Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DILMA diz que se ganhar faz pacto; se perder é carta fora do baralho

Bahia: Aatualizados, nesta quarta, os números de casos suspeitos e confirmados para Influenza A – H1N1. Foram notificados 22 casos suspeitos, sendo 4 positivos, 4 negativos, 1 inconclusivo e os demais aguardam resultado.
13/04/2016 às 19:44
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Durante entrevista com jornalistas nesta quarta-feira, no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff disse estar confiante em uma vitória na Câmara contra o pedido de abertura de processo de impeachment. Caso isso aconteça, Dilma vai propor um amplo pacto nacional com todas as forças políticas, inclusive da oposição. Indagada se participaria de um pacto no caso de derrota, Dilma respondeu: "Se eu perder, sou carta fora do baralho".

   2. "Digo qual é o meu primeiro ato pós-votação na Câmara: a proposta de um pacto, de uma nova repactuação entre todas as forças políticas, sem vencidos e sem vencedores. Seja pós-Câmara, mas também pós-Senado, sobretudo. No pós-Senado, é que isso será mais efetivo", disse Dilma. De acordo com a presidente, a proposta de repactuação vai se estender à oposição. "A oposição existe", declarou.

  3. Em conversa de mais de duas horas, tranquila e em vários momentos de bom humor, Dilma se mostrou confiante no resultado da votação, a despeito das notícias negativas dos últimos dias, como a decisão do PP de desembarcar do governo. Dilma disse que vai lutar até o fim pela manutenção do mandato em todas as instâncias possíveis e descartou fazer como o ex-presidente Fernando Collor, que renunciou depois de ser derrotado na Câmara, em 1992, e pouco antes de começar a ser julgado pelo Senado, no fim daquele ano.

   4. "O governo vai lutar até o último minuto do último tempo por uma coisa que acreditamos que seja factível, que é ganhar contra esta tentativa de golpe que estão tentando colocar contra nós através de um relatório que é uma fraude", afirmou a presidente.

   5. Dilma comparou o momento a uma guerra psicológica na qual os dois lados tentam usar os números a seu favor para influenciar os indecisos. "Nós agora, nessa reta final, estamos sofrendo e vamos sofrer uma guerra psicológica que tem um objetivo que é construir uma situação de efeito dominó", disse. A presidente minimizou a saída do PP do governo. 

   6. "É muito difícil neste momento você dizer que um partido desembarcou do governo. Tem situações as mais variadas. Os partidos saem do governo e as pessoas ficam", disse.

   7. Dilma não descartou a possibilidade de recorrer ao Judiciário em caso de derrota no Congresso. Ela citou supostas falhas no rito do impeachment em relação ao direito de defesa como possível argumento para a judicialização do caso.

   8.  "Não garanto ainda o que nós vamos fazer porque não tenho a avaliação completa do jurídico do governo. Não sabemos se vamos. E se formos, quando", disse. Durante a conversa, Dilma foi perguntada sobre o cenário em caso de derrota e também sobre seus planos para o futuro, se conseguir terminar o mandato. "Vou embora para a minha casa em Porto Alegre. Tenho direito à aposentadoria."
                                                             ******
   9. O Governo da Bahia, representado pelo secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, participou, na manhã desta quarta-feira (13), de uma reunião de trabalho da Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL) e do Porto Sul, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O encontro teve o intuito de prestar esclarecimentos e sanar dúvidas dos deputados acerca do andamento dos projetos.

   10. FIOL e Porto Sul fizeram parte dos projetos tratados com investidores e o governo chinês na viagem do Governador Rui Costa ao país em março deste ano. Bruno Dauster, que fez parte da comitiva, apresentou aos deputados presentes o atual cenário dos empreendimentos. 

   11. “Apesar da crise econômica e fiscal que o Brasil enfrenta hoje, o governo estadual busca alternativas de concretizar projetos estruturantes, como a FIOL e o Porto Sul. Assinamos protocolos de intenção com três grandes companhias chinesas de infraestrutura, que formalizam o interesse desses grupos em investir na Bahia”.

