Deputados petistas elogiam a decisão da presidente Dilma em colocar Lula na Casa Civil. O ex-governador Wagner também perde o poder
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O BRASIL entra numa fase em que um ex-presidente da República passa a ser ministro de Estado para livrar-se de ivestigações da Justiça. É algo nunca presenciado na história do país e provoca uma série de interpretações 72 horas depois que milhões de brasileiros foram às ruas pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, pelo fortalecimento da Polícia Federal e pela continuidade das ações comandadas pelo juiz federal Sérgio Moro, na Operação Lava Jata.
2. Há quem interprete, como o deputado José Carlos Aleluia (DEM) como um abraço de afogados, com um final trágico para o país, sem perspectivas, sem saída com a dupla Lula e Dilma.
3. Outros, como o ministro Gilmar Mendes, do STF, dá conta de que a nomeação de Lula pode representar uma intervenção no Poder Judiciário e se for caracterizado de que Lula foi nomeado com o objetivo de escapar da Justiça, pode continuar sendo investigado por Moro, citando o caso do deputado Renan Donavan que renunciou ao mandato tentando uma manobra contra a Justiça, mas, foi condenado.
4. A presidente Dilma disse, em coletiva, que Lula foi nomeado para ajudar o Brasil a sair da crise e terá apenas os poderes necessários para isso.
5. O deputado Rosemberg Pinto, líder do PT na Assembleia, disse hoje na tribuna da Casa que Lula "não foi nomeado pela presidente Dilma como ministro da Casa Civil para se esconder da Justiça, mas, para construir uma relação política com o Congresso".
6. Rosemberg parabenizou a presidente pela escolha de Lula e destacou que o Brasil só resolverá os problemas econômicos, equacionando os problemas politicos. E, nada melhor do que Lula para essa missão.
7. A indicação do ex-presidente Lula da Silva para assumir a Casa Civil na visão do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) como “um passo importante para a retomada dos debates com os movimentos sociais e populares”. Nesta quarta-feira, o parlamentar baiano disse que Lula tem todas as características para ajudar Dilma a comandar um novo momento do país, com mudanças na política econômica e na postura institucional no trato com as pautas em tramitação no Congresso Nacional.
8. O que vai acontecer só o tempo dirá. Uma coisa é certa: a presidente Dilma perdeu o poder ou pelo menos transferiu o poder que ainda tinha para Lula. E Lula não tem varinha de condão para resolver essa imensa crise de uma hora para outra. Os ânimos estão acirrados e nas redes sociais os apelos, hoje, foram os mais inusitados, até pedindo a volta dos militares ao poder.
*****
9. O escritório Bahia Criativa - fruto de um convênio firmado entre o Ministério da Cultura e o Governo da Bahia, gerido pela Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) - oferece 30 vagas para a Capacitação em Gestão de Empreendimentos e Projetos Criativos e Culturais que acontecerá no Teatro Castro Alves (TCA). São 20 vagas destinadas a profissionais que trabalham em parceria com o TCA e 10 vagas para profissionais do setor artístico cultural. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 25 de março, pelo e-mail: bahia.criativa@cultura.ba.gov.br.
10. O deputado federal José Carlos Aleluia (Democratas-BA) foi escolhido como relator na Comissão Especial da Câmara que analisa mudanças no regime de exploração de campos do Pré-Sal, nesta quarta-feira (16). O projeto original (PLS 131/2015) é do senador José Serra (PSDB-SP) e já foi aprovado no Senado Federal.
11. "Vamos partir do ponto de que o atual modelo não está funcionando e é preciso analisar alternativas. A intenção é trazer a legislação para algo mais próximo ao regime de concessões. É preciso trazer mais players para o setor energético de forma a garantir mais recursos. A própria Petrobras precisa capitalizar”, defendeu Aleluia, que é engenheiro eletricista e especialista no setor energético.
12. O deputado ponderou também que os debates na Comissão Especial deve evitar a ideologização. “Essa é uma boa oportunidade de contribuir de forma efetiva para o futuro do país”, salientou. “É uma oportunidade de não brigarmos, dirimir nossas diferenças e chegarmos a um consenso”, acrescentou.
13. A Prefeitura de São Francisco do Conde realizará através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECULT a Encenação da Paixão de Cristo. A apresentação, que ficará por conta do grupo teatral Renascer, tem por objetivo valorizar e exaltar a fé cristã, a paixão e morte do maior ícone de amor e paz já existente: Jesus Cristo.
