Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TESES defendidas pelo PT perderam força e impeachment não é golpe (TF)


Mesmo diante de tantas evidências expostas pela Operação Lava Jato o petismo fecha os olhos para os escândalos
19/03/2016 às 10:56
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Há uma diferença fundamental entre o impeachment que apeou o então presidente Fernando Collor do poder (29 de setembro de 1992) e o impeachment que está sendo proposto para afastar a presidente Dilma Rousseff: Collor não tinha apoio popular, das ruas. Dilma tem.

   2. O que o Brasil assistiu na última sexta-feira, 18, mesmo com as mortadelas e os ônibus colocados à disposição da população por parte de centrais sindicais e movimentos sociais bancados pelo governo, houve muita gente e até Salvador, sempre timida nesses momentos teve mais de 20.000 pessoas nas ruas.

   3. Desde que a presidente Dilma assumiu o governo essa foi a maior manifestação em apoio ao seu governo e aconteceram passeatas em 25 estados. O que significa dizer, salvo os exageros que se fazem da quantidade de pessoas, houve muita gente e disposta, aguerrida, sendo o maior evento em São Paulo com a presença de Lula, o qual se apresentou novamente com a caracteristica inicial de suas campanhas, ainda da época do Duda Mendonaça, "Lula paz e amor".

   4. Acontece que os tempos agora também são outros e Lula, bom presidente, meteu os pés pelas mãos, lambuzou-se com empresários e ajudas de toda natureza, o que está sendo investigado pela Operação Lava Jato, agride e xinga todo mundo que não atende seus objetivos e esse "Lula paz e amor" não cola mais. Ninguém acredita. Salvo os petistas que até o defendem, entre as mulheres, entendendo que o "grelo duro" não é ofensivo. A cegueira desse pessoal é absoluta. E aí não adianta questionar: Lula é Deus e pronto.

   5. Veja o que diz o deputado federal Waldenor Pereira (PT), ex-lider do governo Wagner na Assembleia, sobre a oposição:  “Eles querem acabar com o Bolsa Família, eles querem acabar com o PRONAF, eles querem acabar com o FIES, eles querem acabar com todos os programas com transferência de renda que progressivamente vem melhorando a qualidade de vida do nosso povo. O que está incomodando essa elite, essa burguesia brasileira é a distribuição de renda”, afirmou no plenário da Câmara.

   6. Será que Waldenor não vê que Lula agora é burguês, que Wagner mora no corredor da Vitória, que Zé Duirceu está rico ainda que preso, que houve uma mudança de comprtamento dos petistas e a esperança de uma politica decente, pregada por Lula que dizia haver "300 picaretas" no Congresso, desapareceu de cena?

   7. Ora, ninguém está discutindo essas questões, mas, esse é o discurso petista, a base de sustentação de apelos mentirosos e que já funcinou em outras campanhas. Mas o brasileiro não é trouxa. Cansou de ser enganado.

   8. Outra diferença entre o impeachment de Collor e o processo de impeachment de Dilma é exatamente sobre o que está exposto na Operação Lava Jato, o maior escândalo da história do Brasil, e que a presidente é aponta não como beneficiária direta de recursos, mas, de ser conivente com os desmandos, de ter permitido o que aconteceu desde a compra da Refinaria de Passadena até o desmonte da Petrobras. 

   9. Na audiência pública realizada semana passada na Assembleia Legislativa da Bahia sobre o fim da exploração dos campos terrestres sindicalistas do Sindipetro levaram uma faixa com Dilma caracterizado de tucano por ter apoio o projeto José Serra, sobre a exploração do pré-sal.

   10. Então, se Dilma tem apoio popular que Collor não teve, o escândalo do seu governo é bem mais do que o acontecido na época de Collor/PC Farias.

   11. Outra questão a ser abordada é que o PT e PCdoB tratam o impeachment como se fosse um golpe, desvirtuando o que está na Constituição. Golpe foi o que aconteceu em 31 de março de 1964: os militares das Forças Armadas invadiram Brasília e destituiram João Goulart que foi parar no exílio. Que se saiba não há militares em marcha para Brasilia. 

    12. O impeachment - e o PT conhece porque atuou contra Collor em 1992 - hoje, seu aliado, é um fundamento legal que está na Constituição e tem o apoio da OAB e de outros segmentos da socidade.
                                                                                 *****
   13. A líder do PT na Câmara Municipal de Salvador e presidente da Comissão de Reparação da Casa, Vânia Galvão, dialogou com moradoras do Bairro da Paz sobre políticas especiais para as mulheres, destacando o combate à violência. 

   14.  “Precisamos levar a todas informações sobre a Lei Maria da Penha (11.340/2006), sancionada pelo presidente Lula, e afirmar a importância de denunciarmos casos de agressões física e psicológica, bem como de cobrarmos apoio junto aos órgãos competentes para coibir qualquer tipo de violência”,
afirmou a vereadora. 

