Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GOVERNO preocupado com possível debandada da base se PMDB sair

A Prefeitura de Salvador inaugura reforma da Estação da Lapa na terça-feira, data de aniversário da cidade
27/03/2016 às 09:18
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. (VEJA) O governo Dilma Rousseff teme que o desembarque do PMDB, que pode acontecer na próxima terça-feira, provoque uma debandada na base. Segundo a Folha de S. Paulo, aliados da presidente acreditam que PP, PR e PSD são os mais propensos a seguir o partido de Michel Temer em uma eventual ruptura com o governo. Juntas, essas três siglas somam 121 deputados no Congresso - votos que podem ser decisivos no processo de impeachment.  

   2. De acordo com o jornal, o governo já dá como certa a saída do PMDB. O partido vai definir se rompe com Dilma em reunião do diretório nacional, na terça. Em um sinal de que o desembarque ganha cada vez mais força, até a maioria PMDB do Rio, que até então era o maior aliado da presidente, votará pelo rompimento.

   3. Com o agravamento do desgaste do Planalto, os líderes de PP, PR e PSD têm sido pressionados por seus parlamentares a deixar o governo - e nem a oferta de cargos parece suficiente para segurar os partidos da base. Segundo a Folha, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) informou o Planalto que recebeu recados de que sua bancada não está disposta a "ir para o sacrifício" por Dilma.

  4. Ciro Nogueira recebeu na semana passada assinaturas da ala do partido que pede a saída da legenda da base governista. Ainda aliado do Planalto, o senador marcou para quarta-feira - um dia depois da reunião do PMDB - um novo encontro com seus correligionários para agendar a data da convenção do partido.

   5. Um dos principais articuladores do PP pelo rompimento com o Planalto, o deputado Jerônimo Goergen (RS) chegou a afirmar que "a saída do PP está engatilhada e vai se somar com o tiro do PMDB".
                                                                 ******
   6. Após encaminhar projetos de indicação aos Executivos estadual (PIN nº 65/2016) e municipal (PIN nº. 67/2016), cobrando a realização de concurso público para a contratação permanente de tradutores-intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais Libras (Libras) nas escolas, o vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) enviou ofício pedindo intervenção do Ministério Público da Bahia. 

   7. A Secretaria Estadual de Educação informou que a contratação será por Regime Especial de Direito
Administrativo (Reda). O problema, de acordo com o edil, “é que o fim dos contratos temporários acontece, muitas vezes, em pleno período letivo escolar”.

   8. “Isso prejudica o desempenho dos estudantes. Precisamos de ações estruturantes e não de paliativos”, completa. Mesmo com leis que exigem a presença do tradutor-intérprete de Libras nas escolas, públicas ou privadas, os alunos continuam sem apoio destes profissionais. 

   9. A partir de agora qualquer pessoa que possua um smartphone já pode acessar o aplicativo de celular “Xô Aedes” ( www.xoaedes.com.br) para fazer denúncia de possíveis focos do mosquito, enviar foto, comentário e ainda acompanhar a ocorrência registrada numa página na internet. 

   10. O lançamento aconteceu na quarta-feira, no QG de Combate ao Mosquito, em solenidade que reuniu o secretário de Saúde de Itabuna, Paulo Bicalho, a diretora de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Luciana Pinheiro, e demais diretores. 
 
   11. As demandas encaminhadas serão visualizadas num painel instalado no Departamento de Vigilância Epidemiológica e atendidas pelos agentes de Controle de Endemias. O programa pretende agilizar o tempo entre a denúncia dos cidadãos e a ação dos agentes e principalmente, visa trazer a população para junto da Secretaria de Saúde, tanto no processo de notificação quanto no de monitoramento dos possíveis focos do inseto. 

   12. A presidenta nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos, emitiu nota, nesta quarta-feira (23), sobre a divulgação pela imprensa de documentos apreendidos na empresa Odebrecht, durante a 23ª fase da Operação Lava Jato. Na lista estão relacionados os nomes de mais de 200 políticos. A deputada reitera que todas as doações recebidas pelo Partido e suas lideranças, nas diversas campanhas eleitorais realizadas até agora, foram legais e estão devidamente registradas nas prestações de contas

   13. O deputado federal Daniel Almeida, presidente do PCdoB na Bahia, também enviou declaração à imprensa afirmando que os valores recebidos aconteceram de forma legal. “Em relação à Lista da Odebrecht, esclareço que todas as doações da minha campanha foram legais e estão na prestação de contas declarada ao TRE. Fora disso, é especulação”, afirmou Daniel.

   14. Depois de destacar que os próprios investigadores não deixaram claro a que se referem as planilhas apreendidas nos escritórios da Odebrecht, Luciana diz esperar que “o Judiciário brasileiro tome iniciativas para desfazer o clima de suspeição generalizada que só serve para agravar ainda mais a campanha de criminalização da política em curso no país”. 

   15. Na lista da Odebrecht, a alcunha de Daniel era 'comuna'. A PF não fez acusação alguma, mas, vai confrontar se os valores recebidos pelos políticos correspondem ao que foi declarado no TSE.

   16. Representantes da empresa australiana Wellard Brasil do Agronegócio, interessada em exportar de boi em pé (gado vivo) da Bahia, estiveram em Vitória da Conquista, para detalhar aos produtores da região questões sobre esse mercado, esclarecendo os pré-requisitos exigidos para exportação. 

   17. A intenção da empresa é fazer com que os criadores conheçam esses critérios e se adaptem, para iniciar a exportação com remessa de cinco mil animais para o Oriente Médio. O seminário foi organizado pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), em parceria com a Secretaria da Agricultura (Seagri) e o Sistema Faeb/Senar, com o apoio da associação de criadores, dos técnicos do Mapa/Superintendência Federal de Agricultura da Bahia e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

   18. “Iniciamos o ano de 2016 dando largos passos para começar a exportar boi em pé via porto de Ilhéus, e para a Bahia esta ação tem significado ainda maior, já que possuímos rebanho Livre de Aftosa com vacinação há quase 15 anos”, destacou o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim. A Bahia possui o maior rebanho bovino do Nordeste brasileiro, com cerca 10,8 milhões de cabeças, e no sudoeste do Estado o número do rebanho é de 599.150 mil cabeças, sendo 114.764 mil do município de Vitória da Conquista.