   12. Foram atualizados, nesta quarta-feira, 13, os números de casos suspeitos e confirmados para a Influenza A – H1N1. Foram notificados 22 casos suspeitos, sendo 4 positivos, 4 negativos, 1 inconclusivo e os demais aguardam resultado.

   13. É importante salientar que 18 desses casos são de Vitória da Conquista e 4 de municípios da região. Além disso, dos 4 positivos, 2 são de Conquista e já receberam alta hospitalar e passam bem.

   14. A Secretaria permanece vigilante quanto aos casos suspeitos, notificados nos serviços de saúde da cidade. Em 2015, foram notificados 10 casos suspeitos e nenhum se confirmou.

   15. Os pacientes com sintomas da H1N1 podem ser atendidos desde a Unidade de Saúde mais próxima de casa, até em unidades hospitalares, a depender do nível de comprometimento respiratório.

   16. Em caso de necessidade de internamento em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), a Prefeitura informa que a Central de Regulação de Leitos pode encaminhar os pacientes ao Hospital Regional de Vitória da Conquista ou outra unidade hospitalar que conte com UTI.

   17. Mais uma ação preventiva da Operação Chuva terá início na próxima terça-feira (19) na cidade. O trabalho, sob responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), consiste na instalação de geomantas em cerca de cem encostas de Salvador. O equipamento vai permitir a impermeabilização do solo, fazendo com que as águas pluviais não ocasionem deslizamentos dos terrenos.

   18. De acordo com o titular da Sindec, Paulo Fontana, a aplicação deste material será uma medida provisória para reduzir os impactos durante o período chuvoso na capital. “A vida útil da geomanta é de 5 a 10 anos. Essa medida vai possibilitar maior condição de reduzir o risco de acidentes, dando mais segurança nas áreas de encosta e às famílias”, ressaltou o gestor.

   19. (Camaçari Agora) A não desincompatibilização da pré-candidata a prefeita Jailce Andrade (PCdoB), até 2 de abril, deixou os caminhos  da atual secretária de governo ainda mais curtos. Caso seu partido siga o roteiro traçado pelo governador Rui Costa, de candidatura única com o petista Luiz Caetano, Jailce morre na beira. Também perde as chances de alterar seu rumo e usar esse capital político com uma candidatura forte e competitiva para o Legislativo.

   20.  Como não se afastou, agora está amarrada pela legislação. Segue cumprindo uma agenda mais negativa que positiva, diante do desgaste do patrocinador da sua candidatura, o alcaide Ademar Delgado (sem partido). Mesmo que decida deixar o cargo antes do final de junho, como permite a lei, já perdeu a chance de se manter com musculatura no jogo. Fora da disputa pela prefeitura seguiria na chapa proporcional. Eleita ajudaria a engordar a bancada de apoio a Ademar e ainda sairia maior.

   21. Resta saber se decisão passou por acordo, entre seu partido e o alcaide, para não criar obstáculos ao processo de construção, fortalecimento e consequente eleição do ex-secretário da cultura, Vital Vasconcelos. PCdoB sonha com a eleição do seu atual dirigente municipal para voltar a representar o Legislativo, quase 30 anos depois do último vereado comunista, Izanor Pereira.

   22. O ex-vereador Cleber Alves é de fato e de direito o comandante do PRTB em Camaçari. Habilidoso e conhecedor dos caminhos, túneis e atalhos da política, Alves desembarca com armas e bagagens na campanha do vereador e pré-candidato a prefeito pela oposição, Antonio Elinaldo (DEM). Com o PRTB de Alves, que pode disputar uma cadeira na Câmara, coligação soma agora 7 partidos (DEM, PSDB, PPS, PV e PMB). Expectativa é chegar a 8 legendas.   

  22. O Clube de Desconto do Servidor acaba de fechar parceria com a empresa 5 à Sec, que oferece serviços de lavanderia em Salvador, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas. Ao todo, são 15 unidades em toda a Bahia.  A organização concede 10% de desconto para o funcionalismo.

   23. Em Salvador, as unidades disponíveis estão situadas no Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping, Shopping Paralela, Shopping Cidade (Itaigara), Hiper Iguatemi, Extra Paralela, Juracy Magalhães Jr (Horto Florestal)  e Sam´s Club. Também há pontos comerciais nos bairros da Graça, Pituba, Barra e Itapuã.

