Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

VEJA revela que minuta do sitio de Atibaia de 2012 seria para Lula

A senadora Lidice da Mata (PSB) está no dilema de se manter fiel a Dilma e Rui ou seguir a direção nacionol do seu partido
17/03/2016 às 23:42
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. (VEJA) Na operação de busca realizada pela Polícia Federal no dia 4 de março, durante a 24ª fase da Operação Lava Jato, os investigadores da Operação Lava-Jato encontraram a minuta de um contrato de compra e venda (clique para ler o documento em PDF) no qual Fernando Bittar -- dono no papel do sítio de Atibaia frequentado pelo ex-presidente Lula e reformado por empreiteiras do petrolão - transfere a propriedade para o petista e sua mulher, Marisa Letícia.

   2. Na minuta, não assinada, Fernando Bittar repassa a propriedade para Lula e Marisa pelo valor de 800 000 reais. O documento foi localizado pela Polícia Federal durante as buscas no apartamento de Lula em São Bernardo. Pelo texto, Lula se comprometia a pagar pelo sítio 200 000 reais de entrada, no ato da compra, e quitar o restante da dívida com Bittar em três parcelas iguais de 200 000 reais.

   3. Diz a minuta de contrato: "Pelo preço adiante ajustado, vendem, ao comprador, o imóvel descrito, transmitindo-lhe desde já, a posse, domínio, direitos e ações que sobre o mesmo tinham e exerciam, para que dele, o comprador use, goze e livremente disponha como bem e melhor lhe convier".

   4. Apesar de ser uma minuta, sem a assinatura das partes envolvidas, o documento é mais um forte indício de que Lula é, de fato, o verdadeiro dono do Sítio Santa Bárbara. Em abril de 2015, VEJA revelou a existência do sítio usado por Lula para passar os fins de semana de descanso em Atibaia. Lula sempre negou ser o proprietário, embora tenha sido obrigado a admitir o uso do sítio.

   5. A propriedade é investigada pela Operação Lava Jato desde que VEJA revelou que a construtora OAS havia realizado obras de reforma no sítio.

   6. Os investigadores também localizaram no apartamento do ex-presidente Lula em São Bernardo notas fiscais relacionadas à obra do Sítio Santa Bárbara. Um cronograma (imagem abaixo) detalhado das melhorias realizadas na propriedade durante a reforma também foi apreendido. No documento é possível identificar as principais obras realizadas na propriedade.
                                                                      *****
   7. . No próximo dia 21 de março, a vice-prefeita de Salvador Célia Sacramento ministrará uma palestra com o tema “Mulher: sonhe, acredite e realiza”, na Unijorge, às 19h. O evento acontece no auditório Zélia Gattai, campus Paralela, e está sendo organizado pela coordenação dos cursos de Ciências Contábeis, Serviço Social e pelo setor de Carreiras. O evento é gratuito e aberto ao público.

   8. Célia Sacramento é especialista em Auditoria, Perícia e Consultoria Tributária pela Fundação Visconde de Cairú e Especialista em Direito Eleitoral pela Fundação César Montes. Professora Adjunta da UEFS e da UFBA. Conselheira e Superintendente do CRC-BA, e a primeira Vice-Prefeita Negra eleita (2013-2016) da Cidade de Salvador.

   9. O prefeito ACM Neto participa nesta sexta-feira (18), às 15h, da inauguração do Centro Municipal de Referência LGBT (Lésbicas, Gays,  Bissexuais, Travestis e Transexuais). O evento será realizado na avenida Oceânica, 3731, Rio Vermelho, e contará com as presenças de diversos gestores municipais.​

   10. O Planserv – Assistência à Saúde dos Servidores Estaduais recebeu nesta quinta-feira, 17, a visita de gestores do Ipesaúde - Instituto  de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe, tendo à frente o presidente da entidade, Christian Oliveira. 

   11. O objetivo do encontro foi a troca de conhecimentos sobre a gestão e o funcionamento das entidades que têm missões semelhantes:  promover prevenção e assistência à saúde aos servidores públicos estaduais e contribuir para a qualidade de vida dos seus beneficiários.

   12. Durante o encontro,  a coordenadora geral do Planserv, Cristina Cardoso, destacou a importância desse intercâmbio de experiências entre os estados. “Temos feito essas visitas também, como em 2015, quando conhecemos a assistência à saúde dos servidores de Santa Catarina”, informou

   13. Cristina também destacou os avanços conquistados pelo Planserv ao longo dos últimos nove anos. “Hoje temos uma assistência consolidada, com credibilidade no mercado, uma carteira de 500 mil beneficiários e uma rede credenciada composta por 1,5 mil prestadores”,  ressaltou.

   14. Se ex-presidente Lula fala o que falou sobre as altas autoridades do país imaginem o que não diz de companheiros e da população de uma forma geral. Era de se esperar que um político que foi presidente da República por 8 anos fosse um mínimo de educado.

   15. Outra surpresa foi o prefeito do Rio, Eduardo Paes, as turras com uma médica, e agora na gravação mostra toda sua personalidade e um desrespeito total a uma cidade como Maricá e sua gente, consideradas por ele uma "merda". Tanta sandice que falou sobre a cabeça de pobre de Lula que é de estarrecer para seja o gestor da cidade mais querida do país. Imagina que o PMDB já citou esse rapaz como provável candidato a presidência da República!

