MIUDINHAS GLOBAIS:
1. (VEJA): Responsável direto pelo loteamento de 32.000 cargos comissionados no início do governo Lula, o ex-secretário do PT Silvio Pereira, preso nesta sexta-feira na 27ª fase da Operação Lava Jato, recebeu pelo menos 508.000 reais da UTC e 486.000 reais da OAS, duas das empreiteiras investigadas no escândalo do petrolão, por meio da empresa dele, a DNP Eventos Ltda.
2. Ao todo, foram contabilizados repasses de cerca de 1,6 milhão de reais de fornecedores da Petrobras ou de operadores investigados no esquema de corrupção da petroleira. Segundo os investigadores, "é provável que tais pagamentos se refiram à 'mesada' que o PT destinou a Silvio Pereira por intermédio de desvios em contratos que a UTC e a OAS mantinham com a Petrobras".
3. Segundo a força-tarefa da Lava Jato, Silvinho Pereira foi identificado como um dos destinatários da propina recolhida pelo PT no escândalo da Petrobras e apontado como alvo de uma mesada para que permanecesse em silêncio e não revelasse detalhes de outro esquema de corrupção gestado pelo partido, o mensalão.
4. O Ministério Público também atribuiu ao ex-secretário petista o papel de ser o "contato direto com os empresários que mantinham contratos com a Petrobras para angariar propina para o Partido dos Trabalhadores".
5. Além dos pouco mais de 500.000 reais repassados pelas empreiteiras, a empresa Central de Eventos e Produções Ltda, também do petista, mantinha relacionamentos financeiros com outras empresas investigadas na Operação Lava Jato. Recebeu, por exemplo, pouco mais de 400.000 reais entre 2007 e 2009 de Julio Cesar dos Santos e da TGS Consultoria, ligadas ao ex-ministro José Dirceu, e da SP Terraplenagem, relacionada ao operador de propinas Adir Assad.
6. A Central de Eventos teve Julio Cesar como sócio e também embolsou recursos provenientes de campanhas eleitorais do PT. A DNP Eventos também apresentou recebimentos das empresas Projetec e Treviso, dos delatores da
7. Lava Jato Augusto Mendonça e Julio Camargo, e embolsou aproximadamente 250.000 reais de serviços supostamente prestados nas campanhas de candidatos do PT na eleição municipal de 2012. Para os investigadores, porém, "é provável que tais pagamentos se refiram à 'mesada' que o PT destinou a Silvio Pereira por intermédio de desvios em contratos que a UTC e a OAS mantinham com a Petrobras" em um "cenário de prática habitual de crimes e de total descaso com a Justiça".
*****
8. O Ministério da Agricultura rebaixou nesta sexta-feira, 01, em decreto publicado no Diário Oficial da União, a Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) ao nível de departamento. Agora, a Comissão será vinculada a uma das secretarias do órgão federal, o que pode acarretar no enfraquecimento da instituição e trazer prejuízos significativos.
9. A alteração foi altamente criticada pelo deputado estadual Pedro Tavares (PMDB), que sempre lutou pelo fortalecimento da lavoura cacaueira e maiores investimentos na Ceplac. "Essa atitude comprova, mais uma vez, a falta de compromisso do governo federal com a região cacaueira, assim como a do governo estadual, que não levantou sua voz para impedir que o status da Ceplac fosse rebaixado", criticou.
10. O parlamentar lembra que a Ceplac terá suas atividades reduzidas, além da fuga de funcionários qualificados e perda de poder de pesquisa e investimentos. "Refutei a ideia desde o início, pois não houve nenhum tipo de discussão com os produtores da região. Essa atitude trará um prejuízo à economia do Sul do estado, principalmente num momento de valorização do cacau após a praga da Vassoura de Bruxa", finalizou Tavares.
11. Os deputados da Base Governista, Bebeto (PSB) e Davidson Magalhães (PCdoB) dizem que a culpa é de Kátia Abreu, ministra da Agricultura. Nada falam sobre Dilma. Os senadores da Bahia precisam se pronunciar. Até pouco tempo, Lidice estava atuando firme na região do Cacau.
12. A Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Bahiatursa) faz um receptivo especial no próximo domingo (3/4), no Porto de Salvador, para dar boas vindas à tripulação do Navio Doca Multipropósito (NDM) ‘Bahia’.
13. Seis baianas estarão a postos, das 14 às 16 horas, para receber os tripulantes da embarcação, batizada em homenagem ao Estado, com a distribuição de folhetos turísticos e fitas do Senhor do Bonfim.
14. Na chegada ao Brasil, procedente da França, o navio tem como primeiro porto Salvador, onde ocorrerá uma série de eventos oficiais que contarão com a presença de autoridades.
15. O prefeito ACM Neto deverá anunciar na próxima semana os novos titulares de pastas municipais devido à desvinculação dos atuais gestores para disputar as eleições este ano. Dois deles já se despediram dos cargos, seguindo a legislação eleitoral: o secretário de Relações Institucionais, Heber Santana, e o presidente da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Tiago Correia.
