais.
5. De acordo com a Austin Rating, o resultado da economia brasileira também esteve abaixo da média registrada entre todos os Países do Brics, que reúne Índia, China, Rússia e África do Sul. Em média, a economia do grupo de países ficou estagnada no período.
6. A consultoria ainda projeta uma queda de 3,81% para o resultado da economia neste ano. "A trajetória recessiva do PIB para este ano, com a expectativa de encerrar com queda pelo segundo ano consecutivo, infelizmente, segue se materializando", informa relatório da consultoria.
7. A estimativa de queda no ano também coloca o País com o pior desempenho entre as dez principais economias do mundo. Atualmente, de acordo com a consultoria, o País ocupa a 9ª colocação entre as maiores economias do mundo.
8. Estatísticas oficiais e projeções mais recentes mostram de forma cabal os efeitos nefastos do governo do PT na economia brasileira. Para tucanos, o Brasil ainda vai pagar muito caro por tantos equívocos e desmandos, que cometeram. Inflação, desemprego, endividamento em alta, empobrecimento da população e queda no consumo das famílias são exemplos da triste realidade deixada pela gestão petista.
9. Neste ano, a queda do PIB deve chegar a 4,3% neste ano. Isso depois de ter uma retração de 3,8% no ano passado. Dos 44 países analisados pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o Brasil terá a maior queda no PIB neste ano, superior até do que a Grécia, e o único a registrar retração em 2017.
10. “É o país e os brasileiros pagando o alto preço da irresponsabilidade, da incompetência e da arrogância petista dos últimos 13 anos”, destacou o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, em seu perfil no F
acebook, nesta quarta-feira, 01.
11. Para o líder, não bastasse deixar como herança a maior recessão dos últimos 25 anos, o governo da presidente afastada Dilma também pode ser responsabilizado por mais um recuo no Produto Interno Bruto, dessa vez pelo oitavo trimestre seguido. “De janeiro a março, o PIB sofreu uma queda de 0,3% frente ao quarto trimestre do ano passado. Em comparação com o primeiro trimestre de 2015, o recuo foi ainda maior: 5,4%”, acrescentou.
*****
12. Ao tomar posse nesta quarta-feira, em cerimônia no Palácio do Planalto, o novo presidente da Petrobras, Pedro Parente, disse que o governo federal não vai mais interferir nos preços de combustíveis da companhia. Segundo Parente, "acabou" a influência política na estatal.
13. "O preço é uma decisão de natureza empresarial", afirmou, em sintonia com o discurso do presidente interino Michel Temer (PMDB). "O governo não vai interferir na gestão profissional que ele quer que a Petrobras tenha." Uma das principais críticas à política econômica do governo Dilma Rousseff tinha por alvo o controle obsessivo e desastroso dos preços administrados como forma de segurar o avanço da inflação.
14. Motorista da OAB Bahia com carro plotado invadiu sinal fechado de trânsito, em Ondina, em frente ao antigo Salvador Plaza, e depois seguiu pela Rua Guadajara. Péssim exeplo.
15. Deputado Alan Sanches (DEM) destaca na Assembleia Legislativa inauguração da Praça Padre Mateus, em Santo Antonio de Jesus, e elogia prefeito Humberto Leite.
16. Procurador Juridico da Asembleia, Graciliano Bomfim, dando um giro por Brasília para tratar de assuntos juridicos da Casa. Esteve em audiência com o ministro d STF, Teori Savaschi.
17. Ana Maria Braga diz que uma 'melancia pendurada resolveria' no caso de Lucas Lucco. Pior que esse cantor foi uma invenção de Faustão.
18. Buscando alertar os agentes públicos sobre a conduta a ser adotada durante o período das eleições, a edição extra do Diário Oficial do Município publicada nesta quarta-feira (1º) traz um decreto informando o que compete ao funcionário público e, por extensão, aos órgãos da administração municipal, e também o que lhes é vedado a partir do dia 2 de julho.
19. As medidas assinaladas na publicação têm por objetivos levar ao conhecimento dos funcionários as determinações da Justiça Eleitoral e impedir atividades que possam comprometer o que reza a legislação, de forma a garantir condições iguais na disputa.
20. Segundo o documento, é proibido ao agente público ceder, utilizar ou autorizar o uso de bens móveis ou imóveis da administração direta ou indireta do município em benefício de candidato, partido político ou coligação. Além disso, é vedada a cessão de servidores ou empregados da administração direta ou indireta, bem como a utilização de seus serviços, em comitês de campanha eleitoral durante o horário de expediente normal.
21. "O objetivo da Prefeitura com a publicação desse decreto é alertar aos servidores e gestores públicos do que pode ser feito e sobre aquilo que não devemos fazer durante o período eleitoral. É muito importante cada um estar ciente do que a legislação determina, a fim de evitar maiores complicações com a Justiça", explicou o novo chefe de Gabinete do Prefeito, Luiz Galvão.
22. Ainda de acordo com o gestor, na próxima terça-feira (6), a Prefeitura promoverá uma reunião para apresentar essas informações de forma detalhada aos agentes públicos. "Essas informações serão devidamente gravadas e passadas para as equipes, de modo que cada um esteja ciente do que é ou não permitido".
23. Neste período, ficam terminantemente proibidas nomeações, contratações ou demissões sem justa causa, assim como a concessão ou retirada de vantagens que possam dificultar ou impedir o exercício funcional da administração municipal.
24. Recursos e publicidade - Entre o dia 2 de julho, quando tem início o período eleitoral, até a realização das eleições, é vedado ao agente público, e por extensão aos órgãos municipais, receber recursos da União e do estado mediante transferências voluntárias, sob pena de nulidade de pleno direito, com exceção daqueles destinados a cumprir obrigação formal preexistente para a execução de obra ou serviço em andamento e com cronograma prefixado, bem como para atender situações de emergência ou em casos de calamidade pública.
25. A Continental Pneus Camaçari está entre as dez melhores empresas para se trabalhar na Bahia. O reconhecimento pelas práticas de gestão de pessoas desenvolvidas dentro da organização veio através do GPTW – Great Place to Work/Bahia, que premia internacionalmente o trabalho das instituições
que contribuem para o crescimento dos seus profissionais. A cerimônia de premiação foi realizada na noite de ontem (30), na Casa do Comércio, em Salvador.