Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ESTRATÉGIA DE DILMA repetindo tese de golpe não parece a mais adequada

A semana começou pesando no bolso dos baianos. Nesta terça-feira (19/4) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Anatel) autorizou o aumento da tarifa de energia na Bahia
19/04/2016 às 19:39
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A estratégia do Palácio do Planalto para tentar barrar o impeachment não nos parece a mais adequada para sensibilizar os senadores que irão votar pelo afastamento (ou não) da presidente da República, Dilma Rousseff. 

   2. O governo ao invés de adotar medidas que possam melhorar a economia, reduzir drasticamente a máquina pública e incrementar ações que venham devolver a confiança ao governo, fica a presidente com o discurso repetitivo sobre um 'golpe', hoje, no encontro com os jornalistas estrangeiros falando até "em veio golpista adormecido".

   3. Ora, para resgauardar sua biografia de possíveis máculas, esse discurso pode até representar alguma coisa. Mas, para a opinião pública de uma forma geral e para os senadores representa pouquissimo. Para os senadores, então, eles (elas) que irão votar essa fala não sensibiliza. Assim como não sensibiliza mais, a essa altura dos acontecimentos, defender eleições diretas já. 

   4. Há um acirramento nas ruas, a população exaltada dos dois lados, exaltações também no Congresso Nacional e o caminho mesmo é a decisão se a presidente fica ou sai. Na próxima terça feira, 26, será instalada a comissão que analisará o processo e o presidente do Senado, Renan Calaheiros, planeja para 17 de maio votar o impeachment. 

   5. Enquanto a presidente Dilma fica com essa lamúria o vice-presidente Michel se articula a cada dia mais, montou seu QG em SP, conversa com politicos, economistas, empresários, etc, etc, e diz ficará calado (de público) até a votação. Ou seja, tira uma de 'morto' estando 'vivíssimo'.

   6. Veja o que diz Dilma: "Se nós acompanharmos a trajetória dos presidentes no meu país, a partir de Getúlio Vargas, nós vamos ver que o impeachment sistematicamente se tornou um instrumento contra os presidentes eleitos. Tenho certeza que não houve um único presidente depois da redemocratização do país que não tenha tido processos de impedimento no Congresso Nacional. Todos tiveram", afirmou.

   7. Também ressaltou que, se crise econômica fosse argumento "para tirar presidente da República, não teria um único presidente da República nos países desenvolvidos que sobrevivesse à profunda crise econômica com desemprego". 

   8. Segundo a petista, a crise política não se deve à crise econômica, mas sim por culpa da oposição. "Essa eleição perdida por essa margem tornou, no Brasil, a oposição derrotada bastante reativa a essa vitória e por isso começaram um processo de desestabilização do meu mandato desde o início dele. Este meu segundo mandato, há 15 meses, tem o signo da desestabilização política", afirmou.

   9. Em parte, tem razão. Mas, se a presidente é quem está com a caneta em mãos, se tem o poder de governar, porque não age de forma firme?  Também em parte, culpa do seu partido que não deixa fazer isso, fazer aquilo, não pode mexer nas conquistas e o país afunda. Para mexer na Petrobras foi um sacrifício.

   9. Na Assembleia Legislativa da Bahia nesta tarde de terça os discursos ficaram tão repetitivos (o golpe contra o anti-golpe) que não há novidades. A única, ajuizada por parte de alguns petistas, até sinalizando como se Temer já fosse o presidente, que 'seu governo será um fracasso, não tem legitimidade, que ele não é popular e por ai segue". Tudo errado. 

   10. Hoje, diria que os entendimentos politicos dão conta de um fortalecimento de Temer. Os ministros do PMDB Eduardo Braga (Minas e Energia) e Helder Barbalho (Secretaria de Portos) avisaram ao partido que devem deixar o governo nesta quarta-feira (19). Os dois já entregaram a carta de demissão à presidente Dilma Rousseff na segunda-feira (18). 

   11. Outro ministro do PMDB, Celso Pansera (Ciência e Tecnologia), deve permanecer como deputado e não vai reassumir o cargo no governo. Só estão no goiverno do PMDB, Kátia Abreu (Agricultura) e Marcelo Castro (Saúde).

   12. Se uma raposa felpuda como Jader Barbalho bandeia para o PMDB sinal nada bom para Dilma.

                                                                       *****
    13. Juca Ferreira participa de roda de conversa sobre “Cultura, Comunicação e Conjuntura Política” em Salvador. O encontro acontece na quarta-feira (20/04) e terá também as presenças do secretário do Audiovisual do MinC, Pola Ribeiro, do reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles, do secretário da Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), Jorge Portugal, e do presidente da Fundação Pedro Calmon (FPC), Zulu Araújo.

   12. Ainda restam vagas para o curso gratuito de preparação para o ENEM que a Santa Casa da Bahia está promovendo em parceria com a Universidade Salvador (Unifacs), no Bairro da Paz. As aulas de matemática, português e redação acontecerão até 18 de junho, todas as quartas-feiras, no turno vespertino. 