   15. O encontro ocorreu na manhã deste sábado, dia 19, no Centro de Formação Santa Helena, da Paróquia Nossa Senhora da Paz, como uma atividade em comemoração ao mês da mulher.   Vânia pontou que é preciso cobrar ações não apenas as esperas estaduais e federais, mas também do município, observando os diversos setores, e citou como exemplo ações na saúde. 

   16. “Não temos um programa de saúde eficiente para as demandas femininas; alias, investindo apenas R$ 0,59 ao dia por pessoa, o município está longe de oferecer serviços qualificados para todas nós”, atestou.

   17. A novela Velho Chico tá como se diz no sertão: "Um fudistério". Nesta a primeira semana as cenas quentes já marcaram o folhetim. Na noite da sexta-feira (18), a internet pegou fogo após cenas de sexo envolvendo Afrânio e Leonor, na pele de Rodrigo Santoro e Marina Nery, respectivamente.

   18. O nobo ministro da Justiça Mr Aragão chegou falando grosso e ameaçando a PF e os delegados da instituição já reagiram. Impressionante como o governo Dilma gosta de cumprar brigas.

   19. Em Serrinha, professor ligado a APL e que foi preso acusado de homofobia, levou a sua sogra a morrer de infarto quando soube do caso. Caso chocou a cidade.

   19. O Programa de Pós-Graduação em Química Pura e Aplicada (Posquipada Universidade Federal do Oeste da Bahia está com inscrições abertas para seleção do Mestrado. Serão ofertadas 10 vagas nas áreas de concentração em Química Analítica, Química Orgânica e Físico-Química. Para participar do certame, é necessário ser graduado em Química ou áreas afins reconhecidas pelo MEC.

   20. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas, presencialmente, a partir desta sexta-feira (18) até o dia 8 de abril, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, na secretaria do Posquipa, no Pavilhão de Aulas 1, do Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras. Outra opção é fazê-la no site da UFOB, preenchendo o formulário eletrônico, ou por e-mail posquipa@ufob.edu.br. 

   21. O processo seletivo será dividido em três etapas: prova de conhecimento em Química, análise de currículo e histórico escolar, e carta de recomendação de professor credenciado. As aulas começam no dia 6 de junho. Mais informações sobre a documentação exigida, os critérios de avaliação e o cronograma da seleção estão disponíveis no Edital ou pelo telefone (77) 3614-3191.

   22. Muito pesar na despedida do ex-vereador Antonio Lima, no sepultamento do Campo Grande. Lima era uma pessoa muito querida em Salvador e mesmo sendo advogado gostava de ser chamado de "o feirante". Em todas as procissões das festas populares de Salvador lá estava a caminhonete de Lima acompanhando o cortejo entoando músicas religiosas.

   23. Inicia-se a temporada de outono em Salvador ainda com a cara de verão. É sinal de que, em abril - como diz o ditado - "chuvas mil".

   24. O  fornecimento de água na região norte de Feira de Santana, que foi interrompido na manhã de ontem (18) para o entroncamento de três novos trechos de redes, está sendo retomado gradativamente desde a madrugada de hoje (19).

   25. Nos  bairros onde o abastecimento precisou ser suspenso, a água está voltando gradativamente às torneiras, sendo que pode haver maior demora nas partes mais altas das localidades.  
A Embasa recomenda o uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares  até a completa normalização do fornecimento.

   26. Com leiaute novo e recursos que atendem às principais recomendações de navegabilidade na internet para facilitar o acesso da sociedade às informações sobre as contas do Estado, o portal Transparência Bahia (www.transparencia.ba.gov.br) apresenta uma nova funcionalidade: agora, os usuários podem emitir certidões que atestam a situação de convênios assinados pelo governo baiano. 

   27. Na certidão, é possível conferir se a empresa ou entidade conveniada está ou não inadimplente e verificar quais são as pendências do CNPJ consultado, caso existam. Não há necessidade de
utilização de senha: basta informar o CNPJ de um dos signatários, seja empresa, associação ou órgão público. A nova funcionalidade pode ser encontrada no módulo Convênios Concedidos/Certidão.

   28. Mensalmente, o portal mantido pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) registra cerca de cinco mil visitas. Nele, é possível realizar buscas e consultas aos dados financeiros do Estado, incluindo os números de receitas e despesas, os gastos com educação, saúde, o atendimento aos parâmetros da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), entre outros tópicos. Um dos módulos mais acessados é o Senha Aberta, que apresenta todos os pagamentos feito pelo Estado às empresas e/ou pessoas físicas fornecedoras ou prestadoras de serviço.