Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

A DIFICIL MISSÃO da senadora Lidice da Mata na votação do impeachment

A cantora Maria Bethânia participará do evento de reabertura da Concha Acústica do Teatro Castro Alves em maio
21/04/2016 às 19:44
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A senadora Lidice da Mata (PSB) candidatou-se a governadora da Bahia, em 2014, com a tese de que a Bahia precisava de uma terceira via política para deixar de prevalecer o dualismo político entre o PT e aliados x DEM e aliados. Era, na época, uma candidatura com poucas chances de vitória, mas, mesmo assim, sem recursos financeiros adequados, sem apoios politicos mais expressivos, Lidice encarou a parada. 

   2. Sofreu mais ainda quando morreu em acidente de avião o seu candidato a presidência da República, Eduardo Campos, e Lidice ficou sem chão na medida em que os outros candidatos, Rui Costa (PT) tinha Dilma em palanque; e Paulo Souto (DEM), Aécio Neves. 

   3. Ainda assim, já estava no jogo e foi até o final. Engajou-se na campanha de Marina Silva, a qual acabou sendo a candidata do PSB em substituição a Campos. Não era a mesma coisa e Lidice ainda levou Marina pelo interior da Bahia. 

   4. Terminada a eleção, eleitos Rui Costa (PT), governador da Bahia e Dilma Rousseff (PT), presidente, Lidice ainda seguiu defendendo a bandeira da terceira via. Seria uma politica que trilharia de forma independente entre Rui (PT) e ACM Neto (DEM) as maiores lideranças do Estado. 

   5. A questão é que essa independência de Lidice durou pouco e ela decidiu apoiar os governos de Rui e Dilma. Diz-se que fora pressionada pelos seus correligionários, os quais, tinham alguns cargos no governo de Jaques Wagner e não queriam ficar desempregados. O pessoal que só sabe trabalhar no Estado.

   6. Lidice então cedeu e sepultou a terceira via. Agora, tem nova chance de recolocar a terceira via em cena, mas, pelo menos até agora, está com uma postura dissidente em relação à direção nacional do seu partido (PSB), que firmou posição contra Dilma com comerciais até agressivos na TV, e prega um pleito alternativo para o impeachment, eleições diretas já.

    7. O Brasil está em conflito. Isso de eleições diretas já, pacto, diálogo, não vinga mais. São escapes, saídas, amadorismo e muitas adjetivações colocadas por aí na midia nacional.

   8. Qual então a saída para Lidice? Só há três caminhos: posicionar-se contra Dilma e reabrir a terceira via politica na Bahia; posicionar-se a favor de Dilma e ficar como aliada do PT; praticar o voto de abstenção (o pior caminho).

   9. Em nossa opinião, Lidice está numa sitação bastante delicada. Se reativar a terceira via enfrentar ACM Neto x Rui Costa, sem chances de voltar ao Senado. Se compor com Rui/Dilma vai querer a vaga da disputa ao Senado concorrendo com Marcelo Nilo, isso quer Dilma fique ou não no poder. 

   10. Lidice, mais do que ninguém sabe fazer politica. Hoje, em nossa opinião, deve seguir com Rui/Dilma é o caminho menos arriscado.
                                                                         *****
   11. O deputado federal e presidente estadual do Partido da República (PR), José Carlos Araújo, participou nesta quinta-feira (21) das inaugurações de duas novas escolas, na cidade de Andaraí (a 420 km de Salvador), na região da Chapada Diamantina. 

   12. A primeira cerimônia ocorreu no povoado de Nova Vista, onde foi inaugurado o Colégio Estadual Francisco de Mendonça Neto. Em seguida, no distrito de Ubiraitá, foi entregue para a população a Escola de Educação Integral Dr. Bernardo Spector. 

   13. O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcell Moraes (PV), recebeu com indignação a notícia de que para a construção de uma nova pista de pousos e decolagens no aeroporto de Salvador, será necessário mudar leis estadual e municipal, relacionadas ao meio ambiente. 

