Salvador é a primeira capital do Nordeste a atingir o número esperado de pessoas imunizadas na Campanha Nacional contra Gripe graças ao trabalho do secretário José Antonio Rodrigues
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O afastamento da presidente Dilma Rousseff foi tema de editoriais em alguns dos principais veículos da imprensa internacional. Os textos de opinião apontam a existência de graves problemas sistêmicos na política brasileira.
2. Para a mídia internacional, a questão não é mais nem a legalidade do impeachment ou a mudança dos governos, mas o fato de que o processo representa o fracasso do modelo político do país.
3. Nos editoriais, jornais como o “New York Times'', “The Guardian'', “Le Monde'' e “Financial Times'' indicaram que o Brasil precisa de reformas profundas, e que trocar Dilma pelo agora presidente interino, Michel Temer, não é solução para as crises por que o país passa.
4. O tom crítico não chega a ser novidade. Nesta semana os jornais alemães já diziam que o impeachment era a declaração de “falência'' do país.
*****
5. Salvador é a primeira capital do Nordeste a atingir o número esperado de pessoas imunizadas na Campanha Nacional contra Gripe. Iniciada em 18 de abril no município, a estratégia já vacinou mais de 512 mil pessoas, que representa 83% do público alvo residente na cidade.
6. Apesar do grande quantitativo de pessoas imunizadas, quatro dos seis grupos prioritários ainda não alcançaram o percentual esperado. Por conta disso, nessa segunda (16) e terça-feira (17), a Secretaria Municipal da Saúde promoverá uma nova linha de atuação para contemplar as categorias que ainda não atingiram a meta estipulada pela campanha. Nesse período, 12 postos espalhados em cada distrito sanitário da cidade imunizarão exclusivamente crianças, idosos e gestantes, das 8 às 17h.
7. "Atingimos a meta, mas ainda sem homogeneidade. Por isso, iremos intensificar a vacinação para os grupos que ainda não atingiram o objetivo mínimo da estratégia. Essas pessoas deverão dirigir-se a uma das unidades de referência dentro de cada distrito sanitário para serem protegidas", explicou Doiane Lemos, chefe do Setor de Imunização de Salvador.
8. Nessa semana também serão intensificadas a estratégia extramuros, quando equipes da SMS realizarão a imunização de trabalhadores de saúde em hospitais da capital, além de visitarem instituições de longa permanência para proteção de idosos assistidos por esse tipo de estabelecimento.
9. Pacientes acamados com dificuldade de locomoção também serão vacinados em domicílio. Para ter acesso ao atendimento, é necessário que um responsável se dirija até uma unidade básica mais próxima da residência e preencha uma ficha com os dados pessoais do paciente e endereço do imóvel.
10. "É importante que as pessoas que solicitarem a imunização domiciliar passem para as equipes de saúde um ponto de referência do imóvel que será visitado para otimizar os trabalhos nesse momento", finalizou Lemos, explicando ainda que a vacinação das demais categorias será retomada após o alcance da meta pelos grupos que ainda estão com o contingente de protegidos abaixo do preconizado.
*****
11. A UFBA foi a sétima universidade a emplacar mais projetos -- e boa parte deles em excelente classificação -- na nova lista dos 252 Institutos Nacionais
de Ciência e Tecnologia (INCTs) que foi divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na quarta feira, 11 de maio.
12. Foram oito projetos aprovados numa seleção extremamente exigente. Os pesquisadores à sua frente, ligados a várias áreas do conhecimento, são Charbel Nino El-Hani, Milton José Porsani,
Edgar Marcelino de Carvalho, Jailson Bittencourt de Andrade, Wilson da Silva Gomes, José Maria Landim Dominguez, Carlos Roberto Brites Alves e Naomar Monteiro de Almeida Filho.
13. À frente da septuagenária universidade baiana colocaram-se só as três universidades estaduais paulistas (USP, Unicamp e Unesp) e três universidades federais, as de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro (UFMG UFRGS e UFRJ).
13. Essa posição dá certamente uma boa medida da capacidade da UFBA em desenvolver atividades de pesquisa de alto impacto científico em áreas estratégicas e/ou na fronteira do conhecimento e, além disso, revela seu potencial para a formação de novas redes de cooperação científica entre instituições, tanto nacionais quanto internacionais.