   13. O curso é para pessoas a partir dos 16 anos, que estão cursando ou já tenham concluído o ensino médio. Interessados devem se inscrever no Programa Avançar, localizado na Rua da Misericórdia, nº 15, Bairro da Paz. É necessário apresentar para a inscrição 1 foto 3x4, cópia do RG, CPF, comprovante escolar e de residência. Menores de idade devem apresentar cópias de RG e CPF do responsável. As inscrições serão realizadas até que as vagas estejam encerradas. O Avançar funciona das 8h às 17h. Mais informações: 2203-9781.

   14.Fruto de projeto que articula, por meio da música, os campos da sustentabilidade e da inclusão socioprodutiva, a Orquestra Plástica do NEOJIBA se apresenta neste sábado, dia 23 de abril, às 19h, durante o Circuito de Arte e Moda, na Praça Central do Salvador Shopping, no Piso L1. 

   15. A formação é composta por violinos, violas e percussão produzidos localmente, a partir de canos de PVC e outros instrumentos de plástico, como trombone, flauta e clarineta. O repertório traz compositores eruditos e populares, como Beethoven, Brahms, Toquinho, Baden Powell e Vinícius de Moraes.

   16. O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) da Bahia, recebeu em audiência o prefeito de Boa Nova, Aete Sá Meira, para o debate das principais
reivindicações do município.

   17. Ele esteve acompanhado pelos vereadores Laldionor “Deva” Xavier Ribeiro – liderança do povoado de Penadinho -, Vaudemir “Valder” Alves Botelho (PP) líderança do distrito de Valentim,
 Gilmar Lima Silva, Renato Rodrigues Santos, e o representante da vereadora Maria Cláudia Pereira dos Santos Meira, Eronildes Machado Meira.

   18. Mais uma unidade da Creche e Pré-Escola Primeiro Passo, desta vez na localidade do Abaeté, em Itapuã, está sendo construída a partir desta terça-feira (19) pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed). 

   19. Ao som dos tambores do grupo Malê Debalê, a ordem de serviço para início imediato das obras da 15ª unidade de educação infantil municipal foi assinada pelo prefeito ACM Neto e pelo titular da Smed, Guilherme Bellintani, em cerimônia realizada no próprio local onde será instalada a estrutura, na Ladeira do Mirante, no Abaeté. Também estiveram presentes na ocasião a vice-prefeita Célia Sacramento, autoridades e moradores.

   20. Após passar por obras de recuperação, promovidas pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o Terminal Vicente Grillo, em Jequié, no sudoeste da Bahia, voltará a receber voos. A Secretaria de Aviação Civil (SAC/PR) autorizou a reabertura do aeroporto,  conforme publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (19). 

   21. Foram feitos serviços na área patrimonial, pista de pouso e decolagem, além da construção do terminal de passageiros. Neste ano, o terminal recebeu ainda obras complementares como biruta, revestimento asfáltico em toda a pista e sinalização. 

   22. O relatório  técnico de conclusão dos serviços foi apresentado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), junto com a solicitação de desinterdição e reabertura do aeroporto de Jequié. 

   23. A aplicação de procedimentos do novo Código de Processo Civil nos julgamentos no âmbito do Segundo Grau é o tema da reunião promovida por uma equipe especialmente criada para debater o assunto – formada por representantes das secretarias Judiciária e da Tecnologia da Informação e Modernização – e representantes dos gabinetes.

   24. A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago solicita a cada desembargador a disponibilização de um assessor jurídico para participar da reunião nesta quarta-feira (20), às 10 horas, na Sala de Convívio, no terceiro andar do prédio-sede do Tribunal de Justiça da Bahia.

   25. O eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida, o que inclui também pessoas idosas ou com limitações temporárias na locomoção, que quiser votar em uma seção eleitoral especial tem até o dia 4 de maio para solicitar a transferência. A seção especial é aquela dotada de acessibilidade. Já até o dia 4 de agosto (90 dias antes das eleições), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) pede que o eleitor que nunca comunicou ter deficiência o faça.

   26. A nova pista de rolamento da Avenida Paralela, nas imediações do Hospital Sarah Kubitschek, no sentido Aeroporto, será inaugurada nesta quarta-feira (20), às 8h30, pelo governador Rui Costa.

   27. Com mais uma faixa de tráfego, a circulação de veículos ganhará mais fluidez na Avenida Paralela, que já foi beneficiada por outras obras executadas pelo Governo do Estado, como os viadutos do Complexo Viário do Imbuí-Narandiba e as vias marginais.

   28. A semana começou pesando no bolso dos baianos. Nesta terça-feira (19/4) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Anatel) autorizou o aumento da tarifa de energia na Bahia e, na segunda-feira (18), o Sistema Bahia Norte, responsável pelo trecho da BA-093, e o Sistema Litoral Norte, na BA-099 aumentou o pedágio, autorizados pela Agerba. O Sistema ferry-boat e o Sistema Salvador-Mar Grande, que
fazem a travessia para Ilha de Itaparica e Morro de São Paulo também sofreram aumento. 

   29. O deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) criticou os aumentos, em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia nesta terça-feira. Ele ressaltou que na atual conjuntura econômica do país, autorizar um aumento da conta de energia é de extrema insensibilidade. 

   30. O parlamentar ressaltou, inclusive, que o aumento é maior que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Na Bahia, o reajuste foi de 10,72% para os consumidores residenciais e de 10,64% para os industriais.