Veja quais são os ministros do PMDB que poderá ficar no Ministério da Presidente Dilma Rousseff
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Já era esperada a saída do senador Walter Pinheiro do PT, mas, anunciada hoje causou um duplo impacto pois deu-se no mesmo dia em que o governo perdeu o maior partido de sua base no Congresso, o PMDB. Pinheiro entregou nesta terça-feira (29) seu pedido de desfiliação da legenda. Ele protocolou também o documento na Justiça Eleitoral.
2. Como a eleição para o Senado é majoritária, o eleito é detentor do mandato, o que impede que o PT entre com processo para requerer a vaga. Decepcionado com os rumos da legenda, o senador já estava afastado das atividades partidárias há algum tempo por discordar dos rumos da legenda e do governo Dilma.
3. Não participava mais das reuniões da bancada ou de encontros partidários. O isolamento de Pinheiro se aprofundou na última eleição de governador, quando sua candidatura foi preterida pelo então governador Jaques Wagner, que preferiu lançar Rui Costa.
4. Um dos fundadores do PT na Bahia, Pinheiro encerra 33 anos de militância no partido. Foi o primeiro senador do partido na Bahia e exerceu quatro mandatos de deputado federal e um de vereador.
5. "Decido encerrar, depois de uma reflexão profunda, minha única filiação. Agradeço pelas coisas boas, pelo apoio, pelas amizades, por tudo que vivenciei na vida pública e tudo que foi possível construir. Vou continuar cumprindo, com todo empenho, a jornada que o povo da Bahia me confiou.
6. Grato aos meus familiares, grato aos parceiros que constroem nosso mandato, grato aos amigos, aos companheiros, ao povo da Bahia e muito, mais muito grato a Deus que pela sua Graça tem me sustentado”, agradeceu Pinheiro, que é evangélico, na carta enviada aos correligionários.
7. “Creio que, como diz o apóstolo Paulo, combati o bom combate. Permanecerei com o trabalho firme e mantendo minha Fé, Fé que é possível, Fé no Brasil e Fé na vida”, encerrou.
8. Como o senador Reguffe, que saiu do PDT e não buscou ainda outra filiação, Walter Pinheiro vai ficar sem partido, por enquanto.
9. Apesar de ter grande relevância para o governo num momento de fragilidade, a saída de Walter Pinheiro não foi surpresa para o PT. O senador não escondia suas divergências e seu descontentamento com o partido pelo qual se elegeu em 2010, na chapa majoritária do então candidato Jaques Wagner, que acabou se reelegendo governador da Bahia.
10. Pinheiro já esteve à beira da expulsão do PT por duas vezes. A primeira, em 2006, quando ele era deputado federal e disse que sentia vergonha de seu partido por causa do 'mensalão'.
11. E a segunda foi na campanha de 2014, ao afirmar que "o PT mais uma vez estava pregando peça pra cima" dele no episódio das denúncias da presidente da ONG Instituto Brasil Dalva Sele Paiva, de que a entidade desviava dinheiro para campanhas de petistas na Bahia.
****
12. A ruptura do PMDB com o governo de Dilma Rousseff, seis ministros do partido terão que decidir se deixam seus cargos ou se continuam no ministério com sanções do PMDB ou se trocam de partido, indo para legendas que seguem na base aliada.
13. Aponta-se que Celso Pansera (Ciência e Tecnologia), Kátia Abreu (Agricultura) e Marcelo Castro (Saúde) devem permanecer em seus cargos. Mauro Lopes (Aviação Civil) deve entregar o ministério ainda nesta terça-feira (29) e Eduardo Braga (Minas e Energia) e Helder Barbalho (Portos) desembarcam até o fim desta semana.
14. O rompimento oficial do PMDB abre espaço para que as cadeiras vagas sejam distribuídas a partidos que se mantiverem na base aliada, na tentativa de obter garantir apoio para salvar Dilma do impeachment.
15. Já o ministro-chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República, Jaques Wagner, disse hoje (29) que pelo Palácio do Planalto recebeu com naturalidade a notícia do rompimento do PMDB com o governo. Para o ministro, o anúncio chega em "boa hora" e abre a oportunidade de "repactuar" o governo com outras forças políticas. Segundo ele, ao mesmo tempo em que perde um "parceiro importante", a presidenta Dilma Rousseff já promove conversas no sentido de abrir espaço para novos aliados.
*****
16. . Depois da inauguração da Estação de Transbordo Clériston Andrade, mais conhecida como Estação da Lapa, Salvador ganhou uma festa com direito a música, dança e, claro, o bolo com parabéns cantado por toda a população.
17. A cerimônia foi realizada na tarde desta terça-feira (29), dia em que a capital baiana completa 467 anos, na Praça Municipal, com as presenças do prefeito ACM Neto, secretários municipais, vereadores e comerciantes.