14. A encenação acontece no dia 25 de março, sábado, a partir das 19h, na orla marítima do município. A Paixão de Cristo é celebrada todos os anos na cidade e lembrada pelos cristãos como o dia da morte de Jesus Cristo na cruz.
15. Vitória da Conquista aparece, mais uma vez, como o município mais bem saneado, na região Norte/Nordeste, segundo a classificação do Trata Brasil no Ranking do Saneamento 2016. Divulgado esta semana, o estudo realizado pelo instituto considerou os 100 maiores municípios brasileiros e os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2014). Outros dois municípios baianos também foram incluídos no relatório: Salvador e Feira de Santana.
16. O projeto Novo Olhar da Faculdade Ruy Barbosa|DeVry é uma oportunidade para que pessoas com deficiência se capacitem e ingressem no mercado de trabalho. Este ano, além dos cursos de Informática Básica e Avançada, Gastronomia, Auxiliar Administrativo, Contas a Pagar, Noções de Departamento de Pessoal, Compras/Almoxarifado, o programa irá oferecer gratuitamente a capacitação em Informática Intermediária, Atendimento ao Público e secretariado, Noções de Departamento Financeiro, Compras e Oficina de Artesanato em mdf, patina e texturas.
17. Os interessados devem se inscrever por meio de Serviço de Psicologia da Instituição através do telefone - (71) 3205-1745 ou pelo email projetonovoolhar@gmail.com. As aulas são gratuitas e terão início no dia 4 de abril.
14. O deputado Herzem Gusmão disse hoje na tribuna da Assembleia que o governador Rui Costa não tem o menor apreço pela Casa e quer transformá-la numa secretaria de Estado.
18. Eleito com mais de 39 mil votos, Uldurico Júnior, deputado federal mais jovem do país, formalizará sua filiação ao Partido Verde da Bahia na próxima sexta-feira (19). O evento, que será conduzido por Ivanilson Gomes, presidente estadual do PV, acontecerá às 11h na sede do partido, localizada no bairro do Rio Vermelho, em Salvador e contará com a participação de lideranças locais, filiados simpatizantes e militantes do Partido.
19. Para acompanhar o evento estarão presentes na cerimônia: ACM Neto, prefeito de Salvador, Álvaro Dias, Senador pelo PV, José Luiz Penna, presidente nacional do PV, Zequinha Sarney, líder do PV na câmara, entre outras autoridades.
20. A Bahia disputa com Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, a instalação do Instituto de Tecnologia de Energia Renovável (Inter). O pleito baiano foi defendido nesta quarta-feira (16) pelo líder do PTN na Câmara Federal , deputado Bacelar (BA). Segundo o parlamentar, o estado reúne as condições necessárias para abrigar o instituto, porque tem atraído o maior número de parques eólicos do país, em condições naturais favoráveis ao segmento.
21. “A Bahia já tem a segunda maior concentração de parques eólicos e deve chegar à liderança em 2017. Sua localização centralizada, entre os maiores estados produtores do Nordeste e Sul, também favorece. Tem a área já reservada e estruturada em Camaçari e possui centros de estudos que atuam na área. Poderemos também implementar uma cultura voltada para proteção industrial e intelectual", argumentou.
22. O Inter será o primeiro conjunto de laboratórios do Brasil para pesquisas sobre energia eólica e formação de especialistas em energias renováveis . O projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia representa um investimento de R$ 400 milhões. “ Os laboratórios serão autossustentáveis financeiramente e irão facilitar o desenvolvimento de novos produtos e empreendimentos, nesse importante setor da economia. A Bahia merece ter esse reconhecimento”, defendeu Bacelar.
23. Em situação desconfortável desde que o partido, na Bahia, aderiu à base aliada do governador Rui Costa, o deputado estadual David Rios vai trocar o PROS pelo PMDB. A mudança foi acertada em conversa com
o presidente da executiva estadual do PMDB, o ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima. Com a troca, Rios permanece na oposição e manterá a aliança com o prefeito, de Salvador, ACM Neto.
24. O descontentamento do parlamentar com o PROS se acentuou com a decisão da executiva nacional do partido de afastá-lo do diretório estadual da legenda, sem sequer consultá-lo No PROS, David Rios chegou a instalar dezenas de comissões municipais no interior do estado, visando fortalecer o partido e prepará-lo para as eleições
municipais de outubro próximo. Muitos dos novos filiados sob o comando do parlamentar, dentre eles vereadores e candidatos a prefeito e a vereador nas próximas eleições, deverão também deixar o PROS e migrar para o PMDB.