Nesta quinta-feira (24), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) dá início às ações de fiscalização durante o feriado da Semana Santa, em Salvador e na Estrada do Coco.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A América Latina parece sempre com um barco à deriva. Nos últimnos anos, países como o Chile, a Colômbia, o Peru e o México deram um salto e sairam da tormena. O Brasil andou perto, mas, está nesse impasse que todos conhecemos, um processo de impeachment em andamento, Operação Lava Jato, corrupção, sindicalismo e economia paralisada. Até bem pouco tempo era a Argentina que estava nessa situação e, agora, começa a emergir do naufrágio.
2. Em sua primeira visita à Argentina, o presidente dos EUA, Barack Obama, falou sobre a crise política brasileira durante entrevista coletiva ao lado do presidente argentino, Mauricio Macri, nesta quarta-feira (23). Ambos estão preocupados com o Brasil parceiro comercial importante para esses dois paises, especialmente a Argentina.
3. Questionado sobre o assunto, Obama disse que não discutiu o tema "extensivamente" com Macri, mas que ambos esperam que o Brasil resolva "de forma eficaz" a questão.
4. "O Brasil é um país grande, é amigo dos nossos dois países. A boa notícia – e o presidente Macri apontou isso – é que a democracia dele está madura. Acho que os sistemas de leis e estruturas são fortes o suficiente para que isso seja resolvido de forma que o Brasil prospere e seja o líder mundial que é", disse Obama.
5. Macri disse que acompanha de perto a questão, citando o "afeto dos argentinos pelo povo brasileiro" e o fato de o Brasil ser seu principal sócio estratégico no mundo. "Estamos convencidos de que o Brasil vai sair fortalecido dessa crise e esperamos que saiam o antes possível. O que acontece no Brasil afeta nosso país", completou o presidente argentino.
6. É verdade. Se o Brasil afunda, a Argentina sofre bastante porque é o nosso maior parceiro comercial. No plano político, no entanto, Macri pode emergir como uma forte liderança do continente.
*****
7. O Ministério Público Federal divulgou nesta quarta-feira nota sobre a decisão do Grupo Odebrecht de firmar acordo de delação premiada. Segundo os procuradores, "não existe sequer negociação iniciada sobre acordos de colaboração com executivos ou leniência com o Grupo Odebrecht". Nesta terça-feira, a Odebrecht informou por nota que havia decidido fazer um acordo definitivo de colaboração.
8. Os procuradores afirmam ainda que a simples intenção de firmar acordo não descaracteriza "a contínua ação do Grupo Odebrecht em obstruir as investigações em andamento" e citam como exemplo a tentativa de destruição do sistema de controle informatizado de pagamento de propina revelada na recente 26ª fase da Operação Lava-Jato.
9. O próximo Encontro da Sociedade Interamericana de Filosofia será realizado em Salvador, nos dias 31 de março e 1º de abril. O evento reunirá filósofos representantes de diversos países americanos no Auditório do Pavilhão Raul Seixas, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia – campus São Lázaro.
10. Entre os palestrantes está o reitor João Carlos Salles, da Universidade Federal da Bahia, que também é presidente da Sociedade Interamericana de Filosofia (SIF) e vai abordar em sua
apresentação o tema “Wittgenstein e a Epistemologia das Virtudes”.
11. O evento contará ainda com a participação dos seguintes palestrantes: Luis Camacho (Costa Rica, Carlos Enrique Caorsi (Uruguai),Carlos Cardona (Colômbia),Miguel Giusti (Peru, Adriana Gonzalo (Argentina),Peter Graham (EUA),Sandra Leonor Lazzer (Argentina),Mauricio Mancilla (Chile),Carlos Patarroyo (Colômbia), Corina Yoris (Venezuela).
12. Na manhã desta quarta-feira (23), foi inaugurada a Escola Municipal Eraldo Tinoco. A unidade de ensino, localizada no bairro de Sussuarana, tem capacidade para atender 950 estudantes até o quinto ano. A estrutura possui 15 salas de aula, espaço de leitura, brinquedoteca e é equipada com banheiros para pessoas com necessidades especiais.
13. Durante a cerimônia de inauguração, o vereador Claudio Tinoco (DEM) lembrou da trajetória política do tio. “Me sinto honrado em ter o nome de Eraldo como patrono de uma belíssima escola, num bairro que se assemelha à origem da relação dele com a Educação das pessoas que mais precisam
de atenção”, afirmou o vereador.