14. Dando seguimento ao projeto de expansão da utilização do gás natural veicular no estado, a Companhia de Gás da Bahia - Bahiagás lança a partir desta sexta- feira (13/05), o Programa de Incentivo ao Uso do Gás Natural Veicular – GNV.
15. A Companhia reembolsará com o valor de R$ 800,00 os 1.000 primeiros proprietários de veículos leves, pessoa física ou jurídica, inscritos no Programa, que apresentarem a documentação completa e válida, comprobatória da instalação do kit GNV.
16. De acordo com o presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, trata-se de um programa que vai possibilitar a expansão da utilização de um combustível mais barato e que agride menos o meio-ambiente. “O gás natural proporciona uma redução de até 70% na emissão de gases tóxicos e tem um custo médio cerca de 50% menor em relação ao abastecimento com etanol e gasolina”, ressalta Gavazza.
17. A participação é destinada aos proprietários de veículos de porte leve, pessoa física ou jurídica, emplacados em algum dos municípios que compõem o Estado da Bahia, e que fizeram instalação do Kit GNV, em oficina instaladora credenciada pelo INMETRO, a partir de 13 de Maio de 2016.
18. O beneficiário deverá se cadastrar clicando no link que estará disponível no site da Bahiagás – www.bahiagas.com.br, e preencher os seguintes dados: nome completo, telefone, endereço, RG, CPF, CNH, Placa do veículo e RENAVAM. Caso seja pessoa jurídica, deverá informar ainda, razão social e CNPJ da empresa.
19. Foi inaugurada ontem (12), no município de Paulo Afonso na Bahia, a Ronda Maria da Penha (RMP). A assessora técnica do Eixo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Coordenação de Ações Temáticas, Flora Brito, esteve presente na cerimônia, representando a Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana.
20. O ato contou com a presença de diversas autoridades como: o Secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa; o Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Anselmo Brandão; o Delegado Chefe da Polícia Civil, Bernardino Filho; a Comandante da Ronda Maria da Penha na Bahia, Denice Santiago; o Prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira; e a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira.
21. Cento e sete viaturas serão entregues nesta segunda-feira (16), às 9h, pelo governador Rui Costa à Polícia Militar de Salvador e Região Metropolitana, destinadas a promover a renovação da frota locada. O evento ocorrerá no estacionamento do Jardim Alah, na orla atlântica de Salvador, no bairro do Costa Azul.
22. A Baía de Todos-os-Santos como destino turístico náutico é tema da exposição que acontece de 16 a 31 de maio, no Shopping Paralela, em Salvador. A iniciativa é da Marina Boat, empresa especializada na venda de barcos e acessórios náuticos e conta com apoio do Ministério Público da Bahia, órgão que cedeu as imagens como forma de trazer a público a importância desse ecossistema.
23. Além dos registros fotográficos da maior Baía do país e segunda maior do mundo, de autoria do renomado fotógrafo Rui Rezende, também serão expostos no local barcos do estaleiro catarinense Fibrafort. A visitação é aberta ao público, na praça de evento, piso L1, no horário de funcionamento do shopping.
24. De acordo com a coordenadora de Marketing da Marina Boat, Cátia Martins, a Baía de Todos-os-Santos, apesar de ser a segunda maior do mundo, é a primeira de clima tropical, o que torna possível uma excelente navegação. “Temos um potencial náutico incrível e a exposição tem o objetivo divulgar esta maravilha, valorizar nossa costa e incentivar a navegação neste paraíso ainda desconhecido
por muitos”.
25. A diretoria do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia) foi empossado na noite, dessa quinta-feira, dia 12/05, no Hotel Sheraton da Bahia, em Salvador, para o triênio 2016-2019. A entidade será presidida por Gustavo Queiroz, co-presidente da agência Morya, uma das mais tracionais do setor.
26. O evento festivo marcou, ainda, a abertura oficial da reunião bianual da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), que trouxe a Salvador as principais lideranças da propaganda nacional, com a presença dos presidentes dos Sinapros das cinco regiões do país, além da diretoria da Fenapro. Essa é a terceira vez que o evento é realizado na capital baiana.