   16. Agora, vamos aguardar uma opinião da deputada Luiza Maia sobre o tal do "grelo duro" citado por S.Exa el ex-presidente.

   17. A senadora Lidice da Mata (PSB) vive o drama de seguir a direção nacional do seu partido, que rompeu com Dilma, ou se vai ficar na posição de apoio aos governos Rui e Dilma. É bom olhar o ronco das ruas e sua trajetória política. Se Lidice entrar na de massa de manobra do PT perde sua credibilidade. 

   18. O escritório Bahia Criativa  - fruto de um convênio firmado entre o Ministério da Cultura e o Governo da Bahia, gerido pela  Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) - oferece 30 vagas para a oficina de Prestação de Contas para Projetos Culturais, que será realizada no Espaços Cultural Alagados. O curso visa subsidiar os participantes de informações importantes sobre as  etapas de execução e finalização dos projetos.

   19.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 28 pelo e-mail: bahia.criativa@cultura.ba.gov.br

   20. A oficina acontece dia 31 de março, de 9h às 18h. Os participantes receberão orientações gerais sobre captação de recursos, organização das informações  e documentos dos projetos, elaboração dos formulários, montagem do processo e prestação de contas. A facilitadora  será a especialista em Projetos Sociais e Culturais, professora do MBA de Gestão  Empresarial e gestora de Projetos Culturais, Talita Costa.

   21. Cerca de 7 mil beneficiários  da previdência estadual conseguiram ter suas solicitações atendidas através da central de atendimento do Call Center durante o mês de fevereiro. Esse número supera a quantidade de atendimentos realizados em janeiro do mesmo ano, que foi de 5.501. 

   22. O canal –  implantado no final de março de 2015 com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços para aposentados e pensionistas – atendeu, nos três primeiros meses de funcionamento a 14.720 ligações.

   23. A nova central  é fruto de uma parceria firmada entre a Superintendência de Previdência (Suprev) e a Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC) e está disponível por meio dos telefones 0800 0715353, para ligações realizadas dentro do Estado da Bahia, ou (71) 4020-5353, para  quem fizer contato através de aparelho celular ou de fora do território baiano.

   24. Com a alta estação, as solicitações de combate à poluição sonora têm crescido significativamente e a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), tem empregado seu efetivo para o atendimento da demanda que chega através de denúncias do telefone emergência 153, da Superintendência do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM). 

   25. Entre outubro de 2015 e fevereiro daquele ano foram realizados 359 atendimentos e no
mesmo período de 2014 e 2015 foram feitos 212, representando um aumento de 70% dos atendimentos efetivados pela Superintendência de Ordem Pública (Suop). 

   26. As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) estão inscrevendo para o processo seletivo do 17º Curso de Aperfeiçoamento e Aprimoramento para Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem. São 65 vagas para enfermeiros e 89 para técnicos. 

   26. A duração do curso é de seis meses, com carga horária de 30 horas semanais. As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de março, exclusivamente pelo site da Consultoria em Projetos Educacionais e Concursos – Consultec (www.consultec.com.br), onde já está disponível o edital da seleção. 
 
   27. Promovido pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Enfermagem (Cepen) da OSID, o curso de extensão conta com aulas teóricas e práticas. Os candidatos podem optar entre as especialidades de Clínica Médica Cirúrgica Adulto; Clínica Médica Cirúrgica Pediátrica; Centro Cirúrgico Adulto e Pediátrico e Central de Material Esterilizado (CME); Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico e Unidade de Oncologia. Os enfermeiros têm ainda a opção da especialidade em Centro de Terapia Intensiva (CTI) Adulto e Pediátrica. 

   28. Já está em operação, na sede da Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba), o escritório da Unops (United Nations Office for Project Services), braço operacional das Nações Unidas que apoia a implementação de projetos humanitários e de desenvolvimento em todo o mundo. 

   29. O escritório, aberto nesta quinta-feira (17) com as presenças do secretário da Fazenda, Manoel Vitório, e da gerente de Programas da Unops no Brasil, Suelma Rosa, tem o objetivo de apoiar as ações da Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento das Parcerias Público-Privadas (RedePPP), liderada pela Sefaz-Ba e formada por 30 organizações públicas brasileiras, incluindo estados, municípios, órgãos federais e agências de fomento.

   30. Esse será o segundo escritório da Unops no Brasil. Já existe um em Brasília, e outro deverá ser aberto no Rio de Janeiro. Para a sede baiana, a Unops destinará dois funcionários exclusivos para apoiar o desenvolvimento das ações da RedePPP. 

   31. “Os projetos de parcerias público-privadas são importantes alternativas para os governos com vistas à captação de investimentos em um cenário econômico difícil como o que estamos passando. Estamos consolidando o apoio de uma instituição muito importante, que é um braço da ONU para a realização de projetos nas áreas social e de infraestrutura, e, com a articulação entre organizações participantes da RedePPP, certamente daremos grande impulso ao setor em todo o país”, afirmou o secretário Manoel Vitório.