O governador Rui Costa retornou nesta segunda-feira a Salvador depois de uma viagem a China
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Os deputados petistas criaram uma teoria 'sui-generis' para minimizar os efeitos das manifestações que aconteceram no último domingo, 13, pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff, a prisão do ex-presidente Lula e o fim da corrupção endêmica no país. Na visão desses parlamentares, os protestos teriam sido direcionados a todos os políticos no sentido de que é preciso haver uma mudança ampla geral e irrestrita no coportamento da 'categoria politicos', de voltar mais a atenção para a sociedade.
2. Até entende-se que isso também seja uma situação verdadeira na medida em que, a credibilidade dos políticos no Brasil, de uma forma geral, é baixíssima. A tese, no entanto, nesse momento da vida nacional carece de uma discussão mais abrangente para analisar essa questão.
3. O PT deve entender que o alvo das manifestações foi o seu modelo de gestão amparado em situações que estão levando o Brasil à bancarrota, a insolvência, e os casos de corrupção que estão sendo investigados pelas Operações Lava Jato, Zelotes e outras são escabrosos e nunca vistas no país, ainda que todos sabem que a corrupção vem desde os govrernos da Colônia.
4. Deveria ser diferente com o PT porque era a esperança e seus representantes máximos foram eleitos para gerirem governos populares e decentes. Porém, com projeto de poder, aliou-se a Deus e ao Diabo, desde o ingênuo PSB a Paulo Maluf e Fernando Collor de Mello.
5. Neste final de dia da segunda-feira, 14, o que mais se falou foi a substituição do ministro Jaques Wagner, da Casa Civil, pelo ex-presidente Lula, este sendo deslocado para outro Ministério, provavelmente a Defesa. Anunciou-se, também, o novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão, sub-procurador da República, o qual vai substituir o ex-procurador chefe do MP/BA, Wellington Lima e Silva, que passou apenas 11 dias no MJ e deverá retornar a Bahia, com enorme desgaste em seu currículo.
6. O governo, portanto, parece perdido. O deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) disse hoje na Assembleia Legislativa, na tribuna, que a crise tem nome e não adianta os parlamentares do PT querem colocar todos num mesmo saco, na mesma farinha, porque a presidente Dilma perdeu as condições de governar o país e isso está detectado pela população em todos os níveis com a geração de desemprego, perda de renda dos trabalhadores, a indústria sendo sucateada, todo um quadro de degradação. E, o que é pior - segundo o deputado - com Dilma no poder a situação só tende a piorar.
7. Na opinião do deputado Rosemberg Pinto, líder do PT na Assembleia, a situação é preocupante, ele próprio diz que quando é para criticar a presidente Dilma por algum ato ele o faz, como agora diante da possibilidade da Petrobras deixar de explorar os campos terrestres de petróleo na Bahia, mas, pedir o impeachment de Dilma é um ato insano. Vai além: "Os adversários do governo Dilma não são o PSDB e o DEM, mas, sim a Rede Globo de Televisão".
*****
8. Após 24 anos sem qualquer ajuste, o regulamento do Serviço de Transporte Individual de Passageiro por Táxi (Setax) terá num novo regimento a partir desta segunda-feira (14). O decreto que estabelece o novo regulamento foi assinado pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário de Mobilidade, Fábio Mota, em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (14), no Palácio Thomé de Souza, com a presença da vice-prefeita Célia Sacramento e de representantes das empresas, associações e cooperativas de táxis da cidade.
9. Sobre a Bandeira 2, o uso foi ampliado nos finais de semana. A partir de agora, nos sábados, domingos e feriados a cobrança pode ser feita o dia inteiro. Antes, ela só era autorizada a partir das 14h de sábado até as 6h de segunda-feira. Além disso, a Bandeira 2 pode ser utilizada durante todos os dias no mês de dezembro sem a necessidade de autorização do Executivo municipal.
10. Outra novidade é que a idade para efeito de contagem de passageiros para que a cobrança nos dias de semana sobe de cinco para sete anos. No novo regulamento também há a obrigatoriedade do passageiro arcar com o valor do pedágio, caso o trajeto inclua passagem por alguma praça na saída da cidade.
11. As empresas permissionárias de alvarás de táxi passam, a partir de agora, a ter a obrigação de adaptar 10% dos seus veículos para pessoas com deficiência de locomoção. Esses táxis terão prioridade nos pontos de paradas da cidade.
