Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

REBOLIÇO NO PMDB: Kátia Abreu diz que fica ministra e também no PMDB

O Programa Educar para Transformar completa 1 ano de existência e a SEC diz que resultados são positivos
30/03/2016 às 19:36
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Há uma quantidade enorme de informações e contra-informações em Brasília sobre o desembarque do PMDB do governo e quem são os ministros deste partido que ficarão nos cargos e os que sairão. A possibilidade dos ministros pedirem licença do partido para permanecerem no cargo não foi aceita pela Executiva Nacional. Quem quiser ficar fica, mas, será expulso do partido. Também poderá deixar o ministério, permanecer no partido e apoiar (indiretamente) Dilma. 

   2. O caso mais rumoroso envolve a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, a qual diz que fica no goveno e no PMDB. A ministra foi flagrada trocando mensagens de texto nesta quarta-feira em que afirma que ela e outros cinco ministros do PMDB pretendem se licenciar do partido para permanecer em seus cargos no governo de Dilma Rousseff. 

   3. A ministra informou seu interlocutor que a decisão foi tomada na casa de Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado. Nesta terça-feira, Renan Calheiros, que já havia sediado a reunião que selou a estratégia de o partido deixar, por aclamação, a base de apoio do governo petista, recebeu os ministros Eduardo Braga (Minas e Energia), Kátia Abreu (Agricultura), Marcelo Castro (Saúde) e Helder Barbalho (Portos) para discutir como eles poderiam burlar a regra estabelecida pelo PMDB de deixar os cargos de confiança do governo.

   4. Na reunião que anunciou o rompimento da legenda com o governo da presidente Dilma, na terça-feira, deputados da ala rebelde do PMDB avisaram que já preparam uma punição para os ministros que resistirem em deixar seus cargos: vão acionar a Comissão de Ética da legenda pedindo a expulsão dos governistas.

   5. Após ter a troca de mensagens revelada, Kátia Abreu postou no Twitter que "continuará no governo e no PMDB". Mas admitiu que pode perder o cargo de ministra para que a presidente Dilma abrigue outros aliados em busca de votos contra o impeachment. "Deixamos a presidente à vontade caso ela necessite de espaço para recompor sua base", afirmou.
                                                                                      *****
   6. Criado pelo Governo do Estado, o programa Educar para Transformar completa, nesta quarta-feira (30), um ano de atuação. A data é marcada pela entrega de 1,5 milhão de livros às prefeituras para contribuir na alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, meta prioritária do programa. Os estudantes do Colégio Estadual Vale dos Lagos, em Salvador, estão entre as 500 mil crianças que serão beneficiadas com os livros de literatura infantil (de autores baianos), de Língua Portuguesa e de Matemática.

   7. De acordo com o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, a parceria com os municípios baianos está sendo essencial para a alfabetização das crianças na idade certa. “Os 416 municípios parceiros estão recebendo os livros produzidos por autores baianos para apoiar o processo de alfabetização e, assim, assegurar, desde a base, o direito de aprender aos estudantes das escolas públicas”, destaca o secretário.

   8. O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) entrou com representação na Procuradoria da República no Distrito Federal contra o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e da Frente do Povo Sem Medo, Guilherme Boulos. Na ação, o parlamentar baiano pede apuração de prática de infrações penais.

   9. “Em entrevistas à imprensa, o senhor Boulos vem incitando o crime. Com os movimentos que se diz liderar, ele ameaça tirar a paz do país, incendiando-o com greves, ocupações e mobilizações, se houver o impeachment da presidente Dilma e for decretada a prisão de Lula”, diz Aleluia. 

   10. Em audiência com Josias Gomes, secretário de Relações Institucionais do Governo da Bahia, o prefeito de Aracatu, Sérgio Silveira Maia, solicitou providências para viabilizar a  expansão do sistema de abastecimento de água (SAA) até o distrito rural de Piabanha, onde residem cerca de 500 famílias.

   11. Na reunião na Serin – onde esteve acompanhado pelo deputado estadual Marquinhos Viana -, o prefeito explicou que a adutora até a localidade terá 40 km de extensão e irá também beneficiar dezenas de casas existentes à margem do trajeto por onde passarão os dutos de água.

   12. Agora vai! A atual conjuntura política vivida pelo Brasil será tema do ciclo de debates "Crise e Democracia", uma realização da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que acontece de 4 a 8 de abril, reunindo nomes de destaque no cenário político do país. 