18. A banda Didá foi responsável pelo batuque que fez todo mundo dançar, acompanhada do cortejo das baianas que encantaram o público. Dentre os presentes, pessoas apaixonadas pela cidade como os gêmeos Alan Damião e Aliomar Cosme Carneiro, de 54 anos, que trabalham como ambulantes em Itapuã.
19. O Banco Itaú, agência da Calçada, foi autuado nesta terça-feira (29) pela Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) da Prefeitura por desrespeito à Lei 5.978/2001, que limita o tempo máximo de atendimento nos caixas em 15 minutos. Segundo Rose Estrela, chefe de fiscalização do órgão, o banco não estava passando as senhas de forma correta.
20. Estão chamando os clientes por ordem de chegada. Essa é uma forma de burlar a lei dos 15 minutos. Nós recebemos até 20 denúncias por mês através do 156. Toda vez que chegamos no local e vemos que o banco não respeita os 15 minutos, a gente autua. Após a quinta reincidência, o banco pode ser interditado. O mesmo acontece se verificarmos que algum cliente está fazendo o uso do celular”.
21. Jéssica Viana, cliente do banco, acha que a ação da Codecon é válida para evitar que os clientes sejam lesados. Ela lamenta por não poder usar o celular, mas entende. "Às vezes quero utilizar o celular para enviar alguma mensagem, porque não sei quanto tempo vou demorar na agência. Mas canso de ver as pessoas no telefone dentro do banco, fazendo ligação e trocando mensagens. O máximo que posso fazer é chamar o segurança. Eu prefiro não arriscar e nem correr risco de saidinha bancária", explica.
22. Os bancos devem seguir à risca a Lei dos 15 Minutos e a da proibição do uso do celular. Se o cliente quiser denunciar o descumprimento da lei, deve ligar para o 156 ou acessar o site do Fala Salvador e registrar o ocorrido http://www.falasalvador.ba.gov.br. A Codecon realiza em média 30 fiscalizações por mês nas agências bancárias de Salvador.
23. Ao saudar os 467 anos de fundação de Salvador, o vereador Gilmar Santiago, pré-candidato à prefeitura pelo PT, defende uma nova política de desenvolvimento para a cidade. “Salvador é a cidade das mulheres e tem uma população majoritariamente negra. No entanto, historicamente mulheres e negros
não são prioridades para as administrações municipais. É essa a nova centralidade necessária para um desenvolvimento igualitário”, avalia Gilmar.
24. Para o vereador, a falta de creches impede as mães de trabalhar e compromete o futuro da j juventude, já ameaçado pela concentração de renda e pela falta de oportunidades. “Salvador, a capital do desemprego e das mulheres chefes de família, vive em função da orla, da região do Itaigara/Iguatemi e da Paralela.
25. Essas áreas concentram 80% da economia da cidade. A política da atual administração é de aumentar ainda mais essa concentração. Queremos uma inversão de prioridades”, afirma Gilmar.
17. A Estação de Transbordo Clériston Andrade, mais conhecida como Estação da Lapa, foi entregue à população de Salvador pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, completamente reconstruída.
18. Os serviços começaram em fevereiro de 2015 e foram executados pelo Consórcio Nova Lapa, formado pela empresa baiana Axxo e pelas paulistas Socicam e Participa, após licitação realizada em setembro de 2014.
19. O investimento inicial, previsto em estudo estabelecido na concorrência, seria de R$ 13 milhões para a reconstrução do terminal. No entanto, após diversos incrementos para melhorias de funcionalidade, a Nova Lapa fez um aporte de mais de R$ 20 milhões.
20. O conceito utilizado para este projeto foi atingido com a conclusão e entrega de um terminal 100% acessível, moderno, com ambientes climatizados e caracterizado não apenas como um ponto de travessia de pedestres, mas também um local de interação onde os usuários têm os seus anseios e necessidades atendidos.
21. O procurador geral do Estado da Bahia, Paulo Moreno Carvalho, participou, na manhã desta terça-feira (29), de uma audiência virtual com a ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmem Lúcia Antunes Rocha, para tratar de questões referentes a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) na qual determinado partido político contesta artigos da Lei Complementar baiana nº 5/1991 e da Lei baiana nº 7.879/2001, que dispõem sobre cargos junto ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia, atribuições e substituição eventual dos conselheiros.
22. A PGE baiana é a primeira Procuradoria do Brasil a ser selecionada para participar desta modalidade de audiência com o STF. Introduzidas pela ministra em seu gabinete há cerca de duas semanas, o objetivo das audiências virtuais é agilizar os processos e facilitar a vida de advogados, reduzindo os gastos com deslocamentos para Brasília.
23. “O sistema traz benefício à jurisdição, porque diminui os custos e aproxima o juiz e as partes. A audiência virtual permite maior transparência, porque o cliente pode estar ao lado do advogado”, diz Cármen Lúcia.