12. Outra alteração é a cobrança de 20% excedente do valor da corrida pelo uso do ar-condicionado, que atualmente é facultativo, passará a ser proibido. Nas corridas realizadas em eventos de grande apelo popular, como Carnaval, festas juninas, shows ou jogos de futebol, os motoristas estarão autorizados a cobrar o acréscimo de 20% sobre a corrida, com Bandeira 2, quando houver a partir de três pessoas no veículo.
13. Sobre o possível início em Salvador do aplicativo Uber, no qual passageiros podem se conectar a um motorista particular cadastrado pela empresa, o prefeito ACM Neto se posicionou contra a atividade. “Primeiro temos que estudar quais são os limites legais do serviço. Eu, particularmente, sou contra o serviço do Uber. Acho que temos que prestigiar a categoria que submete às regras, como o regulamento que está sendo assinado agora e que impõe uma série de obrigações dos serviços de táxis, que exige muita coisa destes profissionais. Além disso, os taxistas são um instrumento importante na construção e divulgação da imagem da cidade”.
14. Segundo a Secom, "importantes obras de infraestrutura, equipamentos e mobilidade urbana para a Bahia ganharão, nos próximos meses, um novo impulso como resultado da missão internacional liderada pelo governador Rui Costa em sua viagem à China. Ele desembarcou no Aeroporto Internacional de Salvador às 16h20 desta segunda-feira (14)".
15. Na bagagem, Rui traz diversos acordos firmados com empresários asiáticos que vão garantir, nos próximos meses, o aprofundamento dos estudos técnicos e negociações que possibilitarão o andamento de obras importantes de infraestrutura no estado, a exemplo do Complexo Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), além do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará o Subúrbio Ferroviário ao Comércio, e o novo Centro de Convenções da Bahia.
16. Um dos resultados mais promissores da viagem do governador à China foi o acordo assinado com uma das maiores construtoras chinesas – a China Railway Engineering Group (Crec) – e o Fundo Chinês para Investimento na América Latina (Clai-Fund) para construir e operar o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), em associação com o governo baiano e a Bahia Mineração (Bamin), que explora o minério de ferro em Caetité, na Bahia.
17. Governo divulga que a Expo de Conquista vai movimentar R$150 milhões em negócios. Então não há crise e tudo o que se está falando no Brasil não é verdadeiro.
18. A deputada estadual Luiza Maia (PT) diz que o Brasil está dividido, mas não haverá golpe.
18. Faixa criativa nas manifestações da Barra, ontem: - Lula é o Zika do Brasil.
19. Mais uma unidade de saúde será entregue totalmente recuperada pela Prefeitura, desta vez no bairro de Pernambués. A reinauguração do Centro de Saúde Edson Teixeira Barbosa será realizada nesta terça-feira (15), às 9h30, na Avenida Hilda, 2 (esquina com a Rua Thomaz Gonzaga), e contará com as presenças do prefeito ACM Neto e do secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves.
20. A Comissão de Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa realiza uma Sessão Especial, no próximo dia 17 de março, às 9h30, para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Com o tema 'Mulheres, Mais Poder, Mais Autonomia… Novas Vozes', a comissão vai homenagear mulheres que contribuíram, em suas diversas áreas de atuação, para melhorar a qualidade de vida das mulheres baianas. Entre as homenageadas estão a ialorixá Makota Valdina; Maria Lúcia da Silva, líder do Movimento Nacional da População de Rua; a presidente do TRT/BA, desembargadora Adna Aguiar e a promotora de justiça, Ediene Lousado, primeira mulher a chefiar o Ministério Público na Bahia.
21. A presidente da Comissão da Mulher, deputada Fabíola Mansur, afirmou que o objetivo da sessão é homenagear algumas mulheres que, seja no ambiente profissional, na militância comunitária ou nos espaços institucionais realizaram ações para emancipação feminina. Segundo Fabíola, todos os dias devam ser necessariamente de luta em defesa dos direitos das mulheres.
22. Há 10 anos, o armarinho Duas Irmãs, de propriedade de Valdomiro Silva, funciona na Rua Manoel Vitorino, no município de São Felix, no Recôncavo Baiano. Na manhã desta segunda-feira 14, o pequeno empreendimento ganhou um novo vizinho. Foi inaugurado mais um posto do Programa de Microcrédito do Estado da Bahia - CrediBahia, que atende justamente microempreendedores como Valdomiro.
23. “Já ouvi falar do programa, pretendo ser um dos primeiros a visitar o posto, e quem sabe, adquirir um empréstimo”, planeja.