16. Em atuação desde 2015, Heber Santana avaliou como positiva a experiência à frente da Secretaria Municipal de Relações Institucionais, estrutura que surgiu dentro da segunda reforma administrativa da gestão do prefeito ACM Neto.
17. “Antes, este tipo de trabalho de articulação e relacionamento com o Legislativo e a sociedade estava concentrada na Chefia de Gabinete da Prefeitura. A pasta foi criada justamente para estreitar ainda mais esse relacionamento. Acredito que o trabalho foi bastante exitoso, pois deu maior fluidez às demandas, além claro de melhorar o atendimento aos vereadores, movimentos sociais e sociedade em geral”.
18. Aproveita para democratizar a midia da Agecom.
19. O transporte alternativo de vans em Salvador será tema de audiência na Câmara Municipal. Promovido pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB) a audiência discutirá a regulamentação dos veículos complementares na cidade, no dia 5 de abril, às 9h, no Centro de Cultura da Câmara.
20. “É preciso regulamentar esse segmento de transporte, pois os motoristas de cooperativas registradas do Subúrbio Ferroviário estão com dificuldades para trabalhar”, afirma Aladilce.
21. Desde o início de 2016, 70 veículos foram apreendidos por praticar transporte irregular de passageiros em Salvador. Segundo o Sindicato das Cooperativas e Vans, o transporte alternativo de vans desloca até dez mil passageiros por dia.
22. Trezentos e quarenta (340) trabalhadores baianos do interior terão, neste mês de abril, vão receber da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) certificados de conclusão de sete (7) modalidades de cursos de qualificação realizados pelo Programa Estadual de Inserção de
Jovens no Mundo do Trabalho (Trilha).
23. Estão sendo certificados pelo Governo do Estado trabalhadores na faixa etária de 16 a 29 anos. “No total serão beneficiados 1.210 jovens em situação de vulnerabilidade social, de 32 municípios do Estado”, destaca o secretário Álvaro Gomes.
24. Solicitar informações ao Ministro da Justiça a respeito das demarcações de terras indígenas na Bahia. Esse é o objetivo do Requerimento de Informação nº 1468/2015, de autoria do deputado federal Ronaldo Carletto (PP). O parlamentar ressaltou que constantemente há conflitos que envolvem as demarcações dessas terras no estado da Bahia.
25. Para Carletto, a conclusão do processo demarcatório das terras indígenas terá grande efeito pacificador dos conflitos que ocorrem com frequência, devido à disputa por terras entre índios
e não-índios.
26. “Nosso objetivo é obter esclarecimento acerca das providências administrativas tomadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai) para encerrar as demarcações em curso. Também se faz necessário esclarecer a sociedade, da qual somos representantes, quanto às intenções de se realizarem novos
levantamentos que possam desencadear futuras demarcações e novos conflitos”, enfatizou.
27. Não somente pesquisadores ou empresas do ramo científico são alvo de editais da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), entidade vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti). O lançamento do edital de Apoio ao Desenvolvimento de Ideias, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (1º), no Parque Tecnológico da Bahia, é prova disso.
28. A iniciativa é voltada para pessoas físicas que tenham espírito empreendedor e boas ideias de negócios com base tecnológica. Os projetos selecionados vão receber bolsas mensais de R$2 mil, pelo período de 120 dias, e poderão contar com consultoria especializada, ofertada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA), em diversas áreas, como legalização do negócio, aspectos contábeis, mercado e finanças.
29. A ação objetiva, a longo prazo, aumento do número de negócios promissores e indução ao empreendedorismo tecnológico, por meio da fluidez e integração dos atores que compõem o ecossistema baiano de inovação.
30. Este fato foi destacado por todos os componentes da mesa de abertura do evento, formada por Manoel Mendonça, secretário da Secti, Eduardo Almeida, diretor geral da Fapesb e Ádhvan Furtado, superintendente do Sebrae/BA.
31. A vereadora Kátia Alves está de casa nova. A edil se desfiliou do Democratas (DEM) no mês de março para ingressar no Partido Solidariedade (SDD). “Além de colaborar com o debate e a formulação de
políticas públicas que possibilitem melhorar a segurança na capital baiana, continuarei defendendo o direito das mulheres e o respeito à diversidade sexual, dando sustentação à base de apoio do prefeito ACM Neto na Câmara Municipal”, afirmou a vereadora, na tarde desta sexta-feira (01).
32. O Conselho Superior da Universidade Estadual da Bahia (CONSU) aprovou, nessa quinta-feira (31/03) a implantação do Curso de Bacharelado em Engenharia de Minas para o Campus VI - Caetité. Uma grande conquista para o município que é referência em educação na Bahia.
33. O prefeito Zé Barreira comemorou a notícia. “Realizamos diversas reuniões com os representantes da UNEB para que esse curso fosse aprovado para o município. Caetité é uma cidade que tem diversas oportunidades de trabalho nessa área. Sem sombra de dúvidas estamos muito felizes com essa conquista para os caetiteenses”, destacou o prefeito.