Lula disse em Fortaleza que tomaria posse na Casa Civil da Presidência na quinta-feira, 7, mas, ao que tudo indica o STF só analisa seu caso na próxima semana.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Os debates na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 5, de votação de dois projetos pela base governista se centralizaram na falta de segurança no Estado da Bahia. Parlamentares de vários partidos usaram no peito o adesivo "Nomeação Já" pedindo ao governador Rui Costa a nomeação dos 800 concursados à Policia Civil, desde 2013, e o movimento está se mostrando suprapartidário.
2. Para o deputado Marcelino Galo (PT), "o governo precisa de vocês (os concursados) como aliados para defender a sociedade quando nomeados". Galo usou 20 minutos do grande expediente para advogador pela reformulação nos sistemas de segurança do país e defender a presidente Dilma do impeachment. Sobre a crescente violência disse que isso é preocupante sobretudo porque "a violência sempre acontece com as pessoas mais pobres da sociedade".
3. Com adesivo no peito exigindo “Nomeação Já!”, o deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) atesta que há uma calamidade pública com a crescente ciolência na Bahia, atestando que, do dia 1º de abril até o
dia 4/04, 20 homicídios foram registrados no Estado.
4. o parlamentar tucano indagou os parlamentares da bancada do Governo sobre o que eles fizeram da semana passada até agora, para acelerar o processo de homologação dos concursados da Policia Civil que
aguardam desde 2013 a nomeação. “Se foi feito pouca coisa, a partir de agora vamos fazer mais, foram 20 homicídios em apenas quatro dias, sem contar os assaltos a coletivos e ao cidadão de bem”, acrescentou.
5. “A nossa Casa está unida pela nomeação dos 800 agentes. Os 63 parlamentares apoiam a causa e também estão cobrando que o Governo convoque imediatamente esses policiais civis. Nada mais
justo que o presidente Marcelo Nilo seja o porta-voz e tenha esse diálogo com o governador”, sugeriu Adolfo Viana.
*****
6. A Prefeitura de Salvador continua fechando o cerco contra os mosquitos transmissores da dengue, zika vírus e chikungunya na capital. Nesta quarta-feira (06), a partira das 8h, os agentes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses, conjuntamente com profissionais da Limpurb, realizarão mais uma edição do mutirão de limpeza, dessa vez, no Birro da Paz.
7. A mobilização que conta com a parceria da Santa Casa de Misericórdia e da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da localidade, irá percorrer as ruas da comunidade com o intuito de identificar e eliminar possíveis focos do Aedes aegypti. Durante o "faxinaço", os moradores da localidade devem colaborar com a iniciativa descartando entulhos e materiais inservíveis que podem ser colocados em frentes as suas casas para recolhimento.
8. Novo presidente nacional do PMDB, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) criticou duramente o governo da presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira. Segundo ele, o Executivo promoveu no último ano uma "eternidade de incompetência" nos campos político e econômico.
9. Refutando a cantilena petista, Jucá disse que o processo de impeachment não pode ser considerado um "golpe" e afirmou que o partido não "troca o certo pelo duvidoso", mas sim busca um caminho e uma resposta às ruas, que pedem "fora Dilma". Jucá assumiu o controle do partido para elevar o tom do embate político e fazer frente às recentes críticas do ex-presidente Lula à sigla.
10. "Esse um ano e três meses se transformou em uma eternidade de incompetência. O governo se superou. Conseguiu fazer tudo da pior forma possível e nós temos hoje esse quadro que está aí", disse Jucá.
11. "A condução econômica desse governo e a gestão estão um desastre. Na campanha política não vimos um debate de correção de rumos", afirmou o senador.
12. Lula disse em Fortaleza que tomaria posse na Casa Civil da Presidência na quinta-feira, 7, mas, ao que tudo indica o STF só analisa seu caso na próxima semana.
13. O deputado Jânio Natal (PRP) bateu forte nesta tarde no governo Rui Costa diante da crescente violência na Bahia.
14. Mais um pré-candidato a prefeito de Feira de Santana: José Raimundo Pereira de Azevedo, do PDT.
15. O deputado estadual Fábio Souto (DEM) pediu ao presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PSL), para falar com a presidente Dilma - ela vem a Salvador visitar um navio que será aqui batizado pela Marinha - para ela não extinguir a Ceplac.
16. O deputado Pablo Barrozo (DEM) criticou a fala de seu colega Marcelino Galo (PT), o qual disse que a "burguesia" é quem está querendo derrubar Dilma. Barrozo disse que o maior burgues brasileiro, hoje, é Lula, que foi para sua frustrada posse na Casa Civil num jatinho particular.
17. Nesta terça-feira (5) começou o seminário de apresentação da nova Defesa Civil (Codesal) para os 32 colaboradores que estão se integrando ao quadro do órgão através do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). O evento, que tem duração de dois dias, visa apresentar a instituição para os novos profissionais, destacando a rotina de trabalho de todos os setores.
18. Durante o primeiro dia de evento foi destacado ainda a implantação do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), feito em parceria com especialistas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) com o objetivo de melhorar a qualidade de vida principalmente para a população das áreas de risco, além da parceria com a Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que está implantando um novo sistema de atuação para a engenharia.
19. A deputada Luiza Maia (PT) voltou a criticar o prefeito de Camaçari pelas demissões e sucateamento do premiado internacionalmente complexo cultural e educacional Cidade do Saber. A parlamentar disse que Ademar Delgado quer destruir este importante equipamento do município.
20. “Ele não tem coração, não respeita os pais e mães de família que trabalham ali, não tem a menor sensibilidade com as crianças e jovens que têm na Cidade do Saber uma oportunidade de capacitação intelectual, profissional e social”, falou.
21. Tem um monte de fios pela calçada próximo das estátuas das gordinhas em Ondina, na Ademar de Barros. A Coelba poderia dar uma passadinha por lá.
22. Na crise do turismo em Salvador, segundo a Associação dos Hoteleiros, 12 estabecimentos (hotéis) foram fecchados na capital baiana.
23. O deputado Marcelino Galo (PT) diz que a midia que está querendo derrubar Dilma é "nojenta e machista".