   13. Trata-se de um debate inédito no âmbito das universidades brasileiras neste momento tão particular da vida nacional. O evento conta com apoio da APUB, ASSUFBA e DCE - entidades representativas dos corpos docente, técnico-administrativo e discente da Universidade, respectivamente. 

   14. Os debates ocorrerão sempre às 18 horas, no Salão Nobre da Reitoria, com transmissão online pela TV UFBA e  TV Educativa.

   15. Na segunda-feira, dia 4 de abril, o evento será aberto por Ricardo Antunes, professor da Unicamp e um dos principais nomes da Sociologia do Trabalho no Brasil; Jandira Feghali, sindicalista que construiu sua carreira política pelo estado do Rio de Janeiro.

   16. No próximo dia 06 de abril, às 11h, a Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e Porto Sul receberá representantes de diversos órgãos para tratar dos novos cenários frente aos investimentos chineses nos empreendimentos. A audiência de trabalho foi aprovada durante a sessão da comissão, desta quarta-feira (30/3).

   17. O debate será realizado para esclarecer o processo de retomada das obras da Fiol e início das obras do porto, após o anúncio dos investimentos que serão realizados pela CLAI-FUND e pela China Railway Engineering Group n.10 (CREC), uma das maiores construtoras chinesas, para conclusão da Fiol, em associação ao Governo do Estado e a Bahia Mineração (Bamin) e, ainda, a construção e operação do Porto Sul.

   18. No movimento de filiações partidárias em todo o país, com prazo de encerramento no próximo dia 02 para aqueles que desejam se candidatar nas eleições deste ano, o Partido Solidariedade tem atraído muitas lideranças em todo o estado. O ex-deputado e ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Bandeira é uma delas. O ex-parlamentar se filiou ao partido com perspectivas de recomeçar um novo ciclo político.

   19. Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico estarão nesta quinta-feira (31/03), a partir das 8h30 da manhã, no distrito de Maniaçu para iniciar o processo de cadastramento dos agricultores familiares que receberão os títulos de terra até o final do ano.

   20. Essa é a primeira visita da equipe ao distrito para iniciar o trabalho de regularização fundiária no município, que resultará na emissão de 460 títulos de terra para os agricultores da região que ainda não têm a devida documentação de suas propriedades. 

    21. O cadastramento será feito também em outros distritos e comunidades do município gradativamente, até o mês de maio. Quem preferir pode agilizar o processo do cadastramento comparecendo à secretaria com RG, CPF, certidão de casamento, documento da terra – caso tenha – e os nomes dos confrontantes. O atendimento será feito de 8h às 12h e 14h às 17h.

   22. O professor e engenheiro civil, José Fidelis Sarno, será o instrutor do Curso de Perícias Judiciais e Extrajudiciais promovido pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE-BA) nos dias 07/04 (quinta), 08/04 (sexta) e 09/04 (sábado), na Unijorge, no bairro do Stiep, em Salvador. O objetivo das aulas é capacitar e reciclar os conhecimentos de profissionais graduados e estudantes de engenharia, agronomia e arquitetura. 

   23. Fidelis é pós-graduado em auditoria, perícia e gestão ambiental com vasta experiência em avaliação e perícia. Em seu currículo, ainda, órgãos como a SUCOM, onde foi superintendente e a CODEBA, onde assumiu a direção de infraestrutura e gestão portuária.

   24. Com o objetivo de desenvolver o potencial da Bahia na área energética, o deputado federal Bacelar (PTN-BA) encaminhou ofício ao ministro de Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, em que defende a instalação do Instituto de Tecnologia de Energia Renovável (Inter) no estado. No documento, o deputado argumenta que a Bahia tem atraído o maior números de parques eólicos no país, possui as melhores condições naturais e a infraestrutura necessária para receber o instituto, em área localizada no município de Camaçari . 

   25. “ O nosso estado reúne todas as condições e não tem nenhuma instalação de porte financiada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. Por isso, merecemos abrigar o Inter, que será fonte de geração de emprego, renda e novas tecnologias ", cobrou. 

   26. O Inter vai funcionar como um centro de testes em energia eólica e de formação de especialistas no setor de energias renováveis. O investimento previsto pelo governo federal é de R$ 400 milhões. A Bahia está na disputa com Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.