   24. Já em Lauro de Freitas, a franquia está localizada na Avenida Praia de Itapuã, Vilas do Atlântico, e na Estrada  do Coco. Em Vitória da Conquista, a 5 à Sec localiza-se na Rua João Abuchidid, 335, no Condomínio Residencial San Marino.

   25. Para fazer uso do benefício é necessário que o servidor apresente o crachá funcional ou contracheque junto a um documento original que contenha foto. Mais informações podem ser obtidas no site www.5asec.com.br.

   26. Vem aí o principal evento de Comunicação Corporativa da América Latina, uma excelente oportunidade para ampliar os conhecimentos e fazer network. O 19º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa será realizado nos dias 17, 18 e 19 de maio, no Maksoud Plaza, em São Paulo, tendo por tema central Inovações, novos conceitos e novas práticas na Comunicação Corporativa. 

   27. O Congresso terá, no total, 26 atividades, incluindo a inédita Arena da Inovação, nove palestras temáticas, oito mesas de debates, Fórum do Pensamento (que marcará o lançamento da sétima edição do Anuário da Comunicação Corporativa), quatro conferências (uma delas internacional), Prêmio Personalidade da Comunicação e o jantar com a entrega do TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa. 
  
   28. As inscrições já estão abertas e quem quiser se inscrever com 25% de desconto pode fazê-lo inserindo o ‘código promocional’ DARANA no ato da inscrição pelo seguinte link www.megabrasil.com.br/congresso2016.

   29. Cavalinhos voltaram a pastar nos jardins de Vilas do Atlântico.

   30. A imprensa escrita baiana insiste em escreve UFBA com minúculas.

   31. Tá dificil pra Ricardo Eletro com dividas de R$3 bilhões. Agora, o camarada é confiante.

   32. A Bahia perdeu a bandeira de sua única rede nacional do varejo. Faleceu a Insinuamte.

   33.  O Plano Inlcinado Gonçalves pela 111 vez passa por uma reforma.

   34. Birra: Prefeitura não paga mísera fatura do Bahia Já há 8 meses.

   35. "O desespero dos derrotados". Assim o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) classifica a tentativa do governador Rui Costa de impedir por meio de um fajuto e ilegítimo artifício burocrático a
realização da manifestação do povo de Salvador em prol do impeachment no Farol da Barra, no próximo domingo (17).

   36. Se ficar confirmado o apoio da maioria dos deputados do PSD ao impeachment, com exceção
dos baianos, depois da reunião do partido no início da tarde desta quarta-feira, a Operação Minerva do MBL vai centrar fogo nos deputados peessedistas José Nunes, Antonio Brito, Sérgio Brito, Fernando Torres e Paulo Magalhães nas redes sociais e em atos de rua .

   37. Os representantes dos movimentos Brasil Livre (MBL), Vem Pra Rua e União dos Jipeiros da Bahia (UJB) divulgaram nesta quarta-feira,13, que foram impedidos pelo governo do estado de realizar manifestação a favor do impeachment da presidente Dilma na Barra no próximo domingo, 17.

   38.  Já o governo, por meio do Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar, informou que foi dada uma sugestão de mudança de local já que os movimentos contra impeachment tinham comunicado primeiro a manifestação no Farol.

   39. Contudo a PM informou que em uma reunião nesta quarta, não proibiu, e sim que recomendou a mudança, pois os grupos contra o impeachment já tinham avisado que realizariam manifestação no Farol da Barra. 

   40. "Foi sugerido pela Corporação para que a manifestação planejada para o dia 17/4 ocorresse em outro local, tendo em vista que os integrantes do movimento pró-governo já haviam informado à PM desde o dia 11 de abril sobre a realização de protesto no Farol da Barra. Já o grupo pró-impeachment protocolou o documento 12 de abril, no dia seguinte, para realizar o protesto também na mesma data (17) e local", disse a PM por meio de nota.

   41. A PM informou ainda que a mudança do espaço foi uma decisão consensual. O objetivo desta recomendação da Polícia Militar é garantir a segurança de todos os participantes e evitar confrontos.
Com isso, os grupos vão se concentrar no Jardim de Alah, às 14h.