14. Nesta quinta-feira (24), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) dá início às ações de fiscalização durante o feriado da Semana Santa, em Salvador e na Estrada do Coco. O órgão realiza blitzes de alcoolemia na capital baiana e vai coibir o uso irregular de quadriciclos em praias do litoral norte.
15. As operações do Detran prosseguem até o domingo de Páscoa, com o apoio de policiais militares capacitados no órgão para abordagens com viés educativo. Os condutores serão orientados sobre o risco de dirigir usando o celular e as consequências da Lei Seca .
16. "O cidadão tem se mostrado mais consciente em não dirigir bebendo, mas o celular ainda é um companheiro inseparável do motorista, que precisa ser abolido. Vamos fiscalizar com rigor essa prática, que aumenta em 400% o risco de acidentes, segundo a Organização Mundial de Saúde", alertou o coronel Alfredo Castro, assessor especial do Detran.
17. A vereadora Vânia Galvão afirma integridade e prova que recebeu doação para campanha das eleições de 2014 da Braskem, empresa da Odebrecht, feita de forma legal e se encontra registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Os valores que recebi podem ser acessados por qualquer cidadão, porque estão rigorosamente registrados no TER e também podem ser acessados no link: Http://meucongressonacional.com/eleicoes2014/candidato/201450000000354/”,
informa a legisladora.
18. “Nunca recebi recursos de modo ilegal, portanto quem quiser pode investigar minhas contas”. Conforme observa, “a lista de contabilidade da Odebrecht apreendida pela Operação Acarajé é apenas coleta de dados, faz parte do processo de investigação que deve ocorrer de modo imparcial, e por isso não podemos admitir que segmentos de imprensa nos exponham,sem a mínima apuração”, afirma.
19. Em discurso no plenário da Câmara, o líder do PSDB, Antonio Imbassahy, destacou o cumprimento do calendário do processo de impeachment de Dilma na Câmara. “Estamos cumprindo com nossas obrigações. O rito está correndo dentro da normalidade, em respeito às decisões do STF e conforme a Constituição e o regimento da Casa”, disse.
20. Nesta quarta, a Câmara realizou a quarta sessão dentro do prazo para Dilma apresentar sua defesa, que vai até 4 de abril. A partir do dia 5, começa o prazo de cinco sessões para apresentação do parecer e votação na comissão especial que analisa o impeachment. Depois o processo segue para apreciação em Plenário. “A partir de 14 de abril teremos condições plenas de votar o impeachment”, afirmou Imbassahy.
21. No seu discurso, o deputado comentou o evento realizado ontem no Palácio do Planalto com Dilma e juristas. Na ocasião, em tom agressivo, a petista disse que não vai renunciar e voltou a falar em golpe. “Assistimos a uma presidente absolutamente desequilibrada, esbravejando e até gritando no Palácio do Planalto. Entendemos as dificuldades que ela está vivendo, dificuldades por ela mesma colocadas, e elas aumentam na medida em que se aproxima o dia da votação do impeachment”, disse Imbassahy.
22. O bloco afro baiano Malê Debalê completou 37 anos nesta quarta-feira (23) e foi homenageado pelo deputado federal Bacelar (PTN-BA), que ressaltou a importância da entidade na representação da cultura negra.
23. “Os blocos afro têm uma importância na cena cultural baiana que ultrapassa largamente o Carnaval. É isso que o Malê Debalê faz desde a sua criação. Ele difunde a arte afrodescendente e marca um espaço singular na construção de valores e sentidos africanos. Temos que valorizar os negros e lutar contra o preconceito que, infelizmente, ainda é uma triste realidade”, disse.
24. Bacelar lembrou que o Malê Debalê desenvolve um trabalho social no bairro de Itapuã, em Salvador, onde parte da sede do bloco cedeu espaço para uma escola de ensino fundamental, que atende aproximadamente 370 alunos.
25. “Sabemos que a maioria dos blocos desse segmento sofre com as dificuldades financeiras. Por isso, essa iniciativa do Malê de oferecer educação às crianças é uma atitude nobre e que precisa ser reconhecida".
26. “Reduzir a poluição ambiental dos solos e das águas provocadas pelo lançamento de óleo e gordura em rede de coleta de esgoto e de drenagem pluvial”. É o que diz o Art. 2º, parágrafo II, do projeto de lei apresentado pelo deputado Hildécio Meireles (PMDB) na Assembleia Legislativa da Bahia. O documento propõe a coleta, tratamento e reciclagem de óleo de origem animal e vegetal.