Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

OAB apresentará à Câmara novo pedido de impeachment contra Dilma

Nesta época do ano é muito comum a compra de coelhos geralmente para os pais satisfazerem a vontade dos filhos encantados com a fofura do bichinho. Porém, a prática é condenada pelo deputado Marcell Moraes (PV).
25/03/2016 às 19:32
 MIUDINHAS GLOBAIS:

1. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) irá protocolar na segunda-feira, 28, na Câmara dos Deputados, um novo pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff em que inclui as acusações feitas contra a petista pelo senador Delcídio Amaral (sem partido-MS) em delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato.

2. A delação do ex-líder do Senado foi considerada como fundamental para o apoio da Ordem à cassação do mandato de Dilma. Segundo Delcídio, a presidente teria tentado interferir nas investigações da Operação Lava Jato em ao menos três vezes. O pedido da entidade também trará as denúncias sobre as pedaladas fiscais e a renúncia fiscal autorizada para a realização da Copa do Mundo de 2014.

3. Caberá ao presidente da Câmara decidir se aceita ou não o pedido formulado pela OAB. Caso isso aconteça, uma nova comissão de deputados precisará ser eleita para analisá-lo, o que possivelmente só aconteceria após o resultado dos trabalhos da primeira comissão.

4. As declarações do ex-líder do governo no Senado haviam sido anexadas pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ao processo que já tramita na Casa contra a presidente. No entanto, a comissão do impeachment decidiu retirá-las do processo por considerar que a inclusão da delação deveria ter sido feita por Miguel Reale Júnior, Hélio Bicudo e Janaína Paschoal, autores do pedido.

5. No pedido dos três juristas, que foi aceito por Cunha no ano passado, foram citadas apenas as denúncias referentes às pedaladas fiscais de 2014 e a assinatura de decretos de abertura de crédito sem autorização do Congresso. A oposição na Câmara havia manifestado interesse em incluir no processo as denúncias de Delcídio. Mas, para evitar que o assunto fosse judicializado, a bancada optou por abrir mão do depoimento do senador e estuda incluí-lo em um novo pedido a ser apresentado a Cunha.

6. As escutas telefônicas envolvendo Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que revelam suposta manobra da presidente para interferir no Judiciário, foram deixadas de lado pela OAB. A entidade reconheceu haver dúvidas sobre a legalidade da quebra de sigilo das conversas. Na terça-feira, 22, o ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), devolveu sigilo às gravações e determinou o envio de todo o material à Suprema Corte.
                                                                        *****
7. O diretório municipal do PT em Itamaraju, no extremo sul da Bahia, tem um novo presidente. Trata-se de Raniere Botelho, que tomou posse do cargo na última quarta-feira (23), substituindo Dalvadísio Lima. O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) tem base política no município e comemorou a escolha da direção. Segundo Valmir, Botelho assume a presidência com o desafio de fortalecer o partido na região em um momento complicado do país. 

8. “Raniere é um militante histórico do PT no extremo sul e acredito na unidade do partido para avançarmos ainda mais no interior. O novo presidente foi um dos fundadores da sigla e do MST [Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra] nessa localidade e, agora, tem o compromisso de alavancar o processo de unidade para que o pleito de 2016 seja ainda mais benéfico para o PT”, salienta Assunção. 

9. Conforme Raniere Botelho, a reunião da diretoria do PT “deixou a diferenças de lado e
focou em um só objetivo. Vamos caminhar juntos com Dalvadísio Lima e colocá-lo democraticamente, com o voto do povo, na prefeitura de Itamaraju”, frisa. 

 10. Relembrando a saída dos soldados romanos em busca de Jesus para prendê-lo, católicos de Feira de Santana participaram
na noite desta quinta-feira (24) da tradicional Procissão do Fogaréu. 

11. O deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) estava entre os fiéis que, com tochas nas mãos, ao som da matraca e proferindo ladainhas, rememoraram um dos marcantes episódios que precedem a morte de Cristo. 

12. O arcebispo metropolitano de Feira de Santana Dom Zanoni Demettino Castro conduziu, com os demais religiosos, a manifestação de fé que saiu do hospital Dom Pedro de Alcântara com
destino à Catedral Metropolitana de Sant’Ana, passando pelas igrejas Senhor dos Passos e Nossa Senhora dos Remédios. 

13. Após a restauração da linha de distribuição de energia que alimenta a estação de condicionamento da Embasa, no Lucaia, na tarde desta sexta-feira (25), a empresa conseguiu retomar o bombeamento de esgoto para o emissário submarino do Rio Vermelho. 

14. O processo de tratamento de resíduos ficou comprometido depois do acidente de ônibus na avenida Vasco da Gama, na noite da quarta (23), que deixou 23 feridos e provocou o apagão em seis bairros de Salvador. A falha na transmissão de energia causou a parada no sistema de bombeamento dos resíduos no Rio Vermelho, responsável pelo tratamento de mais de 60% do esgoto da capital.

15. Desde o acidente, esgoto estava sendo arremessado no Rio Lucaia e chegando à praia do Rio Vermelho, na foz que fica ao lado da Colônia de Pescadores do Largo da Mariquita e do Mercado do Peixe.

16. Uma equipe de técnicos e auxiliares da empresa AT Construções, a serviço da Coelba, iniciou às 7h da manhã de quinta-feira (24) o trabalho para substituir o poste para retomar a transmissão de energia no local. O equipamento só não caiu na pista porque ficou preso aos fios de outros postes.

17. Além da troca de ovos de páscoa, nesta época do ano é muito comum a compra de coelhos geralmente para os pais satisfazerem a vontade dos filhos encantados com a fofura do bichinho. Porém, a prática é condenada pelo deputado estadual Marcell Moraes (PV). 

18. "Quando compram  um coelho, as pessoas acham que estão de posse de um bichinho igual a um gato ou um cachorro, o que é um engano. Elas acabam exigindo do animal atitudes que ele não tem condições naturais de adotar e em pouco tempo o “doce coelhinho” passa a ser visto como a “terrível praga” e
termina abandonado nas ruas", afirmou o parlamentar. 

19. Marcell destaca que existem diferenças entre animais domésticos e silvestres. Ele explica que cães e gatos conseguem remodelar seus instintos, se adaptando aos seres humanos. "Os animais domésticos se ligam às pessoas, as reconhecem e gostam de “fazer parte” da vida delas. Já os silvestres, mesmo assumindo atitudes através de reflexos condicionados, seu instinto natural prevalece. É por isso que tigres, leões e outros parentes próximos de gatos e cachorros, não são freqüentes habitantes de casas de família. 

 20. Mas isso não costuma ser aplicado aos coelhos. Estes animais que mais parecem bichinho de pelúcia, não dão ideia de vida selvagem, mas são animais silvestres que vão atuar sempre de acordo com seu instinto natural e não merecem viver aprisionados. Por isso sou terminantemente contra a adoção de
coelhos", concluiu.