   14. Isso porque a construção dessa segunda pista seria dentro de uma área protegida por um parque ambiental, a região das Dunas do Abaeté. “O Parque Metropolitano do Abaeté, onde estão localizadas as Dunas do Abaeté, em Itapuã, já vive em um estado de abandono completo, e a possibilidade de construir uma nova pista do aeroporto no local só vai determinar o fim de mais uma área ambiental da nossa cidade que deveria ser preservada. 

   15. Como presidente da Comissão do Meio Ambiente não vou permitir que isso aconteça”, disse Marcell. O Parque Metropolitano do Abaeté, hoje administrado pelo Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), é composto por dunas, 18 lagoas e vegetação nativa. 

  16. “Essa administração do Inema é uma vergonha. Nada é feito para preservar essa Área de Proteção Ambiental. Uma vergonha para o Governo do Estado, que mais uma vez mostra que esse tema nunca foi e nunca será prioridade. Mas eu vou lutar com unhas e dentes para que a situação do Abaeté não piore ainda mais”, finaliza o deputado.

   17. A UFOB está com processo seletivo aberto para ocupação de vagas residuais. São 248 oportunidades ofertadas em 22 cursos de graduação nos campi de Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória. 

   18. Para participar, o candidato deverá se inscrever em uma das seis modalidades da seleção: reopção, reingresso, reintegração, transferência externa, ingresso de portador de diploma e ingresso de profissional do magistério da educação básica, exclusivo para os cursos de licenciatura (Saiba mais sobre cada uma abaixo).

   19. O processo seletivo constará de análise de documentos e observância à pontuação especificada no edital em cada modalidade. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 5 de maio. Para realizá-las, é preciso preencher a ficha de inscrição, optando pelo curso com vaga disponível, e enviá-la com a documentação exigida para o e-mail vagaresidual@ufob.edu.br. O resultado será publicado em 3 de junho, e os selecionados já começam as aulas no dia 6 do mesmo mês.

   20. O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) já está em Nova York, com o deputado Luiz Lauro Filho (PSB-SP), para acompanhar o discurso da presidente Dilma Rousseff na Organização das Nações Unidas. Em missão oficial da Câmara dos Deputados, os dois representantes foram recebidos pelo corpo diplomático do Itamaraty e seguiram para o consulado brasileiro na cidade. 

   21. Os deputados devem participar da sessão que marca a Assinatura do Acordo de Paris sobre a Mudança do Clima nesta sexta (22), além de conversar com diplomatas, políticos e a imprensa internacional sobre a situação política do Brasil. A intenção é contrapor os ataques de Dilma às instituições nacionais após ter sido aprovado na Câmara o processo de impeachment.

   22. "O que a presidente pretende fazer aqui é difamar a imagem do país e de suas instituições por puro interesse pessoal em se perpetuar no cargo. Queremos esclarecer à comunidade internacional que todo o processo de impeachment está de acordo com a Constituição Federal e respeitando o rito definido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Vamos desmentir essa desesperada tentativa de Dilma de manter-se na presidência”, afirmou Aleluia.

   23. Na próxima segunda-feira (25), às 8h30, o governador Rui Costa, acompanhado do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, inaugura a nova emergência do Hospital Geral Ernesto Simões Filho, localizado no bairro do Pau Miúdo, em Salvador. 

   24. A unidade foi totalmente reformada e ampliada, com um acréscimo de 200 metros quadrados de área construída, possibilitando a ampliação do número de leitos de emergência, que passa de 19 para 36. O investimento na obra foi de R$ 6,7 milhões.

   25. A cantora Maria Bethânia participará do evento de reabertura da Concha Acústica do Teatro Castro Alves em maio. A apresentação foi confirmada pela assessoria da artista e será especialmente produzida para o evento, com músicas novas e sucessos de carreira.

   26. Além de Bethânia, já estão confirmados shows de Carlinhos Brown, BaianaSystem, Margareth Menezes, Lazzo Matumbi e Novos Baianos.

   27. Em março, o cantor e compositor Moraes Moreira anunciou em uma postagem no Facebook que o grupo se reuniria especialmente para a ocasião. Ele lembrou ainda que o espaço recebeu os  primeiros shows do grupo nos anos setenta, com recordes de público.