27. O deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB) voltou a cobrar em discurso no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia que o governador Rui Costa trate os deputados com respeito e sancione os projetos aprovados pelos parlamentares e não apenas os do seu interesse ou títulos e medalhas.
28. Hildécio Meireles frisou que em dezembro foram votadas diversas matérias que, de fato, beneficiam a sociedade, mas até hoje não houve retorno por parte do executivo estadual para a promulgação dos mesmos.
28. “Em suma, os projetos de iniciativa dos parlamentares que são levados a efeito param por aí. Em dezembro, votamos diversas matérias e as que, de fato, levam beneficio a sociedade baiana, nós não temos notícias. O governador Rui Costa não sancionou, não devolveu para a Casa promulgar. E dessa forma, estamos sendo tolhidos da nossa prerrogativa principal que é legislar", destacou.
29. O fornecimento de água foi suspenso em 13 bairros da Cidade Baixa, em Salvador, nesta sexta-feira (13), para realização de uma manutenção emergencial segundo divulgou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).
30. A manutenção é realizada em uma linha da rede distribuidora que atende a região. O abastecimento foi interrompido às 15h30 e a previsão é de que comece a ser retomado de forma gradativa às 0h, quando o serviço deve ser concluído.
31. Salvador tem 13 praias impróprias para banho neste final de semana Ainda segundo a Embasa, a estimativa é que o fornecimento esteja totalmente normalizado em até 24 horas a partir do término do serviço Reduzir o Ministério da Cultura à condição de Secretaria nos dá a dimensão exata da compreensão de cultura que tem o novo – e provisório – comando do Brasil.
32. Nota da Secult BA sobre a extinção do Ministério da Cultura: - O MinC, nos últimos 13 anos, liderou a formulação e realização de políticas culturais com base na democratização, no respeito à diversidade e na ampliação do conceito de cultura.
33. Através da participação social e do diálogo estabelecido, foi possível desenvolver políticas culturais que marcaram uma nova atenção para as culturas populares: as afro-brasileiras, as indígenas, as de gênero, e orientações sexuais, das periferias, audiovisuais, digitais etc.
34. Ações como o programa – hoje lei – Cultura Viva ganhou imensa visibilidade nacional e internacional, com um trabalho dedicado à cidadania cultural, consolidando a cultura como fundamental para o desenvolvimento social, incorporando comunidades até então desassistidas pelo Estado Brasileiro.
35. Ao estimular a institucionalidade e a organização do campo da cultura, o MinC tornou possível que as políticas culturais se transformassem em políticas de Estado através de dois importantes instrumentos: o Plano Nacional de Cultura (PNC) e o Sistema Nacional de Cultura (SNC), que estabelece uma perspectiva federativa, pactuando União, Estado e Municípios e que, após intensa participação social, foram transformados em Leis e definem as diretrizes e ações da Cultura no País pelos próximos 10 anos, enfrentando a insistente descontinuidade nas políticas.
36. A SecultBa entende que a fusão do MinC com qualquer outra pasta é um retrocesso à autonomia conquistada em 1985 e pode fragilizar as políticas em andamento e voltar a reduzir a Cultura a ação acessória, num país onde as políticas culturais já são reconhecidas pela sociedade como fundamentais para o desenvolvimento simbólico, econômico e social.
37. O Ministério da Cultura foi criado em 1985, pelo Decreto 91.144 de 15 de março daquele ano. Reconhecia-se, assim, a autonomia e a importância desta área fundamental, até então tratada em conjunto com a educação.
38. A diversidade cultural, além de ser elemento fundamental na construção da própria identidade do País, é, cada vez mais, um setor de grande destaque na economia, como fonte de geração crescente de empregos e renda.
39. A Cultura Brasileira cabe e ainda sobra na estrutura de um Ministério; e não em uma mera e exígua Secretaria!
40. Um veiculo da Prefeitura de São Francisco do Conde vem todos os dias a Lauro de Freitas pegar uma servidora daquele município. Isso é que se chama mordomia.