O Brasil tem pressa e os aliados de Michel Temer querem adiantar o processo de impeachment para agosto
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Já que o Brasil estaria sendo passado a limpo com um novo governo tentando por fim a bandalheira que existia e a Lava Jato é a expressão mais documental dessa situação, o governo Michel Temer poderia mandar uma Medida Provisória ao Congresso Nacional acabando com todos os feriados e dias santos no país, salvo o 1º de janeiro e o 7 de Setembro, além de um feriado estadual e um municipal a critério de estados e municípios.
2. Hpje, 26, por exemplo parte da produção do país parou para celebar Corpus Christi, data importante para a Igreja Católica, mas, que poderia ser perfeitamente comemorada ou reverenciada, sem a necessidade de fehcar bancos, comércio, escolas e uma série de outras atividades. Além do que, nem todo brasileiro é católico, há um avanço extraordinário das igrejas evangélicas, existem os adeptos dos candombés, do espiritismo e outras religiões e credos.
3. Mais adiante vamos ter dia santo e São João e depois, em alguns municípios da Bahia, dia santo de São Pedro. E logo depois, em Salvador, o 2 de Julho. Quer dizer, existe uma enxurrada de feriados e dias santos sem a menor necessidade e o país, que vive numa crise imensa, sofre ainda mais com isso. Tem município baiano que promove feriado para o dia da bíblia, outros para o dia da consciência negra, outros para dia da emancipação politica.
4. É tanta coisa absurda que o governo federal poderia dar um basta nisso. No caso de Salvador, ainda existe o Carnaval, com oito dias de folia e as repartições públicas, bancos e outros, sem dar expedientes Por pouco, não deram feriado para o dia da tocha olímpica, mas,muitas cidades pararam só pra ver o fogo da tocha, como foram os casos de Itambé, Riachão de Jacuípe, Valença e Bonfim.
*****
5. Veja esse caso por exemplo: o prefeito em exercício de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá), reuniu-se com representantes da Igreja Adventista, liderados pelo Gerlysson Filintro, para discutir a realocação do Monumento à Bíblia, que foi retirado da Praça Cairu, agora transformada em rotatória, no centro da cidade.
6. O prefeito explicou que a requalificação da Praça Cairu teve como objetivo a melhoria do fluxo de trânsito e o projeto elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema) recomendou a total transformação daquele espaço.
7. O Monumento à Bíblia, em homenagem aos 10 Mandamentos, será mais moderno para readequação a outra praça da cidade. O prefeito em exercício sugeriu algumas alternativas, como a própria
Praça J.J. Seabra, onde habitualmente são realizados cultos evangélicos, a praça Henrique Devoto, na Avenida Canavieiras, entre outros. A definição do novo local deve sair na próxima semana.
8. Se Prefeitura bre um precedente deste, pode ter o Monumento ao Livro dos Espíritos de Alan Kardeck; Monumento ao Corão; e até um Monumento a obra Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Jorge Amado.
*****
9. A Amurc, em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável - Litoral Sul, entidades regionais e locais, promoveu uma visita nesta quarta-feira, 25, a sede da Organização de
Conservação da Terra (OCT), no município de Ibirapitanga, com o objetivo de conhecer o Projeto Produtor de Água Pratigi (PAP). A iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA) tem como objetivo, a redução da erosão e assoreamento dos mananciais nas áreas rurais.
10. Atualmente, o projeto está em expansão nos municípios de Ibirapitanga e Igrapiúna, na região do Baixo Sul da Bahia, com a implementação da lei municipal de Pagamento Por Serviço Ambiental (PSA). Com a Lei aprovada, a OCT, em parceria com a ANA e Ministério Público, através do Núcleo de Defesa da Mata Atlântica estará atuando na restauração de nascentes, adequação de estradas rurais, qualificação da lavoura cacaueira e assistência técnica dos produtores.
11. (Isto é): revelação de que Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro (subsidiária da Petrobrás), teve homologada sua delação premiada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pode alterar os prazos do processo de impeachment no Senado. Governistas se articulam para antecipar o trâmite e a oposição a Michel Temer tenta arrastar ainda mais a análise do afastamento de Dilma Rousseff.
12. Conforme apurou o Estado, Machado citou mais nomes em sua delação além dos divulgados até agora (Romero Jucá, José Sarney e Renan Calheiros, todos do PMDB). De acordo com as fontes ouvidas pela reportagem, Temer não está implicado diretamente no depoimento de Machado, mas pilares importantes de sua base de sustentação política aparecem na delação premiada e nas conversas do ex-executivo da Transpetro.
13. Essa informação aumentou o grau de apreensão nos bastidores dos Poderes ontem, 25, e fez crescer o temor de um novo período de recrudescimento da crise política, o que causaria instabilidade para a gestão do presidente em exercício e poderia atrapalhar sua estratégia de recuperação da economia, neste momento dependente da aprovação de medidas no Congresso.
14. Do lado da presidente afastada, a estratégia é apostar em um ambiente político conturbado em busca de inviabilizar politicamente Temer.
15. Ontem, 25, a comissão que analisa o processo de impeachment voltou aos trabalhos e já discutiu um cronograma. De acordo com a sugestão do relator Antonio Anastasia (PSDB-MG), o processo pode se encerrar já no início de agosto nessa instância. A proposta adianta em um mês a previsão inicial do presidente do colegiado, Raimundo Lira (PMDB-PB), que era de 120 dias.
16. Durante a sessão, a senadora governista Simone Tebet (PMDB-MS) sugeriu ainda uma redução de 20 dias no cronograma apresentado pelo relator. A senadora defendeu que o prazo para alegações finais da defesa e da acusação pode ser encurtado de 30 para 10 dias. Este prazo, segundo ela, está previsto no Código de Processo Penal.
17. "O Brasil não pode esperar. A insegurança jurídica e a instabilidade podem impedir novos investimentos, geração de emprego e uma recuperação da economia mais rápida. 180 dias é muito, 120 dias é muito. Em três meses temos condições de apresentar um bom trabalho", disse Simone após a sessão.
18. O calendário sugerido ainda precisa ser aprovado pelos demais senadores da comissão na próxima quinta-feira, mas já causou desconforto entre os petistas. Como o PT e aliados são hoje minoria no colegiado, a tendência é de que o cronograma seja aprovado. Além de antecipar a saída de Dilma, a ideia é encerrar o impeachment antes do início da campanha para eleições municipais, marcada para 16 de agosto.
*****
19. Em reunião na manhã desta quarta-feira (25) na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Salvador, o deputado estadual Zó (PCdoB) solicitou do superintendente do órgão, Amauri Lima, a manutenção da represa de Casa Nova e Remanso. Em decorrência das chuvas que caíram na região no início do ano e do alto volume pluviométrico, as galerias da represa não suportaram e a vazão excessiva formou um rio, rompendo a pista da BR 235.
20. De acordo com Zó, ficou alinhado pelo DNIT que será feito a manutenção da represa de Casa Nova e Remanso, porém seu funcionamento será em uma capacidade menor para evitar novos rompimentos. Ainda sobre a BR 235, trecho que liga Remanso a Campo Alegre de Lourdes, indo até a 020 no Piauí, a licitação será aberta no mês de junho e será dividida em dois lotes, cada um com valor aproximado de 100 milhões. A previsão é que as obras comecem no primeiro semestre de 2017. Serão aproximadamente 110km de pavimentação.